Ir para conteúdo

Cafeterias em BH


Simone L.

Postagens recomendadas

Colegas,

 

Estarei em Belo Horizonte no feriadão, queria dicas de boas cafeterias. Só conheço a Santa Sophia (que é ótima, aliás). Alguém me dá umas sugestões? Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara Simone,

Lhe recomendo tres... pena q vi seu post só agora.

A primeira é o café Sagafredo, na Av Brasil, bem próximo do cruzamento com a Av Afonso Pena e Pça. Tiradentes.

A segunda e terceira opções ficam próximas uma da outra. O Benzadeus, logo na Av Augusto de Lima, próx. ao Edifício Maleta e ao Centro de Cultura de Belo Horizonte; mais acima na Rua da Nahia, pEixo cultual da cidade, na Rua Guajajaras, próx. ao Museu Inimá de Paula, está o Kahlua. Intimista e sóbrio, perfeito ao clima do belo-horizontino.

 

Recomendações.

No Benzadeus, peça o Café Mineiro, é um café coado, servido em chaleira e pequenas xícaras esmaltadas, acompanhado por uma deliciosa broa de fubá.

No Kahlua, indico um dos cafés que leva o nome da casa: Kahlua.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo Casa Infinita Empório & Padaria, rua Aimorés com Ceará. No shopping Daimond Mall você encontrará algumas boas cafeterias.

Aproveite e dê uma olhada no supermercado que ali se encontra, lá existem bons cafés. Dentro do shopping há uma loja perto da saída para a rua Olegário Maciel com alguns produtos interessantes para barista. É impressionante a qualidade do café da Casa Infinita e o custo, recomendadíssimo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Como as respostas vieram (que pena!) depois do meu regresso, acabei indo somente à Santa Sophia. (Inclusive comprei café em grão lá recém torrado).

Mas devo voltar a BH em breve, espero poder aproveitar as dicas de vocês. Obrigada, colegas! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Posso usar esse tópico para falar de boas cafeterias no estado de MG?

 

Recentemente estive em São Lourenço, cidade turística no Sul de Minas, bem próximo de produtores de café, e tive a imensa felicidade de me deparar com duas cafeterias excelentes, que fazem espresso maravilhoso. Uma delas é a Barista Café (se não me engano), que fica numa rua próxima ao Parque das Águas, em frente à uma das entradas da Galeria Fonte Luminosa (quem conhece a cidade vai saber achar). Nessa cafeteria trabalham baristas premiados, e o espresso é fantástico, além de ter bebidas feitas à partir do produto. Outra maravilhosa cafeteria na mesma cidade é uma que leva a marca Unique, que é também revendedora de blends torrados em grão e moídos. Esta fica na rua do calçadão, onde estão os principais bares da cidade. Cafeteria muito chique e cheia de coisas boas além do café, que é excepcional e feito numa La Marzocco.

 

Finalmente o Brasil está valorizando seu café, e o Sul de Minas está bem representado. Imagino que outras cidades devam estar recebendo o mesmo tratamento, quem conhecer e puder divulgar, estou curioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Qualidade (atualizado 29/07)

 

melhores

 

infinita - melhor cafe, 2º melhor custo benefício

alessa - qualidade próxima ao santa sophia, invariável

santa sophia - varia com frequência

 

elevada qualidade

 

Verdemar Buritis - atendente mal informado

The Caffe - melhor atendimento, variedades de chás especiais

Ah! bom - daimond mall, bom custo beneficio

kalhua - variedades de cafés

picaglia - baixo custo, excelente pão de queijo, café (também) de prensa francesa, excelente custo benefício

 

pouco moderadamente elevada

 

Le Café - as vezes ruim por causa do funcionário

 

moderadamente elevada

 

Café do ponto Daimond Mall

 

médio alto

 

Café Book

Meu Brigadeiro

Benzadeus

Villa café

 

médio

 

Café com Letras

Verdemar Daimmond Mall

Pão e Companhia

 

descontraido

 

Benvenuto Caffe - ótimo grão, extração melhor que da Papo de Anjo

Bule de Cacau - boa extração, grãos de qualidade um pouco baixa

Papo De Anjo - Goitacazes - sub-extraido, grãos bem elevados, alguma variedade de cafés empacotados; vale muito apena; preço justo

Maria - bom custo benefício

 

ruim

 

Cafe Mandala

 

péssimo

 

Café São Benedito

Callifornia Coffe - Shopping Cidade, Livraria leitura

Callifornia Coffe - Daimond Mall Shopping

Usiminas Cinema Belas Artes

 

Destaque - qualidade, atendimento, ambiente, custo benefício...

