Ir para conteúdo

Vídeos, Vídeos, Vídeos...


Santiago Luz

Postagens recomendadas

Sim, a Strietman tem controle de temperatura. No Kaffeenetz tem relatos de membros sobre a maquina. Bem impressionante. E ela tem estilo, que o Batmobile dos anos 90 da La Marzocco claramente não tem. Rsrs

 

Por acaso alguem sabe qual tamper o Moço usou no campeonato? Veja:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bacana,  lembro alguma coisa que em um vídeo  me parece que colocavam água quente dentro mas  não me interessei em maiores detalhes, pelo menos no design ficaria perfeita com o bravo debut do Gil :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que esse tamper é ideal se vc só usa um grão no mesmo filtro sempre com a mesma moagem, porque no tamper só pode regular a profundidade e deve demorar uns 200g para achar a profundidade ideal. Para uso domestico com trocas de grão e filtros frequentes deve ser dificil com esse tamper.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também me questionei sobre profundidade da compactação, seria bem prático em uma cafeteria que utilizasse sempre o mesmo grão, quantidade e o mesmo filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, nesse tamper não é tão complicado acertar a regulagem. Basta começar mais alto (pouca força) e ir abaixando aos poucos até ficar na força desejada. Não gasta café.

 

Agora para vários filtros e cafés diferentes temos o Bravo =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Os etíopes são um povo alegre. Trabalham cantando e fazem as coisas com sorriso no rosto. Agora vendo o video, é que penso porque temos de dar valor ao produtos que cultivam(café) e pela iniciativa de trabalhar em cooperativa, ajudando-se mutuamente. Esse é o verdadeiro trabalho. Gostei quando um deles fala: Unidade é força.

 

Café etíope é o melhor! Adoro!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Gravei um vídeo na correria aqui pra estrear no tópico, qualquer erro é puro vacilo meu mesmo (além da qualidade da gravação)  :P

 

Vamos lá , quantas gramas de café vc estava usando ? 37 seg de extração é muito tempo , o gosto ficou bom ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá , quantas gramas de café vc estava usando ? 37 seg de extração é muito tempo , o gosto ficou bom ? 

 

Nem contei dessa vez, já estou tão acostumado que nem me toquei. Com relação ao gosto, foi um dos melhores que eu fiz até agora, geralmente ele sai com 27-28 segundos, acabei de tirar outro e nos 25s tinha saido um ristretto (apesar de também estar bom). Eu abri um pacote novo no sábado mas tinha um pouco do antigo no moinho ainda, será que veio um pacote de outra safra no meio? Não tenho a minima ideia de quantas gramas eu uso ainda, encho o filtro e corto reto com a tampa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compra uma balança digital xingling e pesa o pó , e depois pesa a extração , sabendo o BR vc sempre poderá repetir a extração ou apurar a extração para o seu gosto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compra uma balança digital xingling e pesa o pó , e depois pesa a extração , sabendo o BR vc sempre poderá repetir a extração ou apurar a extração para o seu gosto.

 

Vou ver se eu acho uma aqui em São Caetano amanhã então, se eu gastar mais alguma coisa comprando pelo cartão na internet eu vou a falência. Só tem que ter a precisão de 0,01g, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá , quantas gramas de café vc estava usando ? 37 seg de extração é muito tempo , o gosto ficou bom ? 

Aproveitando que o amigo tocou na questão do tempo... A maioria das minhas extrações fica entre 33~36 segundos, quando dá menos que isso acho o café muito ácido, aí faço um cappuccino pra não jogar fora o café. Meu paladar é "normal", rs?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende da razão de preparo. Razão de preparo maior pede moagem mais fina, e essa deixa o fluxo mais lento.

 

Aqui vai mais de 40 s após o 1o pingo, na razão de uns 65%. (92 C)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Razão de reparo 2,5x a massa de café utilizado. 14g de pó, 35g de café. 36s em média. Tudo ok ou meu paladar é estranho? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deu BR de 40% , gosto de espresso na faixa de 40 a 45 % .

Eu engrossaria um pouco para obter os 40% em até 30 seg , esses 6 seg a mais estão devem estar só acrescentando amargor.

O problema que obter esse ajuste fino na moagem de alguns segundos no Hario deve ser chato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jaum, vc acerta o café para seu paladar, está mais do que certo.

 

Então Carlos, primeiro esse tempo de 6 segundos não significa nada para a extração. No espresso o que manda mesmo é água passando pelo pó. Depois, não adianta a gente querer que o "tempo" fique parecido com o seu ou o meu. Moedores com distribuição diferentes, máquinas com temperatura diferentes, cafés diferentes. Correr atrás de um tempo qualquer realmente não faz sentido.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14g, BR 40%:

5 cliques => 36 segundos e bebível; 6 cliques => 23 segundos e ácido demais. Acho que vou ficar nos 5 cliques mesmo. Obrigado a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uma balança agora e regulei pro duplo, to usando 20g no filtro e com 25 segundos tem 55-60g na xícara (25 segundos contando do tempo que eu puxo a alavanca, eu vi ali em cima que o tempo até começar a sair o café não importa, é vero?). O café ta saindo bem encorpado e cremoso e bem mais forte do que antes, mas não ta muito amargo. Jajá eu gravo um video de como ta saindo, só não prometo que não vai demorar porque a internet da pastelaria não é lá essas coisas  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Crianças experimentam café pela primeira vez. Não sei qual café foi usado ou como foi preparado, mas vale a pena ver:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...
  • 2 months later...

Visitei uma pequena torrefação de um amigo de infância.

Ele não trabalha com cafés especiais, produz pra fornecer para mercados e afins.

Mas pelo menos trabalha com cafés puros, sem misturas de galhos e folhas (como dizem por aí que muitas torrefações grandes fazem).

E também o ponto de torra não é dos piores. Já ví alguns que deixam o café praticamente carbonizar.

A máquina nem sei se é padrão.

Torra um saco de 60kilos por vez.

O vídeo é do café no resfriador, enquanto resfria já tem outra carga torrando.

 

Da pra ver também um cano sobre o café no resfriador. Segundo ele quando passa um pouco do ponto, ele adiciona água pra

apressar o resfriamento e não deixar o cafe passar demais do ponto ( que ele julga ser ideal).

Não sabia que poderia ser usado água nesse processo.

Será que prejudica?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...