Ir para conteúdo

moedor hamilton beach


Rodrigo Vieira

Postagens recomendadas

  • 3 weeks later...

Pessoal alguem conhece esse moedor da hamilton beach? http://m.ricardoeletro.com.br/Produto/Moedor-de-Cafe-Eletrico-e-Ajustavel-com-210W-de-Potencia-80374-BZ-Hamilton-Beach/258-654-739-488628?q=moedor

 

Achei um preço bom.... alguém conhece?

Sim, possuo um destes, adquiri recentemente, dizem que moedor de café de lâminas não é bom, porém eu faço uso deste e me atende perfeitamente.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...
  • 1 month later...

Estou querendo entrar nesse mundo, andei pesquisando bastante e vendo quanta coisa eu não conheci,  e gostaria de saber se usando máquina comum, dessas caseiras,  pressurizadas mesmo, esse moedor não daria conta, ou então aquele Cadense que é mais baratinho, é o que eu poderia comprar agora, não gostaria de comprar modelo manual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Eu recebi um desses hoje. Testei as diversas moagens, exceto espresso, porque não tenho máquina. Daí, para coados, french press e moka, serve, sim. E depende do uso que fará. Para moer 20, 30, 50 gramas por dia, tá de bom tamanho. E bom gosto. Para abrir cafeteria, não. Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recebi um desses hoje. Testei as diversas moagens, exceto espresso, porque não tenho máquina. Daí, para coados, french press e moka, serve, sim. E depende do uso que fará. Para moer 20, 30, 50 gramas por dia, tá de bom tamanho. E bom gosto. Para abrir cafeteria, não. Abraços.

Leonardo comprei um também, estou feliz com o resultado.

Também testei todas as opçoes de moagem, menos espresso.

Estou bem satisfeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Boa noite a todos. 

 

Meu nome é Luis, escrevo do interior do RJ. Há muito, muito tempo tenho sido um silencioso leitor desse fórum, e é interessante como todos aqui (cada um do seu jeito) acrescenta conhecimento a cada um dos curiosos que aparecem por aqui.

 

Primeiramente queria pedir desculpas por ressuscitar esse post, porém ele me interessa bastante. Li vários tópicos sobre os moedores e gostaria de confirmar a impressão que tive com uma pergunta direta aos amigos.

 

Esse moedor, por exemplo, perde "valor" por ser de lâminas ? Em outras palavras, vale a pena (pensando no custo) comprar um Hario desses básicos manuais em vez de um moedor elétrico de lâminas ?

 

A minha intenção é começar a fazer meus espressos e a intenção é comprar inicialmente uma máquina de entrada e um bom moedor, porém a verba está bem curta no momento. 

Alguma outra sugestão ?

 

Muito obrigado a todos desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Oi Luís,

 

Creio ser consenso que moedor é parte fundamental do café de qualidade, que Espresso é um dos métodos mais caros e chatos. (e gratificante, imho), e que moedor de lâmina é o pior tipo de moedor, se pensar na uniformidade do pó.

 

Por outro lado já vi post em que um colega mostrou ser possível tirar um Espresso de verdade com moedor de lâmina.

 

Eu acho que Hario é mais negócio, pois quando for fazer um upgrade, terá um portátil para carregar ;)

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moedor de lâminas não serve para nada , ele não moe , pica , equivale a um liquidificador.

 

No moedor de mos cônicas ou planas o grão sofre um processo de esmagamento progressivo até o pó chegar a um tamanho específico.

 

No de lâminas ou no liquidificador o grão e quebrado em lascas produzindo um pó heterogêneo .

