Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

@viniciusdsg @Mesquita

E aí pessoal.

Recebi hoje aqui o café do Mario. Comprei do frutado e amendoado.

E pra tirar a dúvida do amargor, já tô provando do amendoado aqui.

Realmente sem amargor nenhum! Pouca acidez e um sabor... amendoado :D

Bastante honesto, gostei.

Acredito que seja uma torra full city, por aí.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Galera, sempre ouvi falar bem desse café e devo comprar uns pacotes, mas estou querendo pegar 1kg ou 1kg e meio pra diluir o preço do frete que vai sair bem caro. Se colocar no congelador e ir tirando pra usar não vou ter problema, certo?
Devo pegar amendoado e frutado pra experimentar, me corrijam se estiver errado, mas creio que como não tenho muita experiência sejam os ideias pra começar.

Ah, se tiver alguém da região de Petrópolis-RJ querendo também, entre em contato pra dividirmos o frete

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Victor, sugiro você dar uma olhada no tópico sobre congelamento de grão torrado.

 

http://forum.clubedocafe.net/topic/216-como-armazenar-o-gr%C3%A3o-torrado/

 

Sent from my Moto G Play using Tapatalk

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu ja tomei e adquiri o café do mario algumas vezes,

posso dizer que ele, alem de ser uma pessoa fantastica, o café dele é o melhor que ja provei,

o café dele é sempre "fresco", ele faz um café incrivel, hoje, eu posso dizer que foi o melhor que ja tomei(nao foram muitos, mas dos que provei aqui no br e do br), os dele sao os melhores...dentre varias conhecidas que tem por aqui no país. Lembrando que isso é  gosto, terá gente que vai discordar de mim, claro, rsrs..

Como estou meio afastado desse mundo do café ultimamente, hoje, unicamente, so possuo uma dolce gusto.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bom dia pessoal,

Procuro alguém de Minas Gerais, mais especificamente, Vale do Jequitinhonha o Mucuri (perto de Araçuaí-MG) pra dividir frete.

Já tem um tempo que estou querendo comprar mas o frete fica alto pra cá.

Quem tiver interesse, chama no PV.

Obrigado a todos por compartilharem as experiências.

Abraços

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
  • 3 months later...

Olá, galera.

Compro café do Mário há algum tempo já e sempre recomendei para quem quer um bom café com ótimo custo benefício. Até gerencio um grupo aqui na cidade onde a gente realiza pedidos juntos para diluir o frete. 

Sempre senti um problema de inconsistência na qualidade e torra dos cafés do Mário, porém nunca fui muito crítico pois quando comecei a comprar, os cafés eram menos de R$ 8 o pacote de 250g.

Porém a medida que o preço foi subindo, meu paladar evoluindo e meu método de preparo aperfeiçoando, comecei a ficar cada vez mais incomodado com esses variações na qualidade e torra.

Recentemente peguei o Família Brioschi, da edição especial. Inicialmente comprei somente um para experimentar e, depois de aprovado, comprei mais alguns pacotes em seguida. O problema é que essa segunda leva veio um café completamente diferente. Tanto o perfil da torra como o paladar do café mudaram bastante. Nem de longe me lembra o primeiro que comprei. 

O "melaço de cana" é outro café que percebi perder bastante a qualidade ao longo desse tempo. Antes era meu café preferido do Mário, hoje em dia nem peço mais. Teve algumas levas que eu literalmente joguei o café fora, pois estava realmente desagradável.

Costumo comprar vários cafés, mas o do Mário é sempre minha escolha segura quando estou sem tempo para caçar bons grãos. Porém essas variações da qualidade tem me desanimado nos últimos tempos. Alguém compartilha a mesma sensação?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz uma compra única, ano passado, de uns 5kg de café do Mario, metade Frutado e metade Amendoado.

O Amendoado gostei, bom custo benefício de verdade. Já o frutado não me agradou muito não... pelo menos para os meus tipos de preparo notei um perfil de sabor que me lembra torras que não foram suficientemente desenvolvidas. Não fiquei muito animado pra repetir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei a primeira vez em janeiro: Amendoado, Chocolate, Melaço de Cana e Família Brioschi. Gostei de todos, e estou para repetir.

Ia justamente encomendar, pelo menos, o Amendoado e o Melaço de Cana... 

Esposa prometeu a amigos que eu levaria cafés especiais para um encontro no feriado, hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 horas atrás, Diego Nunes disse:

 

O "melaço de cana" é outro café que percebi perder bastante a qualidade ao longo desse tempo. Antes era meu café preferido do Mário, hoje em dia nem peço mais. Teve algumas levas que eu literalmente joguei o café fora, pois estava realmente desagradável.

Costumo comprar vários cafés, mas o do Mário é sempre minha escolha segura quando estou sem tempo para caçar bons grãos. Porém essas variações da qualidade tem me desanimado nos últimos tempos. Alguém compartilha a mesma sensação?

