Ir para conteúdo

Cafeteira espresso VELOX


Alexandre Velloso

Postagens recomendadas

Salve

Ontem fui buscar a cafeteira Velox comprada recentemente.

Negociei essa mesma cafeteira no passado com o antigo proprietário, mas, apesar de havermos acertado preço, por desencontros não concretizamos o negócio.

 

O princípio de funcionamento é similar ao da moka.

 

Após a feitura do vídeo, refiz o teste sob a tensão de 220 V e com 400 ml de água. Os resultados foram semelhantes. Tempo total para início da extração de 3'10" com a água à temperatura de 93.5°C e com 355 ml de água na leiteira e 45 ml de água dentro da caldeira.

 

Note que por não haver pó, a temperatura observada na saída deve estar ligeiramente mais quente do que será com café. Depois observarei e relatarei.

 

Há sim a possibilidade de alteração da temperatura via ajuste no termostato. Não o fiz ainda, mas está indicado no manual.

 

Link do vídeo > www.youtube.com/watch?v=T3INtqPt27s&feature=youtu.be

 

 

Na foto, realço as inscrições em relevo no plástico da base, que são pouco visíveis.

 

kAySuYb.jpg

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana , para quem gosta de Moka é legal , fiquei imppressionado com o preço de uma atualmente , 63 Euros.

 

Aproveita e compra o bico para 2 cafés ( 2 Euros) :

 

http://www.veloxitaly.it/en/prodotto.php?ses=ca1e103fa4984595e0d4bfe805c0a332&id=92

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Obrigado Foguinho.

 

Carlos, obrigado pela dica, mas não pretendo trocar a ponteira. Prefiro mantê-la original. Ainda que com a pátina do tempo e do uso prévio.

Afinal, pouco a utilizarei. Meu interesse é de colecionador, ou como alguns dizem, acumulador...

 

Miyamoto, essa é a que estava no OLX. O antigo dono já havia anunciado no início do ano passado e acertamos tudo, porém não finalizamos. Quando ele retornou com o anúncio recentemente, voltei às tratativas e fechamos por um valor justo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Carlos Eduardo.

Uma correção:

O preço atual seria 75 euros, tal qual ao do modelo 9007 cuja capacidade é semelhante. O modelo 9001, por 63 euros, é para 2 xícaras.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bonita a máquina com esse plástico laranjão. :)

 

Engraçado colocar no tópico "Cafeteira espresso VELOX" e localizar o tópico em "Coados e afins". Hehe  :lol:

Mas realmente, na página do fabricante, eu fiz uma busca e encontrei "This MAXI modl let you have quickly ready a good eight cups of espresso coffee, or six cups of barley drinks."

 

http://www.veloxitaly.it/en/prodotto.php?id=24

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Justificada a confusão sobre ser espresso e estar na categoria Coados e Afins.

Como se pode ver no início do vídeo, o fabricante imprime na caixa o termo espresso Velox. Acontece que o método que tratamos como moka ou cafeteira italiana é, na Itália, tratado como cafeteira para espressos. E de fato, após o aquecimento necessário, a percolação ocorre rapidamente.

 

Eu preferi postar em Coados e Afins por entender que a categoria Máquinas de Expresso privilegia equipamentos dotados de grupo de irrigação, seja em máquinas manuais ou semi automáticas.

 

Mas nunca se esqueçam que, à exceção dos turco e árabe, todos os métodos, inclusive o espresso, envolvem alguma forma de filtragem do pó, coando a bebida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Sommer.

 

Na verdade, creio ter me expressado incorretamente. Deveria ter escrito "o preço que eu considerei justo".

Note que o fato de ser um equipamento raro, valoriza-o. Por outro lado, também não é um objeto desejado por muitos e isso desvaloriza-o.

Eu só me interessei porque coleciono cafeteiras. Não pretendo ter uso frequente. Mas ainda assim, não é item de grande destaque e, ainda mais, continua disponível para ser comprado novo.

Para atribuição do valor, levei em conta que será um equipamento a ser usado, quando muito, um par de vezes a cada mês e que ficará maior parte do tempo guardado em um armário. Talvez, se pretendesse usá-lo diariamente, valorizaria-o mais. Porém não é o caso.

 

Tudo isso considerado, entendi que o preço justo seria igual ou menor que o custo de adquirir uma Velox nova e de capacidade similar.

Expus esse entendimento e o antigo proprietário concordou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Ainda sobre a questão do café feito na moka ser, na Itália, considerado espresso. Vejam que no vídeo, no 3º item, aos 50", há o uso da cafeteira italiana.

 

Link > www.youtube.com/watch?v=Clcl2EmCCC8

 

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...