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Hamilton, dentro da categoria "elétricos de lâmina" acho que ele cumpre a missão. Por ser moinho de lâmina ele não tem moagem uniforme, aquece o pó (que faz perder aroma), não consegue moer bem fino (pra café turco) e não tem precisão na moagem, caso precise dele pra regular com uma máquina de grupo por exemplo. Mas se quer usar pra preparos que usam de moagem média pra cima acredito que não terá problemas. O meu já me acompanha faz uns 5 anos, nunca deu problema. Só me decepcionou mesmo no preparo do café turco. Estou vendo de comprar um Hario, porque eu faço provas de café e experiências sensoriais então precisão pra mim está se tornando fundamental. Mas a moagem, francamente, depende de vários fatores. Se quiser dá uma lida mais aprofundada neste post que acabei de fazer no meu blog:

 

https://aventurasdabarista.wordpress.com/2016/01/04/moinho-para-cafe/

img_6912.jpg?w=748

 

Resultado de moagem, dá pra ver os cacos maiores.

 

Espero ter ajudado (se é que ainda precisa).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa última foto é excelente pra ilustrar o resultado obtido com um moedor de lâminas, é possível notar que há pó bem fino junto com pedaços maiores e até um grão praticamente inteiro embaixo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

É possível fazer expresso, numa máquina mondial C08 com esse moinho?

 

OBS: Considerar que eu não tenho a sutileza em sentir diferença no paladar, não posso comprar um moinho elétrico de mais de R$ 1.000,00 e não quero comprar um manual, pro meu perfil, apesar de não ser o moinho indicado consigo um bom café (pra mim) nessa máquina?

 

Muito obrigada, sou mega iniciante e ainda nem comprei a máquina haha!!! :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Possível de fazer quase sempre será... Mas acho que não vai ficar bom não.

E se você for repetir no dia seguinte, usando a mesma dose de café, mesmo volume de extração, etc. vai ter um resultado diferente, aleatório.

 

Na minha opinião, não vale o investimento para expresso.

Para outros tipos de extrações, talvez.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Pelo preço acho que vale, para quem não quer gastar muito com moedor e não quer ficar moendo na mão. Não acho justo comparar um moedor de R$150 com um de R$1500 ou mais. Conheço pessoas que compraram e gostaram. Em um dos casos, o copo do moedor quebrou (caiu no chão) e, estando dentro da garantia do fabricante (acho que são 3 anos, isso mesmo, TRÊS ANOS!) eles solicitaram a peça pros EUA, veio para o Brasil, e mandaram via SEDEX, TUDO DE GRAÇA, apesar de não ser um caso de garantia, eles nem questionaram, e atenderam prontamente. Pesquisando encontrei por R$ 134,63 na AMERICANAS http://www.americanas.com.br/produto/121102935/moedor-ajustavel-para-80g-preto-hamilton-beach então para quem é mais exigente, quer resultados mais regulares, talvez não sirva, mas devemos considerar que com o preço de um moedor "consagrado" daria pra comprar 5, 10 desses da Hamilton Beach. Aí vai do gosto e do bolso. De repente é uma boa opção para quem não sabe se vai se aprofundar no hobby, melhor que gastar $1000 e depois vender com pouco uso. E moedores, mesmo usados, são fáceis de vender, dada a falta de modelos no mercado nacional.

 

abraço!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hipoteticamente, utilizando boas peneiras, seria possível separar uma fração com a granulometria próxima ao espresso, no entanto a distribuição do tamanho das partículas dificultaria muito (muito mesmo) a repetibiliade da extração.

Estimaria que uma extração em cada dez seria visualmente adequada, ainda que, devido a maior proporção de partículados finos, o sabor nao deveria ser o esperado do grão..

Seria uma ferramenta inadequada e se tornaria muito cara pelo desperdício de cafe.

 

Diria que para aero Press, moka e prensa francesa o resultado seria um pouco melhor, ainda assim o sabor possivelmente não agradaria e haveria muito desperdício, e até o cafe pre-moído para "espresso" deveria ter mais chance de sucesso na moka e AP.

 

Desta forma seria o barato que sai caro, desde que o preço do cafe especial não esta nada barato.

 

Com coados ou infussão já é mais possível, desde que não se espere muito, ainda que as extrações serão bastante heterogêneas, já que o perfil de moagem (distribuicao do tamanho das partículas) iria mudar cada vez, e a mesma receita daria uma vez um cafe subextraído (fraco, sem sabor) e na próxima sobreextraido (forte, adstringente e amargo) e, em função da maior proporção de finos , sempre iria ser bem mais amargo.

