Ir para conteúdo

Nespresso dados tecnicos


Postagens recomendadas

Bom Dia pessoal,

 

Na minha opinião a Nespresso é um produto bom. Minha "bronca" é contra a propaganda mítica. A 19 bar  ( 275,5 PSI ) a bomba não expele nenhuma gota de água. 

Eles deviam enfocar no que têm realmente de bom: aquecimento rápido 25~30s, extremamente prática, bons cafés, longa validade das capsulas,você  prepara o café e vai embora sem se preocupar nem de desligar a maquina e etc.

Detesto essa "aura de mistério magico" com que as propagandas tentam manipular os inocentes. Quando quero um café rápido com muito boa qualidade extraio dois ristretos ( 25ml ) na mesma xícara, não importando o tipo da capsula. Resulta em 50ml de Nespresso por R$3,00 com qualidade muito superior ao expresso lixo daquela bela cafeteria com sua linda e otima máquina a me cobrar R$4,80 por 25ml de um blend colombiano com grãos envelhecidos e envelhecendo no moinho. Será que eles pensam que é vinho? :D  .   

 

Abraço a Todos,

 

Pedro Freire

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

De acordo com os dados técnicos que o Pedro Freire postou acima, a Nespresso atingiria de 9 a 13 bar durante a extração.

Me disseram que as semi-automáticas de entrada e superautomáticas, inclusive as de cápsulas, têm uma curva grande, de queda acentuada, do início do processo até o final da extração, fato este que prejudica, e muito, a qualidade do café na xícara

É verdade que somente as máquinas profissionais conseguem manter o nível ideal de pressão, cerca de 9 bar, do início ao final da extração?

E quanto à temperatura, as semiautomáticas de entrada, superautomáticas e de cápsulas não conseguem manter a mesma temperatura durante todo o processo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cassiane,

 

Durante uma extração, chamam de perfil de pressão ou perfil de temperatura como essas grandezas variam com o tempo.

 

Se essas variáveis se mantém dentro de uma faixa razoável, sairá um café bom. Elas podem subir ou descer ou ficar contantes.

 

O que é importante mesmo é ter repetibilidade. Uma máquina boa é a que consegue repetir os perfis, tanto de pressão, quanto de temperatura, para todas as extrações (numa mesma moagem e dose de pó).

 

Sobre sua dúvida. Esqueça da pressão. Qualquer máquina, se não estiver com problema, terá um perfil de pressão repetível. A moagem dará a pressão máxima (e um certo fluxo). Algumas máquinas tem válvula de alívio (OPV) para limitar a pressão máxima, outras fazem uma pré-infusão com pressão baixinha. Esses detalhes não resultam em café obrigatoriamente melhor e sim mais fácil de extrair (sem canalizar).

 

Agora sobre a temperatura. Aí que está o problema! Dificilmente se encontra máquina barata que tenha perfil repetível de temperatura. Ou seja, um café sairá diferente do outro. Isso acontece porque os sensores de temperatura atuam com margem muito grande para desligar e ligar o aquecimento da água.

 

Para contornar essa limitação, observando a luz que indica quando a resistência ligou, mede-se tempo para quando começar a extração. Isso se chama surfar. Outro modo é instalar um controlador de temperatura mais preciso, chamado PID. Ou comprar uma máquina já com ele instalado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Me disseram que as semi-automáticas de entrada e superautomáticas, inclusive as de cápsulas, têm uma curva grande, de queda acentuada, do início do processo até o final da extração, fato este que prejudica, e muito, a qualidade do café na xícara

 

 

Balela. A pressão mínima é dada pelo bolo de café. Se cai demais de repente, é problema de moagem e/ou de compactação do bolo de café.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, Anita e Rodrigo: obrigada por esclarecerem minhas dúvidas, tão básicas. Depois que entrei pro fórum percebi que aprendi tudo errado no mini curso de barista caríssimo que fiz...

Quero agradecer muito a todos vocês do fórum que têm me ajudado a entender um pouco esse universo tão rico e complexo do café. Vcs são feras e super generosos!

Agora, sim, entendi o que é "surfar" na temperatura, termo recorrente aqui no fórum.

Será que vou conseguir identificar a repetibilidade e perceber diferença, ainda que mínima, entre uma xícara e outra? Paladar eu tenho, e dos mais aguçados. Agora, o negócio é treinar exaustivamente!!! Preciso urgentemente de uma boa máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais importante: temos imagem nova no perfil. \o/

 

Não abomine o seu curso. Eu mesma fiz, só que foi ótimo (e nem foi caro). :)

 

Mas é que os cursos de barismo são voltados pra área comercial (nem cogitam um de barismo caseiro - talvez devêssemos criar o primeiro curso de barismo caseiro do Brasil, ministrado pelo CdC).

 

No barismo comercial, máquina não surfa. As comerciais não precisam disso (a menos que seja um lugar que fique entre os 2 mundos: diz-se comercial, mas usa máquinas domésticas - acredite, isto existe).

 

Então ninguém vai te ensinar sobre surfar. Ou sobre filtros com pressurizador. Ou moinhos de lâminas. Isso é próprio do ambiente doméstico, mas ainda de forma abandonada. Você compra uma doméstica de entrada nas casas B. ou R. da vida, mas alguém lembra de empurrar junto o moinho? Ou vão vender um mini-liquidificador.

 

Por isto o CdC é legal. Estamos entre os 2 mundos. Ajudamos a reproduzir em casa os processos profissionais, mas com os recursos caseiros.

 

Bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ô Myiamoto, vc bem que podia fazer uma boa ação e se desapegar da sua Gaggia. Eu até pago um professor de surf pra me ensinar a surfar na máquina... oooops na temperatura! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...