Ir para conteúdo

Restaurando um MD 40/ Rancilio


Valmor

Postagens recomendadas

Aos engenheiros de plantão....

O moinho é 220 v ... mas estou realizando os testes na cozinha de casa onde só tem 110v ... Esta funcionando e inclusive MOENDO !!! algum risco de danificar o motor? ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei agora no 220v na área de serviço...aparentemente qto ao ruído e a rotação não nota se diferença alguma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No 127 v deve ficar com 1/4 da potência e metade da rotação.

 

O Jolly da Pavoni, fiz esse teste quando eu tinha, mas não teve força para moer. De vez em quando travava.

 

Se o seu travar no 127 v, não deixe, desligue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valmor, não acredito que ligar em 110v o moinho 220v traga problema ao motor. Estranho é não notar diferença na velocidade nem no barulho, pelo que eu sei (não é muito) deveria apenas ter ficado mais fraco. Já fiz esse tipo de testes com motores e foi isso que aconteceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moe sem travar! !!! testei até com pouco de arroz ( q segundo verifiquei no YouTube serve para limpar a mos ) Funcionou. .e limpou a mos tbem !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza. Agora achar o hopper, o reservatório do dosador e montar sem sobrar parafuso algum. :)

 

Edit: do reservatório do dosador, fui ver de novo e parece que só falta a tampa.

 

Moinho perdeu as partes altas.

 

Tampa pode mandar fazer uma bonita de madeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Walmor esse é um moedor profissional que custa uns 900/1000 dolares nos estaites , é muito robusto e vale um investimento , na recuperação.

 

Vc pode ver no diagrama que desmontar ele não é problema , as peças mais comuns são baratas, agora sem abrir e ficar moendo em 110V não ajuda em nada , na verdade só tende a piorar , um aparelho caro como esse abandonado e com jeito de que teve um uso desleixado , muito provavelmente tem problema , mas que dificilmente será muito caro.

 

http://www.cafeparts.com/productDetail2.asp?CatID=2874&ItemID=63048

 

Se vc não tem saco ou inclinação para reformar coisas , ponha ele nesse estado a venda aqui que vc vai receber bastantes propostas

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa idéia e reforma lo pra uso.

Desmontei o dosador e tudo Ok. somente limpezas e lubrificação.

Aparentemente nenhum ruído estranho como um rolamento gasto ou eixo empenado.

Sim , concordo na necessidade de uma desmontagem e limpeza da parte interna e motor.

Só não decidi e vou fazer lo ou deixar a cargo de algum profissional q certamente faria este serviço com mais precisão e rapidez....

O reservatório falante , se não encontrar por aqui , peço pra meu cunhado trazer pra mim dos EUA....aliás cunhado é cunhado !!! rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou desmotivando, só mostrei que não é. nenhuma nave espacial para desmontar, sem falar que usando um cunhado as peças serão bem baratas.

Só frisei que ligar em 110v, jogar café, arroz, são gambiarras que não ajudam em nada.

Vou dar um exemplo, esse motor elétrico é bem usado, pode estar com as escovas gastas(centelhando) o que é bem barato. de trocar, mas se vc começar a moer coisas na voltagem errada, o motor pode (travar) queimar e ai, fica mais caro desnecessariamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Valmor, eu fiz exatamente o que vc está fazendo aí, o meu moinho é muito parecido com esse. 
Pode desmontar as mós sem medo, mas tenha cuidado de usar a chave de fenda na medida do parafuso para não correr o risco de danificar a cabeça do mesmo, assim vc consegue limpar melhor e até mesmo lavar as peças, seque bem para não oxidar.

Quanto ao motor, vc pode até usar no 110, mas por pouquissimo tempo, ou seja, pequenas quantidades e sem forçar. Os motores elétricos aquecem, para resfriar existe uma pequena ventuinha dentro deles para ventilar, se vc usar por muito tempo a rotação não será a nominal para 220 e com isso a ventilação não será suficiente também levando o motor a esquentar demais e "fundir".

As mós parecem boas, veja se estão afiadas, se sim, a moagem também será boa e vc vai ver isso, pelo que analisei, as mós são de uma liga de aço muito dura, mas frágil, podendo quebrar em caso de impacto, então demora muito para perderem a afiação.

Espero ter ajudado.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah sim, quanto às escovas, elas são responsáveis por manter o contato ativo da energia que vai para as bobinas do rotor, então o que vai acontecer caso elas estejam gastas é o motor ficar fraco, só isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valmor: dobra uma chapa bonitinha e faz um duto organizado. Não importa que seja uma modificação, mas faz direitinho.

 

Se precisar de alguém que trabalhe com chaparia te indico. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

barraca , carruagem , castelo da Barbie ??? mais fácil moer na mão que convencer a dona a me emprestar estes itens kkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou Muito Bom Guilherme , nao tinha analisado esta opcao....

O problema , no meu caso , é a vedação da canaleta a saída do moinho .

Se nao for bem feita e bem fixada , vai cair muito po dentro da carcaça do moinho e com o tempo dentro do próprio motor ...

 

Vc que lidou bastante com inox em seu equipamento , o que vc sugere para eu usar como canaleta ? Consigo dobrar um pequeno perfil em aço inox ??? ou encontro alguma coisa pronta para ser adaptada ?

 

Notei tbem que a retenção de po neste moinho é considerável ... mesmo limpando com pincel .

Entretanto deve se considerar que é um moinho profissional onde a troca de pó de cafe não é constante .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não estou enganado, o MD 40 e o Rock compartilham várias peças. É um risco a se correr, mas quem sabe não rola a conversão com essas peças:

 

http://www.espressoparts.com/parts/coffeeespressogrinderparts/ranciliogrinderparts/ranciliorockydoserlessparts/rancilio-rocky-front-panel-support-black-2008-doserless-version

 

http://www.espressoparts.com/parts/coffeeespressogrinderparts/ranciliogrinderparts/ranciliorockydoserlessparts/rancilio-rocky-doserless-spout-snout

 

Mande um email para o Carlee solicitando que eles cotem o envio via firstclass, ao invés de priority (se a diferença não for relevante, vá na segunda opção).

 

Carllee <carllee@espressoparts.com>

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez você precise dessa peça também (tem que olhar no diagrama para ver se não está faltando mais nenhuma)

 

http://www.espressoparts.com/parts/coffeeespressogrinderparts/ranciliogrinderparts/ranciliorockydoserlessparts/rancilio-rocky-doserless-grounds-chute-insert

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as medidas sao diferentes , a saida do MD40 é quase quadrada ... Vai precisar de um duto/canaleta que envolve a saída como uma luva

Mais tarde envio uma foto em detalhe da saída do pó e quem sabe vc me da umas ideias ...

Agradeço desde ja ! Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se você faz questão de retirar o dosador ou se é apenas por conta da retenção, mas o que fiz no meu Rocky esses dias e que até agora está me deixando bem satisfeito foi comprar uns calços adesivos de EVA na Leroy Merlin (utilizados para colocar em pés de móveis, batente de porta etc.), recortá-los na medida correta e colá-los em todas as pás do dosador, transformando elas em uma espécie de "rodinho", literalmente.

 

Eu tinha feito com feltro antes, mas não fiquei satisfeito porque depois de um tempo o feltro ficou meio "descabelado" e, além de ficar soltando pelinho no café moído, dava a impressão de ficar muito "sujo" de café. Tirei os feltros e fiz o teste com os calços de EVA, ficou bem melhor.

 

Posso dizer que, com esse mod, a retenção é praticamente nula. Vou tentar fazer um vídeo hoje a noite e depois posto aqui pra você ver.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...