Ir para conteúdo

Torradores


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Pagamos 300 dólares australianos pelo torrador + 127 dólares australianos de frete.

Fora os impostos que só quando chegar pra saber quanto vai dar...

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o projeto nao sair, o jeito vai ser investir no behmor. 299 no invalsa fora o frete.

 

O problema é que a empresa que faz o Behmor é muito fraca, desde o ano passado eles não produziram novas unidades do Behmor para o mercado americano. O Behmor está esgotado desde o ano passado.Era pra ter saído em março, depois foi pra abril e já estamos em maio e nada.Vc não encontra em lugar nenhum e quando encontra, ou o preço está acima da tabela (lojas do Canadá) ou ele é refurbished. Demos sorte de encontrarmos em 220V e modelo novo (2012) na Austrália. As lojas que enviam para o Brasil com preços legais são a Morecoffee e a Invalsa, só que nas duas, não tem estoque do Behmor, está esgotado.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a Behmor mandaria as peças sem problemas. Não deve ser difícil dar manutenção no bicho, só é um pouco apertado a parte na qual a eletrônica e motor ficam.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, já tô desistindo hein...ainda mais que já gastei uma boa grana esse mês com a Mypressi. Acho que upgrade agora só lá para Agosto e olhe lá.

 

Vou ficar na pipoqueira Mondial mesmo e na panela de vez em quando. Já tá de bom tamanho.

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston,

 

Falei com o Sr Walter do Torrabem e ele disse que já possuem um torrabem com motor elétrico para girá-lo.

 

Falou que pode adaptar o termômetro tb na lateral com a agulha pegando na massa de grãos.

 

Só não pode mexer no tamanho pois a resistência é sob medida para atingir 1000W com máximo de 180 graus.

 

A vantagem é que a resistência fica no centro envolvida por uma camada protetora e nunca toca os grãos.

 

As paredes possuem agitadores para os grãos e ele garantiu que nesses 30 anos que existe a torra sai muito uniforme e excelente.

 

Disse ainda que a parte de fora é isolada e não esquenta o usuário.

 

Tamanho de 3 litros.

 

Preço: Aproximadamente 500 reais.

 

Vantagem: Torra desde 100 gramas até 3 kilos para presentear alguém por exemplo.

 

Acredito que podemos pedir para colocar um vidrinho temperado na lateral para observarmos a cor da massa.

 

O que acha....... bacana não? Por quinhentim....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entao o legal seria eles emprestarem para algum membro fazer um review. O nosso mercado é muito promissor e nosso clube fo café ta cada vez mais de respeito... Hehe

Abs

E eu quero um bom torrador e que seja acessivel para muitos que tenha interesse.

Abs e valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston,

 

Nos foruns estrangeiros o pessoal usa uma terminologia interessante, chamada de WAF.

 

WAF = Wife Approval Factor.

 

O WAF desse torrador, no caso, é bem proximo de zero. :D

 

Abracos,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

No passado mantive contato com a empresa coreana que produz o torrador

para representá-los no Brasil. As conversas não foram muito além pois eu declinei devido ao minúsculo mercado de torra doméstica perante os compromissos grandes quanto a quantidades a serem importadas anualmente. Ainda assim eles demonstraram grande interesse. Por fim desisti inclusive de trazer algumas unidades para testes e treinamento de manutenção para efeito de garantia.

 

Feito esta introdução, e observando a busca por um torrador doméstico pelos membros do clube, se reunirmos uns 6 interessados, poderei retomar o contato e tentar viabilizar a importação de um pequeno lote.

Apenas como estimativa, creio que pode-se ter um Genecafe importado oficialmente por algo entre U$ 600 e U$ 700, sendo 2/3 adiantados e o restante a ser pago quando do desembaraço aduaneiro. Há de se acrescentar também o frete do Rio de Janeiro para a cidade do comprador. Porém será sem garantia local. Nos EUA está por U$ 515 nas lojas especializadas. Somado a uns U$ 80 de frete para o Brasil e imposto de importação de uns U$ 300 ( no caso do vendedor concordar em descriminar um valor inferior à U$ 500), sai por quase U$ 900 importando de lá. E ainda tem os 6,38% do IOF sobre os valores da mercadoria e do frete.

