Ir para conteúdo

Torradores


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Estou pensando na idéia de adquirir um torrador e gostaria de saber quais as opções disponíveis aqui e também os sites indicados pra comprar fora. Vi que na Octavio Café eles tem no site, mas ligando pra lá disseram que estão sem.

E quanto a questão da fumaça, como funciona?

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Fogo Ruivo

RZ1,

 

Boa tarde.

 

Com relação aos torradores convencionais..... bolinha, cilindro..ditos " fogo no pé" produzem fumaça porque chamuscam os grãos.

Prefira os por convecção.... pipoqueira elétrica, fornos elétricos que possuam ventoinha, e no e-bay - Irost II, Fresh rost SR500 ou Nesco Roaster. ( Todos são bons e "baratos" )

 

Tenho feito torra de forno a gás e os resultados estão excelentes. Também faço na bolinha na chama do fogão e produzo muito pouca fumaça pois giro ela a umas 3 rotações por minuto em fogo baixo/médio por 13 minutos. Fica show! (Pouca fumaça mesmo)

 

Mas se vc estiver disposto a gastar mais, o Márcio tem uma Quest... fala com ele para ver onde comprou.

Ou entra no e-bay e coloca na pesquisa " coffee roaster " que vai aparecer mais 2 modelos profissionais para uso doméstico, mas para vir para cá ficará por mais de 2.000,00.

 

 

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi.

 

Opções baratas:

 

- Torrar no forno, conforme o Ricardo contou;

- Torrar na pipoqueira elétrica, há vários tutoriais na Internet, a maioria em inglês. Dá para adicionar um controlador de temperatura e outro na ventoinha, para controlar o fluxo de ar e aumentar o tempo de torra. Claro que as modificações acrescentarão custo.

 

Opções prontas:

 

Puro leito fluidizado (só ar quente para movimentar e torrar os grãos):

 

- I-Roast 2, custa USD 189-220 lá fora. Infelizmente é meio difícil de encontrar, eles fabricam um pouco e param, não entendo.

- FreshRoast SR-500.

 

Tambor:

 

- Behmor (USD 300);

- Hottop (de USD 820 a 1000, são 2 modelos);

- Quest M3;

 

Posso dizer mais do Quest M3 que comprei. É direto da fábrica de Taiwan, o preço recente que me foi passado é:

 

"Now M3 is FOB KHH USD 965.

Freight cost by EMS is USD185 per standard M3 delivered to Brazil."

 

Ou seja, chegará pelos Correios, acima de USD 500 tem que usar o Importa Fácil. Eles não aceitam Paypal, tem que fazer uma transferência bancária que além de uma pequena porcentagem (acho que algo em 3%) paga uma taxa fixa de 100 dólares. Ao menos foi o que paguei no Banco do Brasil, que facilita esse "wire transfer" online sem ficar pedindo documentação demais.

 

O Quest M3 é um mini torrador elétrico. O tambor é sólido, gira em aproximadamente 60 RPM (a versão nova deles tem controle de rotação também do tambor, não sei o quando mais rápido ou mais lento), e o fluxo de ar é controlado pela velocidade do ventilador que puxa o ar pelo fundo do forno. O calor é fornecido por duas resistências elétricas sob o tambor, também controladas por um potenciômetro.

 

O torrador tem dois furos para termômetro ou termopar, um no qual se mede a temperatura da massa de grãos, outro no qual se mede a temperatura do ar no tambor. Eu também uso mais um sensor num parafuso e que fica posicionado bem perto do tambor, mas na parte de fora.

 

Consigo fazer torras de 100 a 250 gramas, mas o ideal é algo entre 150 e 200. Dá para fazer torras de 12 a 18 minutos, mas nunca experimentei estender tanto o tempo (para isso o ideal é deixar o fluxo de ar bem baixo).

 

Tem muita informação no site do Sweet Maria's. Ele está vendendo o Quest M3 nos EUA por USD 1200 mas no site da torrefação dele.

 

Infelizmente não temos opções no Brasil em estoque. Já questionei a empresa da Quest e da Hottop sobre preços FOB para importar e revender e é meio absurdo, não há praticamente desconto. Fazendo as contas, seriam produtos para vender por mais de 3 mil reais...

 

Se alguém tem espaço em casa, a Atilla fabrica um torrador razoavelmente pequeno de 2kg (o de 5kg tem apenas o tambor mais comprido). Deve ser algo na faixa de 7 mil reais...

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Fogo Ruivo e Márcio.

Neste meio tempo lembrei que no antigo fórum tinha várias dicas sobre torra, antes passava batido por não me interessar pelo assunto. Acabei dando uma olhada no site que mostrou. Vi que na Invalsa tem o I-Roast2 por USD 269 (pelo valor fica mais fácil de importar) e o Gene Cafe Programable (350g) por 550.

Esse que você tem (Quest M3) quem sabe num futuro se eu gostar da brincadeira e achar que vale a pena, mas no momento acho um investimento muito alto para quem não entende nada do assunto como eu.

