Ir para conteúdo

110V 220Volts Que fazer ?


Pedro Freire

Postagens recomendadas

Ola,

 

E agora 110 ou 220 Volts

Vou comprar uma cafeteira, ou outro eletrodoméstico cuja a voltagem é diferente da existente na tomada elétrica da minha residencia. Fiz a opção por usar um transformador de 110 para 220 Volts, ou em outro caso de 220 para 110 Volts. E aí qualquer transformador servirá ? A resposta é NÃO. Você tem de saber o consumo do aparelho, no caso a cafeteira, que é nominado numa grandeza Watts. No caso de cafeteiras a maioria fica entre 900 a 1500 Watts. Isso está especificado na etiqueta colada na maquina. Então se  na etiqueta da cafeteira tem 230V 1450 W o transformador tem de no minimo ser especificado como 110/220 Volts e 1500Watts.
Atenção: Muitas vezes os fabricantes de transformador usam a especificação VA ( Volt Ampere) em vez de Watt. Como VA é cerca de 0,75 do Watt no exemplo acima 2000VA é uma escolha segura principalmente com fabricantes pouco confiáveis.

 

 

 

Se não estiver satisfeito e quiser saber mais em termos leigos leia o bla, bla, bla aborrecido abaixo:

 

E o que é Watts ? Watts vem de uma expressão matemática onde Voltagem vezes Amperagem é igual a Watts.  V x A = W .
Então trocando em miúdos Watts é o "trabalho" a ser realizado. Sabemos que a eletricidade é a passagem de elétrons num fio, num circuito elétrico.  E  velocidade com que esses elétrons viajam nos fios é medida em Volts. E a quantidade de elétrons passando no mesmo fio é medida em Amperes.  Concluímos que Watts é a medida que expressa um determinado numero de elétrons percorrendo um fio ( condutor elétrico ) a uma determinada velocidade.
Então vamos a um exemplo pratico : Lá na etiqueta da cafeteira tem 230 Volts e 1200 Watts. Na minha tomada tenho 110Volts. Tenho na minha casa um transformador, daqueles usados numa geladeira com 350Watts.
Ligo na cafeteira e o transformador esquenta,  fumaça, dispara o disjuntor ( fusivel ) do quadro elétrico. O que será que aconteceu de errado ? Um transformador nada mais é que fios enrolados formando uma bobina, esses 350 Watts determina a grossura fio dele e consequentemente a sua capacidade de dar passagem a determinado numero de elétrons. No caso foi elétrons em demasia passando no fios causando sobreaquecimento e a queima. Pense numa porta estreita onde grande numero de pessoas tentam passar ao mesmo tempo. Simplesmente não dá ! A porta tem de ter as dimensões corretas para que todas as pessoas possam passar ao mesmo tempo. De um transformador de 300Watts para um de 2000 Watts o que muda é apenas a grossura do fio usado na sua construção.

Tudo acima descrito em termos muito leigos, me desculpem os que compreendem o que seja tensão, amperagem, joules, frequência, casamento de impedâncias, saturação de núcleo, secção de condutor e etc...

 

 

 

Abraço,

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Pedro 

 

Uma pequena correção , VA = W se a carga for resistiva , por exemplo ,  ferro de passar , lampada incandescente , cafeteira etc.

 

Quando a carga for indutiva , por exemplo motores , compressores , lampada fluorescente etc.  será VA = FP x W , no caso vc usou de exemplo para FP 0,75.

 

Para cafeteiras que são carga resistiva (só tem resistencia) 1W=1VA.

 

Para eletrodomesticos modernos , o FP atualmente oscila entre 0,8 e 0,9 , mas trabalhar com 0,75 não fará mal nenhum.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, uma pergunta:

 

como saber se o aparelho é resistivo ou indutivo?

 

Há uma lista de quais são quais?

 

E o que nos interessa mais:

 

cafeteira elétrica

cafeteira expresso

moinho

pipoqueira

chaleira elétrica

 

estão em qual categoria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que tem só resistencia  é resistivo : cafeteira eletrica ,chaleira , ferro , lampada incandescente a cafeteira espresso e resistiva com exceção da bomba que é indutiva (motor) , mas como a bomaba só representa menos de 5% da potencia total pode considerar resistiva.

 

O que possui , motor , compressor , lampada fluorescente , moedor , pipoqueira (motor da ventoinha) , televisão , grill , computador etc. será indutivo.

 

É simples se for só resistencia 1W = 1VA .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Uma pequena correção , VA = W se a carga for resistiva , por exemplo ,  ferro de passar , lampada incandescente , cafeteira etc.

 

Abs

C. Eduardo

 

Opa Carlos,

 

Corretismo ! Mas o texto foi pra ser simples e não foi dirigido aos Cientistas do Fórum !  :D

 

Forte Abraço Amigo, :)

 

Pedro Freire

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Caramba japones vc leu tudo e não entendeu nada ? Tem certeza que vc é engenheiro , fez mestrado em eng. mec. pela UFMG ?

 

Como vc tem mão podre para moedor , vamos considerar um FP grande 0,6 , como o Vario tem 180 W , um transformador de 300 VA dá com sobra.

 

To achando que em breve , muito breve teremos um Vario quebrado e alguém enchendo o saco do coitado do Alexandre. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

A rede usual aqui em Maringá é 110v, mas... tanto os chuveiros quanto a rede dos condicionadores de ar daqui do prédio onde moro, são 220v. Preferi puxar uma tomada 220 para meu cantinho do café ao invés do transformador. Vale a pena conversar com um eletricista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende , sempre é preferível colocar uma tomada de 220V , mas , se o equipamento for de pequena potencia como um moedor o transformador será barato e pequeno .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...