Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Tem um detalhe, solenoide fazendo barulho pode ser só sujeira ou pode ser a bobina q não está tendo força suficiente, tem um multimeteo em casa pra medir a resistencia da solenoide?

Uma imagem de uma solenoide aberta pra vc ter noçao do que deve encontrar:

https://imgur.com/d3L5kjM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um detalhe, solenoide fazendo barulho pode ser só sujeira ou pode ser a bobina q não está tendo força suficiente, tem um multimeteo em casa pra medir a resistencia da solenoide?

Uma imagem de uma solenoide aberta pra vc ter noçao do que deve encontrar:

https://imgur.com/d3L5kjM

Boa Lipe. Isso mesmo. Caso seja o problema na solenoide vc pode trocar só a bobina. Nesse caso deve ficar em menos de 100 mangos. A maioria das bobinas é encaixe padrão.

Nessa semana ainda eu devo ir numa loja de mangueiras ver quanto fica uma aqui para minha máquina Victor. Caso fique mais barato do que encomendar da Fiamma posso te enviar junto com as peças que conversamos. Lá faz na hora a mangueira. Caso precise de bomba ULKA original eu tenho uma reserva aqui de 220V que comprei e não usei. Qualquer coisa me manda uma mp que combinamos certinho.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma coisa q lembrei, se vc não tiver detergente para maquinas de café pode usar um detergente sem cheiro de maquinas de lavar louça, não tem mesmo efeito pq é mais fraco mas a longo prazo (dormir no detergente) vc consiguirá tirar o café velho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Guilherme. O projeto tá andando. :mellow: passos de tartaruga...kkk. Más tô finalizando. A parte de controle tá ok, funcionou perfeitamente depois dos testes, valeu mesmo pela ajuda.  Estou finalizando os relés de proteção da bomba e solenoide e o restante da instalação elétrica. Tô na pendência da mangueira más ainda essa semana devo ir na loja cotar o preço.  As peças da China me atrasaram muito o projeto e essa M**** de correios entregou minha encomenda pro cara errado e foi um sofrimento.Finalizando eu posto um vídeo aqui no fórum.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dizer uma coisa Fabio: modificar essa máquina introduzindo esse controle eletrônico no lugar daqueles botões toscos foi a melhor coisa que já fiz. Vaporizar o leite agora é muito mais tranquilo e a extração automatizada está bem gostoso de usar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Lipe. Isso mesmo. Caso seja o problema na solenoide vc pode trocar só a bobina. Nesse caso deve ficar em menos de 100 mangos. A maioria das bobinas é encaixe padrão.

Nessa semana ainda eu devo ir numa loja de mangueiras ver quanto fica uma aqui para minha máquina Victor. Caso fique mais barato do que encomendar da Fiamma posso te enviar junto com as peças que conversamos. Lá faz na hora a mangueira. Caso precise de bomba ULKA original eu tenho uma reserva aqui de 220V que comprei e não usei. Qualquer coisa me manda uma mp que combinamos certinho.

Pô Fabio! Valeu pela força! Vou querer a mangueira sim. Já a bomba creio que por hora não será necessário, o rolo tá na solenóide mesmo. A hora que tiveres o valor me dá um toque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô Fabio! Valeu pela força! Vou querer a mangueira sim. Já a bomba creio que por hora não será necessário, o rolo tá na solenóide mesmo. A hora que tiveres o valor me dá um toque.

Beleza, devo ir na loja essa semana ainda. Na verdade já fui duas vezes más dei o azar de estar em reunião ou sem vendedor. Vou verificar certinho, mas acho que sai mais barato do que comprar do representante.

