Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Bernardo B

Torrando hoje ...

Recommended Posts

helderbarreto    350

Guilherme, pelo gráfico postado a média de RoR na fase pós 1C foi de 2,8ºC/ min. É uma RoR beirando o zero, ou seja, a temperatura sobe muito pouco ao longo dos minutos. Queria apenas confirmar se você vem obtendo bons resultados com RoRs baixinhas assim. Para espresso já tem como opinar também (sobre as torras feitas via artisan e com RoR baixa)?

• Like 1

Guilherme Torres    3,322

Helder,

Esse último café não daria para espresso, exceto se fizer uma extração com temperatura mais alta, pressão um pouco maior e moído bem fino. Ainda assim teria que adicionar água para diluir a bebida e, com isso, atenuar a acidez.

Esse tipo de torra da bons espressos, mas tem que alongar um pouco mais pós 1° crack. Nesse caso, a RoR teria que ser um pouco menos decrescente na fase final.

Note que eu baixei bem a potência no fim, quase zerando o heater. Em determinado momento, antes de finalizar, zerei mesmo. Da bons resultados essa abordagem. Só tem que tomar cuidado para não deixar a RoR BT zerar. Tem que subir sempre a temperatura.

Sempre há o risco de o café ficar salgado na extração. Mas se fizer direito, fica não e ainda fica bem doce.

Essa ultima torra ficou muito boa, nada subdesenvolvida, mas, como disse, não seria boa para espresso, porque a acidez se destacou.

Outra coisa. A RoR baixa inicial (primeiros dois minutos depois do load) é meio enganosa. É por conta do tamanho do Bach. Como tem pouco café, chuto que o calor do tambor deve interferir.

• Like 1

paulohvs    265

Esse destaque na acidez é mais por uma menor secagem ou por conta da forma de desenvolvimento no final?

GuilhermeB    92
Esse destaque na acidez é mais por uma menor secagem ou por conta da forma de desenvolvimento no final?
Considerando que há perda de ácido cítrico acima de 175 graus, provavelmente é por que a torra ficou menos tempo acima dessa temperatura. Ou seja, menos "desenvolvimento".

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Murilo Lins    751

Esse café é muito bom mesmo. Comprei o torrado pelo Igor / Luís Paulo, adorei ele no coado.

Fiz o pôster achando que estava logo após o comentário de Guilherme sobre o café do Eduardo, mas o fórum atualizou no meu celular e o comentário pareceu desconexo.

• Like 1

Caramba cada torra bacana Torres e Helder! O Igor me enviou vários amostra de grãos verdes pra testar no novo forninho com o motor melhorado. Torrei semana passada o café do Lima de Leon, um natural muito bom que foi um achado do Alex Lima! Fiz uma fase de secagem de 6 minutos, introduzindo o grão com o forno a 210 graus. Tempo total de 12-13 minutos, não recordo exatamente, finalizando numa temperatura de 220 graus. Sem dúvida foi o melhor café que já torrei até hoje, estou extremamente satisfeito com o resultado que o novo forninho entregou, e ainda tenho muita coisa bacana aqui pra torrar e testar. Vou adaptar um forno agora com um motor de 60RPM que o Igor me enviou, e o resultado deve ficar ainda melhor...

• Like 2

Mesquita    896
Caramba cada torra bacana Torres e Helder! O Igor me enviou vários amostra de grãos verdes pra testar no novo forninho com o motor melhorado. Torrei semana passada o café do Lima de Leon, um natural muito bom que foi um achado do Alex Lima! Fiz uma fase de secagem de 6 minutos, introduzindo o grão com o forno a 210 graus. Tempo total de 12-13 minutos, não recordo exatamente, finalizando numa temperatura de 220 graus. Sem dúvida foi o melhor café que já torrei até hoje, estou extremamente satisfeito com o resultado que o novo forninho entregou, e ainda tenho muita coisa bacana aqui pra torrar e testar. Vou adaptar um forno agora com um motor de 60RPM que o Igor me enviou, e o resultado deve ficar ainda melhor...
Com essa velocidade a radiação será menor e a condução será BEM menor que a convecção, você vai ter uns resultados bem diferentes...

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

Guilherme Torres    3,322

Legal Beto. Com 60 rpm os resultados serão bem melhores.

helderbarreto    350

Grande Beto, esse seu forninho vai ficar show. Deixe eu te fazer mais uma sugestão, que é fácil de adaptar. Ali mesmo no amostrador, adapte um funil para que o despejo dos grãos ocorra sem precisar levantar o tambor.

