Ir para conteúdo

Café na Argentina ou da Argentina


Marcos Domingues

Postagens recomendadas

Reacendendo o tópico, estive no Café Registrado que fica no bairro de Palermo e gostei bastante da cafeteria. A sócia, Maria Esther, é uma venezuelana muito simpática e o local possui uma boa diversidade de grãos (El Salvador, Quênia, Etiópia, Ruanda e Brasil, entre outros). Fomos convidados para um cupping de chá que estava ocorrendo no momento da nossa visita e ganhamos alguns Espresso de cortesia.

Cafeteria Café Registrado

43049996115_0bb634c541_b.jpg

43049997215_081326f16b_b.jpg

Café Registrado

42154616240_fc8a5600b8_b.jpg

43049984055_951b60e8b2_b.jpg

43058050615_01cbe9fd06_b.jpg

43915008072_c82e40a29c_b.jpg

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitei também a cafeteria “The Coffee Store”, uma franquia mundial de cafés que me surpreendeu, além de uma diversidade enorme de cafés, os espressos bem tirados e com destaque para o grão da Guatemala que achei excelente. O ponto negativo é que não serviam filtrados.

43893850191_a782de70d4_b.jpg

 

43176013704_f6914005bd_b.jpg

42154507930_a8d543a00a_b.jpg

30094658888_09252721d2_b.jpg

42154507910_c3d057847a_b.jpg

Em Buenos Aires, visitei novamente uma loja da franquia na Av. Santa Fé 3776, Palermo, e, além de também não torrarem o café no local, não sabiam a data das torras nem onde eram torrados.

Os cafés já não achei tão bons quanto os da franquia de Bariloche.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Alvarez, ainda não os comprei, pois vou deixar para mais próximo do meu retorno, mas os valores variam entre 350 e 450 pesos aproximadamente (a cotação do real é em torno de 6,50 pesos).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje foi dia de conhecer a Lab Tostadores de Café. Uma boa Cafeteria de Buenos Aires que fica no bairro de Palermo. Possuem cafés de várias partes do mundo e extraem em diversos métodos.

Fui de um espresso Colombiano com boa acidez e bem redondo na xícara. Depois tomei uma Aeropress de Ruanda muito gostoso. Possuem diversos cursos disponíveis e torram o próprio café em uma central que distribui periodicamente para as unidades.

Os pacotes são mais baratos que os do Café Registrado, mas as xícaras na mesma proporção de preço. Muito boa Cafeteria, mas não melhor que do que a Café Registrado, na minha humilde opinião.

29085080187_b47d25fcfb_b.jpg43303842494_daa7a67280_b.jpg

 

42213491930_d58dbd8547_b.jpg43115427085_57655edcf0_b.jpg43302807884_435986b265_b.jpg43302807784_7fe88a6f16_b.jpg

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Murilo Lins que legal q esta curtindo a viajem! Vivo em buenos aires a 8 anos. Vc tem que ir sim ou sim no Negro cueva de cafe (tem 5 sucursais) e no All Saints cafe (esse tem 2 acredito). São de longe os melhores da cidade, com os melhores grãos. Se for comprar grão, compre Puerto Blest, tem no Negro e nas cafeterias mais "tops", é o melhor torrador do pais.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje visitei a que até agora foi a cafeteria que mais gostei (indicação da Revista Espresso). Falo da Full City Coffee House, cafés bem extraídos e com vários métodos disponíveis. Os profissionais da casa muito atenciosos e os grãos colombianos com bons perfis de torra, tanto para Espresso como para coados, variando da doçura do chocolate até a acidez de alguns bons cafés frutados. O melhor cappuccino que tomei em Buenos Aires com a textura e a doçura que gosto. Se existe algum ponto negativo, que assim eu possa dizer, trata-se do fato de trabalharem exclusivamente com grãos colombianos e mais de nenhuma outra origem. No mais, ainda tive direito a uns quatro espressos grátis para degustação e o serviço de mesa nota 10.

