Ir para conteúdo

Histórias engraçadas em cafeterias (videos também)


Alexandre Rodrigues

Postagens recomendadas

Galerinha

 

Acredito que não temos um tópico que trate deste assunto, então resolvi criar,, todos nós temos histórias engraçadas de cafeterias, alguma resposta mirabolante,algum vídeo na internet que nos faça rir sobre o café ou até mesmo histórias que ouvimos de algum amigo.

 

Vou começar com a minha.

 

A 3 semanas estive em uma cafeteria na cidade de Tubarão-SC. Cafeteria esta que fica no único shopping da região, região esta que tem aproximadamente 350.000 habitantes,, bastante não acham?

 

Então, com um grande fluxo de pessoas de diversas cidades na região, certamente nesta única cafeteria os baristas entendem de café... errado.

 

PARTE ENGRAÇADA 

 

Fiz somente 2 perguntas após tomar um curto.

 

1ª - O grão que vocês utilizam é um blend? 

Bem. o barista e a barista não sabiam o que era um blend,me comentaram que intendem somente de extração e não de grão (kkk, devo rir ou chorar,rsrs) Foi na embalagem do café (café do mercado) e procurou,procurou, procurou e não encontrou..

 

Segunda pergunta (meio maldosa)

 

Você sabe quantas gramas de pó cabem no teu porta-filtro?

- O barista, foi até o moinho,, olhou na parte de cima do moinho e me disse:

- 2 gramas.. sim 2 gramas.

 

Na hora saquei de onde ele tirou este número,, da regulagem do moinho que certamente o macro fica no 2..

 

Este tópico com certeza não tem a conotação de rir dos outros, eu sabia muito menos do que ele a alguns meses atrás,, mas rirmos do assunto café.

 

Abraço galera

 

Alexandre

 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há muito tempo atrás, antes de me apaixonar por cafés, mas dentro de uma cafeteria que na época era do pai de um amigo meu, não saíamos de lá, inclusive a noite quando fechávamos as portas e tomávamos pinga com mel e quando muito frio, conhaque com mel.

Um dia um senhor muito humilde nissei, sansei, na verdade não sei. Entrou e pediu um cafezinho, como de costume em minha região ele deveria estar esperando um café em copo americano coado naquele padrão de cafeteiras Monarcha ou aqueles bules de inox dentro de aquecedores de água à resistência. Já estranhou ao ver o café vir daquela máquina enorme e numa xícara com pires, uma colherzinha e uma balinha de hortelã.

Não é que o senhor tirou o papel da bala e mergulhou-a no café ? Com ares de quem sabia o que estava fazendo, mexeu, mexeu mexeu e de vez em quando ou de quando em vez pescava a balinha com a colher para ver se já havia derretido toda. Estavamos testemunhando aquilo como que não acreditando no que víamos. E mais e mais vezes conforme encontrava a balinha apenas um pouquinho menor, a devolvia e continuava a mexer, conclusão não derreteu toda, o café esfriou e ao tentar beber ou experimentar o café, cuspiu e derrubou tudo no balcão o que não pudemos deixar de rir pois a cena era hilária, ao se dirigir ao caixa foi reclamando e dizendo que o café estava horrível e que não ia pagar. Ao que o Sr. Max pai de meu amigo disse também gargalhando que não iria cobrar.  Apesar de engraçado foi a bendita balinha que induziu este Sr. ao erro.

O Ministério do Café adverte: Cuidado com as balinhas em cafeteiras, elas podem promover momentos hilários.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem razão Miyamoto, então deixa eu contar outra não tão engraçada, uma vez fui em uma livraria muito legal em minha cidade, recém inaugurada, grande, dois andares, uma bela cafeteria embaixo, e era minha primeira vez lá. Como sempre, fiquei observando a mocinha (logicamente não era uma barista) preparando meu espresso.

retirou o portafiltro do grupo e ainda estava com o café anterior, sem bater no bate-borra, tirou a "bolacha" com uma colherzinha de café, riscando e raspando todo o filtro, ao que depois de ´limpo´ recebeu o pó do moedor há muito tempo já moído com o hoper abarrotado de grãos sabe-se lá a quanto tempo. Depois de compactar daquele jeito com o tamper original da máquina aqueles de plástico, colocou de volta no grupo sem dar nenhum flush para dar vazão à água quente praticamente fervendo que estava no grupo. Olhei num freezer ao lado aquelas garrafas de água com gás do tipo refil de 1.5 l. e sabia que antes de tomar o café limparia as papilas gustativas com aquela água.