Deu para entender? Você faz um funil (opcional para o comprador) que só será usado no início da torra. Depois a pessoa desacopla e "fecha" o buraco com aquela peça do amostrador que você já desenvolveu.

Dessa forma a perda de calor no início da torra será ainda menor. Parabéns!

• Like 1

10 horas atrás, Guilherme Torres disse:

Legal Beto. Com 60 rpm os resultados serão bem melhores.

Pois é amigo, uma pena que só temos um rsrs, mas vamos testar quem sabe trazer de fora algumas unidades!

9 horas atrás, helderbarreto disse:

Grande Beto, esse seu forninho vai ficar show. Deixe eu te fazer mais uma sugestão, que é fácil de adaptar. Ali mesmo no amostrador, adapte um funil para que o despejo dos grãos ocorra sem precisar levantar o tambor.

Deu para entender? Você faz um funil (opcional para o comprador) que só será usado no início da torra. Depois a pessoa desacopla e "fecha" o buraco com aquela peça do amostrador que você já desenvolveu.

Dessa forma a perda de calor no início da torra será ainda menor. Parabéns!

Meu amigo, obrigado pela sugestão! Realmente, já esta pronto para isso rsrs...só comprar um funil de aluminio ou qualquer outro metal tipo aqueles que usam pra por combustivel em carros...

• Like 1

Vai anunciar aqui no fórum o novo modelo com as alterações, pra vender?

Tenho interesse em adquirir um torrador de café para esse ano de 2019.

Enviado de meu Moto G (5) Plus usando o Tapatalk

com certeza amigo, só falta criar o tópico, mas já estou vendendo ele desde dezembro agora...já vendi dois do novo modelo. Se tiver interesse só me mandar um inbox, tenho um a pronta entrega.

helderbarreto    350

Café do Thiego torrado ontem. Fiz uma abordagem de RoR sempre decrescente e visando entrar no 1C com uma RoR baixa para ter um tempo de desenvolvimento alongado sem subir muito a temperatura pós 1C.

Depois volto aqui e edito a postagem para falar do sabor.

Ah, usei uma fonte nova para aumentar os RPM do meu torrador STC. Com 15v consegui cerca de 112 rpm. Não sei se foi efeito placebo ou pela nova abordagem, mas achei mais homogênea a torra. Rsrsrsrs...

Primeira foto ao sol de meio dia e a segunda à sombra com flash.6a549200a86063e0d5b5ec5fafd48983.jpg5cd45742e734ced094b15144621d8a42.jpg607c17d1cef9d745acab333b219264d0.jpg

Editando:

Vim provando ao longo dos dias, o café deu uma arredondada muito boa com 7 dias de torra. Ficou muito bom! Fiz no V60 e a acidez permanece (de leve), com ótima doçura. Deixou um retrogosto ótimo.

No espresso deu sabor excelente, nada de acidez, com notas de amêndoas. Ficou uma boa torra para espresso. Não foi aquele espresso 3ª onda.

Fiz no Aeropress com infusão de 7 min e moagem fina... Chegou a puxar para chocolate amargo, mas aquele amargor agradável.

Enfim , uma ótima torra para espresso tradicional e V60. No aero preciso fazer uns ajustes , mas só se torrar de novo pq já tomei tudo. Rsrsrsrs.

Abaixo a moagem para espresso, foto com flash em ambiente escuro.

414deeb192ac03dabbe01b9be1bbe449.jpg

Foto do Espresso tigradinho:

af291cac935a0766704a3da5788313b5.jpg8435bd2e70e7be540fc710a8a8979307.jpg

• Like 6
  • Thanks 1

Luis Paulo    1,107

Bonita a torra, @helderbarreto! Bem raoziana... fala depois o que achou. Deve ter acentuado a doçura e corpo, pra balancear com a acidez marcante que ele tem naturalmente.

• Like 2

Burny    3,183

Depois de umas semanas sem torrar (que desespero!!! A Roast e o Rogério Maffort me salvaram.), consegui trocar o motor estragado do ciclone do STC e o forno tá funcionando bonitinho de novo. Torrei hoje uns cafés antigos da CC de 2017 (torras teste) e depois o Eduardo e o Piatã da CC do Alex com uma abordagem um pouco mais lenta para espresso. O cheiro está ótimo. Vamos ver como fica na xícara.

DPPSSsQ.jpg

v59QvFp.jpg

• Like 6
  • Thanks 1