Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Guilherme,

 

Você vai gostar bastante dela ! O vapor é violento, recomendo dar uma boa purgada para iniciar a vaporização. O grupo é robusto e a caldeira você já descobriu o volume pra gente. Recomendo usar por um tempo sem modificações para sentir a máquina.

A minha ainda não sofreu modificação, mas logo pretendo colocar uma OPV para ter mais flexibilidade. Em relação a temperatura, digo que já peguei os macetes e não vejo necessidade de instalar um PID antes da aquisição da OPV.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando,

Já faz tempo que procuro essa máquina, justamente por considerar que pode ser evoluída e se tornar a máquina definitiva.

Imagino que, por a caldeira ser de volume ideal para uso doméstico, entre 500 e 1000ml, deve ter uma boa estabilidade térmica (não chega ao nível de uma hx). Estava querendo justamente isso.

Concordo contigo que a OPV é o item fundamental. Vi isso na prática ao constatar a diferença que existia entre a classic e a coffee antes do mod. Meus cafés aqui em casa sempre ficavam muito melhores do que os do Trampo. Agora, tenho gostado mais dos do trampo, talvez porque o moinho cônico os faça brilhar um pouco mais (cada dia penso um pouquinho mais que o ROBUR é o investimento definitivo).

O Mazzer que me perdoe. Ele é top, me proporciona um pó solto, homogêneo e tudo o que um moinho nota 10 faz. Mas os cônicos fazem mais minha cabeça no espresso. Acho que o ideal é ter dois moinhos, um flat e um cônico, para ir variando o sabor.

 

Primeiro a fiança deve estar funcionando (e não estar rapelada por dentro). Comprei por sentir confiança no vendedor, depois de conversarmos bastante. Mas, nunca se sabe o que pode rolar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que um moinho cônico não dispensa ter um bom planar. O perfil é diferente. Torras claras às vezes ficam brilhantes demais no espresso com os cônicos grandes. Daí é preciso uma distribuição de moagem mais focada, que os bons moinhos de mós planas tende a atender melhor. Já nas demais torras, gosto muito do Pharos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi dos videos do Fernando, estimo que ela tenha solenoide. Só não vi ainda o tubo de saída, até porque só abri a caixa, testei se meu porta filtro serviria (ela veio sem) e dei uma olhada muito superficial. Somente amanhã terei tempo de testá-la.

 

O meu paranelo veio com ponteira de quatro furos (com manchas ao redor, o que evidencia que não foi devidamente higienizado  :wacko::blink::o ).

 

Já mandei email para o Thiago da Fiamma, solicitando algumas peças que, estimo, irei precisar, como a borracha de vedação do boiler (vou abrir para limpar), a borracha da caxeta (de encaixe do porta filtro) e a bandeja coletora de resíduos de café (só vi a grelha e não tinha nada embaixo).

 

Mas deu para ver que ela veio com os componentes internos (dá para ver o grupo, ao menos, olhando de frente a máquina). Pelo preço combinado, acho que, no fim, valerá a pena.

 

 

Alguém sabe de alguma loja daqui do Brasil que venda cafiza ou joe glo?

 

Vou precisar comprar mais, porque só tenho cafiza em pastilhas atualmente (meu joe glo já era).

Estou a procura de uma válvula OPV. Gostaria de comprar aqui no Brasil, porque é bem mais rápido do que importar uma. Por enquanto, vou usar um Tee na saída da bomba para fazer uma conexão que vá direto ao manômetro (já tenho tudo montado externamente, falta só instalar na máquina). Assim, regulando a moagem, vou poder deixar a extração próxima aos desejados 9 bar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, a Libermac tinha Cafiza com preço bom, não sei se ainda vendem pra pessoa física (eu comprei o meu lá como PF, mas já faz tempo).

 

Acho que a máquina tem solenoide sim, confira embaixo da grelha do lado direito (olhando a máquina de frente), pelo que me lembro a mangueira da solenoide da máquina do Fernando saía por ali.

 

EDIT-> na primeira página desse tópico tem uma foto da bandeja com a mangueira, dá uma olhada lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mandei um email para o Thiago perguntando se eles não tinham uma válvula de expansão. Sugeri que a super bar deveria ter uma. Ele sabe o que é, porque em email anterior havia me dito que essa máquina não possuía OPV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comecei a limpeza da máquina enquanto os meninos estavam na natação. Não cheguei sequer a testar, mas parece estar tudo ok.

 

Veio muito suja. Muito suja mesmo.

A máquina realmente estava encostada, como disse o cabra com quem fiz negócio.

 

Tem válvula solenoide e veio com a bandeja. O que não veio foi a tampa superior, que fica acima do reservatório. Se não conseguir comprar na fiamma, vou fazer uma de aço inox durante as férias.

 

A tubulação é de 8mm. As conexões que tenho aqui são para mangueira de 6mm. Portanto, terei que comprar outras.

Não havia visto a mangueira de expurgo porque estava dentro da máquina e bem castigada.

 

Em suma, veio sem porta filtros, sem tampa superior, mas, no mais, está em boas condições, apenas suja para caramba.

Pelo preço combinado, ainda acho que o negócio foi bom para ambas as partes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...