Ir para conteúdo

Baratza Encore


J R

Postagens recomendadas

O CDC te faculta isto? Poxa o Clube Do Café é bão mesmo heim?! Atua desde o café até o âmbito jurídico! kkkkkkkkk :lol:

 

Entendi.. Aí sim.. Achei que já tinha usado a máquina. Por isto a dúvida... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho feito expressos moendo nos níveis 12 e 13 do Encore.

Quando ele chegou, não sei onde estava com a cabeça, moia em 7, 6, 5...

Daí o café ficava queimado. Literalmente rsrsrs

Tenho tirado esses cafés em minha Chef Crema e em relação ao Krups a diferença foi marcante.

Hoje chegou uma compra que fiz no Ateliê do Café. Tomei, faz um minuto, um belo expresso com torra do dia 4-02, ou seja, anteontem.

 

12 e 13 ? deve ser esta configuração ultra fina que o Alexandre falou.. Consegui o espresso em 30 segundos somente abaixo do 5-6.. estou usando o filtro original despressurizado.. qual filtro você usa na sua CCS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho usado o pressurizado da ccs mesmo.

Tentei usar o Rancilio que comprei com o Alexandre mas foi no período em que estava queimando o 'talco' de café que fazia. kkkkk

Daí deixei ele meio de lado até conseguir um café decente no pressurizado que é bem mais fácil de conseguir.

Como estou esperando a Silvia chegar, não estou nem tentando mexer com o despressurizado.

Qualquer dúvida, não sei muito, estou só começando, mas terei prazer em ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou fazer uma pergunta que acho que é burra e imagino a resposta, mas vou fazer igual.

se eu regular um encore pra moagem mais fina, abrindo o moedor e tal, aquela coisa... 

os degraus, os saltos entre cada nível de moagem, que são 40... esse salto continua o mesmo? exemplo: a granulometria que antes eu tinha no 5 agora tenho no 10, e a que eu tinha no 6 agora tenho no 11? entendem o que quero dizer? não vai haver modificação entre os diversos níveis de moagem - tipo 5 e meio, apenas que o mais grosso será menos grosso e o mais fino será mais fino?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Vinicius

 

Sim e não.

 

Sim porque a distância entre 2 pontos contíguos de regulagem continuará a mesma. Essa distância é tratada como o passo da regulagem.

 

Não porque ao modificar a regulagem por meio do micro parafuso, a alteração não corresponderá, necessariamente, à diferença original entre 2 pontos contíguos. Portanto, poder-se-á criar um novo ponto que será equivalente ao 5,2 ou 5,5 ou 5,8 ou sabe-se lá qual, em relação ao ponto 5 do ajuste anterior.

 

Ainda assim, é certo afirmar que perder-se-á ajustes mais grossos e ganhar-se-á ajustes mais finos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok, entendi. 

significa que se antes eu tinha, por ex, os pontos 5 e 6 com diferença X entre eles, agora eles podem ser 11 e 12, com a mesma diferença X, mas com granulometrias levemente diferentes das que tinham o 5 e o 6 originais. correto?

abraços, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Vinicius.

Exatamente. Podemos supor que a granulometria antes produzida pelo ponto 5 agora é produzida no 9. Mas isso é apenas estimado, pois agora no 9 poderá ser equivalente ao que seria antes no hipotético 5,3 ou outros ponto qualquer entre os antigos pontos 5 e 6.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá Galera

Comprei esse moinho recentemente e estou com duvidas sobre a configuração dele. Pelo que disseram aqui a posição ideal para a preparação de expresso seria a 12, mas estou achando que o pó do café fica muito grosso nessa configuração. Não sei se esse é o normal, pois ainda sou meio noob. 

Segue uma foto de como fica o café moído coma configuração em 10. 

Valeu :D

post-3592-0-74281800-1393372723_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Encore está funcionado direitinho.

Em 10 para espresso pressurizado; não é que além da espuma ainda faz um tantinho de crema verdadeira ?

Para FP esta em 31, quase sem fines, nada de amargor.

O pessoal daqui esta amando, eu ainda prefiro meus coados ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Para quem está pensando em comprar o Encore: fui pegar hoje a minha com o Leo (Moço), e para meu espanto atualmente ele tem usado o Encore para tudo no Barista Coffee Bar, de espresso a Clover. Estava com certo receio da resistência da máquina, mas se a dita aguenta a pauleira de uma cafeteria acho que vai me servir. Nos 40 minutos que fiquei conversando com ele sairam quatro espressos e quatro cappuccinos, tudo moído no Encore B).

 

EDIT:

Gênero corrigido. Falar purtugeis errado me deixa fora de si.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem está pensando em comprar o Encore: fui pegar hoje a minha com o Leo (Moço), e para meu espanto atualmente ele tem usado o Encore para tudo no Barista Coffee Bar, de espresso a Clover. Estava com certo receio da resistência da máquina, mas se a dita aguenta a pauleira de uma cafeteria acho que vai me servir. Nos 40 minutos que fiquei conversando com ele sairam quatro espressos e quatro cappuccinos, tudo moído no Encore B).

