Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Estao lindas as máquinas de vocês, parabéns!
A minha, quando comprei - aproximadamente uns 5 a 6 anos - estava bem surradinha e com o adesivo frontal sujo, rasgado e descolando.
Na verdade esse adesivo frontal (na minha opinião) sempre foi o calcanhar de Aquiles da Mini Bar no quesito estética... Feio pra caramba... Então (como mexo com madeira) resolvi fazer está frente mais rústica. O que acham?806cd839f807d6457bd98e4c863ccdcf.jpg

Enviado de meu COL-AL10 usando o Tapatalk

  • Curtir 3
  • Agradeço 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Terminei as últimas configurações. Achei um bom parâmetro de controle da resistência da máquina tb. Agora esta variando menos de um grau para cima e para baixo em standby
http://www.youtube.com/watch?v=GqK3krPpllY

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Olá, pessoal.

Estou entrando para o Clube da Fiamma Minibar :D

O @felipe magaldi restaurou uma máquina para mim e instalou OPV, controle de pressão pela bomba, manômetro e Arduino com PID, de modo que posso atualizá-la via software.

 

Ainda estou aprendendo a domar a máquina. Além da quantidade de café no filtro e regulagem do moedor, agora tenho também que controlar temperatura, pressão, tempo de pré-infusão, etc.

Inicialmente percebi a estabilidade da temperatura e a necessidade de moer mais fino do que fazia em minha antiga máquina, uma DeLonghi EC220. Não conseguia tirar um espresso com mais de 4 bar de pressão, ainda assim moendo na regulagem 1E do Baratza Preciso (para quem não conhece, vai de 1 a 40, com pontos intermediários de A a K). Sem coragem para moer mais fino que isso, resolvi aumentar a quantidade de pó. Ao invés dos 18g no filtro duplo, aumentei até chegar a 23. Com regulagem 1G e 23g consegui tirar um café com 30 segundos de pré-infusão em 2 bar e mais 30 segundos em 9 bar a partir da primeira gota (com o Especial Majestade, da Seleção do Mário, torra de 48 dias!).

XoiURpM.jpg

 

O vapor ainda é um tópico para explorar. Como não sei vaporizar o leite, não tenho muito o que dizer nesse assunto.

Enquanto vou aprendendo a domar, vou aprimorando o programa do Arduino e adicionando funcionalidades simples. Por enquanto adicionei um timer de extração no display e um modo de desligar automático após uma hora sem uso (na verdade eu zero o sinal para a resistência até apertar o botão de extração ou mudar o setpoint da temperatura).

Máquina em Stand by após uma hora sem uso:

AAVGvar.jpg

Contador de tempo de extração (T):

 

  • Curtir 3
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal, estou há quase dois meses com a Minibar incrementada pelo @felipe magaldi e volto aqui para atualizar o que fiz de lá pra cá. Em férias em parte desse período, resolvi implementar algumas funções úteis na máquina:

  1. Timer para contar a duração da extração
  2. Instâncias independentes de PID para aquecimento e extração
  3. Modo de stand by em dois estágios (diminui a temperatura no primeiro e corta alimentação da resistência no segundo)
  4. Três regulagens selecionáveis do PID para aquecimento da máquina: normal, econômico e "mão de vaca"
  5. Medidor de consumo de energia da resistência (valor teórico, ainda vou testar com um amperímetro)
  6. Indicador de tempo da sessão (desde a máquina ligada)
  7. Indicador de temperatura estável, subindo ou descendo
  8. Indicadores para ajudar a regular o PID: valor acumulado de I, temperaturas máximas e mínimas e tempo desde última reversão de direção
  9. Alteração artificial do valor acumulado de I do PID, para ser mais rápido nos testes de regulagem.

Ao ligar a máquina, a regulagem "mão de vaca" é acionada até a máquina chegar à temperatura alvo. A partir daí, ela muda sozinha para o modo econômico. Nesse modo "mão de vaca" ela leva cerca de 30 minutos para esquentar com a resistência gastando cerca de 0,3 Watt-hora (como falei, é um valor teórico que ainda vou medir se está certo). Durante a extração a temperatura varia apenas 2, 3 graus.

 

Telas

roXlFED.png

Iniciando a máquina e tentando desenhar uma xícara

 

Qsuvekr.png

O "T130" indica a temperatura atual no boiler, o "S130" indica a temperatura alvo, definida com um potenciômetro lateral (Setpoint), o raiozinho 2 indica o valor da corrente enviada à resistência (valor de 0 a 255), a ampulheta indica o tempo de extração, o "*" indica que a temperatura está estável, variando no máximo 2 graus em torno do Setpoint, o "E" indica a regulagem de aquecimento (econômica), e finalmente o tempo da sessão.

