Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

@rbcassani, saiu rápido e sem cremosidade (como esperado para o viajante de primeria viagem).
O jeito é acertar moagem, escolher o café, usar melhor o tamper. A estrada é longa.
 
https://plus.google.com/photos/117079816531269827219/albums/6135758437426281185

 

@viniesp te passo por mp, mas o contato inicial foi via email disponível no site deles. Tinha mais máquinas lá, não sei se já com destino (eles alugam). Vale conferir! =)

 

Visitei tb o galpão e escritório da Fiamma  (uns 15 minutos da minha casa!), tinha um mini show-room com equipamentos bem legais. Deu para ver como o Marina é graaaande.... Não dá nem para pensar para minha cozinha atual. =P

 

Infelizmente o porta-filtro está muito desgastado (mas os filtros são novos), eles ficaram me devendo pfs novos, que prometeram entregar. O angulo do pf duplo está quase 170 graus....

 

 

PS: como diminuo a imagem abaixo? Não dá para editar o post via html e a tag bbcode não está aceitando largura/altura.... 

 
IMG_20150409_222844872.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Billy, a Minibar saiu de linha, dando lugar para a Marina (que em minha opinião se enquadra em outra categoria). Você só acha usada.

 

Eu fui na Fiamma do Brasil. Lá eles importam as peças.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seiti, Parabéns !

 

Seja bem vindo ao clube da Fiamma !

Pode afinar bem a moagem, use um café com torra média para  treinar, mas atente para a data de torra ! A Fiamma se comporta muito bem com extrações mais lentas e curtas (torra média).

 

Boa sorte !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoas,

 

Dúvida, neste café não mexi no moedor com relação a extração anterior, mas aumentei a dosagem (ainda preciso de uma balança).

Saiu um café mais encorpado, em 30 s, dose dupla. Mas comparado com o que eu tirava antes está mais ácido. Temperatura?

 

E sempre fica uma pocinha de água em cima do bolo. Temperatura tb?

 

PS: aprendi a alterar as dimensões da imagem, mexendo na URL que copio a partir do G+ =)

 

 

IMG_20150410_225330371.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seiti,

 

A extração melhorou bem, mas dependendo do café, fica ácido mesmo. Você poderia postar uma foto do pó moido e, citar o café utilizado. 

Podemos reduzir a acidez alterando uma destas variáveis, ou dependendo até todas: Elevar a dosagem do pó moido, afinar a moagem, elevar a temperatura.

Sugestão: Elevar a dosagem ao máximo permitido pelo filtro, tentando uma extração com fluxo mais lento e, dependendo " tirar na faixa de ristretto ~ 15 a 20ml " com 40 seg. Este café parece ser torra clara, se for, não conseguirá escapar da acidez. Foi por esta razão que havia dito para  testar com um café de torra média ! A Fiamma tende a elevar a acidez dos cafés por natureza...

 

Outra alternativa, é "tirar mais longo", só que irá perder corpo e, as vezes até potência dos aromas na xícara.

Utilizo meu moinho de mós plana, em alguns casos de acidez extema (Fiorenzato)

 

Dica: Compre uma balança para facilitar ! É complicado chegar a conclusões sem a dita cuja. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Anita, obrigado! 

Estou brigando um pouco com ela, mas acho que na verdade só falta jeito (como sempre...)

 

Quanto aos copinhos, eu havia postado sobre em um tópico que não estou encontrando mais.  Comprei na Liberdade, em São Paulo. Saiu 10 reais cada. Creio que são para sakê, e eu costumo usar outros copinhos para sakê para tomar café =)

 

Segue o link para as fotos: https://plus.google.com/u/1/photos/117079816531269827219/albums/6124859626531469521

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Fernando,

 

Ainda estou em busca de uma balança. Acho que vou ver algum no ML com entrega rápida, xing ling mesmo. No Alix e afins demora muito -  e já estou a espera de um bate borra e um pitcher que virão do outro lado do mundo =)

 

Vou tirar uma foto do pó sim, e o grão é o Reserva Gourmet Espresso.  Uns expurgos no grupo melhorou o café, que ainda teima em segurar uma pocinha de água após a extração.

 

A quantidade é suficiente para encher o pf, que depois raspo com o dedo, nivelando, para só então compactar. Vou aumentar um pouco a dose, ainda sem balança, dando umas pancadas antes de nivelar. 