Entre os I-Roast2 e o Gene tem muita diferença de qualidade? Não me preocupo muito com a quantidade, pois o meu consumo é pequeno normalmente.

 

Achei o I-Roast neste site, mas não me pareceu nada confiável e também só tem em 110V.

 

http://www.shoppaulista.com.br/catalogo/produtos.phtml?qy2=kLYVdSZmNISnZaSFYwYnowek5UazU=

 

 

http://www.shoppaulista.com.br/catalogo/produtos.phtml?qy1=gkYVdSZmNISnZaSFYwYnowek5UazM=

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, legal, tem o 220V em estoque na Invalsa. Um pouco mais caro, o 110V costuma ser 189, mas está em falta.

 

O de 269 dólares, mais frete, mais impostos, deve chegar a 900-1000 reais... smiley_sad.gif

 

Se ainda que só provar, de repente vale a pena tentar forno, pipoqueira etc.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores,

 

Andei conversando bastante com o Márcio a algum tempo atrás sobre torra. Naquela época, me interessei pelo Iroast2 e o Behmor 1600, porém decidi pelo último e não me arrependi. Para o meu nível de conhecimento, este possui bons recursos e me oferece torras, pelo menos ao meu ver, de boa qualidade. Estarei postando posteriormente um vídeo.

Ressalto que este possui limitações importantes, uma delas sendo problemas com a uniformidade da torra a partir de 250g de café por vez.

 

Saudações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo,

 

se vc quer torrar em casa, uma pipoqueira elétrica te atenderá muito bem.

Custa uns R$80 e é assim que eu tenho torrado meus cafés.Vale a pena.

Vc pode com o tempo até querer pular pra um torrador mais avançado, mas duvido que uma vez dominada a técnica da pipoqueira vc a abandonará em definitivo.

Repetindo, custa cerca de R$80 uma pipoqueira e torra o seu café em cerca de 4 minutos.

O mais difícil é conseguir café verde (cru) de boa qualidade pra torrar :)

Valeu

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O I-Roast aqui pra mim deve chegar por mais de 1.110 devido ao ICMS que incide sobre o total já somado com o imposto de importação, imposto sobre imposto...

Olhei alguns poucos vídeos com pipoqueira e vi que faz bastante sujeira.

Preciso ler muito mais sobre o assunto ainda.

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Fogo Ruivo

RZ1,

 

Compra a pipoqueira da Mondial, que é uma gracinha e acrescenta 2 potenciômetros, um para fluxo e outro para temperatura.

Para não fazer sujeira, é simples..... coloque no bocal do plástico superior uma capanga daquelas de pano, que servirá de depósito para as películas.

 

Te falo uma coisa, como só se torra de 100 em 100 gramas por vez, a sujeira é mínima ok?

 

Você vai gostar muito dos resultados.

 

Passei um e-mail para a Isabela Raposeiras sobre esses questionamentos de torra, e ela disse que se for para se aproveitar o que tem no brasil para torra doméstica, ela sempre aconselha a pipoqueira, pois ela já fez experiências e gostou muito.... e olha que é uma das melhores baristas mundiais.

 

Faz o teste.... vai se surpreender.

 

Abraços

 

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, uma das melhoras baristas mundiais...

 

Modificações para a pipoqueira ficar decente:

 

- Aumentar a câmara com um tubo de metal (dobrar o comprimento já deve ficar legal) ou melhro ainda, com algo transparente. Eu usava na minha um vidro de lamparina, mas não ficou bem encaixado;

- Fazer uma chaminé com corrugado de papel e alumínio. Na C&C tem vários diâmetros e vendem sem o kit completo de chaminé para gás. Se direcionar a chaminé para uma recipiente fica fácil coletar as películas. Também é possível fazer um coletor na boca da chaminé, semelhante ao que existe no I-Roast e semelhantes.

- Controlar a potência da resistência. Não é um mero potenciômetro, tem que ser algum dimmer de chuveiro por exemplo, pois a potência é na faixa de 1000W. Eu usava o produto "Termobanho". Também pode-se montar um controle PID.

- Controlar o fluxo de ar. Normalmente o soprador da pipoqueira está em série com uma resistência de deixa aproximadamente 18V sobrando para ela e logo depois tem um retificador. Ou seja, dá para desligar essa resistência, arrancar o retificador e usar uma fonte variável de 0 a 30V ou de 5 a 24, algo assim.

 

O mais chato é o começo da torra - se quiser fazer um volume um pouco maior, teria que movimentar os grãos manualmente até que o fluxo de ar de conta de agitá-los. E depois é possível diminuir o fluxo de ar e continuar agitando.

 

Mas, se não quiser fazer um volume maior, basta o vidro (para o café não pular para fora e para ver a cor), a chaminé, o controle de potência e o de ar.

 

Abraços,

 

Márcio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Fogo Ruivo

Ô Carneiro....hehehe

 

Então me quebra um galho, coloca o link aí para mim do dimmer e do potenciômetro do fluxo para eu já ir amadurecendo a idéia..... a pipoqueira é a Mondial.

 

Outra coisa:

 

Vc acha que é necessário controlar temperatura mesmo? A torra em 5 minutos já não fica boa? porque controlar essa temperatura? Não poderia ser no olho?

