Ir para conteúdo

Kit da Melitta em porcelana (jarra e portafiltro)


Guest Anita

Postagens recomendadas

Kit da Melitta em porcelana. Vem com uma jarra neste material e o portafiltro também.

 

Tradicionalmente o portafiltro da Melitta é em plástico, mas existe este de cerâmica, que supostamente segura mais a temperatura (mesma discussão de sempre), aqui no kit com a jarra.

 

Usa filtro nº 4.

 

Só não sei se a furação é aquele mesmo único furinho central, o que causa uma vazão bastante lenta.

 

melitta-6-cup-porcelain-pour-over-coffee

 

melitta-6-cup-porcelain-manual-coffee-br

 

http://www.veniacoffee.com/shop/melitta-6-cup-porcelain-pour-over-brewer-with-carafe.html#full-description

 

Custa 40 dólares e aceita também filtro permanente no lugar dos descartáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ana

 

Já a tive em minhas mãos e se bem me lembro, são 3 furos.

 

Mas note que a granulometria do pó interfere mais na velocidade do fluxo que a área de saída.

 

Proponho dois testes simples para se conhecer a vazão máxima possível do suporte para filtros Melitta e que, obviamente, servirá para qualquer outro modelo.

1 - Tampe com a ponta do dedo o orifício de saída do suporte. Sem filtro de papel encha-o completamente de água.

Por fim, libere a saída d'água e observe a vazão que será máxima e constante até próximo ao esgotamento do líquido.

2 - Repita o procedimento acima, porém dessa vez use um filtro adequado ao tamanho do suporte sem pó.

A vazão observada será a máxima possível em situação de uso. 

 

Assim, é possível inferir que, durante a extração, a diminuição do fluxo em relação ao resultado do 2º teste será sempre consequência da granulometria do pó utilizado.

 

E é comum no Brasil o entendimento que o pó para coados deva ser fino quando, na verdade, com pó moído médio é possível obter bebidas mais vivas e vibrantes, sem qualquer traço de aspereza e saturação. Fica bem mais fácil perceber as características inatas do grão torrado usado.

 

Bom indício é a granulometria usada em mesas de provas profissionais.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alex, eu acho que é uma combinação (puro palpite meu). Tamanho do furo x granulometria.

 

Se não fosse isso, a Melitta mesmo não faria este portafiltro com 3 furos. Ou o Hario não teria um furo maior.

 

É um jogo, onde o tamanho do furo exige que você mexa no moinho para chegar no tempo (e sabor principalmente) que deseja.

 

Meu Melitta hoje em dia tem o furo aumentado (alarguei com o ferro de solda). E tenho um portafiltro genérico, de cerâmica e antigaço, que justamente tem 3 furos.

 

Tem várias rachaduras já. Algum dia a base vai separar do corpo, as trincas maiores estão ali. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ana.

 

Os testes que propus servirão para demonstrar que a vazão possível é muito maior que a considerada lenta durante a extração.

Assim, a modificação da granulometria será necessária para se obter a vazão desejada, até o limite máximo observado no 2º teste.

 

A Melitta, sra. Metilla na verdade, foi que inventou o processo de coar com papel, Usou mata-borrão à época.

A empresa é das maiores no ramo de café e a líder mundial de vendas, em especial, no segmento de suporte para filtro e filtros de papel.

Possui em seus quadros engenheiros capazes que estudam e analisam os resultados dos aparatos que fabricam.

Estou certo que o tamanho e a quantidade de furos é resultado de muitas pesquisas aplicadas.

Não creio que haja qualquer problema aí. São as características do processo.

Um único furo de diâmetro de 5 mm ou o furão de 20 mm do V60-2 não são por si a razão de um aparato ser melhor ou pior que o outro. Até porque a permeabilidade dos papéis empregados nos filtros de cada marca influencia a velocidade da vazão.

 

Cada conjunto de suporte e filtro é concebido como um sistema e demandará adequação da granulometria. Independentemente do fabricante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para ilustrar, acabei de fazer com o Melitta 100, furo original, água quente.

 

Sem filtro, 19 s

Com filtro, 25 s

 

No preparo de um café esses tempos não parecem ser importantes. O gargalo sempre será o pó.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A maior diferença que vejo do Hario em relação ao Melitta é na segunda metade da extração. No Melitta, o fluxo cai bastante nessa fase, enquanto no Hario o efeito é bem mais sutil. É importante levar isso em conta na técnica de despejo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu Melitta 100 eu fiz mais dois furos além do original.

O tempo de extração ficou semelhante ao doo v60 1.

Embora, em matéria de coados, o que tem me agrado mais é o bodum permanente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse filtro tem um furo só. Eu tinha a versão de porcelana tamanho 100. Fiz até um review com fotos na época aqui no clube.

 

Salve Rafa.

 

O suporte para filtros Melitta feitos em porcenala tamanho 101 contém apenas 1 furo, porém o tamanho 102 contém 3 furos.

 

 

RLP-1160.1L.jpg?85

 

RLP-1160.2L.jpg?31

 

RLP-1160.3L.jpg?82

 

 

O tamanho 101:

 

2696736_131112201226_MelittaTop.JPG

 

2696736_131112201249_MelittaBottom.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Alex,

 

mas o engraçado é que o meu tamanho 100 parece diferente desse aí. Não sei se foi o jeito que bateu a foto, mas o meu é mais baixo que esse. Menos fundo...Esses da foto parecem bem mais fundos que os meus...

 

Mas 3 furos ajuda bastante né...

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Pessoal,

 

tem alguma loja aqui no Brasil que venda esse Melitta em porcelana ??

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

@Anita,

 

obrigado.

 

Quando perguntei, resolvi pesquisar também e descobri que nem sombra por aqui em terras brasilis.

 

Grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

Para não bagunçar o tópico do jamboree vou postar no tópico certo sobre o kit melitta , o kit do jamboree é diferente desse vendido nos EUA , o americano tem um bico de bule normal , esse do jamboree não deixa o café pingar , a gota que sobra retorna por uma "vagininha" no bico.

 

34979103822_794c9cfe8b_c.jpg

 

35144066855_7e678c4268_c.jpg

 

Não tenho duvida que um coado feito em um bule com vagina será maravilhoso , e se usar o cafe Panamenho tipo Boquete , aí então será o melhor coado do mundo.   :D

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vix, agora tenho uma ideia porque a sua esposa quer saber nada do seu café e bebe Nespresso, CaÊ. Rsrs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...