 

Outra coisa com que tenho brincado é o vapor. Ele é bem forte e percebi que os melhores resultados são quando se abre bastante o vapor (após os costumeiros expurgos de água), sem medo de ser feliz :)  Mas ainda falta muito para um cappucino decente...  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Seiti, compra uma mini digital no ML. A minha durou uns 3 anos, mas vinha rateando.

 

Daí comprei uma nova no ML, uma porcaria. O painel dessa é lateral e os botões são digitais. São duros e ela não se apoia direito sob o pf com a xícara em cima, dando diferença na tara.

 

Então fui lá de novo e comprei outra igual à minha primeira. É digital, mas os botões são físicos, de apertar mesmo (de borracha).

 

Com o frete para Sampa ficam em torno de 25-30 reais e chegam em 5 dias.

 

A porcaria encalhada talvez eu dê para o Miyamoto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou olhando uma com base de vidro, parece bacana [emoji1]

 

E eu estava pensando em colocar um PID + SSR na Fiaminha.

Recomendações? Será que posso passar a evitar de ter de ficar segurando o botão para aquecer a caldeira o suficiente para vaporizar? (Credo, qto verbo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seiti,

 

Eu deixaria para modificar depois de um bom tempo com ela ! A minha mesmo, ainda não sofreu modificações. Sugiro usar um filtro single VST com o funil feito pelo JC. Irá conseguir uma boa repetitibilidade para singles. O macete da Fiamma, está em fazer os expurgos até parar aquele barulho forte de água fervendo.  

 

Respondendo tua pergunta: Não precisará ficar segurando o botão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocando a foto que estou devendo da moagem:

 

IMG_20150415_102727135.jpg

 

original: https://lh5.googleusercontent.com/-qzEt2X-Vdhg/VTR3eaMTOII/AAAAAAAAbkA/XFTfln2Ifqs/w1044-h587-no/IMG_20150415_102727135.jpg

 

O café é torra média/escura (bom, não sei diferenciar ainda...). Sei que não é clara pq eu ganhei um pacote torra clara de um amigo. Café Otávio. Ao moer ele soltava umas películas, e outra coisa que achei engraçada era que o grão era bem menor que o que eu costumo ver. Este tomei exclusivamente na prensa francesa e realmente era ácido e frutado.

 

O pó que estou usando agora, e aproveitando para aprender a preparar, é um Magnus (http://magnuscafeequipamentos.blogspot.com.br/) que ganhei do Valter, que me vendeu a Fiamma. 

 

Notei que realmente muda o sabor do café, dependendo da quantidade de água do expurgo, ou seja, da temperatura da água. Pouco ou nenhum expurgo - maior temperatura? - deixou meu café com gosto de cinza e o bolo ficou bem escuro. Muito expurgo deixa mais ácido - menor temperatura?.

 

No fim das contas, a acidez que eu notava antes era exclusivamente temperatura, imho. Digo isto pq minha máquina deixou de aquecer a caldeira e tive de levar na Fiamma. Como no feriado eles iriam fechar, me deixaram levar outra Minibar para ir usando. Notei que esta é realmente "cabeça quente", como já comentaram neste tópico, e, comparando, a anterior era fria.

 

Outra coisa é o bolo, que continua com uma pocinha de água em cima, e sempre sai com uns buracos:

 

IMG_20150418_150853446.jpg

 

Culpa do chuveiro? Isto pode causar problemas (canalização, extração heterogênea) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seti , eu não conheço a fiamma , mas esses furos provavelmente são canalização .

Como vc pode ver nessa foto do HB.

 

http://www.home-barista.com/forums/userpix/10408_chn.jpg

 

Quanto a borra muito molhada , pode ser problema na valvula solenoide.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, vou improvisar um funil e experimentar o wdt então. A válvula aparentente funciona. Percebi quando fiz a maquina esgasgar numa moagem superfina. [emoji28]

 

Gilberto, tenho uma balança a caminho. Quando ela chegar vou poder ficar variando a quantidade com maior precisão, mas o que percebo é que o bolo fica seco em moagens mais grossas e tempo mais curto de extração (e café mais aguado...). Vou testar a dica da moeda que vi em outro tópico para aumentar a qtde.

