Ir para conteúdo

Minipresso


Postagens recomendadas

A minha minipresso chegou na quinta feira e só hj tive tempo para fazer dois cafés nela, um com preaquecimento e outro sem. As duas tentativas com pre-infusão

Minhas impressões:

1) achei excelente. Uma otima saida para quem tem somente café de repartição pública ou não tem café a disposição para.tomar.

Não estou falando que é melhor que uma máquina de espresso normal, como a minha antiga baby twin, mas dá um café muito bom, muuuuito melhor que a dolce gusto, ao meu ver.

2) Na primeira tentativa, preaqueci a minipresso, coloquei agua fervendo mesmo, deixei la uns 30 segundos e tb deixei no copo onde bebemos agua.

Extrai essa agua e depois coloquei o cafe que foi moido no meu Nemox, no ponto que era moido na Baby Twin. O café ja saiu excelente para mim, fiquei supresso, com uma crema meio cor caramelo.

Nessa extração, o bolo ficou meio molhado.

3) Na segunda extração eu fiz sem preaquecimento da cafeteira, so no copo de cafe mesmo, e afinei o grau da moagem em 3 niveis no Nemox. Achei o café mais incorpado e a crema estava mais clara, pode ser pela falta de preaquecimento do equipamento. O bolo ficou mais seco, com menos agua sobre ele. Achei essa segunda dose melhor.

4) Acredito que essa vai ser o grau da moagem da minipresso e amanha ja vou levar pro meu trabalho.

5) Não pesei a quantidade de pó e nem o tempo necessario para extrair

6) O cafe foi o edição especial do cristina torrado no dia 20/04.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Mais uma etapa vencida: meu minipresso está vindo pra Goiânia e não consta no andamento que foi tributado. Vamos aguardar se vai sair para entrega ou se vão me mandar buscar na agência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que as duas minipressos estavam viajando lado a lado. A minha também foi encaminhada hoje para Recife, porém, considerando as distâncias com relação à cidade de Curitiba a minha deve chegar por último.

 

Hora de aguardar sua chegada que não deve agora está muito longe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou meu Minipresso na agência e está aguardando retirada, ou seja, foi tributado.

 

Do jeito que veio o rastreamento, achei que ia passar batido, mas não foi dessa vez!! :(

 

Agora é buscar o brinquedinho novo e adeus café lixão lá no trampo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É a velha mordida do leão sedento. Legal, porém injusta, mas devemos respeitá-la.

 

A minha ainda está a caminho, breve estará por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas primeiras impressões fazem coro com as dos demais colegas.

 

Foram 3 extrações: 1 perdida, porque moí fino demais, as outras 2 deram um café razoável, muitíssimo parecido com café de superautomáticas. Outras considerações sobre o procedimento:

 

- precisa fazer um flush somente com água quente, inclusive é recomendado no manual.

 

- exige uma moagem mais grossa do café. Foram 4 clicks a mais na regulagem do Encore em comparação com o mesmo café espresso tirado na Poemia.

 

- se o café ficar fino, não adianta nem forçar o pistão; além de não sair um café decente (quando pingam algumas gotas), pode estragar o equipamento. É bem fácil perceber quando deu errado, pois a força para bombear o pistão é incompatível com a lógica do produto. Com a moagem certa, o bombeamento é tranquilo.

 

- mesmo após bombear até não sair mais café no copo, ainda sobra um pouquinho de água quente no reservatório. Merece um cuidado especial na hora de abrir para a limpeza a fim de evitar queimar as mãos com esse resíduo.

 

- achei a limpeza complicada para quem pretende usar em escritório. É mandatório ter uma copa/cozinha com pia e água corrente. O porta-filtro é bem malandrinho de tirar e pode fazer uma bela bagunça. 

 

- colocar café no porta-filtro também é uma tarefa que pode fazer bagunça a depender do tipo de recipiente onde o café estiver armazenado. Optei por trazer café moído de casa numa garrafinha PET de água mineral, cujo bico tem praticamente o mesmo diâmetro do filtro onde vai o café. Achei mais simples de dosar do que com a colher dosadora que vem no produto.

 

- exige um "kit de mobilidade", isto é, além do Minipresso, você tem que providenciar um recipiente para café fresco, um pano (ou papel toalha) para limpeza e, para alguns, até um moedor manual.