 

Evidentemente que, pelo grosseiro controle (mais ou menos tempo, chacoalhar, peneirar) nao daria para fazer ajustes finos no sabor, através de ajustes na granulometria.

 

Os benefícios, em comparação ao cafe previamente moído, seriam a obtenção do aroma e a eventual acentuação de algum sabor ...

 

Se for utilizar este moedor, entendo que nao compensaria gastar em grãos especiais desde que dificilmente daria para apreciar as nuances de cafés de origem especial.

Torras frescas de grãos mais baratos, porem de boa origem, e coador de papel ou de pano seriam suficientes, e utilizar uma BR m pouco mais alta (tentaria de 8 a 10%) e acredito que o resultado deva ser melhor que a maioria dos cafés premoídos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

cabh,

Seria uma "MOKA" de alumínio, inox, ou uma máquina mesmo (a "MOKONA")?

bialetti-mokona-silver.jpg

Se for máquina, moi o mais fino que puder com seu moedor. Se entupir a máquina, o pó está fino demais daí você moi um pouco mais grosso. Como moedor de lâmina moi um pouco irregular, creio que poderá usar a regulagem mais fina que não vai entupir a máquina. Não tem segredo, é ir testando aos poucos e vendo o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 3 weeks later...

Para quem esta migrando dos cafés moidos de supermercado para o Pais das Maravilhas dos grãos, pode ser um primeiro passo.

 

Eu utilizava as maquinas de cápsulas e achava que 500 reais em uma cafeterira era luxo.

 

Depois de ganhar uma prensa francesa e uma cafeteira italiana, vi a necessidade de um moedor visto que o pó que é vendido no supermercado é muito fino para esses sistemas.

 

Parti para o Hamilton. Posso diser que para quem não entende nada de café ficou muito bom, nada comparado com aquele café cheio de pó misturado na prensa rs

 

Mas as indicações param por aqui. Se continuar com o hobby do café (febre ruiva?), e partir para uma cafeteira espressa, o Hamilton já não vai ajudar muito. Foi o que aconteceu comigo.

 

Pelo fato do moedor ter um resultado muito irregular, o café espresso sai com cara de coado (ralo e sem crema). Se tentar usar uma moagem mais fina, o café começa a empelotar e muitas vezes entope o filtro da cafeteira e o café sai em gotas.

No final tive que comprar um moedor manual (Hario) para fazer os espressos. Agora sim consegui um café com mais cara de espresso.

 

Apenas avisando, moedor manual deve ser encarado como uma atividade lúdica, assim como o preparo do espresso (algo como "caçar" e preparar a própria comida) visto que a moagem para uma única xícara de espresso demora mais de um minuto.

 

Se a "febre" não passar, vc vai começar a perceber que aquela cafeteira espressa recém comprada não é tudo aquilo que vc imaginava, e se começar a estudar um pouco tb vai perceber que o tempo de moagem influencia no sabor; que num dia chuvoso a regulagem do seu moedor tem que ser alterada pois pode aumentar o tempo de extração do café, as vezes chocando a máquina...

E quando vc se dá conta, já esta começando a sentir as diferenças dos sabores entre os cafés...

  • Curtir 2
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa, belo relato, Rodolfo!

 

É exatamente assim, sua experiência é exemplar de quem começa com outros métodos que não o do espresso. Nesse caso, mesmo não dando o melhor resultado, fica melhor usar o moedor de lâminas do que usar pó pré-moído de mercado.

 

O que mata é quando a pessoa compra uma máquina de entrada e "cai no conto do vendedor", comprando um moedor de lâminas pra acompanhar e acha que tá tranquilo pro resto da vida... Muita gente acaba desistindo do hobby por conta disso. 