43135532515_2f0a6affaf_b.jpg

43992952212_b1007344bb_b.jpg

44041319631_5cc389e898_b.jpg

29104509177_7ed146484c_b.jpg

44041178541_0d69dcc3ff_b.jpg

44041178051_b87a12ee00_b.jpg

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/08/2018 at 14:09, heitosj disse:

@Murilo Lins que legal q esta curtindo a viajem! Vivo em buenos aires a 8 anos. Vc tem que ir sim ou sim no Negro cueva de cafe (tem 5 sucursais) e no All Saints cafe (esse tem 2 acredito). São de longe os melhores da cidade, com os melhores grãos. Se for comprar grão, compre Puerto Blest, tem no Negro e nas cafeterias mais "tops", é o melhor torrador do pais.

Valeu a dica @heitosj, estou nos meus últimos dias em Buenos Aires e devo comprar alguns grãos amanhã, não sei se dará tempo de ver mais alguma, pois me divido entre o lazer com a família e a visita nas cafeterias. Já havia dado por encerrada minhas incursões, mas tentarei visitar a All Saints Café, pois fica mais perto de onde estou hospedado do que a Negro Cueva de Café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem visitei minha última cafeteria em Buenos Aires, por indicação de @heitosj, extendi minha incursão no mundo dos cafés por aqui e, diferente do que havia afirmado no post anterior, acabei indo para a “Negro Cueva de Café” próxima à Avenida 9 de Julho.

Uma cafeteria pequena, mas muito bem estruturada e com diversos métodos e cafés de diversas origens disponíveis e torrados pela Puerto Blest, que segundo @heitosj é a melhor torrefadora de cafés de Buenos Aires. Tomei um ristreto de El Salvador e um V60 da Guatemala, além de um cappuccino, que não lembro a origem do grão, muito bem extraídos.

Cafés redondos, frutados e com uma leve acidez. Recomendo conhecer a cafeteria, porém, a Full City Coffee House continua sendo a cafeteria que mais me agradou em Buenos Aires pelo conjunto da obra. Acabei comprando um pacotinho da Negro de um café da Guatemala.

29132168557_be0b274751_b.jpg

 

42259866570_eac5cdabc9_b.jpg

44020693612_cedb28b6f9_b.jpg

44068986311_08bae2b79a_b.jpg

43162619945_0822a2874d_b.jpg

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Murilo Lins disse:

Ontem visitei minha última cafeteria em Buenos Aires, por indicação de @heitosj, extendi minha incursão no mundo dos cafés por aqui e, diferente do que havia afirmado no post anterior, acabei indo para a “Negro Cueva de Café” próxima á Avenida 9 de Julho.

Uma cafeteria pequena, mas muito bem estruturada e com diversos métodos e cafés de diversas origens disponíveis e torrados pela Perto Blest, que segundo @heitosj é a melhor torrefações de cafés de Buenos Aires. Tomei um ristreto de El Salvador e um V60 da Guatemala, além de um cappuccino, que não lembro a origem do grão, muito bem extraídos.

Cafés redondos, frutados e com uma leve acidez. Recomendo conhecer a cafeteria, porém, a Full City House Café continua sendo a cafeteria que mais me agradou em Buenos Aires pelo conjunto da obra. Acabei comprando um pacotinho da Negro de um café da Guatemala.