Vou dizer uma coisa Fabio: modificar essa máquina introduzindo esse controle eletrônico no lugar daqueles botões toscos foi a melhor coisa que já fiz. Vaporizar o leite agora é muito mais tranquilo e a extração automatizada está bem gostoso de usar

Realmente Guilherme, melhor coisa que eu fiz tb. Melhorou muito a aparência da máquina e a facilidade de uso. Tô fazendo umas coisas a mais aqui, então atrasou um pouco mesmo. Se eu soubesse metade da programação arduino que vc sabe eu até me aventurava a fazer algo parecido no moinho que eu tenho aqui.kkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um detalhe, solenoide fazendo barulho pode ser só sujeira ou pode ser a bobina q não está tendo força suficiente, tem um multimeteo em casa pra medir a resistencia da solenoide?

Uma imagem de uma solenoide aberta pra vc ter noçao do que deve encontrar:

https://imgur.com/d3L5kjM

Deu 1130 ohms. Agora não sei se é o adequado...

Vou desmonta-la amanhã pq deu um trampo so pra tirar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaziada, desmontei a solenoide, limpei com uma solução de agua e vinagre, taquei um wd40 dentro e voltou a funcionar. Saiu bastante café velho e ate uma lasca de algum metal. Provavelmente em alguma manutenção deixaram cair dentro da tubulação.

Agora so falta o detergente pro backflush,porque ate tirei um cafe, mas nao tive coragem de tomar... Hahaha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaziada, desmontei a solenoide, limpei com uma solução de agua e vinagre, taquei um wd40 dentro e voltou a funcionar. Saiu bastante café velho e ate uma lasca de algum metal. Provavelmente em alguma manutenção deixaram cair dentro da tubulação.

Agora so falta o detergente pro backflush,porque ate tirei um cafe, mas nao tive coragem de tomar... Hahaha

Então. Podia aproveitar que sua máquina tá meio desmontada e desmontar a caldeira de deixar no vinagre. Fiz isso logo de cara e ficou limpinha, mesmo minha máquina tendo somente 3 meses de uso. Só pra desencargo de consciência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então. Podia aproveitar que sua máquina tá meio desmontada e desmontar a caldeira de deixar no vinagre. Fiz isso logo de cara e ficou limpinha, mesmo minha máquina tendo somente 3 meses de uso. Só pra desencargo de consciência.

Então fábio, tenho medo de desmontar a caldeira e depois alguma vedação não servir mais. Creio que o cafiza deva fazer um bom trabalho nesta limpeza.

 

Augusto, muitíssimo obrigado pela oferta, mas minha irmã tem uma cafeteria e ela conseguiu umas pastilhas com o pessoal da Astoria. Também comprei na Café Store um pote. Custou R$ 108 com frete. Como o Lipe falou, vai ser um backflush por mês... hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lipe, olhei as instruções deste detergente e ele demanda pelo menos 10g por retrolavagem, já o Cafiza 3g.

Fazendo as contas sai quase o mesmo valor, isso se o frete não custar mais do que o da Cafe Store.

 

Cafiza: 566g / 3g = 188,6 aplicações -> R$89 / 188,6 = R$0,47

CoffeeLav: 1000g / 10g = 100 aplicações -> R$45 / 100 = R$0,45

 

Não sei tb se esses 3g do Cafiza são suficientes.

 

De qq forma, agora já comprei. Na próxima vou ler os reviews do pessoal aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, finalmente consegui tirar um café na nova máquina. Na verdade 4. Um pra descartar, conforme instrução da Cafiza, outro que chocou a máquina e 2 que tomei. Ainda nao acertei a extração à nova torra que fiz do Mantissa, mas creio que será promissor. O que já pude notar é, conforme alguns já comentaram, um café mais equilibrado que na Silver.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como a cabeça de professor Pardal não para, percebi que seria muito fácil testar uma idéia que tive ainda na Silver, agora na Minibar.

 

http://i1380.photobucket.com/albums/ah166/Victor_Hugo_Marques_Costa/Mobile%20Uploads/WP_20161012_11_04_51_Pro_zps3hsdwanv.jpg

 

Não sei se alguém já testou, mas esses pulverizadores de jardinagem geram uma pressão de até 2 bar. Já aferi com um manômetro.