Para finalizar, a moça não me serviu a água, o café estava quentíssimo e sub-extraído, tomei a liberdade de corrigir educadamente a moça que depois de muito tempo frequentando a livraria e inclusive ficando amigo do dono o qual ao final de 2012 desistiu da cafeteria e pude arrematar a sua belíssima Rancilio Epoca S2 com um moedor Rancilio MD-50, era a filha do dono da livraria e me confessou tempos depois ter me achado um tanto quanto antipático no dia em que me serviu o café pela primeira vez pois também era seu primeiro dia atrás do balcão.

Passamos por cada uma para tomarmos um espresso descente fora de casa!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, sobre o bolo extraído permanecer no filtro (vou fugir do tópico, desculpem): ano passado no curso de barismo aprendi que isto é praxe nas cafeterias profissionais, que o bolo fica no filtro até a próxima extração para evitar aquele gosto de metal do filtro. A única extração do dia em que este gosto estaria presente seria a primeira do dia, já que a máquina estaria desligada. De qualquer forma esta seria de teste, para verificar tempo de extração etc.

 

O problema não é o bolo permanecer no filtro, mas a limpeza que se faz (ou não) quando se descarta o bolo usado.

 

Esta foi uma das dúvidas que fiquei após o curso, comparando o barismo caseiro x o profissional.

 

Queria perguntar pro Alex se procede este sabor metálico e se este é mesmo o padrão. Acabei incorporando isto na minha rotina em casa. O bolinho fica lá, até a próxima extração (com limpeza com pincel e pano).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que não sinto Ana...

 

Isso do bolo ficar deve ser para ficar o mais seco possível e sair tudo de uma vez na batida.

 

Aqui o filtro sempre dorme limpo, fora da máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu quero saber é se tem algum fundamento, se na prática se nota alguma diferença no gosto ou se é mito.

 

Algumas coisas no curso eram mito, por exemplo, de que 23" seria um número-chave de tempo de extração nas cafeterias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim é mito. Imagine refogar em frigideira de inox...Temperatura mais alta e mais tempo ainda que uma extração. E não há gosto algum de metal na comida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Pessoal

 

Esta mesma prática vejo em cafeterias em Florianópolis,, quando passo para comprar café.

 

A Tatiane Rodrigues, campeã paulista de baristas a uns anos atrás, me comentou este ano que o primeiro café eles sempre extraem para temperar o porta filtro (e claro regular o moinho).

 

Realmente não sei se tem fundamento,, vamos ver se o Alex nos ajuda..

 

Obrigado

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando recebo amigos em casa e o fluxo ou volume de cafés é maior e mais rápido, tiro o bolo numa batida só no bate-borra na hora de fazer outro café, mas terminado o ciclo, tiro o último bolo, limpo com a toalha, nada de água e devolvo ao grupo. mas o mais estranho na história que contei foi o não uso do bate-borra e sim da colherinha, e para completar a história fui nesta segunda-feira em uma nova padaria na Av. das Esmeraldas em minha cidade,uma avenida de lojas e boutiques de marca, shopping e clinicas, e a "moça do café" me permitam chamar assim, pois tenho certeza que também não era barista, fez o mesmo procedimento coincidências a parte, ambas as cafeterias eram da Intercoffee, leia-se Café América, então acredito ser uma falha no treinamento de pessoal. Apesar da distância de aproximadamente 6 anos entre um evento e outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ser honesto nunca me importei com isso, se eu for temperar o porta filtro toda vez que for fazer café,, credo,, meu consumo dobra... pois faço sempre um café e raramente 2. 

 

Intendido galerinha? alguém disposto a dobrar o custo do café,,rsr

 

Acredito que em cafeterias este procedimento é utilizado mas para nós

 

Voltamos ao tópico pode ser?

