Ir para conteúdo

Próxima onda... Robusta especial!


Postagens recomendadas

Muitos falam que não gostam ou que é ruim sem saber exatamente o que é o gosto...

 

Confesso que fazendo 1 mês de curso de classificação em Santos e provando muito Robusta ruim (além de arábicas tenebrosos) fiquei meio traumatizado com os sabores (torra clara) de cereal/milho/palha. Mas já tomei misturas italianas muito boas que continham Robusta. Então, vai saber, de repente é questão de encontrar mesmo esse café de qualidade para compor uma mistura bem como saber torrar direito.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4th wave?

Acho que já postei em outro tópico, mas depois eu posto aqui o site dá Conilon Brasil,

eles estão tentando trabalhar com a idéia de robustas finos/especiais, eles tem inclusive curso de degustação de robustas...

Mas não sei como ou onde comprar robustas especiais.

Bruno Goulart

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como prometido segue o site dá Conilon Brasil: http://www.conilonbrasil.com.br/ .

Tem uma aba de revistas, acho que dá pra baixar em pdf pelo site,

ainda não tentei.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coffea arabica e Coffea canephora são duas espécies diferente do mesmo gênero, como o pessegueiro e a amendoeira, da mesma família mas com caraterísticas bem diferentes, cito Wikipédia:

Prunus L. é um género botânico, geralmente arbóreo, mas que também pode ser arbustivo. Inclui as ameixeiras, cerejeiras, pessegueiros, damasqueiros e amendoeiras. 

 

Para mim, sao dois produtos diferentes, misturar robusta no arábica e igual que colocar cacau, melado ou qualquer outro produto para modificar ou disfarçar o sabor (ou defeitos) de um lote de arábica:

Coffea canephora (Café Robusta; sin. Coffea robusta) é uma espécie de café originária da África Ocidental. É cultivada principalmente em África e no Brasil onde é chamada por vezes de Conillon. É também cultivada no Sueste asiático onde os colonistas franceses a introduziram em finais do séc. XIX. Nos últimos anos o Vietname, que produz apenas robusta, ultrapassou o Brasil, a Índia e a Indonésia como o maior exportador do mundo. Aproximadamente um terço do café produzido no mundo é robusta.

A canephora é de trato fácil, quando comparada com outra das principais espécies de café, a Coffea arabica, e, por conseguinte, é mais barata de produzir. Como os grãos de arabica são considerados superiores, a robusta fica normalmente limitada a tipos de café de escalão inferior como complemento. É no entanto incluído nos cafés instantâneo e expresso de forma a tornar o café cremoso. A robusta contém duas vezes mais cafeína do que a arabica.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

não vejo dessa forma,

não penso na utilização pra mascarar,

mas pra potencializar ou enriquecer,

desde que se use ingredientes de qualidade,

como em culinária, onde se usam vários ingredientes distintos para elaboração de um prato.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Existem aromas e sabores que afloram com as diversas formas de se trabalhar com o café, após a colheita.

Um processo que adiciona características interessantes é chamado de Fully Washed.

Consiste em deixar o café fermentando em aguá para que se obtenham ácidos na torra.

Isso permite com que estes cafés se tornem exóticos e agradáveis.

Esse processo é muito usado na America Central.

E no brasil estão começando também nos conilon ( robustas ), pois nos arabicos já se usa para deixar os cafés citricos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, entendo e respeito seu parecer.

No meu comentário visei destacar tratar-se de espécies diferentes, onde a arábica sempre foi considerada a bebida nobre e o robusta um sucedáneo mais barato, principalmente utilizado em tempos de escassez ou guerra.

Na década de sessenta (não lembro de ter visto antes), com a entrada dos cafés instantâneos, se abriu um grande mercado ao robusta, e agora os produtores estão a procura de agregar maior valor a sua produção.

O mesmo esta acontecendo com a cachaça onde, pessoalmente, não estou percebendo um diferencial de qualidade compatível com o aumento no preço.

Era só isso, o resto e uma questão de gosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...