Ir para conteúdo

Air Fryer Philco - GTCR-F1


José Cal Neto

Postagens recomendadas

Fiz duas torras agora: Fazenda Santana e Unique Orgânico. Me impressionou como ficaram quase iguais. Usei 175g em cada uma e as perdas foram 14,5% e 14,0% respectivamente.

Usei o perfil da outra torra do Santana, que tinha dado 14,4%. O 1C também ocorreu quase no mesmo tempo nos dois cafés. Deixei 1:07 pós 1C, já que tinha ficado bom da outra vez assim.

 

Ah, o que eu não estou conseguindo resolver direito é a porta USD num computador que eu tenho rodando o windows 8. Tive que desinstalar um usb hub pra funcionar uma vez, mas mesmo assim as temperaturas ficavam loucas. Troquei de computador e aí funcionou. Enfim, a usb como ela é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo instalando os drivers que disponibilizei an pasta compartilhada?

Aqui (lá em Brasília) não rolou erro não. Vai saber, computador é uma caixa de surpresas kkkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nesse computador aqui de onde escrevo, rodando windows 7, eu tinha instalado uma versão mais nova do programa. Quando usei a sua, tudo funcionou direito. Tem como instalar algum driver? Quando fiz aqui não lembro de ter instalado nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

postei no tópico de qual grão, mas pra ficar completo, posso dizer que o perfil que usei pro Fazenda Santana também ficou muito bom com o Unique Orgânico. Se alguém tiver o gosto parecido com o meu, já tem o caminho trilhado pra quando chegar a máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Hoje a primeira torra no F1 que deu certo (mais sedo produzi um macho preto):

 

fRNRzzll.png

 

14 min de torra para chegar em 230 graus BT (190 graus ET). Parei 2 a 3 min depois do FC. 16% perda de peso. Estou muito curioso se isso deu certo.

 

Abçs

Burny

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, com o Roastmaster e os perfis de torra já testados pelo Guilherme é uma mão na roda ....

Eu demorei umas boas 10 ou 20 torras no inicio até obter um café que pudesse qualificar como bom.

É claro que também aprendi bastante no processo de aprendizado por tentativa e erro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, as dificuldades foram o roastlogger (O manual não ajuda muito, mas o Guilherme explicou as coisas básicas. Isso ajudou bastante!) e o fato que o meu F1 tem um offset (a ET é quase 40 graus mais baixo do que o BT) bem maior e uma resposta da BT bem mais rápida depois o Guilherme instalou as ventoinhas (ou eu mexi com o sensor, não sei o que causou a diferença). Por causa disso os perfis de ET que o Guilherme testou antes são altos demais para o meu F1. Mas ajustar isso é fácil. Como o Bernardo já comentou, o suporte do Guilherme faz a diferença.

 

Cal, foi basicamente o perfil de BT que o Guilherme postou aqui, mas como usei o modo PID para ET, eu tinha que refazer a tabela do PID.

 

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Burny,

Muito provavelmente sim, um café city+/full city, bem parecida com aquela torra que te mandei e que vc apreciou mais.

 

Tentei seguir o perfil da 2a torra que vc me mandou, porque gostei muito dela. Quase acho que deu certo, porque o cheiro é muito bom e achocolatado. É difícil esperar uma semana para saber ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o máximo que eu consegui foram uns 6 dias com o house blend do Expresso Brasil Antes de 4 não estava bom. Aí acabou.

Acho que daqui a pouco vou torrar o resto do meu caconde (deve ter menos de 100g).

 

Burny, estranho isso. Sua temperatura ambiente é bem mais baixa que a dos grãos? Em geral é o contrário. Salve possivelmente na fase do estalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o sistema de convecção que o Guilherme instalou causa isso. O sensor ET não é no fluxo principal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou isso. Pensei que é a convecção porque vc comentou antes. Tá assim no momento:

 

SsZIARwl.png

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é legal assim, ajustei o perfil de ET e agora só é aprender a arte da torra. Unico problema é que o Cal e o Igor não podem usar os meus perfis de ET, só de BT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Igor acabou de sair daqui. Fizemos duas torras no GTCR-F1. A sacada do novo lugar do sensor foi muito boa. Nenhum erro de leitura.

 

Burny,

É meio complicado de instalar. Seria melhor que vc mandasse o torrador para eu adaptar.

Vou te mandar as instruções via skype. Assim vamos trocando idéias e eu te oriento em tempo real. É só combinar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse, hoje eu e o Igor realizamos duas torras. Uma do bob o link e a outra do Cerrado Mineiro (um café que ele trouxe de Patrocionio-MG).

Interessante comparar como, um mesmo perfil, utilizado para cafés diferentes, resulta torras diferentes. A perda do bob o link foi maior. A do Cerrado, menor.

 

 

14478624119_57e60ca3ea_b.jpg

 

A em evidência é ao do Cerrado Mineiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora é pra valer!! Ontem o Gui Torras me recebeu em Brasília para me entregar o F1. Experiência única conhecer o gênio das adaptações! Ganhei uma aula de como usar o torrador e de quebra uma aula de torra. 

 

Próximo passo é botar o garoto pra funcionar e postar as minhas primeiras impressões por aqui. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitei as ferias e fiz mais duas torras no GTCR-F1. Caconde (15.8% de perda) e Ravello (15.6%):

 

ynpsJsOl.jpg

 

Segue o perfil de torra do último:

 

tokwnpU.jpg

 

O perfil é muito parecido com o da 1a torra do Ravello que postei aqui. Essa ficou bem legal no espresso (já 5 dias depois da torra hoje).

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei. Fiz nada diferente. A 1a torra hoje teve muito mais erros. Ainda acho que é a conexão do F2, mas as vezes o F1 também mostra erros independentes do F2.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os sensores compartilham portas. Assim, uma interferência no F2 poderia culminar em interferência no F1 e vice-versa. O ideal é não deixar o fio, mesmo o externo ao forno, encostar em coisas metálicas ou que transfiram eletricidade estática (a mão, por exemplo). Quando você mandar ele para mim, devo solucionar esse problema de forma permanente, instalando eles da mesma forma como fiz no torrador do Igor.

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomei agora o Ravello da 1a torra de novo no espresso e ficou muito bom. Realmente estou impressionado. Esperei uma coisa do tipo estragar 10 a 15 torras até conseguir a 1a torra razoável e o 1o espresso que gosto. Não sei se eu estou com muita sorte ou se é realmente tão fácil com o F1 (e a ajuda do Guilherme).

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...