Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

A vaporização é muito mais rápida do que a gaggia. Então, não dá nem tempo de ajustar a altura correta e o pitcher já começa a ficar desconfortável na mão. Além disso, esse negócio de quatro saídas fica difícil de achar a posição correta. Já fiz duas tentativas (ontem e hoje), tentando fazer um capu para mim e para minha funcionária (a única que toma leite lá em casa, fora meus filhos, que preferem adição de chocolate no leite - mais uma variável). Fez uma bolhaiada violenta, pouco creme e leite quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, nunca usei a Minibar, mas foi um susto ir da Baby Class (com caldeira simples de 125ml) pra BDB, que tem uma caldeira de 900ml só pra vapor...

 

Vou sugerir que tente esse procedimento "bobo" que eu "bolei" pra mim e teste o resultado, acho que pode te ajudar: espete um alfinete/agulha no furo que fica mais "alto" quando você levanta a haste. Tente achar um alfinete/agulha que fique preso no furo, revelando assim o "vetor" de saída do vapor.

 

O alfinete/agulha vai ficar com um "ângulo" em relação ao nível do horizonte. Mexa na haste e memorize sua inclinação de modo que o ângulo desse alfinete/agulha fique entre 20 e 35 graus abaixo da linha do "horizonte", começando o teste pelo ângulo mais baixo do alfinete. Depois é só variar nessa faixa até achar o melhor resultado. Testei com alguns modelos diferentes e com "ponteiras" de 4 furos "radiais" esses ângulos costumam dar certo. Se for daquelas "especiais", com 1 furo na ponta mais 3 "radiais", o ajuste ficou entre 15 e 25 graus. Como a pressão da sua máquina deve ser maior que a da BDB, talvez os ângulos sejam ainda mais baixos, mas daí é bom colocar outra alfinete do furo mais "baixo" e se certificar de que ele nunca assuma um ângulo que alcance o próximo quadrante, apontando no contra-fluxo do giro do leite, o que desandaria tudo...

 

Ao mergulhar a ponta no leite, vale aquela regra de tentar deixar o furo mais alto pelo menos 3mm dentro do leite, talvez mais fundo, e uma distância entre 1 e 2 cm entre a ponteira e lateral do pitcher. Salvo seja uma Toroid Espro, daí é reto pra baixo e bem no centro, conforme o manual da Espro.

 

Ab e Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral,

Boa sugestão. O único problema é que a haste de vapor da fiamma não é daquelas que levantam (que possuem uma esfera), mas daquelas que só mexem para a direita ou para a esquerda. Vou tentar, de qualquer forma, fazer o procedimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, na Strega com pitcher grande, somente apoiada na bandeja e abaixando a ponta da haste até aprox 1 cm abaixo da superfície. Na precisa afundar. Com o pequeno, registro mais fechado e inclinado.

Lembra que podes tampar buraquinhos com palitos ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, eu não sabia disso, Guilherme. Então é como na Big Bar Duetto, que hoje é do Mortari. A haste "gira" só de lado, como dobradiça, não tem esfera, mas como o furo da ponteira é simples e o ângulo é baixo, dá sempre certo...

 

Contudo, se você fizer o teste que te sugeri e descobrir que o alfinete/agulha de cima tem um ângulo muito próximo ou acima do horizonte, ou mesmo que o furo mais baixo aponta para o contra-fluxo (gerando apenas turbulência e bolhas), poderia diagnosticar uma ponteira que não seja a original, talvez incompatível com a haste menos flexível de sua máquina... Comprei algumas ponteiras que todos no HB diziam ser ótimas, mas na BDB o melhor resultado foi com a de 3 furos original da Breville mesmo, nenhuma outra (de 2 furos, de 4 furos radiais, de 4 furos com 3 radiais e 1 central) funcionou tão bem. Pode ser algo parecido no seu caso.

 

Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Pessoal. Vou tentar todos os métodos. Não pude fazê-lo hoje de manhã porque, ante o dilúvio que aconteceu aqui em Brasília ontem a noite, fiquei sem luz por boa parte da manhã (sem contar desde ontem a noite). Saí com os meninos para o zoológico e quando retornei, já era em cima da hora do almoço, de forma que tive por rodinhas nos pés e me agilizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, na Strega com pitcher grande, somente apoiada na bandeja e abaixando a ponta da haste até aprox 1 cm abaixo da superfície. Na precisa afundar. Com o pequeno, registro mais fechado e inclinado.

