Ir para conteúdo

Baratza Encore


J R

Postagens recomendadas

  • 4 weeks later...

No blog da Baratza o Kyle Anderson responde que o encore e outros moedores de aço tem uma vida de 500 a 1000 pounds de café , se considerarmos o valor medio de 750 pounds (340 kg) e vc moer diariamente o valor medio de 25g vai dar algo em torno de 37 anos .

 

Se fosse a mó de cerâmica essa vida seria de 1000 a 1500 pounds , o que daria mais de 50 anos , pode ficar tranquilo Tarcisio :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Fala galera, fiz a mudança no moedor para deixar no mais fino, mas me ocorreu uma coisa.

Antes para conseguir 25s de extração eu usava na posição 7 e agora estou usando na posição 5.

 

Não era para ser o contrário?

Não era para ter mais passos de ajuste entre o zero e o ponto que estou conseguindo 25 segundos e assim conseguir uma variação menor entre um passo e outro?

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu lembro que meu encore quando comprei direto dos EUA eu nem conseguia moer pra expresso. Fiz esse ajuste e tirava os expressos entre 4 e 6. Depois deixei com o Alexandre pra ele fazer o ajuste que faz nos moedores que ele vende e comecei a tirar entre 9 e 12.

 

Então Gatar, se você não tivesse dito o fato que antes tirava na posição 7, estaria tudo certo mas com esse fato nao sei dizer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Miyamoto acho que não fiz cagada, é bem simples o procedimento.

 

Quando abri ele estava ajustado no meio, nem grosso e nem fino, no ajuste coloquei o parafuso no rasgo mais a direita, ou seja fino, como no vídeo e manual do fabricante.

https://www.baratza.com/wp-content/uploads/recalibration.pdf

 

Vou aguardar mais depoimentos de quem já fez isso.

Acho que o @Weiler já fez esse procedimento também.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o tutorial do video no meu Encore. Antes, com o parafuso no meio, ele não moía abaixo de 6 e ainda assim ficava grosso para espresso. Depois da regulagem, tiro espresso com a regulagem entre 4 e 8, dependendo do grão.

 

Não sei se gostaria de usar a regulagem para posição 11 para tirar espresso, pois abaixo disso eu perderia muitos cliques e acima não me permitiria uma faixa utilizável para outros métodos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo, com a regulagem atual estou conseguindo estabilidade, talvez antes estivesse grosso e por alguma razão conseguia tempos acima de 20 segundos.

 

Bora continuar o aprendizado.

Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensando na regulagem do Preciso, que tem o ajuste fino em um knob acima da escala normal parece fazer sentido.

Nunca vi um Preciso, só em foto, mas parece ser a mesma regulagem com a vantagem de ser externo.

No nosso caso, estamos deixando sempre no mais fino, ou seja, com a alavanca para esquerda, e por isso as escalas desceram.

 

Vou ver se penso em alguma coisa para deixar esse ajuste externo para ver como funciona, talvez usar sem a carcaça por algum tempo.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

O sub sistema de regulagem de granulometria do Preciso é diferente do usado no Encore e no Virtuoso. Nesses últimos as peças são identicas. Já no Preciso, são diferentes.

Não há como implementar o sub sistema do Preciso no Encore.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo esclarecimento Alexandre. Tem resposta para o fato de estar tirando os expressos com cliques menores? Isso está correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve rapaziada! Após muito tempo (mais de ano) afastado do fórum, estou de volta e agora com um Baratza Preciso na cozinha.

 

Apesar do assunto aqui ser o Encore, me parece as discussões sobre os moedores Baratza em geral se concentraram neste tópico.

 

Hoje fiz a primeira extração...e que diferença! Antes eu tinha um manual Hario.

 

Abraço a todos,

 

Pablo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Saluete senes!

 

Eu já vi o pessoal comentar e hoje tive a percepção de que meu moinho parece que está melhor hoje, com dois meses de uso, do que quando estava absolutamente novo.

Por que isso acontece?

Não consigo entender, achei que com o tempo as lâminas fossem ficando piores.

 

Valete!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fenômeno muito conhecido, é o amaciamento, as rebarbas são eliminadas, resíduos de fabricação e, principalmente, o melhor assentamento das mós.

Exemplo: no primeiro uso meu HG-One, precisou de 120 voltas para moer 16gr, hoje fica entre 30 e 40 voltas.

Dizem que um Robur começa a ficar bom após moer 15kg.

Se estou bem lembrado, as. mós de aço só começam a gastar após 500 - 700kg, as do Robur com tratamento de titânio eram o dobro, mais de 1500kg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes eu moia um pouco mais grosso e passei a moer mais fino.

Se não há mais rebarbas então a precisão aumentou.

Assim, na minha Pavoni eu faço menos força com uma moagem mais fina por causa da granulometria estar mais homogênea...

 

Pra mim fez sentido.

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes eu moia um pouco mais grosso e passei a moer mais fino.

Se não há mais rebarbas então a precisão aumentou.

Assim, na minha Pavoni eu faço menos força com uma moagem mais fina por causa da granulometria estar mais homogênea...

 

Pra mim fez sentido.

 

Grato.

Com pouco tempo de uso do meu Preciso já notei este efeito. Usava 7i e passei para 6i para conseguir a mesma extração já que notei que a moagem começou a sair mais grossa. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...