29132168557_be0b274751_b.jpg

 

42259866570_eac5cdabc9_b.jpg

44020693612_cedb28b6f9_b.jpg

44068986311_08bae2b79a_b.jpg

43162619945_0822a2874d_b.jpg

 

Puts! Que legal que deu p vc conhecer! Realmente a full city é muito aclamada por aqui, porém praticam preços absurdos pro mercado atual, principalmente na venda de grãos. Uma pena que aqui na argentina todos os cafes de terceira onda estão, salvo rarissimos casos, agrupados na capital, e ainda por cima só em duas zonas praticamente, retiro e palermo. A cultura cafeteira esta bem mais desenvolvida nas terras brasileiras, aqui ainda estão engatinhando e o publico que conhece é muito escaço, reflexo tambem do momento de crise economica que o pais vive. Mesmo praticando preços similares as cafeterias convencionais muitas vezes, o argentino tipico torce o nariz na possibilidade de ir num lugar mais "requintado", e por isso os negocios so tem possibilidade de sobreviver se localizados em zonas de vitrine.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/08/2018 at 12:49, heitosj disse:

Puts! Que legal que deu p vc conhecer! Realmente a full city é muito aclamada por aqui, porém praticam preços absurdos pro mercado atual, principalmente na venda de grãos. Uma pena que aqui na argentina todos os cafes de terceira onda estão, salvo rarissimos casos, agrupados na capital, e ainda por cima só em duas zonas praticamente, retiro e palermo. A cultura cafeteira esta bem mais desenvolvida nas terras brasileiras, aqui ainda estão engatinhando e o publico que conhece é muito escaço, reflexo tambem do momento de crise economica que o pais vive. Mesmo praticando preços similares as cafeterias convencionais muitas vezes, o argentino tipico torce o nariz na possibilidade de ir num lugar mais "requintado", e por isso os negocios so tem possibilidade de sobreviver se localizados em zonas de vitrine.

Caro @heitosj, por incrível que possa parecer, a Full City Coffee House, além de ter sido a cafeteria que mais gostei, era a que possuía os melhores preços dos grãos de cafés. Lá os preços variavam de 260 a 310 pesos os pacotes de 250 gramas e com um bom desconto nos pacotes de um quilo. Nas outras cafeterias os preços variavam de um mínimo de 300 a até 480 pesos o pacote de 250 gramas.

Não por acaso, a maioria dos grãos que comprei foram torrados por eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Peoples, vou para Buenos Aires em setembro, e preciso de dicas. A última vez que estive lá em termos de café a coisa foi MUITO magra (o melhor que tomei foi Starbucks :blink:). Mas isso foi há 10 anos, e agora tudo mudou. Vou ficar acho que só uns três dias, então meu tempo será restrito, e nosso hotel é "perto" da Recoleta/Palermo. O que vocês sugerem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, LUW disse:

Peoples, vou para Buenos Aires em setembro, e preciso de dicas. A última vez que estive lá em termos de café a coisa foi MUITO magra (o melhor que tomei foi Starbucks :blink:). Mas isso foi há 10 anos, e agora tudo mudou. Vou ficar acho que só uns três dias, então meu tempo será restrito, e nosso hotel é "perto" da Recoleta/Palermo. O que vocês sugerem?

Sou fã das cafeterias de BA... em Palermo:

Cafe Registrado

Costa Rica 5901 (esquina c/ Ravignani)

Todos os dias de 8h as 20h

http://caferegistrado.com/about

Full City Coffee House (Melhor cappuccino)

Thames 1535

Lobo café 

Honduras 4730 (Próximo da praça Arménia)

Todos os dias 8h as 21h

Lab Cafe

Humboldt 1542 (melhor coado)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Daniel, anotado! Acho que não vou conseguir ir em todas, mas quero visitar pelo menos umas duas. E também trazer café torrado. Pelo câmbio será que vale a pena pensar em trazer alguma tralha de café?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, LUW disse:

Obrigado Daniel, anotado! Acho que não vou conseguir ir em todas, mas quero visitar pelo menos umas duas. E também trazer café torrado. Pelo câmbio será que vale a pena pensar em trazer alguma tralha de café?

