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Escolher o grão. . Moer.. opa, regular o moinho.. moer de novo... condensar... opa ficou fraco, começar de novo. . Hum ficou diferente. ... parece que a umidade do ar alterou a dose.... vamos começar de novo. .... ei.. Quem mexeu no meu moinho. ..kkkkkkk

 

Apertar um botão. .. colocar a cápsula. 30s aqueceu..outro botão. .... eje t ar a capsula.... esquece.. desliga sozinha...... rs .. assim é a vida

 

 

 

 

 

 

Enviado de meu SM-P601 usando Tapatalk

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  • 3 weeks later...

Enquanto aguardo as peças para o STC QUATRO, resolvi me distrair um pouco retomando o projeto do controlador que estou fazendo para a FIAMMA. Resolvi fazer mais simples, deixando, por hora, a temperatura setpoint e demais parâmetros não configuráveis, me atendo à usabilidade via switchs tipo alavanca que pretendo por no lugar dos botões da Fiamma.

Já praticamente conclui o sketch. Faltou apenas os códigos do medidor de pressão.

Eis a foto da tela

25c0d3d52f3891d9086744f66692a6b4.jpg

 

Vai funcionar assim: acionou o interruptor da extração, vai começar a contar um timer, que, por sua vez, volta a 0 depois de desligado o interruptor.

O mesmo ocorrerá para interruptores dedicados para vapor e para água.

Como tenho usado a fiamma com PID, bem como, tendo setado esse PID para uma temperatura que gostei e, depois disso, nunca mais mexi nele, por ora (até eu voltar ao sketch em outro dia de tédio, rss) vou deixar fixo os seguintes parâmetros (que posso vir a mudar). Temperatura de descanso: 98ºC (medidos no topo do boiler, então não chega a ferver aqui em BSB, ao menos não no PID atual); temperatura de extração (110ºC - o setpoint muda durante a extração e volta a 98º depois, para maior estabilidade térmica, uma vez que o boiler tem apenas 600ml - pode vir a ensejar problemas em extrações mais longas, que ultrapassem 30s); temperatura de vapor 140ºC (é para ferver mesmo, sendo que o termostato que está no lugar, hoje, abre o circuito a 145ºC); temperatura de água 98ºC (tendo a subi-la, mas vou fazê-lo apenas se achar que está saindo em temperatura insuficiente).

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O controlador e a fiação ficarão todos dentro da máquina. Apenas esse visor minúsculo aparecerá. Acho que, no futuro, vou mandar cortar uma chapa do tamanho certo para dar um acabamento perfeito ao conjunto visor e switchs. Por ora, ficará para fora o visor, estrategicamente posicionado logo em frente às xícaras.

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Muito bom Guilherme. Quando ficar pronto vou querer um também. Kkkk.

Outra coisa Guilherme, o boiler da minibar não tem 600 ml, tem 250 ml. Desmontei a minha aqui tem um tempo e medi duas vezes. Praticamente o volume de um copo médio.

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Putz

A informação que me passaram estava errada então. Mediu com a carga cheia?

Fábio

Pretendo fazer modular mesmo.

Só o controlador de pressão que acho que não vou colocar nos módulos que for vender. Demanda modificação na tubulação Tb. Na minha pus OPV regulável e esse sensor de pressão, que até hoje não pus para funcionar. Como a OPV já faz o trabalho de estabilizar a pressão, acaba que a pressão máxima é regulada por ele

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Então, também achei estranho quando vi o tamanho do boiler. Desmontei a minibar totalmente para fazer umas modificações (iria mudar para 127V más desisti devido ao preço da resistência), como desmontei o boiler para limpeza, medi somente o volume de água que fica no boiler.

Enchi até a boca a parte de cima e a parte do grupo separadamente, isso sem as tubulações.

No final deu um volume de 250 ml, e eu enchi um copo médio com esse volume.

Creio que devido ao tamanho do bolier e da temperatura do metal e volume de água e da potência da resistência, a caldeira consiga suprir essa limitação e aquecer a água que entra na temperatura ambiente bem rápido.

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eu acompanho o tópico e também imaginava que fosse de 600 ml o tamanho do boiller.

Esse não seria o principal diferencial da minibar?

Acho que o diferencial da minibar é sua construção.

Quem já abriu a máquina deve ter percebido que ela é bem robusta e com peças de qualidade, não tem nada adaptado ou mal feito. Tudo em inox, dura pra sempre.

