Ir para conteúdo

Restaurando um MD 40/ Rancilio


Valmor

Postagens recomendadas

desmontando o garoto..

 

S4yjxry.jpg

 

nF5rm93.jpg

 

AknGkxR.jpg

 

evSplIu.jpg

 

akjfGa0.jpg

 

Limpeza das pecas com pincel e aspirador. Resto normal de pó ... nada exagerado ....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Palpite: esse nariz fechado vai complicar puxar o pó se ele reter muito.

 

Concordo que ele precise envolver as duas saídas, por baixo e pelas laterais, mas não seria melhor deixar aberto na frente e em cima? Como no projeto do Gui no Mazzer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

papelão é perfeito para fazer o desenho adequado.

Aconselho que o bico seja curto o bastante para

possibilitar a introdução de um pincel e ou uma espátula

visando retirar o pó que ficar retido no duto.

Algo com as dimensões desse bico que o Guilherme postou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A parte superior é aberta e da pra acessar e fazer a limpeza com facilidade com um pincel. Fiz o teste ...

 

mas vamos opinando ....

 

Obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse cara do coffeegeek fez em uma resina parecida com acrílico , seria uma solução baratace simples.

 

http://coffeegeek.com/forums/espresso/grinders/677074

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Elegante esse nariz transparente. Se for possível moldar em acrílico, tem um fabricante aqui no Imirim, Valmor.

 

De repente ele faz também o hopper. Falta inventar um doserless.

 

Tampas de madeira deixariam tudo com um toque final de elegância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

A saída de pó é apenas pela esquerda. O retângulo da direita é fechado, apesar de nele acumular algum pó.

Das adaptações que vi, a melhor é a que usa uma capa fechada com movimento de báscula para cima que permite a limpeza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Ana.

Fica "montado" na posição por gravidade e quando necessário é levantado e pode-se acessar o duto de saída do pó.

Valmor, sem a parte superior, possivelmente vazará pó por cima no início da moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não Ana. Eu vi o moinho mesmo. Até pensei em adotar semelhante solução com o MD40 que usava.

Mas a máscara era bem tosca. Uma chapa relativamente fina de alumínio, cortada e dobrada. A movimentação era como o de uma dobradiça de porta, com um eixo passando por dentro do tubo formado por seções da base e da máscara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimas dicas ! Obrigado Alexandre , Anita, Jose , Calos e Guilherme.

 

Nunca lidei com acrílico mas acredito não ser um drama e tbem não deve ser difícil encomendar esta peca a partir de um modelo no caso de papelão...

 

Fixar a peca ao corpo  do moinho tbem não sera problema pelo pouco peso ... Uma aba em acrílico e fita dupla face para fixar acrílico no inox...

 

O opção da tampa , eu não tinha pensado ... Importante dica !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valmor, o endereço do fabricante aqui perto acho que coloquei no tópico da máquina manual do Sergio.

 

Baixar lá com os protótipos na mão e ver o que o cara fala. Acho legal a ideia da tampa basculante. De repente a rampa inferior fica fixa e justa e a aba superior que pode ser erguida (não sei como resolver dessa pequena dobradiça. Parafusos?).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cara do coffeegeek usou uma mola para fixar , a quantidade de opções de fixação é grande , parafuso , mola , cola , encaixe , imã de neodímio e outras .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Mortari.

A ideia é essa mesmo. O que vi, tinha uma peça apenas que basculava. Atrás havia uma chapa com o corte do tubo do p[o e que fixava todo o conjunto. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se a saída do pó no MD40 é igual à do Rocky, mas eu já cheguei a pensar em uma modificação mais radical: tirar fora aquele duto de plastico (preto) que leva o pó da câmara de moagem até o dosador, rasgar um pouco o painel frontal para o buraco de saída ficar mais baixo e vir logo com um duto em ângulo desde a câmara de moagem até a parte externa do painel frontal, de forma que a própria gravidade já ajude o pó a não estacionar no duto de saída. Aí sim, pensar em um scoop basculante ou um esquema de funil tipo o do Mazzer para jogar o café moído no PF.

 

Até hoje eu não consegui entender porque a Rancilio já não fez dessa forma, principalmente no doserless. Pelo que me lembro há espaço suficiente ali pra isso. Mesmo levando em conta que a força centrífuga empurra o pó pra fora, é só usar o moinho por 10 segundos pra ver que fica muito pó estacionado ali, não entra na minha cabeça aquele duto horizontal.

 

Eu já quase fiz isso no meu Rocky, mas e o medo de Miyamotar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari , da uma olhada na foto acima da saída do duto do MD40 . Pelo q vi é diferente da do Rocky...

A do MD40 mede 31x28mm...mas é , tbem, um pouco recuado em relação a carcaça do moinho.

Concordo que o novo duto ( MOD ) deve ter uma inclinação acentuada pra não acumular o pó ,,,, mas recortar a carcaça de aço inox , alem de difícil ( corte em aço inox = corte laser.) eu não tenho coragem de fazer ....

mas vamos pensar e encontrar uma solução .....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil: você sabe que te amo.

 

Mas eles querem radicalizar. Cortar o corpo do garoto e tudo. Tatuagens. Colocar piercings. Alargadores.

 

Sugiro fazer isto em um que já está mais acostumado à dor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...