Ir para conteúdo

Fotos de xícaras e afins


Carneiro

Postagens recomendadas

Foto de uma xícara antiga minha. Deve ter mais de dez anos. A cerâmica Pozzani, que era o fabricante, creio não existir mais. O formato interno é um parabolóide perfeito, e a xícara tem bastante massa pra reter o calor. 

 

14253931868_4051d9f048_z_d.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato, era feliz e não sabia. Na verdade, ganhei a xícara na compra de dois cappuccinos em pó da Três Corações. Nem curtia muito aquela coisa doce, mas gostei mesmo foi da xícara. Ela é bem boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Como gosto não se discute, há mais de 30 anos eu já adorava tomar cafezinhos em xícaras de uma faiança portuguesa do início do séc. XX que era da minha então mulher (na verdade da avó dela) a parede era tão fina que parecia transparente, pra mim muda totalmente a percepção e apreciação do café fora o belíssimo visual. Tanto é que atualmente, depois que virei hobbista e fui no Coffee Lab, só tomo café em taças de cristal (semana passada comprei o conjunto de taças de provas da Nespresso, excelentes). Já cheguei a entrar e sair de lugares onde se servem espressos quando a parede era muito espessa, pro meu gosto. :)

 

Mas este post é pra dar uma amostra de onde ando tomando cafés nos últimos 15 anos, quando vou na minha irmã em Sampa. Esta é minha favorita (japonesa), da coleção que meu cunhado herdou da mãe dele, tem mais umas 15 ou 20 semelhantes de diversas procedências uma mais linda que a outra, mas a maioria é do Japão. Dá até medo de tomar café nelas, muito mais na hora de lavá-las! :lol:

 

japa%202_zpstql4hpzg.jpgjapa%203_zpsmiumzqlf.jpgjapa%205_zpsnfnbr02v.jpgjapa%204_zpswundtgeq.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bonitas Lisboa, mas ao contrário de você já gosto das mais espessas e de porcelana, uma de minhas  favoritas é  da Nuova Point que a parede é bem espessa, mas como gosto de variar, as vezes tomo em xícaras de paredes mais finas, mas o fundo tem que ser abaulado, se você quiser uma percepção bem diferente de gosto na xícara tenta aqueles copos de 70ml de parede dupla de cristal da bodum, nesses copos o gosto sai bem diferenciado e retem muito o calor.

Algumas das minhas:

 

Essa é o estilo das que você gosta, só que da Schmidt, utilizam na coffeelab

 

494F3001-6836-4554-8B8B-CB2A153EEAED_zps

 

Essa é a da parede dupla que gosto bastante principalmente no inverno:

 

A10559BA-8F3E-4B7A-8D89-E1D8E2306A90_zps

 

Bialleti:

 

56747368-F39C-475A-9B26-733297F89C22_zps

 

Para mim esta é a melhor para ristrettos:

 

Xicaras15_zpsp8s4qj47.jpg

 

 

Essa da Illy é bem legal, pega uma imagem quase abstrata do pires e reflete na xícara uma imagem sobre determinado assunto:

 

Xicaras16_zpsllljhpne.jpg

 

Outro modelo da Bialetti, com uma imagem do fundador Alfonso Bialetti:

 

Xicaras18_zpsfzf1i9nf.jpg

 

Tradiciional Illy:

 

Xicaras19_zpswyu8e7xb.jpg

 

Esta da Intelligentsia do Black Cat Project, é a xícara que eu mais uso, o Santiago que a trouxe, o ruim é que tem uma estrela vermelha bem no fundo dela:

 

Xicaras21_zpslcqvgie8.jpg

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa que mencionei Lisboa que da um sabor bem diferenciado:

 

Xicaras22_zpswdwsngfo.jpg

 

Essas também são da Nuova Point, gosto delas por serem coloridas, tenho várias cores:

 

Xicaras20_zpszypif3rj.jpg

 

Também gosto deste formato:

 

Xicaras25_zps9wqjlzzr.jpg

 

Essas são mais abertas:

Xicaras26_zpsvfhelhqv.jpg

 

Tenho varias outras para espresso guardadas, alguns modelos da nespresso, outras para capuccino e outras para bebidas com café,  não posso mais comprar xícaras, acho que para encerrar de vez minha coleção gostaria de comprar um par da Lavazza e um par da La Marzocco com escrita em dourado aí chega

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lindas mesmo, Roger! Eu tenho duas pequenas da Bodum parede dupla, uso sempre quando estou testando e degustando receitas. Também aprecio as transparentes em geral (outra razão para as taças de cristal), pois adoro ver a cor, o brilho, a transparência (ou a turbidez, se preferir) e o movimento das partículas. Aquelas da Illy que projetam imagens são geniais. Quando à questão do fundo abaulado, parece ser mais relevante para espressos (manter a crema, por ex.), mas todas as de cristal que que uso têm o fundo curvo (inclusive as recém adquiridas da Nespresso, claro). :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

(....) não posso mais comprar xícaras, acho que para encerrar de vez minha coleção gostaria de comprar um par da Lavazza e um par da La Marzocco com escrita em dourado aí chega

 

D-U-DU V-I-VI D-O-DO!!!! :P

 

Poder... quase sempre não podemos, mas neste nosso hobbie maluco a gente quer tanto que acaba podendo... :) às vezes com "ph".... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo Lisboa , para com isso Roger :lol: , quando vc passar no Rio e for na Colombo , vai deixar de comprar essa xícara?

 

Duvido :lol:

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1962-xicaras-copos-e-canecas-boas-opções-de-compra-poste-aqui/?p=153992

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ahhh esqueci de falar, essa da Colombo eu quero também hehehehe

Mas é sério, não posso mais comprar pois as fotos são de apenas algumas ainda tenho outras, aquelas para os não narigudos, as do CDC, as do Expresso Brasil, as que tenho guardado da NP entre outras, essa tacinha da Nespresso já tive vontade de comprar, são boas mesmo Lisboa??  então ficamos assim: um par da Lavazza, um da LM, um da Colombo e um de taças da Nespresso e por favor não postam mais fotos de xícaras interessantes vou ter que sair desse forum :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol: Também não vai sair do CDC , para com isso. :lol:

 

Copinho para Nespresso? Esse aqui vc compra na próxima viagem .

 

Não reclama , não falta espaço nesse seu showroom, ainda dá para comprar umas 60 xícaras no mínimo. :D

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1962-xicaras-copos-e-canecas-boas-opções-de-compra-poste-aqui/?p=157146

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o que pude da Nespresso, xícaras de porcelana com pires, as taças de degustação e copos para drinks, colherinhas pra café e drinks, e colher de cupping (essa minha sobrinha me deu porque na loja NEC não vende).

 

As taças para degustação são excelentes tecnicamente: abauladas, pé pesado para evitar acidentes, paredes bem finas, e dois tipos de formato (boca mais larga para cafés equilibrados, e mais fechada para os intensos), boas até 60 ml.

 

https://www.nespresso.com/br/pt/product/tacas-para-cafes-equilibrados-reveal-collection

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá em promoção, Jaum: de R$499,00 por R$179,55 à vista, são 3 kits (só tem dois disponíveis) cada um com 2 (sic, duas) xícaras, 2 pires e um pacote de café Illy torrado de 250g! só isso.... :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...