 

Voltando a válvula solenóide, há algo que eu possa fazer para verificar se ela está realmente ok?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Seiti, na minha máquina, filtro duplo bolo sai sequinho, filtro single o bolo fica molhado. Não encane com isso.

 

Continue atrás dos bons cafés que te satisfaçam na xícara.

 

Bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, o fato é que tem variado bastante o sabor na xícara. To trabalhando em estabilizar variáveis e identificar problemas [emoji6]

 

Preciso mesmo comprar o VST single... Experimentações no filtro duplo está piorando minha gastrite... Muito café. [emoji27]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Aí é questão de se adaptar à sua máquina nova.

 

Você já percebeu que flush mais longo derruba bem a temperatura, ela extrai mais frio e isso ressalta a acidez. Flush curto, temperatura fica alta e pode subir um certo amargor.

 

Agora achar um meio termo, que fique bom pro seu gosto (mais ou menos ácido). Lembrando que também varia com cada café. Aprender a melhor forma de surfá-la.

 

Cole nas dicas do Fernando e do Guilherme Torres, usuários mais experientes que já deram dicas boas desta garota neste tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ops acabei de ver no titulo das fotos...

se voce está extraindo uns 80 ou mais ml , quanto de po voce tem usado?

qual PF voce enche antes de compactar?

se for um duplo eu diria umas 15g para 80ml  da um ratio aprox de 18 a 20% que esta pra o lado do lungo no video foi uns 16 17 seg acho que vai ficar acido mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou apenas aguardando chegar uma cruzeta que comprei pelo Ebay para fazer as modificações finais na Fiamma. Sexta-feira chegou a mangueira de teflon, que comprei na China, uma vez que aqui o pedido mínimo seria 10mts e sairia muito caro.

 

Uma coisa que me incomoda nela é que a cafeteira age como uma hx, mas sem ser verdadeiramente uma (o boiler tem em torno de 600ml de capacidade, o que não é suficiente para funcionar como uma). A temperatura do boiler se estabiliza acima de 98ºC aqui em Brasília, então, antes de extrair, um expurgo é indispensável. Já deixo um recipiente embaixo do grupo e, pelo que notei, há um desperdício que estimo entre 60 a 80ml até a água começar a sair do grupo sem ferver. Tal procedimento é indispensável para que o café fique gostoso. Já o incorporei nas minhas extrações, mas isso me incomoda.

 

Vou retomar a programação do sketch. Estou pensando em descartar o joystick. O visor é super pequeno, de forma que não vai ficar intrusivo no sistema.

 

 

O que estou pensando em fazer é usar os interruptores como gatilho, colocando linha de código que detecte quando o interruptor foi acionado e, a partir daí, faça uma contagem progressiva do shot, com um buzz (bip) a determinado momento, deixando a extração cronometrada, mas sem cortá-la (ao menos não antes de uns bons 45s). O botão do vapor funcionaria como on/off. Apertei uma vez, ela acusa modo vaporização. Apertei outra, desliga o modo vaporização e volta para o modo padrão. A fiamma tem bastante espaço na parte traseira-inferior, de forma que vou instalar o arduino, sensores e relês lá.

 

A programação dos parâmetros (pressão, temperatura da água e temperatura máxima/pressão na vaporização) seria via Bluetooth. Coloco ou no celular ou no computador, envio as linhas de código e pronto. Assim, me livro do joystick.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que não. Não faço idéia, uma vez que não cheguei a abrir o boiler. O que quis dizer é que ela se comporta de forma semelhante a uma hx, pois, ao mesmo tempo que há água no grupo (fervendo quando a resistência acaba de desligar), também há vapor se você abrir a válvula (embora com água tb).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esclarecendo. Depois de umas pesquisadas.

Não é HX. É single boiler.

Tem botão dedicado para vapor.

O boiler é muito pequeno para ter um trocador de calor. Não há pressostato nem detector de nível de água no boiler.

Estava apenas mencionando uma característica da máquina de ter água e vapor ao mesmo tempo (embora vapor em quantidade insuficiente para vaporizar e molhado, ao invés de seco). Reclamando da necessidade de um longo flush, que também deve ocorrer nas trocadoras de calor que não são eletrônicas quando ficam muito tempo ligadas sem extrair.

Não se esqueçam que vim da gaggia classic, pidada, que sequer necessitava de flush antes de extrair. Então, estou mau acostumado.

Foi mal a confusão que gerei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...