Ir para conteúdo

Fazendo uma máquina de espresso manual


sergio.m

Postagens recomendadas

Hoje foi o primeiro dia de trabalho na oficina. Por enquanto duas peças de latão incompletas.

 

No porta-filtro os parafusos allen M5 farão o papel das abas que encaixam na baioneta. Nele ainda falta escariar o furo 8 mm, para um parafuso cabeça chata M8 entrar de dentro para fora e fazer a fixação no cabo.

 

No anel falta cortar o canal da baioneta.

 

As peças de latão provavelmente serão lixadas para um melhor acabamento e depois cromadas.

 

Tentarei atualizar o tópico após os dias de trabalho.

 

4PEVx3H.jpg

 

orQv87z.jpg

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Planejada, depende do ponto de vista.

 

Tenho a idéia geral, mais uns desenhos feitos a mão fora de escala. Hoje pegamos o filtro medimos e fomos adaptando o projeto/idéia a ele.

 

Ou seja, é um projeto "on the fly" =)

 

Primeiro vem as peças, depois os desenhos!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, colocar numa caixa de inox não pode né? ;)

 

Lisca, não será portátil, será saturado mas não será nada parecido com a mini. Por incrível que possa parecer não será com mola, e sim alavanca direta. A melhor idéia da máquina exige isso e vocês verão porque no final (se funcionar).

 

Ainda a decidir se single boiler só espresso ou dual boiler.

 

Gil, obrigado, mas calma lá =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Já que falou em caixa, eu faria uma de acrílico e deixaria tudo à mostra. Seria incrível vê-la por dentro e em funcionamento, principalmente porque estamos acompanhando o processo de desenvolvimento.

 

Escancara de uma vez. E no dia em que o CdC tiver um stand ou banquinha numa das feiras de café, será ela que usaremos para servir café pro povo.

 

Se quiser deixar menos pelada, as laterais numa chapa de madeira rajada, bonita (como LM faz ou Slayer ou tantas outras). Mas frente e fundo transparentes. Em cima chapa de inox polidinho para aquecer as xícaras. #prontofalei

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Ana, vou considerar caso ela seja DB. Se for SB estou muito tentado a fazer fixa na parede, tipo a Faema do Márcio.

 

Isso de estar na parede é legal por ficar alta e facilitar olhar o filtro por baixo na extração =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Bernardo, se for SB vai lembrar, por ser na parede e sem mola. Mas acho que será só isso. Talvez uma mistura da velox com a ES3...

 

Gil, mesmo assim gostaria de saber do alumínio. Os boilers das Gaggias são anodizados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Bernardo, se for SB vai lembrar, por ser na parede e sem mola. Mas acho que será só isso. Talvez uma mistura da velox com a ES3...

 

Gil, mesmo assim gostaria de saber do alumínio. Os boilers das Gaggias são anodizados?

 

Não são anodizadas , mas , são de uma liga especial , a gaggia não informa qual , vc vai achar na internet , muitos palpites , um deles diz que ela é de aluminio fundido , o que explicaria a facilidade de corrosão , mas que obrigaria a caldeira a ter uma expessura grande.

 

Existem soluções de alto desempenho com ligas de aluminio 2218 , que é usado em cilindros de motores .

 

Eu concordo com o Gil , inox ou mesmo bronze será mais barato .

 

Uma terceira via seria usar caldeiras disponiveis no mercado , como as da Polti (vaporetto) são caldeiras de grande volume 1,0L e 2,0L e que resistem a pressões de 3 a 5 bar dependendo do modelo (aluminio ou Inox) , acredito que essa pressão é mais que suficiente para uma maquina manual.

 

Abs

C. Eduardo 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa Sérgio

 

Que legal,, muito interessante,,, me surpreendendo a cada dia com o conhecimento do pessoal do fórum e surpreso com a falta de conhecimento que me falta,,rsrs 

 

Vou seguir esta tópico e acompanhar de perto para aprender um pouco sobre máquina.

 

Abraço e boa sorte, e se precisar de um ajuda, de algum palpite............... não me pergunte pois não sei nada,kkk :lol:  :lol:

 

Alexandre

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Domingo acho que recortaremos.

 

A cabeça do M5 não sai para fora desse anel, fica rente. Cobrindo esse anel virá outra peça de latão que será a parte externa do grupo e esconderá a baioneta.

 

CG3Swrc.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...