Lembra que podes tampar buraquinhos com palitos ...

Vou tentar o lance dos palitos na Pavoni.

Grato Bernardo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha Guilherme, leite não é o meu forte.

Mas o vapor que ela faz é show de bola.

Já pensei em mandar vir um bico de um furo só.

Acabei esperando a vontade passar.

Mas de vez em quando dá um comichão para entrar no clube do latte art. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme,

 

Aqui existe uma foto - Vaporizando com a Fiamma Minibar ( o meu braço de vapor possui 2 furos).

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/96-latte-art/page-83

 

Usei leite Xandô, deixando uns 10 min no congelador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, sempre usei o leitíssimo e obtive bons resultados. Late Art nunca foi meu forte, até porque faço muito poucos capuchinhos. O máximo que já consegui foi um coração, rsss. Mas, agora, o leitíssimo que está na geladeira é aquele com baixo teor de lactose. Pode ser isso também. Depois vou trocar e testar. Se bem que, depois dos últimos posts, não tive oportunidade de testar as técnicas sugeridas, porque, em face do diluvinho daqui de Brasília, minha casa ficou sem luz tanto ontem como hoje também, coisa de 20h somadas nos dois dias (maior parte no período da noite, graças a Deus - ou a algum cientista ou evento da natureza ou forças do caos se você que estiver lendo for ateu -, mas outra grande parte no período da manhã).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Poderia mesmo ter avançado mais um pouco para equilibrar mais e, cortar logo que começar " aloirar ". Ficou com acidez marcante, mas não agressivo e "zerado" de amargor. Tinha extraído um anteriormente que foi mais longo, chegando em torno de 30 seg, mas apareceu um amarguinho que não me agradou, apesar de uma acidez mais baixa.

De qualquer forma, sua dica procede para quem quer uma bebida mais equilibrada... É que eu ando meio fanático por curto e curtíssimos !!! :P

 

Em relação a vaporização: Uso a ponteira original ( dois furos )... Tenho que combinar com um colega para conseguir filmar 

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Ainda apanhando na texturização do leite. Um pouco melhor, mas não consegui o ponto para late art.

 

Estive bem ocupado após voltar a Brasília. Antes de viajar, tinha feito a maior bobagem tentando instalar a OPV e o sensor de pressão na máquina. Cortei o tubo de teflon pensando que iria aproveitá-lo com os bicones que havia comprado na Fiamma para depois descobrir que não serviriam. Aí, fiz a maior gambiarra para não ficar sem Espresso nos dois últimos dias antes de viajar. Veja foto:

 

 

16322415405_f251205caa_b.jpg

 

Após retornar, já com a peça original remetida pela fiamma, fiz toda a instalação hidráulica, usando as peças que tinha aqui para deixar, tanto a opv, como também o sensor já instalados. O último, para futura utilização de uma placa controladora. Nessa foto, dá para ver o tubo de expurgo da OPV, regulada para exatos nove bar:

 

16320615471_c1fc52dfae_b.jpg

 

 

 

Para completar essa fase de modificações, um caro amigo me fez o imenso favor de trazer um chuveirinho da IMS competition é um filtro duplo, tb da IMS, ambos já na máquina (o chuveirinho não serviu adequadamente, mas dei um jeitinho brasileiro e já está funcionando muito bem). Que crema que isso resultou. Amanhã posto fotos ou vídeo de uma extração. Segue foto do chuveirinho, meio sem foco, portanto não mostra toda sua beleza.

 

16321543182_9a5dd5a0ae_b.jpg

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme,

 

Modificação é assim mesmo ! Estou doido para ver uma extração após as modificações ... Mostra aí a indicação de pressão ! Pensei que seria um simples manômetro... rs

 

:D  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fernando,

Só deixei o sensor instalado no lugar dele. Falta ainda fazer a ligação eletrônica. Por hora, medi com o manômetro mesmo, para regular a válvula de expansão.

Depois faço um vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje encomendei a penúltima peça que vou utilizar para fazer a instalação eletrônica. um OLED monocromático branco de 1 polegada. É bem pequeno e vai ficar bem discreto quando instalar. Nele vou usar cursor ao invés de keypad. Talvez um joystick bem pequeno e um botão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...