 

Aproveitando uma funcionalidade do botão da extração da minibar, que apertando-o de leve, sem travá-lo, libera o fluxo de água pro PF sem acionar a bomba, podendo assim fazer uma pre-infusão.

 

Não testei ainda uma extração com café, até pq não sei se danifica a bomba pressurizando a entrada, por isso gostaria de saber a opinião de vocês.

 

Um problema que já verifiquei é a mangueira na entrada da bomba vazou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Vini. Ainda tenho minhas dúvidas em relação a PI. Não encontro uma única opinião sobre ela, ou teste definitivos. Queria algo simples e que atenda o básico. 2 bar por 1 ou 2 seg.

Pressure profiling já seria algo mais interessante, mas ainda não li muito sobre e não sei se exploraria muito isso.

A ideia agora é o basicão com o menor esforço... Hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu iria mais pro lado do profile tmb, porem com uma pegada mais simples, um dimmer, por exemplo, faz isso que vc quer.

O Rubans fez isso com uma Gaggia Classic e ficou show, não sei se ele postou no clube das Gaggias mas da uma procurada la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 months later...

Hello,

 

Comprei uma Fiamma Minibar há 2 meses e li as 35 paginas deste forum da minibar para aprender a controlar a nervosinha Minibar.

Para ser mais consistente, como aconselham aqui, comprei uma OPV, um manometro e um PID (o PID so chegou hj)

 

A semana passada, ao ligar a OPV e o manometro, o tubo teflon que comprei rebentou :( Pelo que li aqui, já aconteceu o mesmo a outro colega do forum. (ja li que tenho que comprar tubo teflon da Fiamma ou entao optar por inox ou latão).

 

Mas a minha duvida é a seguinte:

1. Instalei a OPV e o manometro, ligado com "T"s, entre a caldeira e a saída da bomba de água

2. Setei a OPV no meio do aperto

3. Liguei a maquina, e expurguei agua, até tirar o ar do sistema e a temperatura começou a subir. 

4. Reparei que a pressão lida no manometro também começou a subir. - Aqui entra a dúvida:

4.1 A determinada altura, agua começou a sair pela OPV (a rondar os 8 bar)

5. O tubo de teflon rebentou (parecia um tiro de caçadeira)

 

Então, sem expurgar água, qual a pressão que devia ter no sistema?

Será que a água fervendo, está a produzir vapor, criando pressão desta forma?

Será que deixando estar a máquina ligada por mais tempo, e sendo que há água a sair pela OPV, a caldeira pode secar e queimar a resistência?

Antes de introduzir a OPV no sistema, com o aumento de pressão, o vapor era dissipado pela bomba de água? 

 

Obrigado pela ajuda!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou chutar: parece que o problema é no termostato que não está abrindo o circuito na temperatura parâmetro.

 

Está saindo vapor pelo tubo que sai da opv de volta para o reservatório? Sua opv tem um né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A máquina estava funcionando corretamente antes de a abrir para colocar a OPV no sistema - se bem que era bem esquentadinha como já referiram aqui.. tinha que tirar bastante água para controlar a temperatura antes da extração.

 

Sim Guilherme, o vapor sai em forma de água pelo tubo que sai da OPV e volta para o reservatório.

 

O problema até que faz sentido na minha cabeça, não sei é se é normal: O termostato desliga o aquecimento aos 107º - até lá, está a ser produzido vapor que aumenta a pressão do sistema. Quando a pressão do sistema é superior à pressão regulada na OPV, é libertado o excesso em forma de água para o reservatório.

Alguém com a mesma situação?

 

Vou ter que refazer a tubagem, e quando o fizer já devo incluir o PID (pelo menos a temp máx já não vai ser tão alta, produzindo desta forma tanto vapor).

 

Ainda assim, antes de colocar a OPV, e estando a bomba de água diretamente ligada na caldeira como estava originalmente, qual devia ser a pressão do sistema quando este atinge os 107º (e no instante imediatamente a seguir?) ?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...