Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Valeu Fábio.

Acho que o NEXTION chega amanhã lá em casa.

Essa semana começo a brincar com ele. A plaquinha, graças a você (que meu deu as medidas da placa da fiamma) já está lá em casa aguardando o módulo nextion.

 

Estou pensando em fazer uma placa idêntica, em acrílico, para fixar por baixo dela (e, assim, dar espaço para o nextion, sem eu ter que mexer na lataria da máquina), em que vou aproveitar e colocar uma fita led para enfeitar a máquina quando ela estiver ligada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, muito legal seu projeto! Tenho uma Minibar e praticamente todos esses componentes da lista que eu havia comprado para um projeto de automação residencial que não consegui implementar.

Vou continuar acompanhando o projeto para PIDar a minha também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

inicio dizendo que mexer em eletricidade pode matar e que quem se arrisca mexer em eletricidade o faz por conta e risco próprio e que me eximo de responsabilidade por qualquer choque elétrico ou fatalidade que venha ocorrer a quem se arriscar a alterar o circuito da máquina de espresso.

 

 

Tecidas essas considerações, deveras óbvias por sinal:

 

 

 

Diego,

Você pode partir para duas formas de abordagem.

Controlar só a temperatura (que é muito mais fácil e não vai demandar maiores conhecimentos de elétrica - leia de novo o início desse post), ou controlar tudo.

 

Se for controlar só a temperatura, basta introduzir o circuito do relê ssr no termostato de café (tira um dos pólos - com a tomada desligada, não quero ver nenhum forista eletrocutado - depois liga ele num dos pólos ac do relê 1 e 2 normalmente. O fio que sai do polo 2 do relê, você liga no pólo de onde retirou o terminal do termostato). Aí, qualquer sketch básico de controle de temperatura vai resolver.

 

Por outro lado, se for controlar tudo, tem que alterar a fiação de toda a máquina, uma vez que os interruptores serão acionados por voltagem DC, enquanto os componentes - solenoide, bomba dágua, resistência elétrica, serão controlados por relês.


O que posso adiantar é que essa versão da máquina 1.0, já está perfeitamente funcional. Tudo funciona perfeitamente,  sem comportamentos erráticos. Pronto para quem quiser replicar (por conta e risco próprios).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito importantes os comentários Guilherme. Tenho formação técnica em eletrônica, apesar de ter exercido a profissão por pouco tempo. Tenho um PID que cheguei a instalar na minha La Cimbali Domus porém por conta da oxidação da caldeira a máquina está inoperante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resolvi mudar as funções na interface gráfica. Estava achando os botões pequenos demais para o tamanho diminuto do visor. Então, suprimi um dos botões e aumentei um tico os demais.

 

O problema é que tinha editado a tela em corel x7. Só que minha versão de testes expirou e fiquei sem poder exportar para uma versão mais antiga (bobeira minha). Tive que refazer tudo. Como ia demorar demais para fazer da mesma interface, acabei fazendo a tela de fundo branca. Depois vou aprimorar

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje atualizei o menu gráfico para introduzir o marcador de tempo.

Já praticamente acabei o sketch. Faltam apenas as rotinas da água e do vapor.

 

Demorei a acertar a mão do loop da rotina do café (acabava travando). Agora que me acertei com o bichinho, vulgo nextion, e com o código relacionado a ele no Arduino, vai ficar pronto rapidinho.

Depois posto vídeo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá ficando Show. Em relação ao vapor Guilherme, creio que aquele resto de água seja da condensação na tubulação do vapor. Já olhei isso tb e acho que a única forma de acabar com ele seria dobrar esse tubo 90 graus para cima, antes de chegar a torneira de vapor, assim o que  condensasse voltaria para o boiler.

 

Uma dúvida que tenho é se você ainda vai colocar as rotinas tb nos botões físicos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Rodrigo.

O que sugere?

Atualmente, ela abre a solenoide. Com dois segundos ela liga bomba por 1 segundo. Espera + 6 segundos. Liga A bomba de novo e aí começa a extração, zerando o timer.

Quando ela abre a solenoide, a água já está com pressão. Então, já molha um pouco o bolo, superficialmente, ao abrir a solenoide

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu já, com ims

dá certo.

Tem que caprichar mais no penteado do pó,

mas funciona.

Vou tentar por aqui. Tenho um filtro IMS single. Essa extração filmada foi no IMS duplo, 18,6g. Por isso não apareceu alguma canalização.

Fica uma porrada com 38g na xícara.

Uma dúvida que tenho é se você ainda vai colocar as rotinas tb nos botões físicos.

Fábio,

 

O sketch dos botões está pronto. Se quiser mando para ti via MP, com instruções.

 

Ponho a rotina do backflush tb. Aí, querendo, você coloca tb um quarto interruptor (nem que seja escondido em outro canto).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...