Ir para conteúdo

Faema Veloxtermo


Carneiro

Postagens recomendadas

Mais uma! Essa sim vai ser o grande desafio e espero que se tudo funcionar bem, a máquina de uso diário... :)

 

239.jpg

 

Espero deixar ela assim... :ph34r:

 

5626763752_a7900d5dd5_z.jpg

 

Essa da foto do Mark Prince é de algum museu, parece nova, mas tem um termostato direto sobre a caldeira, onde originalmente tem uma sonda de cobre ligada a um termostato com chave de mercúrio. Essa peça da minha parece OK, deve funcionar. Coloco fotos em breve...

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Itália... Ou eBay (as comerciais grandes infelizmente aparecem muito caras e são pesadas, quase inviável) ou um conhecido italiano que é colecionador e que também consegue coisas boas. Conforme eu comentei em outro tópico, pelos Correios paga-se 60% de imposto e não tive problemas até hoje por ser itens antigos.

 

Essa Veloxtermo não saiu barata... Mas ao mesmo tempo, se bem restaurada, poderia ter um valor até maior. Sei que difícil de vender, mas não trouxe com essa intenção. Aliás, nenhuma foi! Mas hoje, vendo as máquinas aqui, ainda quero que as boas para o dia a dia sejam usadas, por isso vendi a Pavoni (e fico muito feliz de saber que o dono está contente!), quero vender a Elektra e ainda tem uma Mini Gaggia em ótimo estado para vender ou uma por restaurar que até um membro aqui pensou em pegar para se aventurar.

 

As máquinas comuns dessa época de ouro são La Peppina (problemática pelo grupo que é base da caldeira ser de alumínio), Caravel (fantástica, inox, mas não sei se é prática pro uso diário) e La Pavoni (tanque de guerra e só restaurar que tá nova). Aparecem poucas Zerowatt (também de alumínio), Brunella (parece muito legal mas é rara), Elektra (não é tão antigo o projeto e sempre foi mais cara, por isso aparece menos), Sama (que hoje é Ponte Vecchio) e outras. A Microcimbali também aparece por aí, inclusive produção recente, mas a caldeira/grupo de alumínio dão problema, tenho uma que não consegui resolver ainda um vazamento.

 

Faema Faemina é bem rara e valorizada. Essa Velox também era para o mercado doméstico ou de pequeno porte e é difícil de ver. Provavelmente muitas ainda são usadas por lá ou ficam de curiosidade nos trens e cafeterias pequenas.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... por isso vendi a Pavoni (e fico muito feliz de saber que o dono está contente!), quero vender a Elektra e ainda tem uma Mini Gaggia em ótimo estado para vender ou uma por restaurar que até um membro aqui pensou em pegar para se aventurar.

 

Sou eu o feliz comprador da Pavoni. Na ocasião achei as extrações da Mini Gaggia mais fáceis, mas a Pavoni é um símbolo, e eu pensei que era só uma questão de tempo para encontrar o 'jeito', como de fato foi.

 

Julio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cobre e latão são metais fantásticos. Isto é, sabemos que latão é uma liga, né? Cobre e zinco normalmente...

 

Infelizmente, depois de voltar a usar provavelmente ficarão pretos. Inevitavelmente acontece oxidação. O ideal seria niquelar (não cromar) essa parte de dentro, talvez com níquel químico alto fósforo, mas não achei, das empresas que cromam, quem faça isso (uma usa só para o alumínio antes de cromar, outra usa só para o plástico). De qualquer maneira, o importante é oxidar e não corroer mais. A princípio não se altera o sabor da água que passa rapidamente ali (menos de 300 ml, é fácil de trocar).

 

Abraço,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim! Por dentro da caldeira, se olhar, deve estar escuro. Ácido cítrico deve limpar, mas não sei se tem muita utilidade.

 

O porta-filtro, depois que sair todo o cromo e níquel do fundo, deve ficar no latão, e também escurecer um pouco. Mas nesse caso o café protege um pouco.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Márcio,

 

Com a Veloxtermo você entrou num clube super selecionado. Acabei de ver uma foto de Kees van der Westen, orgulhoso proprietário de uma igual a tua, ao lado de sua Mirage personalizada.

