Ir para conteúdo

Torrando hoje ...


Bernardo B

Postagens recomendadas

Hoje pela primeira vez torrei um café especial "novo". Foi o Ravello, pipocado em 2 lotes. Minha esposa fez a anotação das temperaturas, o que ajudou bastante a me concentrar na torra. A segunda torra que fiz eu tentei repetir o mesmo perfil da primeiro. Resultado: não consegui. Hehehe...
 

TEMPO	1º lote	2º lote
00:00	21	21
01:00	90	95
02:00	120	126
03:00	140	146
04:00	152	159
05:00	167	175
06:00	175	183
07:00	180	185
08:00	187	195
09:00	201	209
10:00	208	215
11:00	215	
TÉRMINO	11:00	10:12
1C	09:30	08:42
1C dur	01:30	01:30
g PRÉ	117	117
g PÓS	97,6	96,9
PERDA	16,58%	17,18%

Provei o primeiro lote e ficou bastante satisfatório. Acho que já dá pra dizer que é possível pra mim torrar café em casa sem destruir o café. Lógico que não consigo extrair tudo que o café pode entregar, mas já dá pra tomar um café legal. :)

 

Foto do primeiro lote:

 

sF7DUFYl.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante. Parece que a perda de peso é maior na pipoqueira. Torrei o Ravello no F1 e 3 a 4 min depois do 1C chegando em 225 BT com um tempo total da torra de 14 min tenho quase 16% de perda. Ficou bem doce e achocolatado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Ravello eu só achei bom no expresso. Só torrei na pipoqueira. 

Hoje talvez eu torre mais do Bob-o-link. Ontem eu dei de presente quase todo o que tinha torrado pra um amigo que fez aniversário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem mais fluxo de ar na pipoqueira, empurrando toda a umidade pra fora (diferentemente do que acontece nos tambores, onde sempre há recirculação de ar). Acho que é esperado que a perda de massa seja maior em relação a fornos em geral.

 

Também por isso que acho que os perfis de torra que proporcionarão os melhores resultados podem não ser iguais dos de torrador de tambor.

 

Lembro do Sivetz falar em 9 minutos como o tempo limite para torras em leito fluido. Mas tem que ponderar que no caso dele o fluxo de ar era provavelmente maior que nessas torras moduladas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha aí  uma:

 

Data: 11/05/2014

Café: Ravello

Tempo ºC Delta

00:00 59

01:00 87 28

02:00 104 17

03:00 114 10

04:00 141 27

05:00 170 29

06:00 196 26

07:00 218 22

08:00 228 10

09:00 228 0

 

 

1C : 07:25

 

Total 08:45

M0= 80 g

Mf =68 g

perda % = 15,0%
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Cal! Interessante que o tempo no 1C da minha torra foi de 1:30 e da sua de 1:35, bem parecido. Mas a perda nas minhas foi maior, provavelmente pelo maior tempo de torra. Vou testar esse seu perfil e comparar. Claro que não dá pra eu usar as mesmas temperaturas pois há uma diferença na medição, mas o perfil dá pra seguir. Vou considerar que sua medição dá uns 10C a mais que a minha.

 

Rodrigóquis, você lembra qual o impacto de sabor no caso de prolongar a pipotorra por mais de 9 minutos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os que o Guilherme enviou chegaram hoje, capaz de não sair muito tarde do trabalho irei fazer uma torra.

Que perfis vocês estão utilizando para o bob-o-link e o FAF 322? Estão ficando bons com torras claras city ou city +? Qual % de perda?

Pessoal já começou a torrar esses cafés? o bob-o-link eu já comprei só que torrado o FAF 322 ainda não experimentei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei fazendo na segunda-feira as torras.

Fiz uma do Zardo 230g e 2 torra do Bob-o-link 230g cada e 1 de 250g do FAF 322

85265BBE-570A-4C91-BB6E-9F7A0FB01D1D_zps

 

O grão da FAF fica bastante película nos grãos e a torra não fica muito bonita, esta ficou com  15% de perda:

 

1C6A8494-D39B-4F35-9EAE-767DCFA47B49_zps

 

 

Já a do bob-o-link um perfil fiz com 15,26 e a outra com 14,9% de perda, a torra fica mais bonita e homogênea:

 

1846660C-16FA-4E00-B535-97698F3689BE_zps

 

Ontem experimentei no espresso e gostei mais do FAF, café super redondo, senti notas de damasco, café doce e acidez no ponto sem sobressair em relação as outras características,  sem amargor mesmo com uma torra de 15%.

O certo seria esperar uns 10 dias, mas acho que não vou aguentar e o café vai acabar antes disso rsss

Ainda quero fazer no coado para ver como fica.

E o pessoal que estão torrando estes cafés, que experiência estão tendo?