Tem bastante espaço para modificações e atende muito bem o para uso doméstico.

Creio que só teria problemas se fosse tirar mais de dois cafés grandes seguidos.

Não tô com saco para calcular, senão era só pegar a temperatura acumulada do restante de agua da caldeira, com a temperatura do metal e subtrair da temperatura da água que entra e fazer uma estimativa do tempo de aquecimento desse volume se baseando na potência da resistência.

Resumindo, ela aquece bem rápido pro propósito a qual ela foi designada.

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Putz

A informação que me passaram estava errada então. Mediu com a carga cheia?

Fábio

Pretendo fazer modular mesmo.

Só o controlador de pressão que acho que não vou colocar nos módulos que for vender. Demanda modificação na tubulação Tb. Na minha pus OPV regulável e esse sensor de pressão, que até hoje não pus para funcionar. Como a OPV já faz o trabalho de estabilizar a pressão, acaba que a pressão máxima é regulada por ele

Seria legal se pudesse colocar um lcd touch de 2.4 nesse projeto. Assim poderíamos apenas escolher o tipo do café com o tempo pré-setado pressionando o ícone correspondente.

Até mesmo colocar o oled de 1.3.

Em relação ao medidor de pressão eu fiz a cotação do manômetro original da fiamma e o modelo de 16 BAR  está saindo a 106 reais, seria uma opção ao medidor eletrônico.

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Fábio,

Já tentou usar serra copo em aço inox?

Minha experiência, em chaparia bem mais fina (.5mm), não foi das melhores. Ao menos, não sem uma furadeira de bancada. Aço inox é chato de cortar. Sem fluído para broca e muita paciência, a chance de as lâminas da serra copo perderem o fio antes de cortar a chapa são grandes. A chance de barbeiragem também existe. Observe que a fiamma tem chaparia de, pelo menos, 2mm (acho que são 3mm).

 

Acho mais fácil cortar um retângulo na frente da máquina e mandar fazer uma placa de aço inox 304 já com todos os cortes a laser, inclusive o do manômetro. Fica mais limpo e mais preciso e você pode parafusar e desparafusar quando for modificar alguma coisa na parte elétrica.

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Pode ser, más para isso eu levaria a chapa da frente para fazer o corte em uma serralheria, não faria em casa.

Aqui eu comprei madeira de Lei e vou fazer o acabamento com laminado.Estou esperando os botões chegarem e vou troca-los também.

O manometro tem esse do mercadolivre, bem mais barato, entretanto o da fiamma é mais bonito.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-692962437-manmetro-para-painel-horizontal-escala-0-16-bar-rosca-18-_JM

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Estava pensando com meus botões por aqui. O ideal mesmo seria trocar toda a parte cinza do painel da fiamma

 

15039070301_6eb2bc592d.jpg

 

Fazer um corte do tamanho desse painel e substituí-lo por outro feito em inox ou madeira, como o Fábio está pretendendo fazer. Ia ficar outra máquina.

 

Por ora, o que vou fazer é um mini painel do tamanho do retângulo maior (dos três botões), substituindo-os por interruptores palito.

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Gosto mais do tique taque. Detesto o botão que aciona o vapor. Acho que tinha que funcionar como os demais. Você pressiona e ele fica pressionado até desligar. Esse negócio de ficar segurando o botão para acionar a resistência é totalmente desnecessário, uma vez que a máquina já dispõe de termostato de vapor para desligá-la quando a temperatura está mais alta (e, assim, maior a pressão intra-boiler).

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Vou guardar.


Vou fazer e ver como fica a aparência. Por isso não parti para uma reforma geral. Vou apenas substituir o painel dos botões circulares por outro, feito sob medida, mas sem mexer nada na estrutura (e cara) da máquina.

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Na realidade a parte de madeira deve substituir essa parte cinza estranha do painel. A madeira vai ser o jacarandá roxo e pretendo trocar os botões também. Esse modelo de chave alavanca que o Guilherme colocou devem ser duas, uma liga/desliga e outra para a resistência.

Em relação aos botões devem ficar só o do café e o do vapor, nada mais. Será esse modelo combinando com o inox.

Quando acionado o led passará de aceso para piscando.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-689155064-botoeira-boto-push-button-start-led-12v-24v-inox-iluminado-_JM

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