 

outra coisa:

 

Para que dobrar a câmara? Em quantidade suficiente para não precisar agitar com a mão precisa de aumentar a câmara?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa.

 

São sugestões de modificação mas não são essenciais. Pode-se começar sem modificar nada, e aprender... O vidro e a chaminé é pela praticidade. Mesmo pouco café costuma pular para fora da pipoqueira no final da torra.

 

O termobanho é isso:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-207275057-thermo-banho-controlador-de-temperatura-para-chuveiros-_JM

 

Caveat emptor!

 

Não tenho link específico para a fonte variável, mas é possível mandar fabricar. Comprei fonte de 5V da empresa Tecnotrafo, eles têm um catálogo grande de fontes, transformadores, etc.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Márcio.

 

Esta semana chegou o meu I-Roast2, ainda não testei nem pra ver se está funcionando, pois chegou mais rápido do que pensava. Já fui atrás dos grãos, agora é esperar eles chegarem e começar a brincadeira. O que mais me chamou a atenção foi o fato de não terem me cobrado nada de impostos, acho que vou jogar na mega e ver se minha sorte continua. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conhecia essa linha de torradores 'caseiros', somente essas com cara de locomotivas!! rsrs

 

O que me dizem desse modelo da Nesco: http://www.walmart.com/ip/Nesco-Pro-Series-Coffee-Bean-Roaster/14642763

Ao meu olhar amador me parece uma pipoqueira turbinada, e só...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa e Márcio.

Sim, comprei o 220V na Invalsa. Agora é testar e com a grana economizada dos impostos investir em café. Já fiz uma encomenda na Unique, legal que tem direto no site e ainda pode pagar com cartão.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não conhecia essa linha de torradores 'caseiros', somente essas com cara de locomotivas!! rsrs

 

O que me dizem desse modelo da Nesco: http://www.walmart.c...oaster/14642763

Ao meu olhar amador me parece uma pipoqueira turbinada, e só...

 

O nesco é considerado por muitos o melhor torrador para os amantes das torras mais claras.

Ele demora mais que o normal pra torrar os grãos,permitindo um maior controle entre o primeiro e o segundo crack.

Ele é totalmente desaconselhado para torras escuras.

Ele não é um pipoqueira turbinada, ele tem um agitador de grãos que faz a torra ficar bem homogênea, tem o coletor de "cascas" e a sua resistencia é de 800W (diferente da pipoqueira que normalmente é 1200W)

O projeto original dele era o torrador "Zach and Dani's".

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa e Márcio.

Sim, comprei o 220V na Invalsa. Agora é testar e com a grana economizada dos impostos investir em café. Já fiz uma encomenda na Unique, legal que tem direto no site e ainda pode pagar com cartão.

Abraço.

No final ficou quanto?

Aqui em Goiania tb é 220V

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No final ficou quanto?

Aqui em Goiania tb é 220V

Valeu

 

Produto, frete e seguro deu em torno de 350 dólares. Na fatura saiu por 621 reais por causa do iof. Minha sorte foi passar direto sem cobrança de imposto, caso contrário a conta seria beeeem salgada.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bom é que eles mandam por USPS, né? Provavelmente pagaria 350 reais de imposto se colocarem o frete, mas muitos pacotes só colocaram o valor do produto, aí seria até menos. Ao menos aqui em Sampa, não cobram ICMS.

 

Agora, se chegasse de Fedex/UPS/DHL, aí seria praticamente dobrado o valor pelos impostos.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O bom é que eles mandam por USPS, né? Provavelmente pagaria 350 reais de imposto se colocarem o frete, mas muitos pacotes só colocaram o valor do produto, aí seria até menos. Ao menos aqui em Sampa, não cobram ICMS.

 

Agora, se chegasse de Fedex/UPS/DHL, aí seria praticamente dobrado o valor pelos impostos.

 

Márcio.

 

Sim, mandam por USPS. Aqui ainda pagaria o ICMS, acho que mais uns 200 e pouco. O normal é cobrar o imposto de importação sobre o produto mais frete. Depois o ICMS eles cobram sobre o somatório de tudo, vira uma bola de neve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero saber das torras!!! :D

 

Torras? Que torras? :P

Os grãos devem chegar nos próximos dias, daí se tiver tudo funcionado eu conto como ficou. Por enquanto só tirei da caixa uma parte pra ver se o vidro veio inteiro, o resto ainda nem olhei. Se demorar muito pra chegar vou fazer o caminho inverso e usar como pipoqueira. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo,

 

Eles disseram taxativamente que o produto não torra de forma homogênea "out-of-the-box" como eles costumam dizer. Para obter uma torra homogênea seria necessário usar algum método para mistura dos grãos, ou uma colher, ou sacudir o torrador, ou mesmo retirar a jarra e agitar os grãos.

 

Eu penso que se é para pagar R$500,00 ou R$ 600,00 em um torrador para ter que mexer de colher é melhor comprar uma pipoqueira de R$ 90,00 e fazer as adaptações.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...