Fora pacotes... acho difícil... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não que eu esteja precisando de mais tralha, mas sabe como é... :P

Melhor assim, menos gasto. Se conseguir comprar cafés diferentes já vou ficar louco de feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luw, estive lá por volta de agosto do ano passado e dessas cafeterias citadas por Daniel só não conheço a Lob Café, mas tanto o Café Registrado como a Full City são bem equivalentes, a diferença basicamente entre uma e outra é que a primeira tem uma variedade maior de cafés mundiais, cuja proprietária é uma venezuelana muito simpática (representante das máquinas Slayer para a América Latina) e a segunda só trabalha com cafés colombianos (a proprietária é colombiana e os atendentes foram super simpáticos comigo), achei essas as melhores que visitei entre tantas outras de BA.

Quanto ao Lab Café achei os cafés mais voltados para a linha da 3ª onda, o que, à época,  não apreciava muito, além de não ter gostado muito do atendimento que lá recebi. 

Gostei também da The Coffee Store de Bariloche que é uma franquia que se propõe a ter uma carta mundial de cafés, achei as bebidas bem honestas. No entanto, já a que visitei em BA não gostei. Achei muito mais fraca do que a de Bariloche.

Antes que me esqueça, tem várias fotos nas mensagens que postei mais acima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi as fotos Murilo, e quero se possível, visitar todas. Porém o meu tempo vai estar meio apertado, e ainda não está certo onde vamos ficar. Se ficarmos mais para o lado de Palermo acho que vou em todas, mas se ficarmos mais pro sul aí dificulta um pouco e vou ter de escolher.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As melhores estão em Palermo mesmo (Café Registrado e Full City), a Lab Café também, apesar de não ter curtido muito a visita que fiz por lá.

Os melhores restaurantes em termos de custo benefício também estão por lá. Recoleta é um bairro muito bonito, porém, mais residencial. Se quiser ter mais opções de gastronomia por perto Palermo é uma opção melhor.

Mas é muito fácil se deslocar em Buenos Aires, como você já deve saber. Utilizei muito o cartão de transporte SUBE (que serve para ônibus, metrô e trens), achei bom ter um em mãos e utilizei muito o Uber que havia chegado há pouco tempo na cidade para me livrar dos taxistas mais espertos de BA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, um amigo foi recentemente e reclamou um monte dos taxistas, por isso queria tentar ficar em local "mais a mão". Fora que, gostei MUITO de andar a pé pela cidade, então estou tentando ficar mais para os lados de Palermo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Estive em Buenos Aires agora no mês de Julho e acho que deu para conhecer algumas cafeterias bem legais. Infelizmente, fui apenas um dia a Palermo e não deu para conhecer outras que estavam marcadas e já comentadas aqui, como a Full City Coffee House. 

As que eu visitei foram:

  • La Motofeca
  • Negro Cueva Coffee Roasters
  • Barrio Cafetero 
  • All Saints Coffee
  • Padre Coffee Roasters
  • Cafe Registrado

As quatro primeiras ficam no centro. O destaque vai para La Motofeca: eles tem três cafés diferentes e torra todos os dias, mas para tomar no espresso apenas um disponível, mas eles mudam de dia para a dia, então vale ir em dias diferentes. Assim que cheguei na cidade, passei na cafeteria e uma torra estava acabando. Pude conversar com o mestre de torra, mto gente boa e, dias depois, ele fez uma torra um pouco diferente, para realçar o corpo do café Peruano, que trouxe para casa.

 

1lrM9J9.jpg

5PUartb.jpg

 

A Negro Cueva também é boa, atendimento de primeira, mas eles só trabalham com um único grão, do Peru. 

8DK6bfb.jpgZ1W3KD6.jpgXowa7sz.jpg

All Saints tem um bom espresso e um bom chocolate (mas foi  único lugar que provei rs). O ponto negativo é que não há grãos para levar, apenas para servir na hora. 

10iXCPo.jpgboipKpN.jpg

Xz7uzhr.jpg

Não tinha ouvido falar da Barrio Cafetero, mas passando e olhando uma das galerias na Florida, achei legal e arrisquei. O barista foi bem maneiro. Ele me mostrou uma lista de cafeterias que tinham indicado para ele conhecer em São Paulo. Coloquei algumas do Rio e deixei meu contato com ele, para quando ele vir no Rio, tomar uns cafés com ele. 