 

A vantagem é que teríamos o custo de distribuidor para o equipamento. Este é o link para o site oficial http://www.genecafe.com/

 

Quem se interessar me mande um email.

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Cara, a história do imposto da loteria pegou. Hehehe

 

Alex traz outra opção, caso o torrador do clube não saia. De qualquer forma, há ainda entre os membros do clube aqueles que gostariam de comprar café torrado, mas não querem um torrador, como eu.

 

Além de comprar café (grãos torrados) com o Alex ou outras cafeterias, eu toparia comprar de algum dos meninos que torrasse aqui em Sampa, rachando o custo do grão verde (apesar do meu consumo ser pequeno).

 

Um abraço

 

Ana Maria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma opção é ter a opção de pagamento parcelado no pagsegyro ou mercado pago. Creio que se sair este valor e podermos adiantar uma entrada para o Alexandre e o restante via mercadopago, acho que facilitaria e muito para os membros pois chuto este torrador num valor de 1500 reais por ai. Ex. Entrada de 300 reais e o restante financiado no mercadopago e sendo assim talvez viabilize para muitos do clube, pois nem todos podem pagar o valor a vista, porem mesmo pagando os juros viabilizaria a compra.

Bom eu tenho interesse. Hehe ja tem 1.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também enviei mail a Alexandre manifestando interesse.

Alguém saberla dizer qual a capacidade de torra (mínima, máxima e ideal) ?

Se têm como torrar com perfis predeterminados ou é mudando a temperatura manualmente ?

Pode ligar a PC para usar SW de torra ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, também topo 1 caso seja a maioria no clube, mas me diga, e o Fresh Roast SR500?

 

Cara....assisti quase todos os reviws dele e achei muito interessante pelo custo, motivos:

 

1 - Torra até 150 gramas ( Mais que na pipoqueira)

2 - Mais uniformidade

3 - Controle de temperatura baixa, média e alta o que permite ao usuário estender o tempo de torra, deixando o café mais consistente e encorpado (Talvez seja isso que o Ruston acha que falta na pipoqueira)

4 - Controle de fluxo de ar com potente ventoinha.

5 - Opção de temporizador

6 - Cool - Resfriamento dos grãos

7 - Coletor de Películas

8 - Combina com a máquina e moedor e pode ficar ao lado deles (Linha de produção)

9 - Baixo custo - 189 doletas fora o frete 54 doletas

10 - Fácil limpeza e manuseio.

11 - Ideal para torras claras, médias e escuras.

 

Cara até hoje não consigo tirar ele da cabeça..... é muito prático e cumpreo que promete.

 

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve .

Vou tentar responder as diversas dúvidas. Pela ordem... Para quem estiver com o inglês em dia, esta página de dicas do site Sweet Maria's sobre o Genecafe é bem interessante

 

Ana Maria - Coloco aqui um bom exemplo do que pode ser um torrador DIY do Clube do Café. Vejam o

no Youtube.

 

Rouston - È complicado fazer pelo MercadoPago por 4 motivos.

- Primeiro porque os 2/3 das despesas são realmente pagos antecipadamente ao embarque na Coréia do Sul;

- Segundo porque o risco cambial é razoavelmente importante na atual conjuntura econômica.

