Ir para conteúdo

Torra no Tostex (tostador de pão)


rootkonsole

Postagens recomendadas

Oi, Marcia,

15% de perda pra ter entrado no 2C me parece pouco. A cor também é um tanto clara pra café duplamente estalado.

O segundo estalo tem um barulho diferente do primeiro. A última vez que uma torra minha entrou lá eu notei claramente o que dizem, que parece cereal de arroz pipocando (não é muito da nossa cultura, mas enfim). O barulho é mais discreto.

Enfim, amargou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Cal!

Sei lá, achei bem diferente quando começou a estalar de novo. Assustei inclusive. Foi um som mais baixo mas mais contínuo. Tipo, 1º crack vários tiros de pistola ou revólver e 2º meio metralhadora.

Enfim, sei lá.

Logo depois que saiu achei que ficou com um fundinho amargo. Agora provei de novo e já não achei, mas tirei uns grãos mais escuros e alguns com manchinhas de óleo.

Aqui não está ainda com boa luz, mas são: torra com 13,25% perda, torra com 15% sem os mais escuros, os grãos mais escuros da torra de 15%.

 

20141121_135952_zpsa9b72b54.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcia,

Os grãos ficaram mais escuros pq não giraram adequadamente no "torrador". Tente fazer uma torra com panela de fundo arredondado e verás que a uniformidade vai ficar próxima ao ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcia,

Os grãos ficaram mais escuros pq não giraram adequadamente no "torrador". Tente fazer uma torra com panela de fundo arredondado e verás que a uniformidade vai ficar próxima ao ideal.

Puxa! Falha minha de não ter lido os posts com as fotos de todo o processo. Realmente você fez uma torra maravilhosa para o equipamento utilizado, Marcia! Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcinha, saiu muito homogêneo, parabéns ! Nem acredito que tenhas conseguido um resultado tão bom com um tostex :-)

Cal tem razão em achar que não entrou no 2°C ....

O que acho que esteja acontecendo é que o primeiro crack inicia devagar; primeiramente uns graõs isolados mais apresados, e somente depois, quando o resto tenha alcançado a temperatura adequada e que vem a reação "em cadeia".

Como tua fonte de calor (chama na chapa do tostex) é muito "direta" (comparando com um forno ou torrador normal onde o calor e mais difuso), a superfície externa do grão sempre "cozinhará" mais que a interna.

E que tua distância do grão, a pouca espessura da chapa e a ausência de barulhos mecânicos (ventilador, motor, tambor girando, etc.), além de tua juventude é bom ouvido :-) , te permitem escutar os crack com grande nitidez.

Acredito que esse ponto (entre 14 e 16% de perda de peso) seja o ideal para teu "torrador".

Com torras mais claras arriscas (bastante) que o miolo do grão fique crú.

É claro que, para ter um grão bem torrado internamente, iras pagar o preço de que algum grão fique mais queimado externamente e, se não for retirado, poderá aportar um sabor de carvão e cinzas, nada interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente tirar as fotos de café contra um fundo mais neutro, Márcia. Contra o fundo branco o balanço de brancos da foto pesa para o lado do claro e o contraste fica muito alto, parecendo que tudo é preto. Um fundo cinza claro seria o ideal, mas pode ser outra cor clara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou achando que não entrei no 2o crack... de qualquer forma, aquele tectec estranho das 2 primeiras torras não voltaram a acontecer (não deixei mais de 1'20" após o 1o crack).

 

Ro, conforme sugestão, segue foto dos grãos em fundo cinza (embora com iluminação de luz fria e câmera malemá do celular), na seguinte ordem: 

 

- Rubi 15% perda; Rubi 13,25% perda; MN 14% perda; MN 12,75% perda.

 

O Rubi fica bem mais homogêneo, inclusive no tamanho dos grãos. Para minha farta inexperiência, estou bem feliz com o tostex  :P

 

20141123_223002_zps5a4cb709.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bem, pode acontecer de alguns grãos terem ido pro 2C e outros não. Minha última torra do Santana foi assim. Era muito café pra pipoqueira. O 1C começou super cedo pra vários grãos. Entrou no 2C para alguns grãos claramente (fumaça e óleo no final), mas nem todos. No final por sorte o resultado ficou até bom, prova de que não entraram todos no 2C (tô tomando na prensa francesa e não está nada amargo).

Eu torrei umas amostras que pipocavam direitinho, mas ficavam com 12% de perda. Como não tenho medidor de umidade, não sei explicar o que aconteceu. Só sei que aconteceu com várias torras dessas amostras (umas 3 pelo menos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkkk Aí o povo vem e escracha! :P

 

Natanael, vai do seu fogão e gosto rsrs

Eu uso na chama grande (não aquela central do fogão de 5 bocas, a grande do fogão de 4) mais ou menos a meia intensidade. Mas já variei para mais alta, mais baixa, alterando durante. .. tem que testar.

A última torra que fiz postei com mais detalhes no tópico "mostre sua torra" eu acho. Como estou no cel tá ruim de procurar. Vê lá!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...