Em Palermo*, tem várias opções e eu tive que escolher duas. Das que eu vi, a Padre Coffee Roasters é a melhor avaliada no TripAdvisor. É que eu tinha mais expectativa. Fui logo pela manhã, mas foi a pior de todas. Achei o pessoal meio grosso, eles estavam preocupados em que eu sentasse na mesa, mas eu queria saber mais informações sobre os cafés da casa, etc. Para piorar, o espresso estava mal tirado. Foi o pior espresso que tomei em Buenos Aires. Pelo menos, o capuccino estava bem bom.  

YsicVMW.jpgnY9eryv.jpg

Já a Cafe Registrado é excelente: dessas que eu fui, a única com duas opções de grão na hora para espresso. O barista bem maneiro, me ajudou a escolher entre eles e levei uma outra opção para casa. A visita aqui vale sem dúvida: lá tem uma máquina Slayer! Deveria ter pedido para tirar meu espresso :D 

 

HJwZqhD.jpgjSGyTAI.jpgZqyNkpk.jpg

* Off-topic: se estiver em palermo e gostar de parrilla, sugiro a Don Julio (dependendo da hora, tem de fazer reserva) - que carne excelente, melhor que comi em Buenos Aires. Fica bem próximo da Padre, mas conforme meu relato, recomendo andar um pouco mais e vá no Café Registrado :lol:

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande relato! Mas olha, se for pagar 50 pilas em café importado que não temos acesso aqui, acho que vale trazer uns 3 ou 4 pacotes. Vou no começo de setembro e vou ficar em Palermo. Como vamos ficar uns 4 dias, acho que vai dar para visitar bastante coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive em Buenos Aires em Outubro de 2018, e pude conhecer algumas das cafeterias indicadas aqui, e mais algumas que encontrei pesquisando pelo Instagram.

Dentre elas, pela ordem de preferência foram:

 

- Coffee Town: Maior variedade de grãos que já vi em uma cafeteria, cerca de 35, além de vários acessórios e equipamentos não encontrados no Brasil) (apesar de oferecer infinitos métodos e varidades, a torra deixou um pouco a desejar)

 

- LAB Tostadores: A melhor qualidade em filtrados que provei na cidade, cafés de torra clara, fresca e ótimos baristas. O atendimento é mais despojado, lembrando cafeterias grandes como Starbucks. O ambiente é muito moderno e a localização é excelente.

 

- All Saints: Possuia somente uma variedade disponível - Guatemala - mas de excelente qualidade. Ao contrário do que o amigo comentou anteriormente, quando visitei haviam pacotes para levar, inclusive me arrependi de ter trazido somente um, pois era magnífico.

 

- Full City Coffee House: Fui visitar com grande expectativa e tive uma certa decepção - com o intuito de tomar o café da manhã e fazer uma refeição - o atendimento foi muito ruim, além de demorado em todas as etapas (entrega do cardápio, saneamento de duvidas, entrega dos cafés, entrega das comidas). Somado a isso, não me agradou o filtrado (Kalita) que pedi, além da torra escuríssima (não é a minha preferida), acredito que foi super-extraído. Talvez a especialidade da casa fossem os espressos, e por isso, apesar dessa visita, daria mais uma chance para visitá-lo.

 

Para quem tiver interesse nas fotos (dessas citadas, e outras) e mais dicas de cafeterias nacionais e estrangeiras, convido a conhecer a minha página no Instagram: @the_coffeeholic

 

45a4acd43a29ffac45ce9029e2212de4.jpga6c9b74e9eeebd1c76c579457a9fef3a.jpg55bf289252cab2d6c3839788b843837a.jpgad118f0da77d299fc034659745ab78c1.jpg

 

 

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

 

  • Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...