 

Enfim, tentarei resumir em PRÓS e CONTRAS:

 

PRÓS:

1) Mobilidade

2) Café é muito melhor do que esses coados de repartição pública

3) Produto tem construção robusta e aparenta ser durável se corretamente manejado

 

CONTRAS:

1) Limpeza complicada no contexto de um ambiente de trabalho

2) Cada extração exige uma limpeza (óbvio, porém remete ao item 1)

 

 

Enfim, hoje trouxe o Minipresso para o trabalho e vou fazer a experiência e com o tempo trago mais relatos.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha também chegou há mais de mês mas, por absoluta falta de tempo, usei umas 2 ou 3 vezes apenas e minha impressões são praticamente as mesmas do Weiler.

 

Quando comprei, a ideia inicial era trazer pro trabalho, mas com o pouco uso que fiz já vi que a rotina de preparo e limpeza não é tão rápida quanto eu imaginava e, apesar de também não ser muito complicado ou demorado, prefiro algo mais ágil pra usar na empresa. Além disso, estou tão satisfeito com a Aeropress aqui no escritório que resolvi deixar a Minipresso em casa pra conseguir tomar espresso de noite/madrugada, quando esposa e crianças já estão dormindo, sem fazer muito barulho com máquina de espresso + moinho (morar em apErtamento demanda esses cuidados).

 

Acho que paguei exatamente o mesmo valor em tributos que o Weiler.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- achei a limpeza complicada para quem pretende usar em escritório. É mandatório ter uma copa/cozinha com pia e água corrente. O porta-filtro é bem malandrinho de tirar e pode fazer uma bela bagunça. 

 

 

 

De fato, outro dia, levei para casa da minha mãe. Tirei vários espressos para o pessoal. Mesmo com o uso de uma vasilha para despejo da borra, fez uma boa sujeira.

 

Para aprimorar o kit viagem, comprei também uma chaleira elétrica de 400ml.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha Minipresso chegou na sexta-feira. Imposto pago e encomenda recebida na CEE dos Correios, somente no sábado é que fui utilizá-la pela primeira vez e até o momento única vez, por absoluta falta de tempo.

 

A impressão inicial do primeiro uso, convergem para as impressões da maioria. O fato de está acompanhando as discussões facilitou a extração e de cara já acertei no ponto.

 

O café utilizado foi o Arte Café da Serra da Mantiqueira (Fazenda São Gabriel), o resultado mostrou-se surpreendentemente muito bom. Como tenho uma máquina Super Automática da marca Espressione, modelo Zetta, deu para verificar a proximidade do resultado obtido entre esta e o Minipresso, inclusive quanto ao sabor, formação e coloração da crema. Para um produto portátil achei o resultado bastante satisfatório.

 

No tocante ao uso no trabalho, apesar do Minipresso exigir uma limpeza a cada uso, não achei nada complicado desde que o seu ambiente de trabalho possua uma copa com pia, o que é o caso do meu local. Um jato de água acompanhado de uma escovinha de limpeza resolve o problema inicial.  Para falar a verdade, a questão da água aquecida na temperatura adequada e a moagem do pó me pareceu mais preocupante.

 

No primeiro caso, pretendo levar um dos dois termômetros que tenho para o trabalho. Quanto ao segundo caso, ficou a dúvida de levar um moedor manual ou o café já moído.

 

Vou continuar efetuando alguns testes para verificar a melhor forma de utilizá-lo no ambiente de trabalho, mas a ideia permanece e a partir da primeira impressão achei que a compra valeu muito a pena.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Chegou minha Minipresso CA (cápsulas) hj. Imposto absurdo para variar.

Fiz o primeiro teste com a cápsula Vibrante da 3 corações. Achei a quantidade extraída muito pequena e não muito quente (pré-aquecer deve ser a solução), já em relação ao gosto, aroma e crema, obtive bons resultados, outro ponto positivo seria a quase ausência de limpeza.

Vou realizar testes com as cápsulas de chás e chocolato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sou grande conhecedor, mas fiquei positivamente surpreso com a Minipresso. Em um primeiro momento me chamou muito a atenção o aroma produzido, bem maior que a Tres, porém tirei apenas um shot (meio frio), ou seja, muito pouco para comparar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pra quem estiver pensando em comprar, estão com frete grátis internacional (não sei se é promocional ou se vai ficar assim daqui pra frente).

