Jump to content
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble
Strawberry Orange Banana Lime Leaf Slate Sky Blueberry Grape Watermelon Chocolate Marble

Recommended Posts

Fernando Lopes    796

Fiamma Mini Bar

Acabei de adquirir esta antiga máquina: Fiamma Mini Bar (usada). Detalhe: Vai precisar de uma boa limpeza no grupo

15039070301_6eb2bc592d.jpg

Vista frontal

14855477560_a5c8c332f9.jpg

Selo de identificação

15041767802_604397625b.jpg

Reservatório de água com sensor de nível baixo

15041768662_a7d687acb7.jpg

Porta-filtro ( um simples e um duplo 58mm)

14855409889_673cff42e7.jpg

Bandeja após remoção da grelha

14855529498_ec6b83999f.jpg

E por fim, o grupo com a tela dispersora praticamente obstruida

• Like 8

Bernardo B    2,001

Pelas fotos parece estar em muito bom estado, parabéns Fernando !

• Like 1

Mortari    908

Show Fernando, parabéns!

Realmente a máquina parece estar em excelente estado, apesar de meio sujinha. Vai passar o PID pra ela?

• Like 1

Guest Anita   
Guest Anita

Uma boneca, Fê. Lindinha.

Deixar este grupo novo, pidar a garota e bons cafés.

Parabéns.

Beijo

Gilberto    5,707

Fernando tinha que acabar com uma portuguesa mesmo, rsrsrs, só que ele trocou a miss Portugal de 1970 com excesso de peso pela Miss 2013 alinhadissima, rsrsrs.

Felicidades com a máquina.

• Like 2

Linda mesmo, acredito vai tirar ótimos cafés nela, e um bom banho na portuguesinha kkkk.

• Like 1

RogerioD    1,721

Parabéns Fernando, bela máquina e que lhe traga excelentes cafés, cafiza vai resolver essa sujeira ai do grupo :)

• Like 1

Fernando Lopes    796

Primeiro quero entender o funcionamento original dela, depois posso até fazer modificações como a instalação de um controlador PID

Bernardo    76

Parabéns. Bonita e bem conservada máquina. Achei interessante o sensor de nível baixo. Estou pensando em instalar algo parecido na Silvia. Bons cafés!

Gilberto    5,707

Fernando hoje entrei em contacto com a Fiamma Brasil, o pessoal atende super bem e dizem ter peças até para a minha, precisando de alguma peça do grupo veja com eles.

carlos eduardo    6,107

Parabens , a maquina parece em bom estado , precisa de apenas limpeza.

• Like 1

Então foi você que comprou a maquina do cara de Limeira? Eu liguei pra um anuncio de lá e já estava reservada!!! Bela máquina, está quase ZERO!! Se foi a mesma que estou pensando fez um excelente negócio! De repente desmontando algumas peças e lavando com descalcificante consiga algum resultado positivo. Boa sorte.

Lisca / Babbo    199

Parabens Fernando o clube das Fiamma esta crescendo rapido...

Aproveite bastante.

• Like 1

Fernando Lopes    796

Claytom,

Só para constar: Comprei sim do rapaz de Limeira, mas desta vez fui mais rápido que sua postagem... Fechei o negócio depois de 1h postada na OLX !

Igor: Foi eu mesmo !

• Like 1

Fernando Lopes    796

Fernando hoje entrei em contacto com a Fiamma Brasil, o pessoal atende super bem e dizem ter peças até para a minha, precisando de alguma peça do grupo veja com eles.

Gil,

É bom saber ! Qualquer coisa ligo pra eles 

Abraço

• Like 1

Billy Puppet    567

Show de máquina. A bandeja coletora parece ser rasa. É isso mesmo?

Jose Alexandre    981

Claytom,

Só para constar: Comprei sim do rapaz de Limeira, mas desta vez fui mais rápido que sua postagem... Fechei o negócio depois de 1h postada na OLX !

Igor: Foi eu mesmo !

Bom saber que a máquina tem assistência eficiente.

Fernando, não deixe de postar impressões sobre essa belezura.

Fernando Lopes    796

Grupo limpo, graças a ajudinha do Mortari em me arrumar um pouco de Cafiza.

15033255546_c0967fcd57.jpg

O próximo passo é trocar as vedações por estarem ressecadas, mas não está vazando.

Fernando Lopes    796

Show de máquina. A bandeja coletora parece ser rasa. É isso mesmo?

A bandeja é meio rasa, mas atende perfeitamente o uso residencial

• Like 1

Fernando Lopes    796

14871861830_27843a7a93.jpg

Depois de tudo limpo...

O porta-filtro da esquerda coloquei o filtro VST de 18g e o da direita continua original da Fiamma.

• Like 5

felipemancha    159

show hein, 

parabens pela maquina,

nada que um descalcificante nao resolva! rsrsrs

Fernando Lopes    796

Primeiras impressões sobre a extração - Fiamma Mini Bar

Usarei a Chef Crema Silver adaptada (filtro despressurizado e controlador de temperatura PID) e o moinho Baratza Preciso como referencia.

Para tentar estabelecer uma comparação mais justa, utilizei o mesmo filtro utilizado na chef crema (duplo VST – 18g). O café utilizado foi o Obatã Amarelo safra 2012, adquirido com o Helder (fiz uma torra média  no dia 14/08/2014).

Em principio utilizei a mesma moagem, quantidade de café(18g) e pressão de compactação. O resultado foi uma extração com mais crema e corpo, mesmo obtendo uma extração mais rápida (em torno de 25 s obtendo 30g em cada xícara. Na Chef saia em 30s a mesma quantidade).

A temperatura de extração com certeza teve um comportamento diferente, mas ambas estavam em temperaturas parecidas ao degustar o café.

A Fiamma parece extrair de uma maneira mais intensa e homogênea (agrega mais corpo e aroma ao café), talvez pelo formato do grupo que possui muito mais furos na tela... Um verdadeiro ”chuveiro quente”. É notória a diferença quando fazemos um expurgo.  Resumindo:  Na Chef Crema, preciso dosar mais para ter uma bebida parecida com a Fiamma (em termos de corpo e aroma).

A acidez, amargor  e doçura, possuem  um maior equilíbrio sendo extraída pela  Fiamma, porém não desabona a extração realizada pela Chef Crema.

• Like 2

Mortari    908

Acho que o fato de a extração ter sido mais rápida na Fiamma se deve a (1) ela não ter OPV e (2) você ter mexido na OPV da Silver baixando a pressão máxima de extração. Provavelmente a relação moagem/dosagem que você usou criou restrição suficiente nesse filtro pra levar a pressão acima do limite da OPV da Silver e parte do fluxo começou a ser desviado. Como a Fiamma não tem OPV, ela continuou empurrando toda a água pélo bolo e, por isso, a extração chegou no mesmo volume mais rápido.

Não tem problema nenhum nisso, é só uma questão de acertar melhor a relação dosagem/moagem na Fiamma, que provavelmente será diferente da usada na Silver, apesar do filtro ser o mesmo.

Chegou a abrir a Fiamma já? Quando abrir, dê uma olhada se a bomba é da linha E4 ou E5, por curiosidade. O comportamento delas é bem diferente.

Santiago Luz    1,672

Basicamente, a pressão e/ou o perfil de pressão são diferentes entre as duas máquinas, aí tem que ajustar moagem e dose de acordo, é isso, né?