Ir para conteúdo

Nemox Lux , troca de engrenagem , ponto fraco


carlos eduardo

Postagens recomendadas

Eu tenho um Nemox Lux 150 , que uso para moer café coado , semana passada eu estava moendo meio quilo de café  , para alguns amigos quando de repente ele passou a fazer o ruido do motor rodando , mas , as mós pararam.

Na hora lembrei do Guilherme que teve uma avaria parecida , so que no caso dele foi um parafuso que caiu e quebrou a engrenagem de nylon.

No meu caso eu sempre cato o café antes de moer , mas , sempre pode passar alguma coisa .

 

Abri o moedor e estava lá a engrenagem detonada , ela é o fusivel do sistema , quando o esforço é muito grande , antes do motor queimar o pinhão de metal do eixo do motor arrebenta os dentes de nylon da engrenagem .

 

15312798840_dc8b6d6c1c_n.jpg

 

O problema seria importar a engrenagem que custa nos EUA , U$ 22,00 :

 

http://www.cafeparts.com/productDetail1.asp?ItemID=49132

 

Essa peça é a mesma para Iberital , Nemox , Isomac e outros , eu tenho um Isomac velhinho e a peça é identica.

 

Para minha sorte não precisei importar a peça , pois o Guilherme ainda tinha uma engrenagem dessa , ele vendeu ela e enviou rapidamente , em 2 dias eu já estava com ela.  :) 

 

Com a engrenagem na mão o proximo passo era conseguir a graxa branca usada nessa engrenagem e em eletrodomesticos de uma forma geral , o Alexandre me disse que se não conseguisse a graxa branca , poderia usar vaselina em pasta , para minha sorte aqui perto tem uma autorizada Gaggia e o cara me arranjou um pouco :

 

15312913017_732edb3374_n.jpg

 

Proximo passo , desmontar e trocar as engrenagens . Começar retirando o hopper , o parafuso stepless (para quem usa)  a mó superior e a mó inferior :

 

15499497115_d2ff558425_n.jpg 15312765810_9ee2aae0a3_n.jpg  15499130932_08b3a2a994_n.jpg

 

Em seguida os parafusos inferiores (6) indicados pelas setas o suporte do PF e em seguida desconectar os cabos da chave liga desliga e da chave do suporte do PF

 

15312996147_b78ca149e7_n.jpg   15499596285_8b0f5ac0c4_n.jpg

 

Em seguida os parafusos da traseira (2) e os dois parafusos superiores 

 

 

15499493825_52e0d4fe11_n.jpg   15312952507_868a4ee29a_n.jpg

 

Continua !!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com a retirada desses ultimos 4 parafusos , resta a carcassa de inox sair , deixando exposto o conjunto , motor-caixa de engrenagem , para abrir a caixa basta retirar os 2 parafusos com arruelas dentadas indicados pelas setas , uma vez retirados surge a bendita engrenagem .

 

15499549185_17e43478e6_n.jpg  15496348881_b01831abf1_n.jpg

 

Retirando a engrenagem surge o pinhão de metal , proximo passo , limpar a graxa velha cheia de pedaços de nylon , colocar a engrenagem nova , com a graxa nova.

 

15312591519_79c972fa9e_n.jpg  15312916757_93b6cc37af_n.jpg

 

 

A partir daí , remontar o conjunto , arranjar um café velhinho e fazer alguns testes.

 

15499500005_d37e89aac8_n.jpg


Estando tudo certo moer no Nemox para espresso um Amendoado do Mario e em seguida um jacuzinho  :D

 

15312588909_90c2b88df1_n.jpg   15312768430_f47df203f1_n.jpg

 

 

Esse moedor é razoavelmente robusto , eu usei um Isomac identico por quase 20 anos e ele nunca deu problema , se mais alguem tiver esse problema espero que esse post venha ajudar .

 

 

Abs
C. Eduardo

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse japa doido é capaz de tudo ,  :P , o Alexandre é que vai precisar trocar o saco dele por um de Kevlar .

 

Anita a minha previsão é que o Vario vai durar ate o japones achar que precisa usar a ferramenta para recalibrar ele , esse será o instate fatal , imagina aquela ferramenta na mão dele.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita o colecionador que tinha gastrite já vendeu o material dele faz tempo , esse silencio do japa e sinal de que o Vario esta indo de charrete para Minas ou o nosso Ninja Grinder detonou mais um  :lol: 

 

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns ao Carlos pela postagem didática.

Parece que o bom custo benefício do Nemox é só na compra.

A maldição dos moedores continua.

O meu Nemox tinha ido passear na casa de um amigo.

O mesmo amigo que comprou o K6 do Buscafé.

Preferiu esse em vez de pagar 7 centas dilmas no Nemox do Igor.

O Compak é um tanque de guerra.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele ta com um sorrisão largo.

Semana passada nós testamos o bicho.

Produz um pó felomenal.

Esse findi ele falou que ia conhecer as entranhas da criança.

eu to doido pra fazer comparações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diz um ceguinho do centro de POA, que tem uma voz digna das trombetas do apocalipse (audível a meio quilômetro de distância) e que brada um jingle de uma lotérica da região:

 

"quem não arrisca, não petisca

a sorte grande, não belisca"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos Eduardo, obrigado por compartilhar o ocorrido, fico que feliz que teve um final feliz.

É bem complicado o valor desta peça e sua fragilidade, o que conforme bem colocado acima, retira o bom custo benefício do moinho.

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse antes esse tipo de moedor é uma maquina standard na italia , dezenas de marcas vendem eles com nome diferente , eu usei um Isomac que é a mesma maquina por 20 anos sem problema , eletrodomestico é questão de sorte .

 

O preço pelo qual o Igor vendeu a vista foi uma pechincha , estava um pouco mais barato que na Italia , ele vendeu por um preço abaixo do custo , mas , agora que todas foram vendidas , acho mais vantajoso comprar um baratza a prazo do que qualquer outro moedor.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu disse antes esse tipo de moedor é uma maquina standard na italia , dezenas de marcas vendem eles com nome diferente , eu usei um Isomac que é a mesma maquina por 20 anos sem problema , eletrodomestico é questão de sorte .

 

O preço pelo qual o Igor vendeu a vista foi uma pechincha , estava um pouco mais barato que na Italia , ele vendeu por um preço abaixo do custo , mas , agora que todas foram vendidas , acho mais vantajoso comprar um baratza a prazo do que qualquer outro moedor.

 

Abs

C. Eduardo

Boa tarde,

 

Ainda tenho os moedores Nemox Lux Pro 500, Fenice, Punto.

Por quanto tempo não sei....

 

Agora vale ressaltar que o C. Eduardo pode certamente prestar assistência... parabéns pela capacidade e por ajudar muitas pessoas!!!!!

 

Atte,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...