 

LamTo1V.png

Seleção do modo de aquecimento (via menu do LCD)

 

RiXZT9v.png

Tela de stand by com temperatura atual no boiler, tempo em stand by e a tentativa da xícara de novo

 

Sccyrhs.png

Tela com temperaturas máxima e mínima atingidas, direção da mudança de temperatura (ascendente ou descendente), tempo desde a última reversão de direção e desvio padrão das últimas medições (s=0.20).

 

hr5L2nc.png

Tela de auxílio na regulagem do PID, consumo e tempo da sessão. O "sum" representa o valor acumulado do I do PID. O 4.630 significa 4.63 Watt-hora.

 

Nas próximas versões vou remover o indicador do desvio padrão (foi irrelevante na regulagem) e mover o consumo para o espaço que vai sobrar. Na tela de auxílio à regulagem do PID, além de remover o consumo, vou remover o tempo de sessão, que já está na tela principal. Assim deixarei essa tela exclusiva para ajudar a regular.

 

Vídeo com extração. Pré-infusão em 2 bar e extração em 9. Café Latitude 13 com torra de 23 dias.

 

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Bn pessoal, tenho uma minibar tb. A minha eh daquela normal que faz só café msm. Passei aqui p ver as conversas e fiquei assustado com a tecnologia 

 

Se continuar assim eu acho q terei q desistir do expresso, devo ficar só no coado msm e tenho um moedor que tb eh normal, tem como regular apertando ou afrouxando uma rosca lá e tem um botão que liga e desliga ele, mas se complicar demais eu comprarei um mimoso

 

Abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse PID é bem meia boca, mas da certo sim. Tem que ligar os fios de controle no relê SSR e o que estiver indo do termostato para a resistência vc liga um na fase 1 do ssr e o da saída (fase 2) de volta a resistência. Capiche?
Agora o termopar vc vai ter que comprar outro de ponta fina 1mm, porque esse não rola não.
Aviso que se não souber mexer com elétrica deve contratar alguém pois pode ser fatal um choque elétrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Guilherme, isso q eu precisava, alguém q apontasse oq comprar etc... eu até q sou a favor de contratar alguém, pensei em vc mas a distância inviabiliza mto....

Então se eu conseguisse o modelo do pid bom, e as dicas de instalação eu msm iria fazer isso

Qual seria um PID bom msm?

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • 2 months later...
  • 4 months later...

Pessoal, adquiri recentemente uma Fiamma Minibar do @felipe magaldi. Ainda não chegou, mas já gostaria de comprar algumas coisas para ela em uma viagem que farei.

voces sabem se o seu PF do E61 encaixam nela? Eu li um post antigo aqui falando que provavelmente dava, mas alguém já testou? Senão, sabem qual seria compatível?

pretendo támbem comprar um chuveirinho da IMS. Haviasido postado no passado aqui um link, mas já não funciona mais. O modelo seria o CI200-IM?

 

obrigado

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Ola pessoal, segue aqui fotos do projeto que estou fazendo para o amigo Diogo, a minibar vai com algumas modificações como instalação de PID, dimmer na bomba, opv e o mais trabalhoso será corte na chapa para instalação de um manômetro e fabricação do capilar de cobre feito sob medida, o projeto já está em fase bem avançada.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha vontade de colocar o dimmer e o manômetro também na minha.... mas só vai dar daqui a um tempo. Grana tá curta...

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Márcio, a instalação do dimmer é bem fácil de fazer, a bucha mesmo é o manômetro e os trabalhos de solda do capilar e corte da carcaça, posso fazer um pequeno video para ensinar como instalar o dimmer se quiseres tentar sozinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô, Felipe. Agradeço de coração. Se não for tomar muito tempo seu, gostaria de entender essa instalação do dimmer.

Enviado de meu SM-A520F usando o Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Tenho procurado uma máquina pequena, de um grupo, mais antiga pra ter o valor mais acessível porque sou barista há pouco tempo e tenho 2 eventos já agendados (2 feiras) onde vou vender cafés. Vi uma fiamma mini bar a venda, maltratada mas funcionando. Minha dúvida é se ela é robusta o suficiente e aguenta o tranco desses eventos. Vocês, que são mais experientes, o que me dizem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Jbabo disse:

Tenho procurado uma máquina pequena, de um grupo, mais antiga pra ter o valor mais acessível porque sou barista há pouco tempo e tenho 2 eventos já agendados (2 feiras) onde vou vender cafés. Vi uma fiamma mini bar a venda, maltratada mas funcionando. Minha dúvida é se ela é robusta o suficiente e aguenta o tranco desses eventos. Vocês, que são mais experientes, o que me dizem?

