Ir para conteúdo

Mod tornando o Nemox Lux 150 Stepless


carlos eduardo

Postagens recomendadas

De todas as possiveis mods que podem ser feitas no Nemox Lux 150 , no meu modo de ver , tornar ele stepless seria a mais importante , retenção , barrinhas , nada disso afeta a qualidade da moagem , mas , poder fazer uma micro ajustagem faz.

Os orificios de encaixa da trava tem uma distancia tal que produzem saltos na qualidade da moagem.

 

Importei de um site alemão o kit stepless (parafuso sem fim e botão) para o modelo de moedor  Iberital que é identico ao Nemox no mecanismo :

 

14608386702_4c94666eb2.jpg

 

A primeira coisa a fazer é tirar o hopper :

 

14628969763_139126f5f1.jpg

 

O disco graduado :

 

14585931316_0f2f8c487f.jpg

 

Com uma chave Allen suba o parafuso limitador :

 

14422544567_565a7e235f.jpg

 

Desenrosque a parte superior e retire o pino de travamento :

 

14585930946_75f2084936.jpg

 

Insira a rosca de novo e retire os dois parafusos de tras do nemox , eles não servem , são curtos demais para prender o novo suporte :

 

14422360259_f0ce031952.jpg

 

 

Arranje outros dois similares e maiores :

 

14422545027_c3181d3221.jpg

 

Aparafuse o  novo conjunto :

 

14422332168_bb560352de.jpg

 

Encaixe e aparafuse o hopper e ele estará pronto :

 

14422298600_e6c3ab9b4e.jpg

 

Agora sim o Nemox , passa a ter precisão e facilidade de regulagem 

 

 

Abs.

C. Eduardo

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz.. :o

 

Show de bola!!

 

Onde comprou e quanto custou o kit?

 

Na Espressoxxl na alemanha , ficou caro pacas porque eu importei por courier , levou 7 dias utreis para chegar .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Espressoxxl na alemanha , ficou caro pacas porque eu importei por courier , levou 7 dias utreis para chegar .

Este site tem outras coisas interessantes ? Poderia passar o link e curiosidade o frete , caro pacas é quanto haha :) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai qual o motivo de no Rocky não ficar bom?

 

Tomas as MOD stepless que vi no Rocky até hoje são meio na base da gambiarra porque ele não tem essa roda dentada para se colocar uma rosca sem-fim.

 

Normalmente tiram a trava de regulagem e, com uma proteção de silicone, borracha, plástico ou algo do tipo na borda da carcaça externa (pra ela não cortar o hopper), fazem alguma gambi pra carcaça pressionar o hopper e segurar a regulagem. Acho que até funciona, mas é uma modificação meio esquisita.

 

Acho que o menos pior que já vi foi colocar uma abraçadeira em volta do hopper e usar os dentes da abraçadeira como base pra uma rosca sem-fim (pra deixar similar ao que se fez nesse mod do Nemox). Mas mesmo assim ficou meio gambiarra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomas as MOD stepless que vi no Rocky até hoje são meio na base da gambiarra porque ele não tem essa roda dentada para se colocar uma rosca sem-fim.

 

Normalmente tiram a trava de regulagem e, com uma proteção de silicone, borracha, plástico ou algo do tipo na borda da carcaça externa (pra ela não cortar o hopper), fazem alguma gambi pra carcaça pressionar o hopper e segurar a regulagem. Acho que até funciona, mas é uma modificação meio esquisita.

 

Acho que o menos pior que já vi foi colocar uma abraçadeira em volta do hopper e usar os dentes da abraçadeira como base pra uma rosca sem-fim (pra deixar similar ao que se fez nesse mod do Nemox). Mas mesmo assim ficou meio gambiarra.

Uma das leis básicas da gambiarra é que funcione da mesma forma que funcionaria algo original.

Mas tem razão, achei uma modificação bem intrusiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Vini, eu imagino que esteja em Mühlen Ersatzteilen (peças para moinhos). O segundo da esquerda para direita fileira de cima.

 

Vini, aproveitando: arruma uma foto legal pro teu avatar.

