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Starbucks criará lojas para venda de cafés especiais


RogerioD

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E aí, o que acham?? Já são uma empresa gigante e ainda querem esse nicho de mercado...

 

http://veja.abril.com.br/noticia/economia/starbucks-tera-lojas-exclusivas-de-cafes-especias

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Vi a notícia no Facebook do Ensei Neto, que comentou que com isso a Starbucks estaria confirmando que não vendia cafés especiais antes! :P

 

Acho ótimo, desde que vendam café realmente bom com um preço acessível. :)

 

Porque o Yirgacheffe que eu tomei nos EUA numa loja deles foi uma baita sacanagem comigo e com o café em si!

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Salve.

 

Sabendo que a Starbucks é uma grande empresa, líder de seu segmento e com fartos recursos destinados à pesquisa e desenvolvimento, proponho uma reflexão:

 

Vocês creem que a Starbucks impõe deliberadamente um perfil de produto aos seus clientes ou cria produtos que atendam às expectativas de seus clientes após pesquisas, consultas e testes?

 

Só, retoricamente lembrando, que os mesmos fornos/torradores que produzem torras escuras são os podem produzir torras mais claras, se esse for o objetivo...

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Alex, levantas um bom ponto ...

Porem é bom reparar que, talvez pelo mesmo motivo, a SB também trocou as LM que utilizava inicialmente por Superautomaticas.

E qual seria o sentido de comprar grãos caros, desde que utilizada uma torra tão escura grãos mais baratos fariam o mesmo efeito ?

Minha aposta é que um negócio de tamanha escala, e com tanta gente envolvida, com pagamento pouco compensador e consequente rotatividade de mão de obra, não permitem a formação de pessoal adequado a um atendimento de qualidade, baristas bem formados nem tampouco de uma torra artesanal individualizada para cada grão.

A lógica me sugere que devem comprar café de todas as origem pelo melhor preço - desde que não apresentem defeitos importantes - e que optam por uma torra escura, utilizando um processo padrão e automatizado, de forma de uniformizar o produto (nivelamento por baixo) sem precisar de mestres torradores capacitados, utilizando as origens do café sem grandes expectativas, simplesmente como estratégia de marketing.

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Não sei, acho que vcs pensam complicado demais. Deve ser mais simples. A Starbucks vende café queimado porque tem mercado para isso, o consumidor gosta disso. A questão é - na minha opinião - se o consumidor realmente gosta ou só não conheçe café melhor, e se a Starbucks não deve educar o consumidor e mostrando o que é café bom.

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Não é porque cai melhor a torra mais avançada com bebidas com muito leite + açúcar? Acho que é a grande maioria das bebidas vendidas por eles.

 

Também economizam, colocando menos pó por bebida, já que está mais "forte".

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Acho que o Sergio pode ter razão. Abriu uma loja aqui pertinho de casa e é raro ver alguém tomando espresso. São sempre bebidas com leite e açúcar. Acho que o foco deles é esse... o pessoal que não conhece café, acha que café é amargo mesmo, coloca leite e açúcar para acalmar o moço e assim todo mundo fica feliz. Eu nunca curti café sem açúcar até tomar um café decente e sentir que não precisava de açúcar. Mas, prefiro ver no que vai dar... também não quero ser cobaia. Quem for se arriscar, please, manda o feedback!  

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Salve.

A ideia era mesmo propor a reflexão.

Posso afirmar algumas coisas a respeito da Starbucks.

Não compram o commodity lixão. São mais exigentes do que é a Folger's, Mitsubishi, D E Master Blenders ou outras firmas gigantes.

Os cafés comprados seguem padrões de tipo e bebida acima da media da grande indústria de torrefação.

 

A torra escura faz com que a quebra de peso seja maior e resulte em menor peso em café torrado a partir da saca de grãos verdes. Gasta mais energia. Leva mais tempo torrando. Esses entre outros fatos, tornam a torra mais escura menos interessante em relação ao custo industrial.

 

Quem levantou a questão das bebidas misturadas está correto, pois do total da receita bruta com a venda de produtos, 50% é de todas as bebidas, sendo apenas 05% é de cafés puros (quase tudo de filtrados e quase nada de espressos) e os outros 45% de outras bebidas que incluem as misturas de café com leite, chás, sucos, etc.

Os restantes 50 % vem de alimentos, acessórios e equipamentos para café e até de música (a SB ainda comercializava quando obtive os dados).

Portanto café espresso é insignificante no bolo de receitas da SB. O forte de cafés puros é na forma de filtrados.

 

É mesmo o consumidor quem define o ponto de torra. Aliás, como também ocorre aqui com as grandes indústrias.

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Aqui já se HaVia falado que a maior parte da população prefere torra esCura.

e pelo Visto não só no Brasil.

DeVemos leVar em Conta que o Consumo de Cafés espeCiais tem uma História reCente.

Essa empresa pode estar leVando em Conta que pode luCrar apostando nesse segmento.

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Principalmente de garotada, pelo menos aqui no Brasil.

 

Nos EUA vi um público normal, variado, mas nada tão cheio como aqui.

 

E as da Europa são menos cheias ainda. Até pela concorrência de outras redes, como a Costa, por exemplo. E que servem um produto melhor.

 

Aqui entre os jovens a Star é moda. Eles realmente adoram as bebidas lácteas e bem doces. Das poucas vezes que tomei expresso lá, me pareceu que o pretinho básico é o que menos sai.

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Bom, me insiro no grupo dos jovens, e quase sempre que me convidavam pra ir numa starbucks o convite era:

"Bora na starbucks, lá tem wifi aberto"

 

O público da starbucks no Brasil é o jovem, por vezes chamado de hipster, que realmente gosta de uma bebida docinha, de um junkie food e que vive conectado em redes sociais. Além disso eu lembro que as primeiras vezes que vi a marca do starbucks foram em filmes hollywoodianos bem comerciais. Starbucks tem um apelo enorme de marketing com um público formador de opinião, que vive nas redes sociais, além de despertar uma certa curiosidade em quem acompanha esse tipo de produção. Wifi tem em toda cafeteria? Sim, mas no starbucks é super de boa você ficar usando o wifi sem ter que comprar nada, ao menos é o que já me falaram, o que já evita constragimentos com garçom e etc.

 

Pra dizer que nunca entrei, entrei, fiquei 5 segundos, e saí de lá direto pra uma cafeteria decente.

 

Achei as colocações do Alexandre excelentes e super pertinentes. No meu entender, grandes redes de produtos, como mc donalds, starbucks e etc., trabalham muito mais na identificação de um nicho de mercado para criação de um produto, do que na criação de um novo publico consumidor, inovação, e etc. 

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