 

 

Alessa

Infinita

Santa Sophia

The caffe

Picaglia

Le cafe

Ah! Bom

Café do Ponto

Cafe Book

 

Outros

 

Café Biografias

Vanilla Café

IS Gourmet

Naty’s Café & Gourmet

Scada café

Mr. Black café

CacaHuatt

Confiserie du Chocolat

 

Pesquise na internet sobre o circuito de cafeterias

 

Procure ir aos shoppings representados no mapa abaixo e principalmente ao BH Shopping - Belvedere (não representado no mapa)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Pessoal,

 

Sou de SP mas estarei em BH até o começo da semana que vem, e queria ver como BH está de cafe. Da ultima vez que estive por aqui fui ate o Thé cafe(?) mas achei um pouco fraco, e passei por ele hoje e ele percebi que não esta mais lá.

 

Fui em um no centro da ultima vez também, acho que o Kahlua? Um na rua Bahia que tinha ima Lá Marzocco. Tem mais alguma coisa legal rolando por aqui?

 

Se alguém souber e puder responder antes do fim de semana, seria sensacional!

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal,

 

Sou de SP mas estarei em BH até o começo da semana que vem, e queria ver como BH está de cafe. Da ultima vez que estive por aqui fui ate o Thé cafe(?) mas achei um pouco fraco, e passei por ele hoje e ele percebi que não esta mais lá.

 

Fui em um no centro da ultima vez também, acho que o Kahlua? Um na rua Bahia que tinha ima Lá Marzocco. Tem mais alguma coisa legal rolando por aqui?

 

Se alguém souber e puder responder antes do fim de semana, seria sensacional!

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Sou de BH também. Mas ainda estou iniciando no assunto café. Não tive oportunidade de conhecer as cafeterias de BH. Mas estas dicas são muito boas para quando puder dar umas voltas por aqui. Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Galera, saí para tomar um café com o Fogo Ruivo ontem. Que peça! O cara é bão no tal do café viu. Conhece muito. Para quem tiver oportunidade de encontrá-lo para um cafezinho não vai se arrepender.

 

Até mais meu amigo! Volte sempre à BH. E quando vier, não deixe de avisar!

 

Abraço!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que isso Gui... eu que agradeço a recepção e companhia.....

 

 

Torre bastante e vai postando no tópico lá da pipoqueira.... vou acompanhar...hahahahaha

 

 

Excelente companhia...... abraços e bons cafés com o novo equipamento

 

Até mais....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ow Fogo.. Postei a foto das nossas torras no "Mostre a sua torra" e o pessoal tá falando que a primeira tá parecendo carvão kkkkkkkkkk Fala pra eles que num é verdade!!! Pessoalmente o visual tá melhor!! kkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Amigos, tudo bem?

 

Vou a BH no primeiro final de semana de novembro e gostaria de dicas de cafeterias em BH.

 

O que vcs recomendam em BH?

 

Conhecem a tal Kahlua? E a Academia do Café?

 

Eu quero ir nas melhores cafeterias de BH, quais são? Eu quero ir em cafeteria especializada em café, e não aquelas que tem bolos, tortas e um ambiente maravilhoso.

 

Quero ir em cafeterias que tenham French Press, Aeropress, Microlotes, designação por fazenda e região, entendeu?Quero ir nesse tipo de local.

 

Aguardo retorno dos amigos.

 

Fogoruivo, ajuda o companheiro aqui. Tentei te enviar Mp mas sua caixa tá cheia, vc não está recebendo novas mensagens.

 

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou indo para BH, só que na quarta feira agora. Volto na outra quarta depois de um passeio por Ouro Branco (em um casório), Ouro Preto e sabe-se lá mais o que. Tô em busca de cafeterias com foco em espresso mesmo. Vou levar a Mypressi, mas queria provar uns cafés por lá... Sugestões?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá difícil viu.. rsrsrs Eu moro em BH mas não conheço cafeterias boas aqui.

 

Até recomendei ao Rafa que dê um pulo na Academia do Café. É uma loja interessante onde o maior foco é dar cursos sobre café: barista, seleção, q-grader.

 

Confesso que o espresso que tomei lá ficou longe de ser satisfatório. Mas vale a pena conhecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confesso que o espresso que tomei lá ficou longe de ser satisfatório. Mas vale a pena conhecer.

 

Eu vou nesses lugares normalmente não bebo espresso, as vezes bebo um, não sofro na mao de barista ruim

 

Normalmente peço french ou aeropress.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa.. Tomei French também e gostei bastante.

 

Quando vier e fizer suas visitas, não deixe de comentar as cafeterias por onde passou e faça suas recomendações!

 

É bom para o pessoal que vier visitar BH já tenha melhores referências. Ou para quem já mora por aqui e não conhece lugar nenhum pra ir! kkkkkk :D :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei dizer se recomendo a visita ou não. Talvez seja um bom lugar para comprar grãos torrados...

 

Fui no João Caetano Cafés Especiais por Kahlúa, que fica na Rua dos Guajararas, 416, perto do Parque Municipal.

