Ir para conteúdo

Air Fryer Philco - GTCR-F1


José Cal Neto

Postagens recomendadas

o sensor do meu termopar, que era um metal com uma bola no final, agora parece desfiado. Acho que quebrou. A temperatura fica louca.

Enfim, hoje tentei o autotune do pid, mas não ficou bom.

Acho que vou continuar fazendo na mão por ora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que eles tiraram a função PID autotune do software (vs. 2.1.1), porque não funcionou bem:

 

http://homepage.ntlworld.com/green_bean/coffee/roastlogger/updates.html

 

Mas como achar os "tuning parameters" do PID agora?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enabled on the fly changes in the PID tuning parameters during a roast.

 

Na tentativa e erro.

Vc seta uma temperatura. Por exemplo, 150 graus.

Vai modificando os parâmetros P I D até que ele se aproxime o máximo dessa temperatura. Agindo predidictamente para que ele responda com aumento e diminuição da potência de forma a não variar muito para cima e baixo. Vou deixar a sua regulada e passo os parâmetros aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny,

Ficou pronto. Show demais o sensor nos grãos. Possibilita um controle bem maior.

Cal, na do Burny, coloquei um escudo na saída do calor. Foi muito bom para evitar transferência direta (condução) de calor para os grãos. Posso fazer um e enviar para vc com instruções de como instalar. É bem fácil.

 

Segue o vídeo de demonstração:

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, qual foi o termopar que você comprou pro sensor de BT?

O meu que veio com o multímetro acho que foi pro brejo mesmo. 

Como é esse tal escudo? Vale a pena mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal,

O escudo é um pedaço de lata do comprimento da resistência de cima, com, mais ou menos 2 a 3 cm de largura.

Instalá-lo é muito fácil. Em frente às resistências, já há uma placa de aço. Ela é afixada por dois parafusos e desliza para cima quando eles são retirados. Eu recortei um anel de lata de uma lata de leite ninho, estiquei ele. Passa do comprimento.

Vc faz o corte no tamanho do comprimento. Faz uns 8 dentes e é eles que vc usa para fixar nessa placa na altura da resistência. Com isso, o calor não passa mais diretamente em frente dela (condução), mas para cima e baixo, que é levado pela ventoinha que faz a convecção. Tive essa idéia baseado na sua reclamação de que os grãos estavam ficando mais escuros que na Pipoqueira.

 

O termopar, importei da china. Mas tem para vender no ml. Já posto o link

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, fiz um tune nos parâmetros P I D

P 150

I 5

D 50.

O tempo de resposta fica melhor.

 

Oi, no meu roastlogger (estou usando a versão mais nova) pelo menos 150 não é um valor válido para Kp (o máximo é 100).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi,

nesse ínterim eu resolvi testar os parâmetros que o site onde mora o roastlogger sugere

(http://homepage.ntlworld.com/green_bean/coffee/roastlogger/pid.html):

 

Celsius:          Kp = 20,  Ki = 0.04, Kd = 0

 

usei também 208C para o setpoint que aparece na janela onde se mudam os valores do PID.

 

O resultado foi bom. Melhor do que eu teria feito na mão e sem as oscilações de antes.

Abaixo vai uma imagem da curva de torra

 

santana010714.png

 

 

A curva tênue era minha curva guia (template). Note que só descolam quando eu tiro do piloto automático e resolvo terminar na mão.

 

Café: Fazenda Santana (comprado do Alexandre)

Massa inicial: 175,0 g

Massa final:    149,8 g

Perda:               14,4%

 

A torra como ela é. Depois digo como ficou o resultado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra dizer que o resultado ficou ótimo.

O bigodón também ficou excelente (esse já tem uns 3 dias quase). Conferi agora e eles não têm mais o boliviano. Bem, fica a dica. Da próxima vez que virem esse da finca uyunense, podem comprar que é um dos melhores cafés que já tomei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, antes de embalar o torrador, como de praxe, fiz um teste derradeiro. É sempre bom fazer mais de uma torra antes de enviar. Dessa vez, inexplicavelmente, houve alguns erros de leitura na ET (ontem isso não aconteceu). Nada que tenha prejudicado a torra (foram 5 no total).

Bom, abri o torrador, chequei as ligações e melhorei ainda mais o isolamento.

 

Ter dois sensores é uma coisa que complica um pouco, ainda mais em tão pequeno espaço. Realmente um desafio. Mas que é muito útil saber a BT isso não posso negar. Muito bom para fazer experiências com um mesmo perfil. Por exemplo, ontem, deixei a BT chegar até 215 graus. Hj, usando o mesmo perfil, deixei chegar até 229 graus. Ambos os cafés ficaram muito bons. O primeiro, com mais acidez e mais frutado. O segundo, com menor acidez (ainda presente), mas com notas de chocolate amargo que não apareceram no primeiro. Estou mandando ambas amostras para o Burny.

 

Segue vídeo e log (já corrigido) da segunda torra

 

 

 

14554987865_0b28486d91_b.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No fim, era um problema de interferência do transformador nos sensores. Quando fiz a primeira torra, o transformador 220/110v estava em cima de uma madeira e longe dos fios dos sensores. Hj repeti os mesmos procedimentos e nada de erros de leitura.

Foi interessante para observar que o centro do tambor BT pega mais calor que a extremidade, onde fica o sensor ET. Isso é um bom sinal de que o fluxo de ar foi dimensionado corretamente.

 

14555388854_60705ca80e_b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal,

Estou fazendo uma torra agora no GTTC1. Esses parâmetros PID estão perfeitos. Valeu.

Mudou a granularidade para 1%? Isso ajuda muito.

 

O que é granularidade? Não me lembro de ter visto esse parâmetro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...