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A história que eu tenho como eu disse é de rachar a cara,,rs

 

Mas como pretendo ir nesta cafeteria/livraria sexta (só não vou tomar café, pode apostar) pretendo comentar depois com fotos.

 

Obrigado

 

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho uma, já contei no tópico de cafeterias em Brasília, então vou reproduzir a mensagem aqui e acrescentar alguns outros elementar para incrementar a narrativa. Evitarei citar o nome da cafeteria, mas se estiver curioso tá lá na primeira mensagem que publiquei: 

 

Certa vez entrei em uma cafeteria de um barista renomado, como de costume me dirigi até o balcão e observei atentamente os equipamentos expostos. Vi que tinham uma boa máquina e um bom moinho, chamei então a atenção do barista e procurei me informar a respeito do café. Recebi uma resposta curta e proveniente de um funcionário pouco informado. Lembrei da regra dos "Ms" e fiz a seguinte ponderação:

  • Macinadosatore (Moinho) - OK
  • Macchina Espresso (Máquina) - OK
  • Miscela (Insumo) - Talvez 
  • Mano dell'operatore (Mão do barista) - provavelmente ruim.

 

Decidi que não iria perder a viagem e pedi um duplo curto ao barista. Ao fazer o pedido observei o olhar atento de um senhor de cabeça branca que estava ao meu lado com um notebook aberto. Ignorei e foquei no barista tirando meu café.

 

Juro para vocês que nunca vi um barista tão atrapalhado, nem a xícara de baixo do PF ele acertou e uma parte do café caiu para fora. Fiquei olhando para o barista achando que ele ia tirar outro e para minha surpresa ele me serviu o café, mesmo com minha cara de espanto para ele. Tomei um gole somente, deixei tudo na bancada e fui pagar. 

 

No caixa eu vi que os grãos estava venda e, para decidir se a culpa era somente da Mano dell Operatore, pedi informações para a atendente a respeito do café. Nesse momento o senhor de cabeça branca se aproximou, se identificou como o proprietário e começou a falar do café dele. Aí, como um bom mineiro que sou, engatei uma conversaiada com o italiano e no final acabei tomando uns espressos na faixa e ainda levei um livro sobre café inspirado na vida do cara... espero que o livro seja melhor que os espressos que ele tirou pra mim... 
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O gosto ruim não e o metálico: e o gosto de rançoso do filtro e PF que não foram lavados.

 

Na hora do movimento, cada extração vai lavando o filtro com água bem quente, e não há gosto ruim.

Mas, passado o "Rush" o movimento cai e, como não lavam os filtros, o primeiro shot sai com sabor a ranço.

 

Contam que, por este motivo, os romanos são muito gentis e cedem sua vez (a do primeiro cafezinho) ao primeiro turista que estiver aguardando, e ficam com o segundo cafezinho que é o bom :-)

 

Nos equipamentos comerciais este gosto esta entranhado, e por isso que o primeiro café do dia vai direto para a pia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Galera

 

Mais uma historia engraçada, e na mesma cidade.

 

 

Estava abastecendo o carro em um posto famoso, digamos o mais badalado da cidade..extraem café o dia inteiro.

 

No dia em que estava abastecendo resolvi depois de muito tempo sem tomar café ali pedir um curto (café este que nunca tinha pedido neste lugar mas como estava no cardápio exposto numa televisão de 48 polegadas resolvi pedir...

 

Me dirigi até o balção que fica de frente com a máquina e comentei com a atendente que queria tomar um curto..Mas comentei que já tinha tomado café antes do posto e que por causa da regulagem do moinho gostaria que na hora que fosse compactar  ela compactasse com mais força (porque sei que eles não sabem regular o moinho). Embora soubesse que fazer mais pressão no café passaria de longe ser a solução do problema, saberia que pelo menos amenizaria um pouco a extração.