- Terceiro porque este equipamento precisaria ser antecipadamente homologado para eu poder comercializá-lo formalmente. Portanto não poderei emitir nota fiscal de venda nem oferecer a garantia legal;

Quarto porque esta seria uma única importação de supostos "aparelhos para testes" e na qual não estou prevendo lucro comercial. Ao contrário, estou imaginando apenas repassar todas as despesas aos interessados, possibilitando aproveitar a vantagem de se adquirir o torrador pelo preço de custo. Se este torrador estivesse no mercado nacional, homologado e pagando IPI e ICMS provavelmente seria vendido à vista por mais de R$ 2.100,00

 

Ricardo - O Genecafe supera todos os recursos oferecidos pelo SR500. A saber:

 

- Capacidade de torra de até 300 gramas de café por batch, sendo que para os cafés brasileiros, na maioria de seca natural, deve-se ficar aí pelas 250 gramas.

 

- Controle da temperatura da torra a cada instante, podendo ser modificado para cima ou para baixo em passos de 1 grau permitindo fazer o perfil de torra que se desejar e alter´-lo a qualquer instante. No SR500 há 3 valores de temperaturas pre determinados.

 

- Controle de tempo variável e que pode ser modificado quando quiser com o aumento ou diminuição que se deseje em passos de 1 segundo. No SR500 a um limite máximo de 9.99 minutos (que é muito para a forma de torra do aparelho) e os incrementos são sempre em passos de 6 segundos.

 

- Agitação por rotação e tombamento por eixo variado, garantindo a homogeneização da torra para todos os grãos no tambor. No SR500 o que movimenta os grãos é o fluxo de ar, que não garante uma torra homogênia, pois os grãos com maior massa tendem a ficar por baixo e mais perto da fonte de calor e os mais leves são soprados para cima com mais facilidade devido ao fato de serem mais leves e assim se afastando mais da fonte de calor.

 

- Coletor grande de pergaminhos, com saída adaptável para exaustão forçada. Veja este

a partir de 1:13 minuto.

 

Na verdade, enquanto o Genecafe usa um processo de torrefação mais próximo dos torradores convencionais de tambor, o SR500 é uma pipoqueira "tunada" e com um coletor de pergaminhos no topo. Ainda que ambos se utilizem de sopro de ar aquecido, e não a irradiação do calor por aquecimento do tambor.

 

Por fim amigo Foguinho, devo destacar que com os coreanos eu já tenho o contato e com os americanos não.

 

Mas vamos desenvolvendo a ideia e trocando opiniões.

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente pelo tudo que vi o Gene se encaixa bem... e interessante com essa ajuda do alexandre.

nao sei o que o marcio acha dele.

Alexandre entao ja temos 5 pessoas ne?

Precisamos so de mais 1 pessoa... e tb saber o quanto a gente teria te depositar, caso o negocio va para frente.

Abracos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei, não usei... :) A idéia é bem legal, é um torrador baseado em leito fluidizado, mas como ele gira o tambor não precisa de fluxo de ar tão forte e deve fazer torras mais lentas que pipoqueiras e semelhantes.

 

Alexandre, como tá a coleta de película? Conheço uma pessoa que teve um pouco de dificuldade com as películas queimando, acho que nosso café solta bastante.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, então vamos entender mais um pouquinho do SR 500.

 

Os 9,99 minutos não seria para uma torra mais longa na temperatura baixa deixando café mais encorpado?

 

Com relação a homogeneidade, não é só ir diminuindo o fluxo de ar para que os grãos mais leves se misturem com os mais pesados e entrem no meio da agitação? Pelos vídeos parecem sair bem homogêneos.

 

Outra coisa, vale 1/3 do Gene..... é bem mais em conta... mas claro temos que ponderar.

 

Alex só estou trabalhando a idéia de tirá-lo de minha lista de opções.

 

Me ajuda aí, vamos aprofundar a idéia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Vamos lá.

 

Ruston - Assim que tivermos um grupo fechado de interessados, entrarei em contato com os coreanos para definir se ainda estão disponíveis e as formas e condições gerais da venda por parte deles.

 

Bernardo - Penso em encomendar unidades com voltagem conforme cada comprador. Eles fazem em 110/120/220/230 V, mas creio que não seja de mudança automática. Por certo cada um receberia 120 ou 220 V conforme a necessidade individual.