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bob o link fica melhor entre 14,5% e 15%. O FAF 322 é um café muito versátil. Para coado, recomendo 14% (serve para espresso também, com o trade off da acidez mais brilhante, em contrapartida de aromas mais presentes). Para espresso, supreendentemente, esse café aguenta bem até 15,5%, 16%.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Guilherme, quando torrar novamente testarei outros perfis de torras

Em ambos joguei temperatura mais elevadas após a fase da desidratação até o primeiro crack, se não me engano 239º.

Como primeira impressão achei grãos densos e que demanda de uma temperatura maior em vez de deixar transcorrer uma torra com uma temperatura mais amena aumentando o tempo, as minhas ficam entre 12 a 13 minutos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje deu tudo errado.

Aqui no Rio e na minha casa em especial está muito mais frio do que de costume.

Fui fazer três torras.

As duas primeiras eram pra ser cópias fiéis das que fiz tem uma semana. FAF 322 e Bob-o-link em lotes de 175 g. Pré-aqueci o forno como de costume, só que a potência no máximo não conseguia de jeito nenhum uma taxa melhor que 2,5 graus por minuto, que é a que uso para os primeiros 4 minutos. Mesmo assim aconteceu o primeiro estalo. Deixei 1:30 e a perda foi mais alta que de costume: 16,2%. Vou deixar pra expresso. Com o faf a coisa começou melhor. Inicialmente a temperatura começou igual, mas o 1C que da última vez foi bem mais tarde do que no Bob-o-link agora ocorreu na mesma altura da torra. Acho que não ficou arruinado, mas deu 15,8% de perda, bem mais que eu queria. 

Pra encerrar, ousei e torrei um etíope da hasbean. Por sorte dividi em 3 o pacote. Posso dizer pelo menos que dessa vez notei claramente a diferença entre o barulho do primeiro e segundo estalo. Eu ia tentar deixar 2:30 pós 1C pra tomar em expresso, só que comecei a ouvir um barulho diferente. Na lata! Consegui parar com o 2C no meio. Deu 19,0% de perda! Macho-preto legítima!

Enfim, espero que da próxima vez que torrar as coisas voltem ao normal e não tenha sido nenhuma peça que deu revertério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de tomar o FAF 322, que tinha torrado há uns 3 dias para um colega de trabalho (que participou da compra coletiva). Que café! Valeu cada centavo. Se houver uma próxima, o BOB ficará de fora.

 

Fiz uma torra mais demorada, em torno de 14 minutos, com uma curva ascendente mais lenta, partindo de 110 graus até 190 graus em 500 segundos (pouco mais de oito minutos). Depois fui subindo, gradualmente, 20 graus a cada minuto até chegar em 230 graus, quando voltei a baixar para 205 graus até o final da torra.

 

Semana que vem, devo estrear o GTTC-X1, ai vou ter um controle maior.

Penso em converter o GTTC1 futuramente para um torrador de prova.

A minha primeira torra do faf 322 ficou com pouco mais de 13% de perda.

Aliás vou provar agora no coado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ZA, você torra na pipoqueira?

 

Hoje fiz mais duas torras do Ravello. Uma com 16,7% e outra com 16,2%. Ainda não provei nenhuma. O estranho é que hoje a pipoqueira esquentou mais que nas torras da semana passada. Hoje eu fiz a torra sem auxílio da patroa. O que significou que tive que anotar as temperaturas e mexer os grãos. Acho que foi por isso que esquentou mais, por conta de uma agitação menor. Estou pensando seriamente em fazer o mod do JorgeO, para não precisar ficar mexendo os grãos manualmente e tirar uma variável do processo. Alguém além dele fez o mod na Pop Fun de 110V? O Mortari se deu bem, mas é 220V, né? O JorgeO disse que na dele não esquenta mais o suficiente depois do mod...  :blink:

 

Na segunda torra, tentei "baixar" a temperatura, diminuindo o dimmer. Comecei a sentir um cheiro de eletrônico queimado. Acho que diminuí demais e a máquina em si esquentou muito. Logo que percebi o cheiro, eu aumentei o dimmer de volta para a posição "1" que marquei de caneta e o cheiro sumiu. Alguém já passou por isso?  :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazia séculos que não torrava. Torrei 180g de um café desconhecido (acho que aquele 2º lugar do concurso de São Paulo do ano passado - Café da Moça) em aprox. 10 minutos na pipoqueira. 13,9% de perda. É, não perdi a mão. Vamos ver como fica, já que o café não é novo.

 

Daqui a pouco terei que fazer um upgrade de torrador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

deve ser bom. Ouvi dizer que o Fazenda Santana foi um 3º lugar e já achei tão bom.

Vou esperar dar uma esquentada pra torrar de novo. Não quero machopretear outro etíope.