Tomei dois espressos, um Cerrado Mineiro e um Sul de Minas. Muito bons! La Marzocco, uns 5 moedores, sendo que ao menos 3 são daquela marca que eu não lembro como escreve e nem sei como fala... O Google disse que é Mahlkönig. ;)

Mas não foi tão fácil tomar o bendito espresso... O atendimento da cafeteria infelizmente deixa muito a desejar, e dando uma olhada nos comentários do Foursquare, parece que o problema no atendimento acontece há mais de 2 anos. E, sinceramente, acho que vai continuar assim. O espresso é bom sim. Os equipamentos, os grãos, o ambiente... Tudo legal. Agora a barista-chefe falar que um espresso que foi tirado enchendo a xícara, com no mínimo 50ml, tinha na verdade 30ml foi de perder a amizade. Tive que bater o pé várias vezes até ela dar o braço a torcer e concordar que a medida que foi tirada não era de 30ml! Não vou me estender mais... Só sinto uma pena de ver um lugar com potencial ser desperdiçado assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Amigos só agora consegui postar sobre minha passagem por BH na semana passada.

 

Minha família inteira (pai, mãe, tios e primos) é de mineiros.Todos nascidos em Minas Gerais. Só da minha geração em diante que nasceram os goianos com a mudança de parte da minha família para Goiania.

 

Belo Horizonte é um lugar único no Brasil. Recomendo a todos que puderem fazer uma visita e conhecer a cultura mineira.Me senti em casa em BH, fui muito bem atendido por todos e saí de lá com vontade de voltar e até de morar lá :D .

 

Meu passeio pelos cafés de BH se resumiu a dois locais de grande reputação na capital mineira. O Kahlua Joao Caetano Cafés Especiais e a Academia do Café.

 

O primeiro que eu fui foi o Kahlua. Considerado pela crítica o melhor. Uma decepção total. Apesar de possuir uma boa variedade de cafés o problema estava no atendimento. Atendentes totalmente desinformadas e informações desencontradas.

 

Conforme já relatado aqui no fórum, os espressos lá são de 50ml ou mais... :angry:

 

Olha que eu pedi espresso de 30ml e me serviram aquele espresso com cara de duplo.

 

Após ver que eu iria me ferrar nos espressos resolvi partir para o plano B. Visualizei três Hario V60 numa drip station na bancada. Pensei, ufa tô salvo. Perguntei pra atendente lá no balcão quanto era o Hario coado, ela disse que o coado que eles serviam não era da Hario. Sem entender nada perguntei e esses três aqui. Apontei a drip station e os harios. Ela me respondeu: "Esses aí são de enfeite, decoração da loja" :o . Pra mim foi a gota dágua, pedi a conta e fui para o hotel aguardar pelo Check in. Não adianta ter os melhores cafés de BH e o pior atendimento e espressos de 50ml.

 

A tarde fui na Academia do Café. Lá fui muito bem tratado, é um ambiente muito legal e a receptividade por parte deles é excelente. Fiquei a tarde inteira lá conversando sobre e bebendo café. Para quem não conhece, lá é uma escola de café, com cursos e certificações. Eles tem uma variedade enorme de acessórios e cafés, inclusive cafés estrangeiros.A passagem por lá é obrigatória aos amantes do café que vão a BH. Bebi um Icatu Amarelo da fazenda Esperança e um café da Fazenda Espera Feliz. Ambos estavam sensacionais. Fui informado pela atendente que os café lá são só de 86 pontos pra cima. Cafés do nível que eu bebi na Raposeiras em SP. Bebi um Aeropress e um French Press.

 

No outro dia, fui no mercado central de BH onde comprei café cru (Bourbon Amarelo) por cerca de R$16 o kilo. Comprei para experimentar.

 

Segue as fotos:

 

10785602996_37a20ab7e6_o.jpg

 

café do Mercado Central de BH:

 

10785574275_6a5189fe36_o.jpg

 

Cafés da Academia do Café:

10785689684_f688f3e697_o.jpg

 

10785594686_a1467b4534_o.jpg

 

Resumindo foi isso.

 

Não recomendo a Kahlua. Recomendo a Academia do café sem ressalvas.

 

Valeu

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei... Academia do Café é bacana demais. Eles estão na lojinha ou já mudaram? Viu os torradores? E conversou com quem lá? Ivan? Osnei? O povo lá é gente fina mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falei... Academia do Café é bacana demais. Eles estão na lojinha ou já mudaram? Viu os torradores? E conversou com quem lá? Ivan? Osnei? O povo lá é gente fina mesmo.

 

Estão em processo de mudança.Me informaram que em breve mudariam.Conversei com um rapaz que infelizmente não sei o nome,e com uma moça, acho que é Julia e se eu não estou enganado o pai dela é o dono ou um dos donos.

 

O povo é gente fina mesmo. Me Senti batendo papo em casa, com os amigos.Legal demais.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...