Ir para conteúdo

Prensa Francesa - Técnica do James Hoffmann


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Vou dividir com vocês a técnica do James Hoffmann para a prensa francesa, que tem me ajudado a produzir excelentes xícaras.

 

-Moagem: média (a não ser que seu moedor produza excesso de particulado, quando deverá moer mais grosso);

-BR sugerida: 7,5%

 

Técnica:

 

1-Despejar toda a água de uma vez só sobre a massa de grãos, tentando molhar uniformemente;

2-Não mexer, e aguardar 4minutos.

3-Ao final de 4 minutos, mexer delicadamente na superfície. A maioria dos grãos vai decantar. Retirar com uma colher a espuma e pó sobrenadante;

4-Tampar a prensa e aguardar 5 minutos mais;

5-Colocar o filtro, mas não pressionar o êmbolo; Assim não se cria turbulência.

6-Servir.

7-Se tudo der certo (e deve dar), o resultado será uma bebida bem encorpada e com pouco resíduo.

 

*Observação sobre o passo 5: nem sempre funciona com todas as prensas não pressionar o êmbolo. Às vezes a malha é muito fina e o líquido não passa sem fazer descer o filtro. Isso acontece mais frequentemente nas prensas pequenas. Caso ocorra, baixar o êmbolo delicadamente. Mas é melhor não ter que baixar!

 

Referência:

HOFFMANN, James. The World Atlas of Coffee.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, ferver e jogar na prensa!  :lol:

 

A observação ao final é minha. Vi que não baixar o êmbolo não funcionou bem na prensinha Hario. Porém na Windax, de 700ml, e na Starbucks, de 1 litro, sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é cupping :-P

 

Esse é o ponto. Porque o cupping não amarga, ou porque demora muito pra ocorrer? A quase ausência de turbulência.

 

Romano, 7,5g de café para cada 100g de água.

 

Zé, ainda queima a boca se fizer 500m de bebida após 9 minutos. Só não dá pra deixar a prensa em uma corrente de ar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste e o café não ficou frio! 15 g / 200 g. Na minha bodum não precisou abaixar o embolo.

 

Ficou um café ok. Só é difícil repetir já que meu negócio é espresso =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o cupping, se moído no ponto correto, não amarga não. o ponto é um pouco mais grosso que para coado e o tempo de infusão é exatamente esse, 4 minutos, quebra a costa e mais 5 minutos até a prova, nesse ponto o café já está um pouco mais frio e a doçura aparece melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou testar.

 

Estou usando a Windax pequena com um Porlex aqui na empresa e tenho me incomodado um pouco com o excesso de particulado, além de desprezar a porção final da FP na hora de servir, ainda estou tendo que abandonar o último gole na xícara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola

Gostei muito do resultado. Comprei a minha Bodum a uma semana e já estava desistindo apos uma serie de resultados frustrantes. Agora me animei pois o cafe fica muito bom. bem leve. (usei o Orfeu).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei e gostei.

 

Tenho a impressão que a bebida realmente ficou mais encorpada que na técnica tradicional e não gerou nenhum amargor (que imaginei que pudesse ocorrer pela infusão prolongada). Ainda assim ficou um pouco de particulado na xícara, mas chuto que reduziu em uns 2/3 ou mais.

 

Pontos negativos que percebi, no meu caso:

 

1. Com a Windax pequena, despejar sem baixar o êmbolo não dá muito certo. No começo vai bem mas parece que o fluxo já começa a cessar quando ainda há bastante bebida dentro da FP, talvez por alguns pedaços maiores de café moído que tenham se acumulado no filtro e que eu não tenha conseguido tirar com a colher. Isso me forçou a inclinar ela além da linha horizontal, o que costumo evitar justamente pra não jogar muitos resíduos na xícara. O que vou tentar fazer na próxima é, assim que começar a reduzir, girar o embolo devagar sem inclinar mais a FP, pra ver se libera o fluxo de novo.

 

2. Pra fazer no escritório, especificamente, é meio demorado demais. São 9min de infusão, mais o tempo de ferver a água e moer os grãos (simultâneos), mais o tempo de despejar na xícara e, depois, lavar, secar e guardar tudo. Entre sair da mesa e voltar com o café "perdi" fácil uns 20min ou mais, o que é mais tempo do que eu gostaria. Se tomar uns 2 ou 3 cafés por dia já dá 1h a menos de trabalho diário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pó que restou é realmente bem menos e bem mais fino. SÓ QUE acredito que o fato de eu ter usado o Vario e não o Krups também interfira no resultado. Vou ter que repetir usando o outro moinho.

 

Mas é um processo que não me faz a cabeça mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...