Acho que vou torrar mais do Faz. Santana que ainda tenho aqui. Muito bom o café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu deixava em torno de 2 minutos, se não me engano, e ficava sempre em torno de 15%. Eu tentava sempre seguir o mantra de 4 minutos até os 150 graus e aí subir rápido pra temperatura do 1C. Você deve estar esticando esse período inicial. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vou torrar um Unique Decaf na pipoqueira.

Depois dessa luta dos pesos pesados.

Minha última torra desse café não consegui tomar.

Acho que senti falta da cafeína.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A torra até ficou bem interessante. Depois de tomar uma xícara no V60, uns 5min depois, apareceu um pequeno retrogosto de cinza, mas muito mínimo. O Café da Moça que acho que já está um pouco velho. Apareceu um pouco de gosto de sacaria no café...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei a brincar com torras hoje. Peguei 1 kilo do Café Espresso Brasil com o Alexandre.

Fiz um teste no forno e um teste na panela. Achei que o forno me deu uma torra mais homogenea.

Vou ver como vai ficar no sabor e fazer umas outras tentantivas. Por enquanto foi só no chutometro

para sentir como é a torra, os estalos etc.

 

Resultado do forno

 

1.jpg

 

Resultado da panela de ferro

2.jpg

 

abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na panela temos a dificuldade de agitação dos grãos (haja braço, rsrs). Tenho obtido melhor resultado inclinando a panela a ponto de conseguir "dar um tombo" no grão. Fora os outros desafios: ponto de torra, não cozinhar o grão, repetibilidade... Mesmo assim, acho que é um aprendizado importante. Torra level hard!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez vi num mercado uma panela de torrar pipoca com um agitador de grãos interessante

Tinha uma manivela na tampa que girava uma espécie de pá no fundo da panela.

Achoo que contribuiria para uma torra m ais homogênea.

Mas não quis arriscar. :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aos pipoqueiros de plantão: quanto tempo vocês deixam a partir do 1C para conseguir a perda perto dos 14%?

 

Eu tenho deixado de 1:00 a 1:30 e tem ficado com no mínimo 16% de perda.

 

Santiago, minha pipoqueira era originalmente 220v, mas a resistência queimou (a Dani inventou de tentar fazer pipoca sem a minha presença) e troquei por uma resistência 110V então, agora, a parte de aquecimento está igual a uma 110v. Como a alimentação do motor é independente e a fonte de notebook que uso é bivolt, hoje ligo ela totalmente em 110v. Não sei se o motor usado na 220v é diferente do motor usado na 110v, mas,.apesar de a fonte que eu estou usando ser bivolt, tive a impressão que ligando ela no 220v a ventoinha empurra mais café que ligando no 110v, mas pode ser só impressão, preciso confirmar.

 

Sobre o tempo de torra, veja as últimas torras que fiz nela com essa configuração (resistência 110v e motor alimentado por fonte de 20v 3,5A ligada em 110v). A maioria das torra termino com algo em torno de 1min depois do final do 1C. Na torra do FAF322 me distraí e esqueci de marcar o final do 1C, mas acho que foi uns 30s antes de finalizar.

 

Caconde (04/08)

170g - 13,7% de perda - 10:44 tempo total

14979321426_2fe6b829da_z.jpg

 

 

Faz. Monte Verde (04/08)

150g - 13,8% de perda - 9:51 tempo total

14815790997_1879066484_z.jpg

 

 

Bob-O-Link (20/08)

150g - 14,7% de perda - 11:56 tempo total

14999223521_91fd090834_z.jpg

 

 

FAF 322 (20/08)

150g - 14% de perda - 11:46 tempo total

15001938802_eaba04cbe1_z.jpg

 

 

O Caconde e o Monte Verde estou tomando atualmente e ficaram bons. De memória, acho que esse Monte Verde foi a melhor torra que fiz até hoje. O Caconde ficou muito bom num blend junto com o Pardinho que torrei no mesmo dia e ficou um pouco mais escuro.

 

O Bob-O-Lik e o FAF322 foi a primeira vez que torrei e não tinha nenhuma referência, ainda não experimentei também, estão descansando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje a coisa funcionou melhor. Acho que ainda está frio comparando com duas semanas atrás. O que pude perceber é que não basta fazer o forno chegar a 150º como fazia antes, que a primeira torra fica toda torta. Fiz com o FAF 322 e foi bem estranho. De novo deu uma perda maior que eu queria, 15,6%, sendo que o 1C foi super tímido. Aí arrisquei um Fazenda Santana. Essa saiu praticamente igual à ultima que tinha feito. O 1C foi 30s mais tarde, mas ao menos a curva foi igual, com as rampas casando com a curva antiga (que usei de guia).

Para arrematar arrisquei 83g de um etíope e dessa vez evitei a MP. Deu 14,2%. 

Quem viver, verá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...