Ir para conteúdo

Moka gigante


Alexandre Velloso

Postagens recomendadas

Salve.

 

No dia em que fui buscar a Velox ganhei uma cafeteira italiana gigante de presente.

Antiga e há muito sem uso, estava guardada num armário da fazenda em Minas. Minha mãe a "achou" e resolveu trazê-la para mim. Creio que após boa limpeza ficara com ótima aparência.

É enorme! A capacidade da caldeira é de 1 litro. Nas fotos abaixo, comparo-a a outra para 3 xícaras com capacidade de 150 ml.

As dimensões de ambas são respectivamente:

Altura total - 260 mm - 160 mm

Diâmetro interno do filtro - 90 mm - 55 mm

Altura interna do filtro - 30 mm - 20 mm

Massa total seca - 1,613 Kg - 0,388 Kg

 

d5xnRv1.jpg

 

JYRXPAI.jpg

 

PTBSZZR.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Zé xará.

 

Penso que, ali pela metade do século passado em alguma pequena cidade/vila no interior da Itália, poderia servir também numa pequena indústria, com seus 10 a 20 funcionários, durante o intervalo da tarde. Talvez numa repartição pública ou num hospital.

Por certo havia muita utilidade para uma grande cafeteira como essa.

Basta-nos lembrar dos enormes bules e coadores de pano usados em refeitórios.

Nossa visão, carregada de contemporianismo, nos faz esquecer como a vida era simples.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre, como seu admirador e cliente, por favor, explique melhor esse detalhe "minha mão a achou". Tenho certeza de que não foi mão leve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MoaM: mother of all mokas!

Eu ia dizer que já usei uma dessas, mas quando li que essa leva 1l de água, quase caí para trás. Eu usei o modelo grande, com o mesmo design da que tenho hoje (de 6 xícaras). Acho que a de 12 xícaras, que deve dar uns 600ml.

A moka como ela é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Hoje realizei testes com a moka gigante. Buscava saber o tempo necessário para completar uma extração.

 

Primeiro aqueci apenas 1 litro d'água, sem pó, em fogo baixo. Foram 13' para o início do fluxo ascendente da água que findou aos 17'.

Depois testei com 1 litro d'água e 80 gramas de café (muito velho) moído grosso. Porém usei a chama no máximo, pois notei que tão grande é a área do fundo da cafeteira que mesmo na máxima o fundo cobre a chama. Foram 8' para o início do fluxo ascendente da água que findou aos 11'.

 

Aí deu-se a cáca! Eu não havia encaixado a tampa superior perfeitamente e vazou em função da pressão muito alta. E vazou para caramba!

Meia hora dedicada à limpeza da área e utensílios afetados.

 

Só com o incidente notei que falta o filtro na cafeteira. Além da bebida, encontrei muito pó encharcado espalhado.

Tipo assim: pão com manteiga que cai com o lado da manteiga virado para baixo...

 

Não acredito que conseguirei peças de reposição para esse modelo. Preciso de uma nova gaxeta e do filtro. Talvez tenha que mandar fazer uma gaxeta e usar filtro improvisado de papel ou pano, cortado em disco.

 

Cenário do desastre.

 

w8VzfAI.jpg?2

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) Eu fico imaginando o porre que foi puxar o fogão para limpar entre a bancada e o fogão.

 

Quanto ao filtro , ele aparece nas primeiras fotos do tópico , ou eu estou enganado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Carlos Eduardo.

Não aparece. Talvez estejas confundindo com a base do funil que também é perfurada para não permitir que desça pó para a água e para que a água suba.

Nas mokas, o filtro fica preso pela gaxeta, na parte inferior da câmara superior. Como nas fotos abaixo.

 

MHaFTLo.jpg?1

 

z6ELBNk.jpg?1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma moka alemã, pequena para duas xícaras grandes, um dia no fogão não sei o que aconteceu, se entupiu a válvula que sai a pressão, enfim, explodiu e manchou a cozinha inteira, até o teto, sorte que não tinha ninguém perto, foi a última vez que utilizei moka, já não gostava muito do resultado pois achava que queimava um pouco o café e depois disso que já vi outros relatos de explodir, não vi vantagem em arriscar mais. esse encaixe dela deveria ser mais forte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

A respeito de acidentes com moka, o fator mais comum é colocar água acima do nível da válvula. Isso anula a possibilidade de que a mesma seja acionada pela pressão interna da caldeira.

Ainda mais, como a massa de água é superior à prevista no projeto, todo o estudo de segurança do funcionamento é comprometido.

Na moka é previsto que a câmara selada da caldeira contenha um tanto de água e um tanto de ar. Essas 2 massas, líquida e gasosa, se transformam com o aquecimento de forma diferenciada e, por projeto, se completam para o perfeito funcionamento da cafeteira, considerando que o pó usado está na granulometria adequada que permita a percolação da água aquecida.

Alterar a grandeza dessas massas já é suficiente para o mal funcionamento, como por exemplo, utilizar menos água que o previsto no projeto. Não causará explosão mas também não criará boa bebida.

O pó muito fino é outra causa de acidente, pois provoca um selamento não previsto da câmara da caldeira.

 

Raramente o mal funcionamento da válvula, quando a cafeteira é corretamente usada, é causa de acidente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...