 

Aliás, já tentou usar o Hario pra Mokinha, moendo um pouco mais grosso? Fica muito melhor do que com o de lâminas, vale a experiência. Sua cafeteira italiana vai virar um novo referencial pra você  ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Cabral,

 

Eu ainda não utilizei o Hario nem pra prensa e nem pra moka. De verdade, tenho quase certeza que se eu experimentar vou aposentar de vez o Hamilton

 

 

Edit: como eu suspeitava, eu experimentei faz uns dias moer no hario pro french press, fica com quase nada de borra, muito superior... (e o hamilton indo pra doação familiar rsrsrs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Prezados boa noite. Ganhei um moedor deste e sou iniciante neste mundo. Poderiam me dizer qual gramatura seria mais adequada para utilizar na maquina Moka Bialetti? No Hamilton Beach, seria a grossa ou media? Obrigado.

 

Cabh, sugiro que arrisque a moagem mais grossa inicialmente porque a cafeteria moka costuma entupir com moagens muito finas, mas se for grossa demais acaba deixando o café fraco demais pra uma Moka, eu sugiro que use uma moagem semelhante à prensa francesa, só que um pouco mais fina, mais ou menos na granulometria de uma forofa, um pouco mais fina talvez, mas não use café de supermercado que já vem moído pra coador. Depende também do sabor que quer ter, ou seja, se usar café com torra muito escura, sugiro que deixe a moagem mais grossa, se a torra for mais clara, uma moagem média fina. Moagens são sempre difíceis de ter parâmetro, só mesmo com a experiência pra pegar as manhas. Pode tentar procurar no google algumas fotos de moagens. 

img_6259.jpg

Essa é a moagem que eu uso para Moka, eu não uso tão fino como algumas pessoas usam.

 

 

Nessa postagem eu falo sobre o preparo na Moka, se é que ainda pode ser útil pra você:

 

https://aventurasdabarista.wordpress.com/2015/11/20/cafeteira-italiana/

G108_3.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafaella, sua sugestão de moagem, em oposição à imagem exemplo que você postou abaixo, ficou um pouco contraditória. A moagem pra Moka, se feita com uniformidade, deveria ser num ponto intermediário entre espresso e coado. Se usar moagem mais grossa do que a do coado, algo similar à moagem para Aeropress (como você sugeriu, algo entre Coado e French Press), não dá pressão e fica subextraído, a menos que use técnica de socamento, o que é um pouco arriscado de "acertar", aí sim podendo bloquear a cafeteira.

 

Moagem padrão de supermercado vai tranquilo na Moka, desde que seja de boa marca tradicional, cuja moagem tende a ser uniforme. O que entope não é a moda principal (ajustada mormente para coados), mas os fines em excesso dos cafés mal-moídos... Principalmente porque a Moka requer uma moagem ligeiramente mais fina que a dos coados para cumprir seu papel.

 

Há quem defenda a utilização da moagem de espresso para Moka, como o pessoal da I Need Coffee, mas daí já acho exagero, tende a amargar e superextrair, pelo menos para meu gosto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Ola sou novato, tenho uma mondial C08 e o moedor ( triturador) deste tópico. Percebo realmente que não há uma uniformidade na moagem. 

Dito isto a ida para um hario de entrada me traria melhoras realmente significativas mesmo minha cafeteira sendo tb de entrada?Não quis o hario por ser manual ( preguiça) mas as moagens desuniformes do Hamilton estão me desanimando um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola sou novato, tenho uma mondial C08 e o moedor ( triturador) deste tópico. Percebo realmente que não há uma uniformidade na moagem. 

Dito isto a ida para um hario de entrada me traria melhoras realmente significativas mesmo minha cafeteira sendo tb de entrada?Não quis o hario por ser manual ( preguiça) mas as moagens desuniformes do Hamilton estão me desanimando um pouco.

Tirando a canseira da moagem manual, sim, mudará da água pro vinho...

 

Veja essa extração numa máquina de entrada tb (Oster), a moagem fiz no Hario Mini Slim. Sou muito iniciante no mundo dos cafés, mas o resultado ficou legal:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, realmente muda da água pro vinho. Especialmente para espressos.

 

Procure outro moedor. O Hario Skerton te possibilita usar uma parafusadeira (caso você tenha) com uma simples compra de uma porca e duas arruelas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...