 

Márcio - A coleta da película é a grande preocupação em todas as formas de torrefação, especialmente nas domésticas, quando pode haver distrações que desviem a atenção do operador. Também é uma preocupação maior quando se usam cafés de seca natural ou CDs, quando os grãos secos mantém mais pergaminho. Eu não tenho conhecimento de acidentes graves de incêndios com o Genecafe, ainda que possam ocorrer. Quando eu estava em contato com os caras, coincidentemente eles passaram a adotar o coletor longo como padrão, substituindo o curto que vinha standard com o torrador. Talvez para solucionar esta questão.

Lembro que no HTForum, vc mencionou que havia tido a oportunidade de usar ou ver um Genecafe em ação. Mas fiquei com a impressão que, naquela época, não tinhas muita experiência com torras para uma opinião relevante. Se vc ainda tiver contato com o proprietário do equipamento, por favor consulte-o sobre o desempenho do Genecafe e nos traga esta info que será de grande valia, ok?

 

Ricardo - 9,99 minutos na pipoqueira deve carbonizar qualquer café. Acho que este valor máximo é apenas condicionado pelo número de dígitos do display lcd do aparelho. Torras por sopro de ar quente, raramente se estendem por mais de 6 minutos.

Quanto a homogeneidade da torra, depende de 2 fatores fundamentais. A temperatura e a exposição dos grãos à esta temperatura. Quando no SR500 vc diminui ou aumenta o volume de ar soprado, você estará controlando a temperatura de forma indireta, muito semelhante a forma de funcionar de um secador de cabelos. Pode-se atingir o objetivo de temperatura, mas sem muita eficiência no controle.

No Genecafé vc controla a temperatura diretamente por termostato eletrônico, mantendo sempre o mesmo fluxo de ar, mais ou menos quente, conforme o perfil da torra desejado. Acho que só aumenta a velocidade da ventoinha durante a fase de resfriamento. Mas não tenho certeza.

Em relação ao preço, penso que está diretamente relacionado à categoria do equipamento mesmo. O Genecafe não deve ser visto no mesmo grupo de produtos que o SR500 e outros similares. Penso que é um (longo) passo adiante.

Mas isto não desqualifica o SR500 que pode, assim como a pipoqueira Mondial, dar bons resultados, ainda que com várias limitações em relação a outros projetos mais elaborados.

 

Por fim, digo que eu ainda não tive a oportunidade de usar o Genecafe, mas desde uns 5 anos atrás, quando tomei conhecimento da existência dele, fiquei bem curioso e impressionado com o conjunto de recursos oferecidos. Penso que só falta mesmo a função de programação do perfil de torrefação por sw embarcado ou com auxílio de pc. O HotTop oferece modelos com sw embarcado, mas custa o dobro nos EUA. Eu também tratei com os taiwaneses da HotTop, mas o modelo KN 8828-P que era o mais sofisticado custava FOB U$ 1.200 e mais U$ 120 de frete por EMS. Ou seja, mais de R$ 4.100,00 numa importação direta. Inviável.

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que seja possível acoplar a um PC e utilizar SW de torra.

Eu vi um video onde fazem isso num Quest.

Parece que usavam um cabo USB, uma ponta ligada ao PC a outra ponta - não lembro se tinha algum componente eletrônico intermediário ou se a conexão era direta - ao fios do termostato ou da resistência.

Evidentemente que o painel de controle do torrador era aberto para acessar os fios, mas tudo muito "limpo" e reversível.

Dessa forma o SW, através da USB, controlava a temperatura do torrador, utilizando perfis e/ou controle direto e permitindo acompanhar todo o processo direto em gráfico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei.

Era um Diedrich SR1 (não o Quest) e usa uma interface entre PC e torrador.

Mas esta tudo bem explicado e, com todos elementos na mão, parece bastante simples e rápido de ligar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...