 

Nao consegui copiar o link da foto assim que coloco o link da pagina. Novamente parabéns pela aquisição.

 

http://www.kaffee-netz.de/espresso-und-kaffeemaschinen/61354-kees-van-der-westen-speedster-erfahrungsaustausch-fred-updates-upgrades.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nenhum dos dois.

 

Pinturas com Colorgin podem ficar bacanas, se bem feitas, quebra um galho apesar do custo alto. Infelizmente não são muito resistentes. Então tem que pensar bem o que vai pintar dessa maneira.

 

Pinturas com tinta a base de solvente feitas profissionalmente ficam bem melhor. Mas normalmente um verniz é obrigatório para dar mais brilho e resistir (o verniz dá conta dos riscos antes da tinta). Com isso, se feito com muita habilidade, pode-se ter pinturas lindas e perfeitas.

 

Pintura a pó exige um equipamento para espalhar o pó (ele ioniza a tinta que gruda no metal). O cara usa jato de areia para limpar a peça antes, joga o pó, e coloca no forno. Acho que lá pelos 200°C ou mais (deve ser algo entre 240°C e 300°C) a tinta se funde e depois de tirar do forno ela seca. É uma pintura muito resistente, sem uso de solventes, econômica etc. Desvantagem é que é quase impossível não ter a superfície que parece casca de laranja, mas é muito sutil. Não dá para mostrar nas fotos.

 

Pintura a pó, se tiver em casa uma estrutura razoável (idealmente uma capela com exaustão e filtro), o equipamento para ionizar a tinta, basta usar o forno para finalizar a peça. Mas não é fácil ter isso em casa, né? :) Mais fácil encontrar quem faça e negociar o preço.

 

E finalmente, só para ter uma idéia de custo, esse cara é parceiro e não me cobra muito. Peças como essa chassi e a mola ele cobrou 10 reais cada. Peças maiores, ou uma carcaça de máquina como a Baby, talvez cobraria uns 60-80 reais. Depende um pouco da tinta também.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já respondi!

 

O Bernardo me alertou sobre jatear caldeira, parece que alguém no fórum alemão relatou uma experiência ruim do jateamento ter zoado a expansão do material e trincou a caldeira no aquecimento.

 

Só para esclarecer aqui, em geral essa pintura a pó (com o jateamento antes etc) é para partes externas, estruturais etc. As caldeiras de cobre e latão, bem como alumínio, realmente trabalham com expansão etc. Se o jateamento atrapalhar essa propriedade do material pode ser um problemão. Mas, ao mesmo tempo, pintura a pó nas caldeiras não faz sentido, a pintura é porosa e não vai dar conta de água. Além disso, vai saber se mesmo a tinta com PTFE é grau alimentício!

 

Em geral, as caldeiras são niqueladas ou até cromadas (parte externa como a Velox e Faemina). Mas não precisam disso, o cobre e latão oxidam e não costumam corroer (ao menos com água não). As de alumínio, como Gaggia, que é um problema a questão da corrosão, e não sei se uma anodização dura daria conta desse problema. Apostaria novamente no níquel químico, mas não sei onde fazer. Já as de inox não precisam de tratamento algum, ao mesmo tempo que o inox não expande tanto quanto o cobre.

 

E um adendo ao alumínio! A princípio também se forma óxido de alumínio e não é para acontecer corrosão. Mas há problemas de corrosão galvânica considerando a presença de outras partes de metais mais nobres, bem como problemas com água mais ácida ou alcalina e assim por diante. Vejam o disco de dispersão da Gaggia, que quase sempre tem corrosão em volta do ponto em que há uma bucha de latão para a rosca do parafuso...

 

Valeu, Bernardo!

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Certamente a restauração mais legal que já fiz! Consegui mesmo sem prender na parede testar a pressão da mola, temperatura e vazamentos. Falta arrumar 2 micro vazamentos e as peças que pedi no OE, vedações novas e a tela do grupo que to sem. Impossível fazer um café decente sem a tela, infelizmente...

 

A mola tá dando de 7 a 4 bar. Já não sei mais se essa mola é original e desconfio que é inox! Pelas dimensões e força, bate com inox.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...