Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Bom dia a todos!

Sou sócia-fundadora de um e-commerce de cafés especiais chamado GrãoGourmet.com.

Nós compramos microlotes muito bons do Brasil, torramos (em um parceiro) e enviamos mensalmente na casa dos nossos assinantes.

Visitem o site para mais informações: www.graogourmet.com

Um de nossos clientes sugeriu que fizessemos a assinatura de café verde também, onde a cada mês você recebe uma quantidade fixa de um microlote diferente. 

Quero saber quem tem interesse nessa modalidade de compra e gostaria de algumas opiniões também.

 

Um forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Renata. Bem bacana o site, mas fiquei com algumas dúvidas. Eu sei que o que eu vou perguntar varia de cada café, mas na média qual o grau da torra que vocês utilizam (clara, média, escura)? O café vem com torra recente (por volta de uma semana)? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da possibilidade de comprar o grão independentemente da assinatura. Iniciativa bem interessante. E o site é bem feito. Parabens!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigada pelo retorno de todos!

Vamos por partes:

 

- Guilherme, a princípio vamos manter o mesmo preço da assinatura atual, o que fica mais vantajoso é assinar 1 kg/mês por R$ 53,00+frete (estamos em São Paulo). Não consigo baratear muito agora, pois nossa torra é terceirizada e, além do custo maior da saca do microlote, que foge do preço da commodity, temos altos custos de frete, já que o Brasil não nos proporciona uma logística melhor. E por estarmos em SP, também temos que pagar ICMS-ST, o que aumenta mais o preço do café. No final das contas, o preço que pago pela torra é o menor dos problemas e não altera em quase nada o preço final. Além disso, vamos manter todo o padrão de embalagem e apresentação do produto, algo que cuidamos muito. Com certeza os assinantes possuem vantagens nas compras avulsas, e podemos colocar o grão verde na loja também. Muito obrigada por suas considerações!  :)

 

- Cristiano e Igor, como falei anteriormente, manteríamos o mesmo padrão que temos para os microlotes torrados, você terá uma opção a mais de escolha (grão verde) nas 3 opções de quantidade mensal (250 g, 500 g ou 1 kg - que é mais vantajoso). 

 

- José Maria, estamos mantendo um padrão de torra clara (75 agtron), pois achamos que esse tipo de torra favorece muito os aromas e sabores dos microlotes que compramos. Sobre a torra, por ser terceirizada, mantemos um pequeno estoque e procuramos enviar o microlote assim que o pedido da assinatura foi confirmado. Assim, seguimos uma ordem de estoque e data de torra. Se você faz questão de uma torra bem fresca, peço que deixe-me saber para deixar agendado sempre.

 

- Burny, obrigada pelo elogio! Na loja colocamos alguns microlotes e podemos colocar o grão cru também, além de outros itens como kits de presente e utensílios que adoramos, como as canecas de ágata, mini coador de pano e o kit HArio V60! 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Renata, que bom que vocês utilizam torra clara, compartilho da mesma opinião. Se for possível receber torra fresca, no começo do mês que vem eu começo uma assinatura com vocês. Se você aceita a sugestão de um futuro cliente , a pessoal aqui do fórum, em geral, também prefere torra recente. Obrigado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renata, não seriam 65 Ag ?

Considerando que para cupping 58 Ag é o padrão, 75 me parece muito claro, especialmente para espresso ...

Nunca tentei uma torra tão clara, teria que ser com temperatura bem baixa, para torrar por dentro sem escurecer por fora, arrisca de sair backed.

Torram com torrador fluid bed ou de tambor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, penso que foi equívoco.

Minhas torras médias-claras costumam ficar na faixa 45-50 na escala agtron, no máximo 50/55, quando já começa a surgir um risco de aparecerem notas de cereal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo padrão SCAA, uma torra media-clara seria, na escala, 55 a 60. 70 já seria uma torra clara.

cito:

"Roast profile should be a light to light-medium roast, measured via the M- Basic (Gourmet) Agtron scale of approximately 58 on whole bean and 63 on ground, +/- 1 point (55-60 on the standard scale or Agtron/SCAA Roast tile #55)" (http://www.scaa.org/?page=resources&d=cupping-protocols)

 

