Ir para conteúdo

Carta enigmática da Alfândega


Bernardo B

Postagens recomendadas

Me chegou uma carta, registrada urgente com AR (deve ter sido cara) e número de rastreamento, contendo um "Despacho decisório" da Alfândega do Aeroporto de Brasília.

No campo Depacho decisório consta: DEFIRO (2) o requerimento na modalidade Pessoa Física.

 

Tem um enorme número de processo, sem significado para mim, e no rodapé (2) diz:

 

(2) Caso o interessado não tenha informado nenhum despachante aduaneiro no requerimento de habilitação, por favor, dirigir-se a esta Alfândega para emissão de perfis. Não se esquecer de preencher e assinar o formulário do Anexo II da Portaria SRF nº885/2003.

 

Imagino que se refira a balancinha que comprei em Agosto de Hong Kong, pela valor de $16,30, frete incluído.

 

Alguém tem uma ideia do que estão falando ? Porque gastaram em me enviar um despacho em vez de enviar o pacotinho ? É uma novidade para "emperrar" as compras na Internet ou simplesmente um fiscal desavisado ?

 

Quando não era taxado sempre entregaram pelo correio aqui em casa, do contrário tinha de pagar e retirar na Agência de minha quadra ...

 

Telefonei para o número que consta na carta, resultado: não responde

Obs, diz o rodapé: (1) Horário de atendimento ao contribuinte: quarta-feira e sexta-feira das 9h às 12h.

 

Nem sei se vale a pena ir buscar, entre o tempo que vai levar, achar o dito formulário e retirar o pacote, e eventuais outras dificuldades que possam inventar, pode nem compensar o esforço de obter mais uma balança, que comprei desde que me pareceu boa para coados e pouparia a Taylor grande do risco de molhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

B, Gil quis dizer que, se houve engano nos valores lançados, a importação não pode ser a simplificada à qual estamos acostumados. Tem que ser com despachante aduaneiro (de repente lançaram um conteiner de balanças de 16 ao invés de só uma, vai saber).

 

Você vai precisar ir lá com comprovantes (página da compra impressa, lançamento na fatura do cartão, email da compra etc.) para demonstrar que houve engano.

 

beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Kafka puro , o horário de atendimento então é fantástico , quarta e sexta de 0900 as 1200 , 3 horas de trabalho , dois dias na semana , e não atendem o telefone :)

 

Bernardo eu no seu lugar entrava na brincadeira , respondia por carta registrada (passivel de ser usada em um futuro processo) contando a sua historia e informando que eles cometeram um terrível engano.

Faça exatamente o que eles menos querem , dê trabalho para eles .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A primeira talvez , mas em seguida ele escreve outra (sempre registrada ) informando o protocolo da primeira cobrando uma resposta.

 

O que eles menos querem é trabalho ou marola , um chato que fica escrevendo cartas registradas assusta esses parasitas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jeito carinhoso de falar dos funcionários. Quem conhece o serviço público sabe como as pessoas de fora são injustas de confundirem o governo com as funções do Estado.

 

Bernardo, e se de repente alguém te enviou de presente uma máquina de espresso ou um moedor? :P

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Surpresa !

Ontem regressamos de viagem e o pacotinho da China com a balança estava aguardando.

Que bom ! A carta deve ser somente um aviso adicional ... não vejo muito a utilidade mas enquanto funcione não tenho reclamações.

Ah ! A balancinha me pareceu bem legal, falta experimentar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...