Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Recommended Posts

Guilherme Torres    3,009

Na minha deixei apenas o termostato limitador do vapor (145°C), mas em teoria tanto faz Sall, vc deixar em cima ou do lado.

Guilherme.

carlos eduardo    5,772

Guilherme , me tira algumas dúvidas , qual o modelo de sensor que vc vai usar ?

Qual a vantagem que vc enxerga em usar um sensor eletrônico no lugar de um manometro analógico comum.

Eu pessoalmente acho que em algumas aplicações um sensor  analógico tem uma apresentação mais clara que um digital , no caso um manometro mostra as alterações de pressão de forma clara durante a extração.

Vou usar um transdutor de pressão de 15bar. A única vantagem é que ele Tb mede em tempo real, igual a um manômetro. Mas traduz essa informação em dados digitais, que podem ser usados para outras aplicações que não só saber a pressão em tempo real. A ideia é usar esses dados coletados para controlar a bomba e assim proporcionar um controle sobre a pressão a ser aplicada sobre o bolo. Por exemplo, aplicar constantemente 2 bar durante alguns segundos para fazer a preinfusao, antes de colocar uma pressão maior para iniciar de fato a extração. É mais ou menos como uma lever, mas sem o pistão.

Destaco que isso tudo ainda é teoria. Na prática é que vou ver como de fato vai se comportar.

Guilherme.

• Like 2

fabio.cunha    38

Boa noite Guilherme, estou meio sumido do fórum devido a outros compromissos. Me tira uma dúvida, qual tipo de termopar vc tá usando com o max31855? tô usando aqui um tipo k mas parece que a precisão dele não tá muito boa. Outra duvida, no nextion, a temperatura T1 e T2 não altera no visor, é isso mesmo? Teve alguma alteração no programa pra repassar?

Boa noite Fábio.
Termopar tipo k da hikaro, com fio isolado com um plástico verde (melhor isolamento) e um pouco de silicone no furo de encaixe pra que a ponta dele não encoste no boiler. No meu código tem umas linhas que evitam erros de leitura. Não computa eles.
O t1 apenas que é mostrado no visor touch.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Estou em férias, mas chegando em bsb te mando o código

fabio.cunha    38

Blz Guilherme, valeu mesmo.  Não achei esse modelo da Hikari ( De cabo verde). Acha que o de cabo banco apresentaria muita diferença na medição? Outra coisa que fiquei em duvida foi porque não deixou a pronta do termopar encostar no boiler. Na teoria a temperatura dele não seria a da água? Ou seria pela variação na medição?

termopar.jpg

termopar 01.jpg

Fábio,
O ideal seria que a ponta encostasse no latão. Mas, como a resistência elétrica está em contato com a água e a água, por sua vez, com o latão e, finalmente, levando em conta que a água é condutora de energia, melhor medir pelo pequeno bolsão de ar deixado entre o latão e o sensor. Isso porque o termopar mede a temperatura com a micro variação de voltagem ocasionada pela alteração de calor. O importante aqui é ter um parâmetro confiável de medição de temperatura, ainda que ele não corresponda a exata temperatura da água. Se usar algum condutor de calor que não conduza energia tanto melhor. Eu até procurei alguma ponta de cerâmica que fosse fina o suficiente para o buraco e que coubesse a ponta do termopar, mas não encontrei. Aí a solução dada, imergir o termopar em silicone entupindo o buraquinho do boiler com ele.
Mais tarde encontrei um termopar fino o suficiente isolado mineralmente. Ele seria ainda melhor. Se achar o link posto aqui.

Quanto ao tipo de termopar esse branco serve, mas sua cabeça é um pouco grossa e talvez não aceite o silicone.