 

EDIT:

Gênero corrigido. Falar purtugeis errado me deixa fora de si.

 

:mellow:  :huh:  :o  :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É , essa foi surpresa , eu crente que ele usasse um k30 ,ek43 , robur ou ate um prosaico Vario , mas , o cara ataca de encore.

 

Luw , só falta vc dizer agora que ele esta torrando o frutado ao quadrado e o bob-o-link em uma pipoqueira. kkkkkkkkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É , essa foi surpresa , eu crente que ele usasse um k30 ,ek43 , robur ou ate um prosaico Vario , mas , o cara ataca de encore.

 

Luw , só falta vc dizer agora que ele esta torrando o frutado ao quadrado e o bob-o-link em uma pipoqueira. kkkkkkkkkk

Eu havia lido por aqui que todos os Baratza haviam sido projetados para uso residencial.

Até o vario eu estranharia.

O Alexandre já disse que o Encore não aguenta a batida de uma cafeteria.

Fez a ressalva de que talvez como um segundo moedor para outros métodos que não expresso.

Deve estar usando por pouco tempo até vender.

Se usar por bastante tempo, pode até comprometer a máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Encore é para uso doméstico, sem sombra de dúvida. Mas se está aguentando a pauleira de uma cafeteria, mesmo que seja por tempo limitado (não perguntei especificamente, mas pelo que entendi ele estava usando desde a semana passada) isso significa que a máquina é MUITO boa.

 

Mas um detalhe sobre o Leo. Como falei, ele não é muito convencional. O moinho que ele usava até a semana passada era um antigão e usava para tudo, de V60 para espresso para Clover. Ele me falou, mas nem que vc me mate vou conseguir lembrar a marca. Todo mundo - eu inclusive - se preocupa com moagem uniforme, que o grão seja consistentemente moído, mas no moinho que ele tinha, que permitia bem poucas variações de regulagem (o Encore parece ter mais amplitude), ele tirava um espresso animal mesmo sem poder variar muito no tamanho do grão. Aliás, com o Ninho da Águia não consegui sentir diferença nenhuma comparado com antes quando ele usava o moinho comercial.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impossível diferenciar de memória. Só com degustação comparada pra perceber diferenças. E depois a moagem é só um dos fatorem que afetam o resultado. O Moço deve controlar bem todos os outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu havia lido por aqui que todos os Baratza haviam sido projetados para uso residencial.

Até o vario eu estranharia.

O Alexandre já disse que o Encore não aguenta a batida de uma cafeteria...

 

Salve. 

Algumas ressalvas. 

Quando escrevi a mensagem citada, a Baratza ainda não havia lançado os moinhosFortá AP e BG que foram projetados para uso no ambiente comercial. Portanto, atualmente, a Baratza produz os modelos para uso doméstico - Encore, Virtuoso, Preciso, Vario e Vario-W e os acima citados para o uso comercial. 

 

Não diria que o volume de trabalho citado por LUW, 8 doses em 40 minutos, caracterize o de uma cafeteria com bom movimento. E nesse caso, é sim possível utilizar um moinho projetado para o uso doméstico. 

Apenas como exemplo, em teoria, a capacidade nominal máxima de produção de doses de uma máquina de 2 grupos utilizando 2 porta-filtros de 2 saídas, é de 4 doses a cada 45 segundos, ou 320 doses em uma hora. 

Operávamos uma cafeteria vizinha a um grande cinema e em tempos de estreias de filmes tipo "blockbusters" ou durante festivais de cinema, o movimento era intenso. A cafeteria lotava e muitas vezes a produção chegava próxima ao limite teórico máximo, quando eram servidos algo como 130 a 140 doses na meia hora que antecedia as sessões. 

Os 3 moinhos MD50 dotados de dosadores utilizados, durante estes períodos, não eram limitantes em função da velocidade de moagem e dos dosadores que eram mantidos cheios de pó.

Numa situação como essa o Encore ou qualquer outro moinho doméstico seria fator limitador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 months later...

Saluete Senes!

 

Comprei recentemente um Baratza Encore, estou realmente satisfeito com ele.

Não recalibrei ele porque para a minha pavoni ele consegue moer bem no nível 3.

 

Queria experimentar a moagem dele no nível 2, só que nesse nível os grãos não descem para dentro das lâminas, ficam pulando em cima.

Alguém com alguma situação semelhante?

 

Não sei se seria exatamente útil para o meu caso, mas achei esse tutorial de como desentupir o moedor: https://www.baratza.com/wp-content/uploads/How-To-Unclog.pdf

 

Quando volto a moagem para o nível três depois de alguns segundos ele volta a moer. Imaginei que poderia ser a rotação do motor, no site da Baratza também há um tutorial para diminuir a rotação do motor: https://www.baratza.com/wp-content/uploads/Speed-Reduction.pdf

 

Valete!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...