Ir para conteúdo

Cremeira Tuttocrema ou Prensa Francesa


Wilson Jr

Postagens recomendadas

Olá pessoal,

Estou querendo comprar uma cremeira da bialleti, mas pelo preço fiquei em dúvida se realmente vale a pena. Vi no fórum que algumas pessoas já usaram a prensa francesa para deixar o leite cremoso também.

Quem já fez ou viu os dois métodos, sabe se dá muita diferença de um para o outro?

 

Valeu =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a maior vantagem da cremeira é poder levar ao fogo e preparar um leite cremoso mais quente.

Na FP dá pra bater o leite pré-aquecido, mas ele vai acabar esfriando um pouco no final.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi Mortari, faz sentido mesmo.

Mas para mim acho que isso não seria um problema. O leite poderia até ser um pouco mais frio mesmo hehehe

 

Qualquer french press boa deve ser uma "boa cremeira"?

Assim compro mais pensando em usar para fazer um cafézinho tbm =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu compraria uma vagabundinha mesmo só pra bater leite, da mais barata e genérica que achar.

Não gosto de fazer café na mesma FP que uso pra bater leite, por 3 motivos principalmente:

 

1. Pra bater o leite é melhor que a tela não seja tão fina, se ela for um pouco mais grossa (como as das FP mais baratas) e as bordas não vedarem tão bem é até melhor porque fica mais fácil pra bater e não compromete em nada o resultado (talvez até melhore a eficiência já que imagino que injeta mais ar que uma peneira muito fina e com bordas bem vedadas). Já pra fazer café, o ideal é que a tela seja o mais fina possível e que a borda vede o máximo possível (se tiver silicone na borda melhor ainda).

 

2. Ao bater o leite, você submete o pistão da FP a uma força bem superior ao que ele foi projetado pra receber e, normalmente, a borda da tela acaba dando uma "desbeiçada", principalmente se não tiver anel de silicone (se tiver acho que, com o tempo, poderia até acabar estragando o silicone, não sei). Isso não compromete absolutamente nada pra bater o leite, mas pra fazer café depois não vai ser legal e vai passar muito pó pra bebida.

 

3. Como o pistão da FP costuma ter um monte de tela(s), chapa(s) e espiral(is) sobrepostos, se não tiver um bom cuidado pra lavar ou não conseguir lavar imediatamente após bater o leite, corre o risco de acabar ficando algum resquício de leite seco em alguma das "entranhas" do pistão, o que pode prejudicar o café depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Mortari, valeu pelas dicas... =D

Então, no ML achei duas:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-603515408-cafeteira-cremeira-francesa-press-600ml-frete-gratis-_JM

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-605886104-cafeteira-francesa-press-350ml-_JM

 

A diferença final (com frete) vai dar R$10

Qual é melhor? 600ml ou 350ml? :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wilson, pensa na quantidade de leite que vc vai fazer pra escolher o tamanho.

 

A de 350ml vai dar pra bater no máximo uns 100~120ml de leite, pois a tela precisa se elevar acima do leite e da espuma inicial pra aerar, e costuma dobrar ou triplicar o volume. com 100ml de leite vc faz uns 250ml de "creme", o que rende 2 Dry Cappuccinos "padrão" ou 1 Dry Cappuccino Duplo (que já me serviram sob o nome de "cappuccino grande" *facepalm*). Atente que usando uma cremeira/french-press, a tendencia é obter quase que apenas "creme" (espuma de leite quente bem densa mas bem aerada, bem mais que a vaporizada), e tem receitas clássicas, como o Cappuccino verdadeiro, que necessita de 1/3 de espresso, 1/3 de leite vaporizado e 1/3 de microespuma de leite quente. Por isso chamei de Dry Cappuccino, pois nesse caso é 1/3 espresso e 2/3 de microespuma de leite quente.

 

Faça as proporções para a de 600ml e veja qual serve melhor para seu uso.

 

Ab, e Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Cabral =D

Vou decidir pela de 600ml então, a diferença de preço é pouca... =p

Quanto ao tipo do creme não me importo tanto assim... apesar que acho que consigo algo mais próximo do leite vaporizado se "bater" menos o leite né? =D

Mas decidi, vou comprar a FP de 600ml mesmo, vai sair quase 1 terço do preço da tuttocrema :P

 

Vlw \o\

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde você mora? Será que não encontra alguma coisa por aí pra economizar no frete? Normalmente acha-se dessas prensas genéricas em lojas de bugigangas chinesas em geral ou em lojas de coisas pra casa/cozinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Campo Grande/MS

 

Aqui geralmente é complicado achar qualquer coisa... e quando acha o valor é bem acima do ML hehehe

Por causa da diferença do ICMS tudo fica bem mais caro.

Já até me acostumei a comprar pelo ML hehehe

 

E essa de R$49 está tbm com "Frete Grátis" hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tenho uma fp bodum, que tenho usado mais pra fazer macerações de café gelado

uma bialetti que minha mulher usar pra fazer chá

e uma cremeira que não tenho usado, mas não consigo desapegar.

Acho que essas do ml vão dar conta do recado.

eu compraria uma que vai na máquina de lavar.

fp é um troço enjoado de lavar principalmente sujeira de leite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As minhas comprei umas legais na Europa, e recentemente, umas mais vagabundinhas na 25 de março. Paguei 8,50 nelas e não tenho nada reclamar delas ! hheheheheh.

 

O que o Mortari disse é bem importante. Ou você compra uma e dedica exclusivamente pra isso, ou tem que ter um bom cuidado na limpeza delas

 

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

José, a que estou vendo acho que vai na máquina, pelo menos o "embolo" dela deve ir... dá bem menos trabalho kkkkk

 

CafeDaWalter, vou seguir o conselho do Mortari sim =p

Primeiro vou usar a FP para fazer um café para "ver como fica", e depois vou usar ela apenas para o leite. Se curtir o café nela, dae vou comprar outra melhorzinha apenas para o café =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...
Em 25/11/2014 at 11:26, Wilson Jr disse:

Entendi Mortari, faz sentido mesmo.

Mas para mim acho que isso não seria um problema. O leite poderia até ser um pouco mais frio mesmo hehehe

 

Qualquer french press boa deve ser uma "boa cremeira"?

Assim compro mais pensando em usar para fazer um cafézinho tbm =D

Me cadastrei só para agradecer as dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...