No fim das contas vai sair praticamente o mesmo preço de quem comprou na pré-venda.

 

http://www.wacaco.com/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

a minha ta presa na UTI em Curitiba desde 03/07...agora é aguardar

 

alguém sabe o grau de moagem no porlex?? Fico imaginando uns 5-6 clicks, mas se alguém tiver uma opinião!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei legal, queria pegar uma pra levar em viagens, mas com o dólar a R$ 3,36 está fora de cogitação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou muito satisfeito com a minha, a despeito de falhas no projeto. Ela vaza um pouco tanto pela manopla como também no reservatório de água, depois da extração. Virou de lado, vaza um pouco, o que não é ideal para ambientes que não podem receber sujeira e um pouco de água (como, por exemplo, numa mesa de restaurante).

Porém, a extração é competente, resulta num café de superauto, então, melhor do que 98% dos lugares em que se bebe café na rua, considerando a utilização de um grão de boa qualidade e não oxidado.

Esses dias, levei a um piquenique no jardim botânico de Brasília e foi um sucesso total, pareada com o hario skerton e Unique frutado, torrado a meros 4 dias. Todos quiseram mais, mas, como levei uma garrafa térmica de meros 500ml, nem todos conseguiram repetir.

 

Talvez uma o ring resolva o vazamento do reservatório. Mas, a água que sai da área da manopla não tem resolução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 10 months later...

Amanhã viajo em férias com a família.

A minipresso já está na mala, assim como mais ou menos 1 kg de café torrado, rss.

E, para fechar o kit, hoje de manhã, uma grata surpresa, minha minipresso tank estava me esperando nos correios. Vai ser ótimo para fazer um pouco mais de café de cada vez, até pelo ponto da melhor estabilidade térmica que esse reservatório maior (o dobro) vai proporcionar.

Então, férias sim.... café ruim não.

 

:)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, boa viagem.

 

Uma dúvida, caso esteja indo para o exterior.

 

Vc declara que está levando café?

 

Nas minhas últimas viagens (eua) no levei por conta de informações variadas sobre a entrada la.

 

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno,

 

Sim. O problema é declarar ou não e declarando vc cai na burocracia, não declarando corre o risco.

 

Café é usado para disfarçar e confundir a busca de drogas.

 

Vc declarar, informar que tá levando e depois de um vôo longo cair numa inspeção é um saco.

 

Como sempre passo mais de 20 dias, queria levar aí pesquisei (sites e fóruns gringos) e sempre opiniões conflitantes. Aí desisti e comprei por lá mesmo.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho melhor comprar por lá, se for para um lugar que tenha boa disponibilidade de excelentes cafés, como os EUA e a Europa (Nos Estados Unidos, há ótimas torrefações e na Europa também).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levar para beber lá nao acho que vale a pena visto que

lá vc vai encontrar cafés tops. Mas já levei varias vezes para

amigos e nunca declarei. Ja levei cachaça tb e doces tb. Até onde sei

qualquer produto industrializado lacrado em pequena quantidade

você pode levar de boa. 

 

O que acontece é que muita coisa não pode na bagagem de mao

mas despachando é tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cafe torrado em grão não tem problema , deixa o café na mala despachada , que a TSA se quiser vai revistar , sem problema , agora o melhor lugar para comprar café é nos EUA / Europa .

 

Algumas coisas sempre vão gerar revista de mala , um moedor cônico no raioX parece uma granada , só a massa metálica já dispara o alarme.

 

O meu Forté eu trouxe na mala de mão, fui parado , sofri revista corporal e eu e minha mala fomos para uma sala reservada onde ela foi analisada e o moedor testado para explosivo.

 

Claaaaro que se vc tiver cara de árabe como eu tenho não ajuda em nada . :)

Na alemanha eu sou sempre confundido com turco , também não ajuda. :)

 

Na inglaterra eu já fui confundido com : árabe, indiano , turco , grego , cipriota , armênio e iraniano . :o

O João Ubaldo uma vez escreveu uma crônica onde ele dizia ter uma cara etnográficamenta errada , esse é meu caso , se sua cara também for errada , não estressa despacha na mala e deixa a TSA se virar. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...