No meu entender, ela tem uma caldeira pequena e bomba vibratória. É uma proposta doméstica. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pergunta que tenho também é: será que uma máquina dessas (ou outras mais recentes como a Tramontina By Breville) dão conta de entregar 50-100 espressos num dia?
Antes de eu chegar na cafeteria que tô trabalhando eles usavam 2 Oster Prima latte. Quando entrei, aluguei uma rancilio de 2 grupos e moinho. A média de cafés que entrego hoje é de 50 espressos por dia e era pouco menos que isso antes da rancilio.
Minha necessidade tb é que a máquina tenha um vaporizador

Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Jbabo disse:

A pergunta que tenho também é: será que uma máquina dessas (ou outras mais recentes como a Tramontina By Breville) dão conta de entregar
 

A Breville também é com bomba vibratória, não é comercial. É doméstica. Não lembro mais direito mais a bomba vibratória tem um ciclo de atividade bem curto e tem de esfriar . Assim como o moinho Breville. O certo seria um tipo MD50 Rancilio.  O certo seria apostar numa com caldeira grande (litros) e bomba rotatória. Uma máquina comercial. Tem umas comerciais tipo Italian Coffee anunciadas no M. Livre. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Breville também é com bomba vibratória, não é comercial. É doméstica. Não lembro mais direito mais a bomba vibratória tem um ciclo de atividade bem curto e tem de esfriar . Assim como o moinho Breville. O certo seria um tipo MD50 Rancilio.  O certo seria apostar numa com caldeira grande (litros) e bomba rotatória. Uma máquina comercial. Tem umas comerciais tipo Italian Coffee anunciadas no M. Livre. 
Vou continuar procurando. Obrigado galera pelos esclarecimentos

Enviado de meu Mi A3 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui mais uma das minhas meninas finalizadas, foram feitos: instalação de sistema PID, instalação de OPV de latão com ajustes personalizados de usinagem e solda, tubulação extra de cobre com solda de prata nos bicones e padrão NPT, instalação de derivações de latão para as novas conexões do sistema hídrico,  instalação de  manômetro e acabamento de carcaça, instalação de dimmer para controle manual de bomba, polimento das chapas, trocas das vedações da caldeira e descalcificação do sistema, troca do CI da placa de nível que estava com defeito, enfim, mais nova impossível e logo indo para seu novo lar.

 

 

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...

Olá, comprei uma Minibar, mas, é a minha primeira máquina de espresso. Ela veio com alguns problemas, a bomba dela ainda é a original dela de 1995 e não estava funcionando, abri e a bolinha branca não existia eram um pedacinho de plástico. Comprei um reparo no Mercado Livre e troquei, agora ela funciona, mas está vazando bem no meio. A solenoide está pingando na saída da mangueira que vai para a bandeja.  Tenho muitas dúvidas:

1) Como não achei manual dela na internet, como é o passo a passo do uso dela, ligo, espero quanto tempo para tirar um espresso, tenho que fazer alguma coisa antes?

2) Usei o tutorial que tem na pagina de tutoriais de usar 14g para 28g de bebida pronta em menos de 30s ajustando a moagem (meu moinho é um la san marco SM90 com doserless) e até consegui fazer o ajuste, mas o espresso saiu sem crema, pode ser falta de pressão por causa dos vazamentos?

3) Com o filtro duplo, não teria que tira 60ml de espresso em 15-25s, o tutorial estaria errado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia. 

Filtro duplo ===> 50 a 60ml. A baixa pressão pode reduzir s crema. É importante que você corrija esse vazamento.

Agora o mais importante para crema é usar café com menos de 17 dias da torra. Café velho não produz crema em filtro despressurizado. Cafe de supermercado, não presta pra espresso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/04/2020 at 12:11, Pedro Freire disse:

Bom Dia. 

Filtro duplo ===> 50 a 60ml. A baixa pressão pode reduzir s crema. É importante que você corrija esse vazamento.

Agora o mais importante para crema é usar café com menos de 17 dias da torra. Café velho não produz crema em filtro despressurizado. Cafe de supermercado, não presta pra espresso. 

Olá Pedro, obrigado pela resposta

Consegui uma bomba usada EP5 e troquei pela a defeituosa da minha máquina e os vazamentos acabaram e comecei a ter pressão

Tirei um bom espresso com filtro duplo 19g de pó, 25s e 60ml, foto abaixo

Achei na internet o manual da Brasilia Lady e descobri que a Minibar é uma cover dela e lá diz que deve-se ligar a máquina e esperar que a luz da reistência se acenda duas vezes, depois disso a máquina está pronta para tirar espressos, é isso mesmo? Tem mais algum procedimento?

café puxado com sucesso.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...