Ir para conteúdo

Caldeira simples ou trocador de calor?


Carneiro

Postagens recomendadas

Salve galera!

 

Se vocês fossem comprar uma máquina nova ou trocar uma simples hoje, e tivesse duas opções de máquina da mesma empresa, com qualidade excelente:

 

- Uma com caldeira de ~500ml, com braço de vapor profissional, grupo profissional, e para usar o vapor é necessário chavear. O controle de temperatura para o café é um termostato regulável, melhor que um fixo.

- Outra com caldeira de 1500 ml e trocador de calor interno, vapor disponível sempre, mas gerenciar a temperatura requer expurgar uns 80ml etc...

 

Ambas com bomba vibratória, tanque de água, corpo em inox etc. Claro que a com trocador de calor custaria mais, por exemplo, a primeira uns 3 mil a segunda 4 mil...

 

Ou, considerando apenas uma caldeira com dupla função, melhor mesmo uma máquina como a Gaggia e Silvia, mas na faixa de pouco menos de 2 mil (que, pra mim, deveria ser o preço da Silvia, uns 2500 estourando)?

 

Qual seria a opção de vocês?

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio,

 

Para a minha rotina, seria a, c e b.

 

Não necessito de vapor disponível sempre como o trocador e acredito que ela deva demorar bem mais para aquecer os 1500 ml da caldeira, correto?

 

Já a gaggia baby class me satisfaz bem... é uma máquina muito boa.

 

acho que tentaria a primeira opção com termostato regulável.

 

Quanto menos eu precisar fazer modificações, melhor...apesar de ser meio magaiver tb..hehehe

 

Abraços

 

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante.

 

Imagino que haja um nicho para a máquina com caldeira única, com mais qualidade nos componentes e algum fator diferencial como o termostato regulável, se o preço for intermediário, mais alto que as mais simples, mais baixo que as de trocador ou de duas caldeiras.

 

Eu mesmo deixaria aqui no trabalho uma assim. Raramente alguém quer usar um vapor para leite, e uma máquina de trocador de calor exige uma rotina mais detalhada de flush etc. A de caldeira única é mais pronta para o serviço, se não precisar do maldito "surf".

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

a melhor opção para mim é uma máquina com um único grupo (preferencialmente um E-61) e de uma caldeira apenas,de preferência uma caldeira pequena, para um melhor resultado.

 

Não faço Cappuccinos e Lattes, logo o vaporizador é dispenável,pelo menos para mim.

 

Já para os amigos "vaporizadores" acho que a opção com trocador de calor seja a melhor.

 

Minha máquina ideal é simples: um bom grupo,uma caldeira pequena, PID, OPV regulável e 220V (hehehe)

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já comentei contigo que talvez o E61 não seja tão legal numa configuração de caldeira dedicada. Eu imagino que as máquinas assim (caldeira única ou duas caldeiras separadas) mantenham a caldeira numa temperatura maior para que o termosifão (aberto nesse caso) consiga manter o grupo quente.

 

Outra opção seria tentar aquecer o grupo diretamente. Mas não vi quem fez isso com esse grupo.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Neste caso de caldeira única com duplo propósito será que não é ainda pior?

Quando aumentar a temperatura da caldeira pra temperatura de vapor não vai aquecer demais o grupo?

Abraços,

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Esse último termobloco que elas mostram é o que deve ter em muitas máquinas Nespresso e semelhantes. É um bom item para brincar de montar máquina de expresso, substituir uma caldeira (pequena) problemática ou ainda fazer um pré-aquecimento da água que vai para a caldeira (para as Gaggias por exemplo).

 

A Breville Dual Boiler realmente foi bem pensada em vários aspectos técnicos.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O termobloco "forrado" de inox (cano de inox que atravessa bloco de alumínio aquecido) é o utilizado pela Graef, Quickmill Casiopea, Sumbeam, acho que também pelas Breville e Gaggia Twin, e demais termobloco "high end". Tem como vantagem o inox ser um material inerte, resistente a ácidos e temperatura elevadas, aliado a um material (o Alumínio) de baixa densidade e rápido de aquecer.

E um dos novos conceitos para maquinas Home que visa o pouco tempo para atingir a temperatura de trabalho e com controle eletrônico para manutencao da temperatura ideal. Vantagen e que pode ficar desligada quando nao utilizada (economia) e pouca espera para funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Twin tem uma caldeira de alumínio mais aquela ferradura só para o vapor (água da caldeira vai para a ferradura).

 

O alumínio é bem interessante por ter capacidade térmica (calor específico) razoável (aproximadamente 1/5 da água) e condutividade térmica alta. Fico só imaginando pelo tamanho do termobloco qual o perfil de temperatura de um fluxo típico de espresso (maior no início, até encher o bolo, restrito por alguns segundos com aumento no final). Nada que 2 ou 3 termoblocos em linha não resolvam! :lol:

 

Vejam que o projeto da Breville, considerando o uso doméstico, é bem pensado (claro que inspirado em sucessos). A GS/3, por exemplo, tem 3,5L de vapor, com um trocador de calor pequeno, que pré-aquece a água que vai para a caldeira de café. Que tem 1,5L com o grupo (o grupo é chamado de saturado, pois a água da caldeira preenche o grupo, e a água que vai para o chuveiro entra por um tubo que vai para a solenóide). A Breville simplificou diminuindo os tamanhos (1L pro vapor, acho até que 1,5L seria mais interessante), trocador mínimo, mas funcional, calderinha de inox de 200ml, sobre o grupo, que ainda tem um aquecedor próprio. Custo mais baixo que só requer um projeto de eletrônica decente (os italianos sofrem na mão de terceiros como Gicar), que pra eles é tranquilo considerando que fabricam na China.

 

Minha maior curiosidade sobre o Breville é qualidade das extrações (os relatos iniciais são positivos), do vapor (também positivo) e principalmente da durabilidade e manutenção. Essa só com mais tempo saberemos... Mas uma máquina dessa por $999 nos EUA, quando em promoção, é muito doido.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...