Ir para conteúdo

Torradores


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Hoje dei uma mexida no meu projeto de torrador de leito fluido. De posse de algumas peças essenciais, testei a carga máxima de café verde. A depender do nível de fluxo de ar, suportará até 300g. Penso que 200g está garantido. Ainda falta um detalhe aqui e outro ali, mas a coisa já tá caminhando. Está ficando bem bacana.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Encontrei meu primeiro obstáculo. O fluxo de ar gerado pelo soprador não dá sequer para movimentar poucos grãos. Quanto mais muitos. Testei com um inflador e foi melhor. Mas, isso ensejará além de custo maior, mais trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando ao projeto de fluid bed, Tive que fazer várias modificações e acrescentar mais umas peças. Parece que agora vai vingar, mas, se não rolar com o equipamento de fluxo de ar que está nele, vai ter que aumentar de tamanho, uma vez que a outra peça (fluxo de ar ainda maior, com um motor de 750W) vai tornar imperativo que o torrador seja maior. No momento, está lá em casa aguardando secar o silicone que pus para vedar bem a parte de entrada de ar, para que seja possível que o ar, na saída, saia com uma pressão maior, suficiente para jogar os grãos para cima. Ainda espero, para poder testar efetivamente, a chegada de uma peça, que, estimo, acontecerá em uma ou duas semanas (via pac). Por ora, 200g ele aguenta bem (dá umas 198 a 171g torrado).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei uma vez em fazer algo bem compacto, que seria acoplado somente na hora de torrar, na saída do aspirador de pó. Meu aspirador inclusive tem controle de velocidade do fluxo =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considerei isso tb Sérgio. Mas, como pretendo fazer para vender, não rola essa abordagem. É uma coisa que pode dar errado na hora do uso.

 

Obs: a vedação ficou boa. Silicone de alta temperatura, embora seja área que não esquenta.

 

Estimo que mais dois meses até ficar pronto.

 

Mas antes já vai estar funcional. Acho que semana que vem testo o fluxo de ar já na versão final. O que vai demorar é que tive que importar umas peças que vou usar para conectar os sensores.

 

Aqui estava proibitivo. Coisa de mais de quarenta reais de diferença, mesmo com o dólar nas alturas. É o tal da cobiça Brasil (o cara quer lucrar abusivamente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Galera, acabei de ler todo o tópico,muita informação, só coisa boa. Tinha postado sem ler o topico todo, voltei e fiz a lição de casa. heheh

Estou chegando no fórum por agora, e tenho torrado usando o famoso bolinha e estou querendo entrar nesse mundo dos torradores. kkkkk

Queria deixar meus parabéns para o Guilherme ta mandando ver nos Torradores, bom demais ta profissional os projetos vale a pena o investimento, e vendo seus projetos, sou desse tipo professor pardal, kkkk estou pensando, sera que teria como adaptar um cilindro parecido com o do behmor, em um forninho elétrico sem muitas modificações complexas ? Que de para fazer uma torra bem homogenia de pouca quantidade máximo de uns 300g?
Teria alguma dica de algum forninho que de para fazer essas adaptações ?

 

Obrigado e parabéns de novo pelos torradores!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim leonardo.

Era o que fazia com o philco rotisserie (que é um bom ponto de partida, embora seja um forno mais caro). Sugiro fornos de 32 a 40 litros para o tambor do behmor.

 

 

Voltando ao meu projeto atual - fluid bed - hoje arranjei uns minutinhos para mexer nele. Já tenho quase todas as peças e arranjei um bom encaixe para o reservatório de grãos (onde acontece toda a mágica). Estou esperando apenas chegar uma pasta cerâmica que encomendei para fixar o sensor e tampar eventuais espaços que possam sair ar por baixo do café. Vai demorar um pouco mais, mas está ficando muito show.

 

 

Enquanto isso, também estou desenvolvendo o meu outro torrador de prova - STC DUO. Estou cotando com algumas empresas, mas ninguém quer pegar serviço pequeno. Desta vez, ou faço tudo com corte a laser e dobra, sendo o trabalho daqui só de montagem, ou vou abortar esse projeto. Fiz o possível para baratear ao máximo o custo, usando aços estruturais só onde é necessário e deixando o torrador mais leve. Eis uma foto do bichinho:

 

 

18307702984_511f8144ea_c.jpg

 

 

18924953652_38677c460b_c.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos às atualizações.

Bom, hoje fechei o orçamento do protótipo do STC DUO. Foi realizada apenas uma alteração na tampa traseira. Fiz um corte quadrado para facilitar a instalação de ventoinhas ali e o acesso à parte traseira para fixação da carenagem da parte eletrônica no corpo do torrador. Não ficou barato. Mas também não ficou excepcionalmente proibitivo. A vantagem é que, quando ficar pronto, o trabalho maior vai ser a montagem (não vou ficar tendo que fazer cortes em casa ou soldas demasiadas) A única solda que estimo terei que fazer será no tambor (mas talvez nem seja necessária). Vai dar um trabalhinho montar, porque economizei ao máximo nos parafusos, aproveitando furos para fixar mais de uma peça. Não sei se foi a melhor abordagem (porque vai dificultar a montagem), mas sob o aspecto de economia em número de chapas, foi essencial.

Como disse, desde o início desse projeto, meu foco principal foi a economia e a facilidade de produção.

Ficou bem pequeno. Coisa de 28cm de altura, por 31 de largura, por 15 de profundidade. Vai ficar fácil guardá-lo dentro de um armário. O peso estimado é em torno de 4,5, 5kg. Parece maior na foto. Tentei deixar acessível o interior do torrador (pela lateral direita), bem como projetei até uma bandeja para retirar as películas que caírem no interior da parte responsável pelo aquecimento. Bom, agora é aguardar as peças serem feitas e remetidas, torcendo para que dê tudo certo.