Cara, pensei que era meu paladar que estava variando (ficando mais "chato") e até pode ser. Mas confesso que tinha uma certa lembrança do melaço de cana que não vem sendo reproduzida nas últimas compras. Antes eu achava espetacular, agora realmente cada vez parece ser uma coisa diferente, nem lembra o sabor de antes. É um café legal, ok, mas não é aquele sabor especial que eu reconhecia quando tomava nas primeiras compras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algo que deve ser levado em consideração: O trabalho do Mário, e de qualquer profissional que seleciona e torra cafés, inicia sempre com os grãos de café. Esses grãos de café dependem do terroir, das condições climáticas, dos cuidados no cultivo, colheita, secagem, armazenamento, transporte, etc. Safra, não é mesmo?

Fico deveras surpreso que um café, mesmo tendo um "nome", precise ser sempre igual, ano após ano.

Eu não entendo quase nada, quase nada mesmo, de café.

Porém acho aceitável que, mesmo com procedimentos controlados e exames apurados, haja alguma variação no resultado com safras diferentes.

O Mário poderia chegar, um dia, lá com os cafés dele, e pensar "puxa vida, esse Melaço de Cana não está do jeito que eu pretendia. Prefiro tirar do catálogo, vender com outro nome, ou passar adiante para que outra pessoa venda como quiser". Mas isso faz sentido para o Mário e os compradores, antigos que esperam um certo portfólio de produtos, ou os novos, que chegam por causa das recomendações e da boa reputação conquistada?

Estou errado?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, o Mário é inconsistente de uma semana pra outra, não é safra. Não sei o motivo mas é. E agora nem barato é mais. Não compro mais há um tempo.

Sent from my Moto G (5) using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu na verdade nunca achei o café dele surpreendente. Era bem barato, até valia. Mas subiu bastante.

Enviado de meu motorola one usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ivoesazevedo disse:

Algo que deve ser levado em consideração: O trabalho do Mário, e de qualquer profissional que seleciona e torra cafés, inicia sempre com os grãos de café. Esses grãos de café dependem do terroir, das condições climáticas, dos cuidados no cultivo, colheita, secagem, armazenamento, transporte, etc. Safra, não é mesmo?

Fico deveras surpreso que um café, mesmo tendo um "nome", precise ser sempre igual, ano após ano.

Eu não entendo quase nada, quase nada mesmo, de café.

Porém acho aceitável que, mesmo com procedimentos controlados e exames apurados, haja alguma variação no resultado com safras diferentes.

O Mário poderia chegar, um dia, lá com os cafés dele, e pensar "puxa vida, esse Melaço de Cana não está do jeito que eu pretendia. Prefiro tirar do catálogo, vender com outro nome, ou passar adiante para que outra pessoa venda como quiser". Mas isso faz sentido para o Mário e os compradores, antigos que esperam um certo portfólio de produtos, ou os novos, que chegam por causa das recomendações e da boa reputação conquistada?

Estou errado?

 

E aí @ivoesazevedo , eu sou semileigo em termos de torra. Mas posso comparar com outros cafés que compro frequentemente, como a Unique, ou Nossa Casa Cafés, e ali a coisa fica mais dentro de uma margem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. Concordo com vocês. Pedi a última vez em outubro um pacote do majestade, um do melaço, um do salada de frutas e um do amendoado. O majestade estava excelente. O salada de frutas muito bom também. Contudo, o melaço somente ok e o amendoado com a torra muito escura, mais pra chocolate, agredindo o paladar, tanto no espresso como na aeropress (os outros não o fizeram). Começou a ficar "tomável" quando ficou mais velho, rsrs.

 

Se eu fosse pedir hoje os cafés dele, iria de frutado e algum mais especial (majestade ou brioschi [apesar de não conhecer o último ainda]). O amendoado não peço mais, pois decepcionou bastante no sabor. E o melaço as duas vezes que pedi me saiu meio "blasé", não acho que valha o preço...

 

Inclusive, até estou precisando de café. Mas acho que vou de roast na próxima compra.

 

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelos depoimentos. Ver que outras pessoas entendidas também perceberam e percebem essa inconsistência com os cafés me deixam mais tranquilo que não estou viajando nas ideias.

Para defesa do Mário, sei que ele faz um baita trabalho e produz (produzia?) ótimos cafés para para a faixa de preço que são comercializados. Tomo o café dele há mais de 2 anos e iniciei muitas pessoas nesse mundo com os grãos dele. Lembro quando fui no Curto Café em 2017, com o Emerson à frente, eles trabalhavam com os cafés do Mário e lá tomei uns dos melhores expressos da vida.

 

Em relação à variação de acordo com a safra, como mencionado: eu entendo. É completamente normal, como o vinho também é assim. Porém eu nem estou falando da diferença entre safras, estou falando do mesmo café, com diferença de poucas semanas de comprados e que apresentam uma variação muito sensível. Fora os casos de torra bem mal feita mesmo, como já peguei algumas vezes.

E o problema é que ultimamente tenho tido mais experiências negativas que positivas... Espero que o Mário consiga recuperar um pouco o padrão, mas por enquanto vou dar um tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, LelePalestra disse:

Boa tarde, qual grão pra máquina automatica vcs indicam? um que faça uma crema legal! Obrigado

Acho que vai mais pelo perfil sensorial... São diferentes. Eu me divirto até com a falsa crema produzida pela minha máquina com filtros pressurizados, pois o resultado na boca me satisfaz por enquanto. Até quando eu conseguir provar o mesmo grão em uma máquina melhor que eu possa comprar sem sofrer.