 

Bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dentro desse site, onde fica esse kit? Ele está em alemão e o chrome não esta traduzindo

 

 

Aqui , são esses dois itens :

 

http://www.espressoxxl.de/cgi-bin/shop.dll?&AnbieterID=1&bnr=1252051&Hauptseite=detail.htm

 

http://www.espressoxxl.de/cgi-bin/shop.dll?&AnbieterID=1&bnr=1241901&Hauptseite=detail.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Depois de instalar o kit stepless ainda sobrou uma coisa que me desagradava no Nemox , a forma como ele é ligado , vc precisa empurrar o PF contro o botão no suporte de PF, se vc esta preparando um espresso tudo bem , mas eu uso o Nemox normalmente para coados ou moendo quantidades maiores de café , encaixar o saquinho na saída de café e ficar acionando o botão simultaneamente não é pratico.

 

A solução é bem simples , uma chave extra curtando a chave do PF de forma que quando usando ele para espresso basta acionar ele normalmente encostando o PF no botão do suporte e quando moendo para coado bastar acionar a chave extra que ele funcionará continuamente.

 

Basta arranjar um botão (escolhi um parecido com o da ECM) e ter cuidado para não arranhar a chapa de inox  na hora  de perfurar .

 

 

16605476616_8c87481838.jpg

 

Agora eu acho que o Nemox esta completo  :D

 

16444440790_b5a02f4d58.jpg

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, com esses segundo MOD ele ficou com uma cara ainda mais "profissa". Ficou muito bacana e essa chave vai ser uma coisa muito prática no cotidiano.

 

Só que agora o botão liga-desliga ficou "feinho" ali embaixo. Tem desses mesmos modelo "gangorra" com acabamentos diferentes, até transparentes com neon/led dentro, com função "luz-piloto". E já vi botão clonado desse mar-girius com acabamento cromado e 0-1 em baixo relevo em vez de pintado... ;)

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral eu pensava igual a vc , ia colocar uma chave com led e inox , achava que essa chapa de inox do Nemox fosse fininha , uma latinha polida :) , que nada , a chapa apesar de não ter o mesmo grau de polimento da ECM , e tão grossa e dura quanto , o correto seria desmontar o Nemox todo e levar a carcaça para uma furadeira de bancada , mas eu achava que seria moleza então desmontei parcialmente e com um jogo de brocas de aço rápido e uma furadeira fui a luta , foi um " parto de jerica com forceps enferrujado " depois de abrir e alargar sucessivamente o furo ate a broca de 10mm que era a maior , tive que desbastar com um rebolo e a dremel pois esse botão tem 11,5mm .

Depois dessa , se eu não achar um botão que ocupe o mesmo furo no inox ele vai ficar assim mesmo. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaÊ, ficaria mais legal com outra alavanca cromada, mas já que a Nemox também tá no negócio de fabricação de Panzers, como a ECM, dá pra simplificar sua vida aproveitando o furo pré-existente. Que acha de trocar por algo assim?

Red%20pilot%20light%20Rocker%20Switch_zp

Acho que é só tirar uma e colocar a outra.

 

Um pacotinho com 3 peças sai U$ 2,48 com frete grátis pro Brasil no Ebay, caso não ache fácil aí no Rio... Sai menos de R$ 2,50 cada, mesmo com "dólar-dilma" e IOF-mântega...

 

Uma merreca, já vem com luz piloto, fica com 2 peças de reposição e já é mais atraente do que uma chave preta.

 

Tem verde também, no mesmo preço. Só a Azul é que é mais cara, mas nada impeditivo.

 

Tem umas com moldura cromada, mas a chave em si é feia, branca com janela colorida pro neon/led. Só se comprar uma da cromada e uma dessa e juntar o miolo dessa com a carcaça cromada da outra... :ph34r:

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa chave e outras vendem aqui perto , mas não são do tamanho exato a do nemox é mais fina e curta , eu usei uma dessa no meu velho isomac que é identico ao nemox ele já fez 20 anos e esta guardado como reserva do reserva .

 

Vai ficando assim , de repente eu esbarro em um bem legal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...