Ir para conteúdo

Torra no Tostex (tostador de pão)


rootkonsole

Postagens recomendadas

  • 1 month later...

Mil anos depois, ressuscito o tópico.

Provavelmente neste fds ocorrerá o primeiro experimento com o tostex! Ou seria torrex? Ou testex?

Quero descobrir o que é um crack! :wub:  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No sítio semana passada tinha um. Olhamos pra ele, mas ninguém ficou encarando muito.

 

O crack em alguns métodos é mais sutil ou se esconde sob outros sons do processo. No torrador pro o pessoal tirou e os estalos continuaram do lado de fora. Muito altos e nítidos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Precisa de um pouco de experiência, Marcia. Mas p.ex. no F1 - que é bastante barulhento durante a torra - posso ouvir o 1o crack facilmente. Fizemos um tempo atras uma torra com o Bruno da Academia e no San Franciscan dele e o 1o crack foi muito alto. Quase assustei  :lol:

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eeeee, torrei!!  :wub:

 

80g do Rubi no tostex. 1º crack com 8'30". 1º crack bem heterogêneo. Ia deixar até 10'30", e, quando assustei, iniciou o 2º crack, todo de uma vez, coisa mais linda. Tirei voando do fogo e botei pra resfriar. Não macho-pretou, embora tenha ficado um pouquinho mais escura do que gostaria e com perda de 15% (não foi tão ruim, vai!)

 

Eis o antes e depois. Fotos sem flash, com luz natural da janela da cozinha :)

 

20141121_085959_zps2fcc878f.jpg

 

20141121_092128_zps8603b14f.jpg

 

Tem um ou outro grão mais preto. O fundo é o escorredor de macarrão de alumínio.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa Marcia, você não perdeu tempo, pegou a mercadoria ontem  a tarde e já mandou ver hoje de manhã :o

 

Por aqui encomendei agora pela manhã a fonte e o dimmer, falta o termômetro... :P

 

Depois conta como ficou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Dani, cê tem quilos aí! Faz alguma coisa! Torra na panela, mesmo, sei lá! Vocês são muito pacientes!  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

 

Sabor, vamos lá: Estou acostumada com torras mais claras, definitivamente! rsrs Ficou um fundinho do gosto de torra, mas não chegou a ser muito amargo ou incomodar demais, falta de hábito suponho.

Talvez dê pra fazer uma seleção manual dos mais pretos e tirar do "blend".

Para primeira torra, só posso dizer que ficou bom! Bora lá fazer a segunda  :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito legal Marcia!

 

Pela foto, não me parece que tenha chegado no segundo crack, talvez fossem alguns grãos retardatários do primeiro.

Quando chega no 2C normalmente já tem óleo brotando dos grãos logo após a torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal demais! Definitivamente uma torra mais homogênea e com menos scorching do que eu esperaria de um tostex! Prova definitiva que falta de grana e equipamentos high-tech não são desculpa pra não torrar em casa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou no 3º batch! Esse sim!

O 2º saiu idêntico ao 1º (reprodutibilidade, hein!?): 15% perda e entrou no 2º crack. Mortari, acho que chegou a entrar, pois o 1º crack foi bem heterogênio, aí houve um minuto de silêncio (menos de 1min) e tudo começou a pipocar junto. Tirei correndo do fogo.

O 3º batch deixei exato 1 minuto após o primeiríssimo crack (então talvez alguns retardatários nem tenham chegado). Perda de 13,25%, os grãos expandiram um pouco menos. Coado muuuito mais limpo e redondo. 

 

Tentei tirar a foto no mesmo lugar e posição, para dar pra comparar com a primeira:

20141121_103917_zpsa9e75db6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luís, eu não diria que ficou super homogênea ou perfeita, mas deu muito bem pro gasto! E o cheiro na casa... afeeee!

 

PS.: Sorry mami, perdeu o tostex!  :ph34r:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Sérgio!

Também achei até homogêneo. Tem grãos claro com pontos mais escuros e tal.

Sacudi o tempo todo e virava de tempos em tempos (acho que a cada 30s mais ou menos, ou quando cansava um braço rsrs).

Talvez tenha ficado mais homogêneo por ter sacudido o tempo todo e porque coloquei só 80g de grão, então sobrou bastante espaço para agitar os grãos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uhull!! É isso aí Marcia, apavorou no Torrex!!! :D  :D  :D  :D

 

Show de bola!!! Tá mais homogêneo que no bolinha!! 

 

Agora o mais importante, e o sabor final?? Bem, nem precisa responder, o café que a gente torra é quase sempre bom! A sensação de tomar um café recém torrado é espetacular! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Num é, Igor! Dá vontade de ficar o dia todo torrando e torrando, fazendo testes! rsrs Haja braço  :P

 

Ficou legal de sabor sim. A tarde vou experimentar tudo de novo, já que estou meio intoxicada com o cheiro de torra delicioso que ficou em casa e isso pode ter afetado o paladar!  :lol:  :lol:

A primeira ficou com um fundinho de torra que não to acostumada e a terceira ficou bom, mas talvez tenha faltado uns 20s de fogo para desenvolver melhor.

Acho que preciso de um meio termo: perda de uns 13,8-14%. Tentarei um blend a tarde das 2 torras!  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Terceiro batch :o

Vai torrar tudo hoje???

 

Ficou muito bom, Marcinha apavora no latte e no tostex :)

 

Fez muita fumaça? To achando muito claro o primeiro batch pra ter entrado no segundo crack. Será que não foram uns retardatários do primeiro crack? No segundo crack solta uma fumaça infernal..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe, Dani, jájá vou ter que emprestar uns quilinhos seus =)

 

Então, quando começou a pipocar o segundo, começou a sair fumaça sim, especialmente quando coloquei no escorredor de macarrão. Mas como quando começou eu tirei correndo e esfriei (tipo, em 3 segundos no máximo eu tirei do fogo e joguei no escorredor), não fez tanto.

 

A luz ajuda a ficar mais clara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...