 

Enquanto isso, aguardo também a chegada de um componente do fluid bed (estou fazendo dois protótipos simultaneamente). Ontem peguei a caixa que vou usar de base. Uma coisa que não me agradou muito foi que grande parte metálica responsável pelo aquecimento ficará externo. Culpa da minha economia em tamanho (quis fazer o menor possível e exagerei um pouco na base). Mas, por outro lado, também ficará bem compacto e, estimo, será um bom torrador para até 200g de café verde.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal. Realmente o protótipo sai caro. Para baratear, só se rolar produção em massa. Só tenho uma retificação: a altura vai ser um pouco maior, porque eu tenho que dar um espaço para que o fundo do torrador (justo a peça mais quente) não encoste em nada. Então, estimo coisa de 35 cm de altura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Guilherme.

 

Andei vendo os tópicos do Philco, achei no fórum, é um projeto bem bacana, to vendo de monta um pra mim.

 

Esse seu novo modelo parece ficar de um tamanho bem bacana também.

Parabéns de novo pelos projetos.

 

e Obrigado pelas dicas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, consegui arranjar uns 30 minutinhos para mexer no fluid bed, enquanto aguardo as peças que projetei para o STC DUO serem remetidas para mim (já foram cortadas a laser, mas a dobra está demorando um pouco mais do que eu esperava....).

 

Voltando ao fluid bed, está ficando bem legal. O que fiz hoje: furo e instalação do tubo do sensor de grãos; fixação da peneira que não deixa os grãos passarem do ponto mínimo do funil. Iniciei a colagem do vidro temperado (recipiente onde ficam os grãos durante a torra) no funil. Mas, a abordagem que tinha pensado para fazer essa fusão entre os dois materiais não se revelou a melhor estratégia. Resultado: uns 40g de um cimento cerâmico super caro jogados fora. Já identifiquei o que errei e na próxima tentativa vai dar tudo certo.

 

Quanto ao sensor, não poderia ter feito abordagem melhor. O lugar que instalei serve também para manter a peneira inferior no lugar. Em razão disso, só precisei usar um arame de amarração, ao invés de dois.

 

Acho que, no máximo em um mês, estarei com ambos os torradores prontos para o duelo de Cronos vs Perseu (se bem que eles não foram feitos para serem comparados um ao outro, por utilizarem métodos diferentes de torra).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gulherme, não sei exatamente como está projetando a junção funil/vidro na sua RC, mas lembre-se de considerar as diferenças nos coeficientes de dilatação entre o vidro e o metal (inox?). Não conheço esse cimento cerâmico que citou, mas talvez não seja uma boa colar com material muito rígido. Um adesivo flexível ou algum sistema de encaixe com o-ring de borracha (sem cola) pode ser mais interessante.

 

Como a dilatação do metal será bem maior que a do vidro, é importante que, ao dilatar, o metal não submeta o vidro a uma tensão maior do que ele é capaz de suportar (o ideal seria que o metal pudesse dilatar sem gerar nenhuma tensão adicional ao vidro), senão você pode acabar com um acidente como o que ocorre no final desse vídeo:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade. Valeu Mortari. Vou usar silicone de alta temperatura ao invés do cimento cerâmico.


Como não vai passar de 300ºC, não há risco de o silicone não aguentar.

 

Antes, ia prender o vidro entre dois funis de metal, mediante utilização de um parafuso longo de rosca. Mas, depois, cheguei a conclusão de que o vidro dessa forma deixaria muito mais difícil a retirada e a introdução dos grãos, ou, utilizando esse sistema, encarecimento ainda maior do produto final, porque seriam necessários dois funis, ao invés de apenas um (e o funil de inox, sozinho, passa dos R$ 40,00), para que o vidro se mantivesse fixo, mesmo com a retirada dos grãos ou sua introdução na câmara de aquecimento. Ainda bem que a primeira alocação não deu certo, porque senão seria vidro e funis desperdiçados (não tinha pensado na diferença de coeficiente de dilatação).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto à dobra das chapas do STC, o técnico me informou que entra hoje, no mais tardar, na segunda, na dobradeira. Acho que ainda leva mais de uma semana para chegar aqui. Então, o tempo que sobrar, vai para o GTC - DI VENTO 1 (em homenagem a minha ascendência italiana).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que você já tenha o funil, mas o que daria pra baratear nesse caso, e ainda diminuir o trabalho por não precisar colocar a "peneira" no fundo do funil, é utilizar uma coqueteleira de inox. Dá pra usar ela ao contrário, com a cúpula de vidro entre a tampa e o copo. Assim, a tampa (que já tem uma peneira no fundo) faz o papel de base da RC e o copo serve como tampa (teria que fazer um furo).

 

Já pensei em fazer um torrador bem semelhante ao que imagino que você está projetando, o difícil foi achar uma coqueteleira larga o bastante pra ficar compatível com o vidro de lampião. Acabei desistindo dessa ideia e partindo pra um projeto totalmente diferente, mas que por falta de tempo é possível que nunca saia do papel (ou da cabeça).

 

Um projeto que achei bem inspirador nas minhas pesquisas foi esse aqui, não sei se já viu, dá uma olhada: http://imgur.com/a/PLhHZ#0

 

Um pouco grande, mas bem interessante.

RC feita com o bake-a-round da Pyrex (impossível de achar no Brasil, mas bem comum nos projetos torradores domésticos de leito fluído lá fora).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...