Se te serve de parâmetro, conheci uma cafeteria em Natal, RN, que usava cafés do Mário. O dono preferia o Amendoado para expresso, Chocolate e Majestade para outros métodos.

Eu comprei Amendoado, Chocolate, Melaço de Cana e Família Brioschi de uma vez. Fiz todos na máquina de expresso. Nas poucas vezes que fiz coado, não impressionaram tanto o pessoal de casa. 

A única máquina automática (com moedor e tudo) que conheci, custava mais de três vezes a minha, e eu achei o café muito "domesticado" para o meu gosto, quase sem graça. Eu tinha o mesmo grão que o meu amigo, e assim pude comparar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, qual grão pra máquina automatica vcs indicam? um que faça uma crema legal! Obrigado
Então, dos mais especiais, eu recomendo o majestade (não sei se ainda tem), que foi o melhor café dele que tomei, tanto para espresso como coado. Dos especiais, certamente o salada de frutas, gosto muito do resultado dele no espresso. O melaço achei bem sem graça e o último amendoado que pedi estava com a torra muito escura, amargando, agredindo o paladar.

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu caso, não tem variação quase nenhuma na qualidade do café pedido (até me surpreendo com isso, pq cafés variam de qualidade mesmo). O café principal que peço é o chocolate para máquina de expresso automática.

Dos cafés especiais, já provei o Vovó Olímpia (ótimo, com acidez marcada, mas não tem mais para venda), Irmaõs Brioche (muito bom, com um gosto bem marcado de cardamomo), Salada de frutas (muito bom, delicado e equilibrado), Magestade (muito floral - eu diria jasmim - e suave) e o Melaço de cana (muito forte, menos aromático e equilibrado que os demais).

Só posso recomendar os cafés do Mário pelo ótimo custo benefício que eles representam.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também acho que o melhor da seleção do Mario é o Majestade. Mas esse mês quando pedi não tinha dele.
Eu particularmente prefiro o amendoado. O meu pessoal aqui, que ainda toma do tradicional de supermercado gosta mais do chocolate. Acho que nas torras mais claras sentem falta do amargor. Eu consigo tomar mas não é uma torra que me agrada muito.

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também acho que o melhor da seleção do Mario é o Majestade. Mas esse mês quando pedi não tinha dele.
Eu particularmente prefiro o amendoado. O meu pessoal aqui, que ainda toma do tradicional de supermercado gosta mais do chocolate. Acho que nas torras mais claras sentem falta do amargor. Eu consigo tomar mas não é uma torra que me agrada muito.

Enviado de meu XT1635-02 usando o Tapatalk


Ana, pelo Instagram dele me parece que vai voltar o Majestade...

Enviado de meu MI 6 usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

*** Café Majestade ***

Chegou a minha encomenda com a nova edição do Café Majestade - e provavelmente é o melhor café que já recebi do Mário. Notas aromáticas intensas de chá, jaboticaba, whisky, e lenha queimada - tudo muito bem integrado. Gostei muito deste café.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Como faz tempo que não passa ninguém por aqui, estou passando para dizer que recebi ontem e, assim como todo mundo, estou encantado com o café do Mário. Especialmente para quem está entrando no mundo do café, ou adquiriu uma cafeteira espresso e está insatisfeito com as extrações, esse café deve ser utilizado como ponto de referência. Se você não gostou do café que saiu com o grão e a torra do mário, então o problema realmente está na cafeteira.

Além disso, ele é extremamente atencioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...

Boa tarde!

Sou iniciante nesse mundo e há pouco adquiri um moedor hario slim e um filtro despressurizado, uso uma cafeteira espressa da PHILCO, ela vem marcado 20 bar e é vermelha. Então comprei 4 tipos de café do Mario, sendo que comecei pelo Chocolate, como estava aprendendo foi bem rápido o pacote, sendo que comprei pacotes de 250 gramas, não cheguei há um padrão de espresso, mas percebi que conseguia uma doçura e as vezes amargor. Em seguida abri o pacote do amendoado nesse eu conheci o tão falado sabor ácido que até então não conhecia, mas brincando com moedor, dosagem e pesando as extrações consegui acho que um espresso agradável, confesso que o pacote durou um pouco mais mas mesmo assim foi rápido para dizer que consegui chegar em um café padronizado, agora estou com o pacote do INTENSO aberto e nesse sinceramente não tem como é muito amargo, como se fosse queimado, os grãos são bem escuros e consigo enxergar o óleo no grão. Estou pensando em nem usar este grão mais no espresso, porque não estou conseguindo apreciar nada da xicara, será que consigo extrair um café em cafeteira elétrica coada? ou iria desperdiçar o pó? estou quase abrindo o saco do FRUTADO e experimentando no espresso, mas tenho medo da acidez pq pelo visto são os extremos INTENSO AMARGO e FRUTADO ACIDO. Acho que é isso.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...