 

Após o pedido me dirigi a mesa e fiquei aguardando o curto. Quando o café chegou na mesa  trazido pela própria moça que tinha comentado sobre a compactação comentei que o que estava me servindo era um espresso e não um curto como tinha pedido. Expliquei o que era um curto e reexpliquei o motivo da compactação,, Para minha surpresa ela me disse:

 

- Mais força? eu pensei que era para colocar mais força no botão que começa a extração então apertei o botão com mais força..

 

Resumindo:  tomei aquele café por pena da moça que por sinal estava de largo do que eu buscava e desisti de  tomar café ali.. Hoje somente o passado de graça que deixam como cortesia.

 

Abraço e que as histórias apareçam por aqui.

 

Alexandre

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso aconteceu em um shopping aqui do Rio , já faz uns 4 anos , minha esposa estava em uma loja comprando e eu na falta do que fazer fui em uma dessas cafeterias tipo quiosque que ficam no meio dos corredores.

Entrei na fila e pedi um Latte.

A "atendente" do caixa arregalou os olhos e falou bem alto ....HEEEEIIIINNN ???? .............O QUE QUE O SENHOR QUER  ?

Todo mundo no entorno me olhou com estranheza , parecia que eu tinha pedido para passar a mão na bunda dela.

Constrangido com cara de bunda e falando baixo tento explicar , é cafe expresso com leite ............... ela me interrompe com um olhar de superioridade e fala aos berros 

- AAAAAHHH .......... O SENHOR QUER É CAFE COM LEITE .

Penso comigo , "fazer o que ? É claro que a maluca não sabe o que é um Latte ,  respondo  - É isso aí minha filha ,  me dá um cafe com leite.

Ela responde aos berros de novo  - DE QUE TAMANHO ?

E quantos tamanhos tem  ?  Ela pega uma xicara de chá e fala , esse aqui é o cafe com leite , depois pega uma xicara de cafe e fala , esse aqui é o Pingado.

Como eu já estava com a certeza que esse "Latte" seria uma merda mesmo , eu pedi um Pingado para não jogar  dinheiro fora.

A  "atendente" se vira para outra "atendente" no fundo do balcão e grita - SALTA UM PINGADO , a segunda atendente que estava encostada dedilhando o celular faz uma cara de enfado , coloca o celular no bolso e vai para a maquina................e não preciso nem dizer que ela fez um "Latte" , bosta.

Naquele momento eu pensei "Caceta" , esse é o Brasil , aquela moça me enviou de volta para 1965 ,meio século atrás , quando meu pai estava comigo na rua e queria tomar um cafe , ele , entrava no primeiro botequim , que já da porta exalava um cheiro de mijo com cerveja e pedia , um café para ele e um pingado para mim .

Ele tomava o cafe sem açucar , pegava o maço de MINISTER , fumava um , enquanto esperava eu tomar meu pingado , invariavelmente servido em um copo de requeijão.

Aquela moça de vinte poucos anos em nada se diferencia do português de 50 anos atrás , na verdade o portuga era mais educado.

Os serviços no Brasil sempre foram isso , uma porcaria , a aparência mudou , mas , as pessoas não ,  alem de péssimos , os serviços são absurdamente caros .

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e se ela tivesse te servido um leite, seria melhor? Na Itália teria sido assim. :)

 

Uma amiga minha italiana outro dia estava "traduzindo" pra uma amiga romena e o namorado espanhol (todos falavam, ou quase, português).

Disse que "lagarta" em inglês era "lizard".

A vida como ela é.

Uns amigos americanos/canadenses vieram uma vez pra cá e foram a um buffet de congresso. Tinha carne assada, feita com o corte lagarto. Não deu outra, na ficha bilínque tava lá: lizard!

Vou abrir um curso: Inglês Lizard,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a pessoa não tem segundo grau , educação e treinamento , não dá para esperar nada , eu só consumo café atualmente em 2 cafeterias aqui no Rio para não me irritar a toa .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Eduardo, o Brasil que você se refere na verdade se chama empresário pão duro. Deve pagar um curso de 1 hora ou nem paga, só põe a pessoa pra trabalhar e espera que os colegas (sem curso nem instrução) ensinem como se faz (errado). Na Europa o que mais tem é funcionário universitário que tá no mundo da lua e te atende mal

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...