Não digo que um café torrado na escala 70 seja ruim. É uma torra clara (pelo padrão SCAA), que vai denotar maior acidez, existindo o risco, caso não seja bem realizada, de aparecerem sabores de cereal. Mas uma torra estilo escandinavo (com maior tempo de duração) poderá resultar em um café bem saboroso, preferencialmente para ser consumido no coador ou french press. No espresso, só para os aficcionados por acidez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara Renata, o próprio Davis, em Home Coffee roasting (pág. 62-65) concede que torras conhecidas como New England não são mais encontradas nos EEUU; que American (de 75 a 65Ag) light e apreciado pelos bebedores de café do Leste Americano (New England), e que a torra Americam City eqüivale a 55Ag, sendo City + e Full City torras ainda mais escuras, até entrar nas torras verdadeiramente escuras.

 

Normalmente meu paladar prefere torras por volta dos 65 a 45Ag (City a Full City) dependendo do grão.

Até que aprecio algumas torras mais escura (espanhola e italiana), quando bem feita ...

 

Além de comprar habitualmente torras claras, fiz demais destas enquanto aprendia a torrar, e o máximo que achei bebível foi com 70Ag, e isso foi bastante incomum.

 

As torras mais claras, que tenho experimentado (inclusive algumas compradas fora) sempre achei subdesenvolvidas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No expresso prefiro as média claras 65 Ag.

Mais escuras que isso, dependendo do grão, já faço cara feia.

Torras claras 70 Ag faço no expresso de vez em quando.

Mas na maioria das vezes faço em coador ou french.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Renata.

 

Eu teria interesse em comprar café verde, mas gostaria de ter a opção de fazer compras avulsas.

 

Acredito que a maioria das pessoas que compra grão verde, está acostumado a pagar um valor de até 50% em relação ao mesmo café torrado. Sendo assim, acho que o preço igual seria um empecilho,

 

Mas me anima ter mais uma opção de grãos verdes à vista, :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Boa tarde a todos!

Tenho um microlote grão cru para venda em nosso site: http://graogourmet.com/loja/produtos/?categoria=2

É o microlote Fazenda Nova União da Mogiana de Pinhal, 1º colocado no 12º Concurso Estadual de Qualidade do Estado de São Paulo de 2013.

Temos duas quantidades, 250 g e 500 g.

Para quem quiser fazer uma assinatura do GrãoGourmet.com, estamos com esse mesmo microlote com torra fresca!

 

Um abraço e ótima semana :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renata, discutimos uma vez, em um dos tópicos aqui do clube sobre compra de café verde, o preço máximo que estaríamos dispostos a pagar no quilo dos grãos crus. Pelo que me lembro chegamos a um consenso que R$ 45/Kg por um café espetacular era o nosso limite. Estávamos falando desse preço diluído na compra de uma saca de 60kg e sem atravessadores. 

 

Posso até estar falando bobagem, pois não conheço os custos operacionais do seu negócio, mas de qualquer maneira, o preço praticado em seu site me parece um pouco acima da curva. Se você consegue chegar em um preço mais interessante, pense em um desconto para os membros do clube! Esse café da Fazenda Nova União se enquadra nos espetaculares e, ainda que da safra passada, por um preço mais vantajoso eu estaria disposto a comprá-lo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendo muito de negócios, mas acredito que o público de cafés especiais verdes sejam bem restrito, e boa parte desse público deve frequentar o fórum. Concordo com o comentário do Igor. Esse preço está muito alto para a maioria do pessoal que vejo aqui. Mas como eu disse, não entendo muito de negócios. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, eu entendo o lado de vocês. O problema é que nossos custos acabam ficando altos, principalmente pela logística de transporte dos cafés, além dos preços dos mesmos. No final, a torra representa quase nada no custo total. O valor de R$ 36,00 é para uma embalagem de 500 g. Coloquei uma outra opção de 1 kg, que são duas embalagens de 500 g (não fiz embalagem de 1 kg desse microlote), aí fica R$ 60,00.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A última vez que comprei o Fazenda Santana verde aqui no Rio paguei 40 reais pelo quilo. Meio caro, comparando com os da compra coletiva que eram da ordem de metade disso. Pelo menos o café era muito bom. Na verdade, ainda tenho ele, portanto não foi há tanto tempo.

Enfim, capitalismo é isso aí. Cada um pede o que quer pelo produto. Quem quiser compra.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...