Ir para conteúdo

Baratza Encore


J R

Postagens recomendadas

sPawNEZ, para que quer moer mais fino se já está saindo amargo? Ignore o número absoluto, ele é só referência para vc, o que importa é como está o pó.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem razão Sergio, não tem necessidade de moer mais fino... Hoje foi só um teste mesmo, até porque ainda faltam chegar meu tamper e a balança, então fica difícil brincar com os números. Minha medida foi na base do olhômetro, enchi o porta filtro de grão e joguei no encore pra moer...

 

De qualquer forma, estou bem satisfeito com a compra, o moinho é muito rápido e dá pra fazer moagens bem finas e uniformes com ele. Agora é esperar o restante dos aparatos chegarem e praticar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sPawNEZ, meu Encore também veio ajustado extra-fino do Alexandre. O ajuste dele não é o do parafuso interno nas três posições, é outra coisa que não entendi bem ainda... mas acho que fica mais fino que o ajuste interno mínimo.

 

Enfim... uso 30-35 para french press, 20-24 para coados, 9-13 para expresso. 8 ou 7 nem sai mais pó. Não sei se o ajuste dele fica igual pra todos, mas fica aí minha referência.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Luis, acho que sua regulagem tá parecida com a minha então, já que também não consegui moer abaixo de 10... Vou usar esses valores como base nos meus testes.

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otávio, posso estar falando bobagem, mas acho que com o tempo, seja por acomodação das peças, seja pelo desgaste das mós, será necessário diminuir a gradação da moagem, quando então será possível atingir números mais baixos. Acho que essa regulagem que, supostamente, é feita pelo Alexandre, é para que o moedor permaneça numa faixa em que sempre seja possível moer fino o suficiente para espresso, de maneira satisfatória, sem que seja necessário abri-lo novamente para fazer a regulagem de troca da posição do parafuso do anel interno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora que ainda não uso a faixa mais grossa até o final, mesmo pra FP... seria útil um mod pra eliminar os extremos e diminuir os passos do meio, mas nem deve ser algo simples.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai pessoal!

 

Acompanho o forum faz um bom tempo mas fiz o cadastro só hoje hehe

 

Comprei o Encore do Alexandre faz algumas semanas, e tô na dúvida se ele veio com esse ajuste de moagem que se faz pelo parafuso ou não, como faço pra saber?

A granulação em 12 me parece média, mas visualmente sou bem novato para poder dizer com certeza! Como to usando ela por enquanto na máquina de expresso com filtro pressurizado, não sei se estou certo ou não!

 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Secojoner. Essa informação consta no email de confirmacao da compra. Para mim veio que ja vem ajustado para moagem ultra fina. Verifique com o alexandre por email ou whattsup. Os contatos deles estão nos email que revebestes da loja

 

Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando novamente que o ajuste do Alexandre não é o da calibragem por posicionamento do parafuso interno, é outra coisa... deve ser um calço pra mó inferior ou algo assim. Também sugiro entrar em contato com ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Otávio, posso estar falando bobagem, mas acho que com o tempo, seja por acomodação das peças, seja pelo desgaste das mós, será necessário diminuir a gradação da moagem.

 

Sim, com o tempo a moagem fica mais rápida, uniforme e será preciso um ou dois números.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Todos moinhos Baratza com mó no formato de tronco de cone que vendemos ou atualizamos por assistência técnica são ajustados para "extra fino".

 

A maneira de saber se está ajustado é simples. Para espressos, usa-se macro 12 a 8. Sem tal ajuste, seria macro 5 a 2.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, chegou ontem o moedor encore que comprei na raposeiras naquela promoção por 760,00. Bom achei bonito e legal, estou treinando com grãos de supermercado, pois ja pedi grãos do Alexandre, na café expresso Brasil, coloquei no mínimo de cara, no numero dois, porém nada de sair pó, ai fui aumentando até sair no número cinco, dai achei que poderia estar muito fino, coloquei no seis, e fui para o primeiro shot, notei que saiu rápido, tipo 20 segundos ja tinha 50ml, baixei para o cinco ai chocou, voltei para o seis e aumentei a quantidade de grãos 17gramas no filtro duplo da gaggia baby twin, ai pronto, tudo ok, tempo certo, café mais ou menos, pois esses grãos nao prestam, mas ja fico ajustado para quando chegar café de verdade.

O único ponto negativo que tenho a relatar e o empelotamento do café. Existe alguma modificação a fazer? Sai quase como se fosse em cubinhos. Kkkkkk.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade você relatou dois pontos negativos. O outro é o passo grande que faz necessário mudar a dose para acertar o fluxo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson,

 

É sempre possivel achar um ponto sem empelotar e que junto com o ajuste de dose

no porta filtro + tamping adequado vai te dar uma extração boa.

 

Uma pelota ou outra da pra despelotar mas se sair tudo empelotado acaba ficando

muito trabalho para pouco café.

 

Outra coisa. Não necessariamente o ajuste que você fez para os grãos do supermercado

vai servir para os grãos que você está esperando chegar. Mas é um bom começo. No maximo

você deve precisar ajustar ou 1 ponto para cima ou 1 ponto para baixo dependendo do café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu costumo usar o 4 para a Chef Crema com 17-18,5g e o 3 para a Pavoni com 14-15g.

Claro que varia muito.

As vezes com grãos de torra muito escura acabo usando o 4 com 13g na Pavoni e 4 com 16g na Chef Crema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom pessoal, vou realizar mais testes e ver se consigo melhorar, vamos aguardar o café do Alexandre, mas to gostando do moedor, comprei um hario skerton mas nao mói nem três vezes, e muito trabalho para um café, guardei e fiquei esperando a oportunidade de comprar um elétrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Carlos,

 

Ok vou tentar valeu. O problema é que parece que varia de encore para encora. O meu mesmo so começa o moer (Suplicy torra média) do 6 em diante!

 

Pra Moka usa qual?

 

Encore:
 
Espresso                #5
Siphon                   #13
AeroPress             #14
Hario                     #14
Basket Brewers     #15
Chemex                 #21
Press Pot               #30
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada moedor uma vez mexido na calibragem terá valores diferentes , essa tabela só vale se ele estiver com a calibragem original , e mesmo assim é apenas uma orientação .

 

Essa tabela foi feita por um americano para o mercado americano , no fim das contas vc vai fazer por tentativa e erro para chegar no seu paladar , que com certeza não é igual ao do americano médio.

 

Para moka eu começaria usando a regulagem de coado (basket brewers) .

 

Compre muito café e comece os testes. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos,

 

comecei os testes hj, fiz um Hario v60 moi 16 gramas na regulagem 14 e fiz uns 130ml....hj de tarde vou fazer um na moka na regulagem 16 vamos ver.

 

Valeu pela ajudar ai pessoal! Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Devo pega esse Baratza Encore mesmo. Acho que pra 1º moedor deve tá de bom tamanho. Só vou esperar resolver outras coisas (por exemplo, um móvel planejado justamente pra coloca-lo e outras coisas) e comprar.

 

Prefiro sempre pegar numa loja física, mas como o Alexandre tá no RJ e tem várias referências do pessoal aqui, posso pegar com ele também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dart, excelente escolha pra começar.

 

Alex é parceiro, marca de pegar com ele, bebe uns cafés e pega um monte de dicas. E põe junto no pedido um segundo pacotinho de grãos (o primeiro ele vai te dar de presente). Né Alex?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...