Ir para conteúdo

Regulagem da OPV 8 - 10 bar.


Postagens recomendadas

Olá amigos,

 

decidi postar sobre o assunto regulagem da OPV pois tive um surpresa hoje.

 

Após instalar o PID na minha Rancilio Silvia e achar a temperatura ideal para o meu gosto, resolvi ajustar a OPV. Só tinha ajustado a OPV na época do "termostato"

 

Para testar resolvi baixar a pressão de 9 bar para 8 bar. Pensei que tornaria a extração mais fácil, bonita, cremosa, lenta e deliciosa. No meu caso, a medida da pressão é no bico de saída do PF indicando exatamente a pressão que está atingindo o bolo.

 

Regulei para 8 bar e fiz 3 extrações...

 

Minhas impressões se confirmaram, consegui moer mais grosso, foi mais fácil controlar a extração, ela ficou mais lenta, cremosa,bonita ... só que não ficou deliciosa.

 

Meus amigos, aconteceu exatamente o contrário, o café na xícara ficou pior...

 

Pra começar, ontem eu bebi o mesmo café e estava super delicioso, evidenciando as belas características da torra que eu fiz, com um "aftertaste" sensacional. Hoje após descer para 9 bar, qual foi a minha surpresa, além de desaparecerem todas as características que eu gostei, apareceu um amargor que não existia e o "aftertaste" foi justamente esse, amargo.

 

Vou continuar nos meus testes, mas acredito que 8 bar não é pra mim, vou voltar para 9 bar e talvez até suba um pouco para 9,5 ou 10 bar.

 

Mais uma dia se vai e continuo aprendendo mais um pouco, agora sobre a variável pressão no bolo...

 

Os amigos que tem OPV como estão fazendo? Onde estão medindo a pressão? O que preferem?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você regula com o manômetro na saída mas sem sair água, ou seja, pressão "estática"? Ao menos 0,5 bar deve adicionar, de repente até 1. Ou seja, se regulou 8 bar estático, provavelmente ao passar no café a pressão é 7 ou 7,5 bar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você regula com o manômetro na saída mas sem sair água, ou seja, pressão "estática"? Ao menos 0,5 bar deve adicionar, de repente até 1. Ou seja, se regulou 8 bar estático, provavelmente ao passar no café a pressão é 7 ou 7,5 bar.

 

Marcio,

não entendo de pressão "estática" :D .

 

Faço assim, conecto o manometro na saída do PF, ele fica marcando "zero". Ao ligar a bomba, ele demora uns segundos até ir enchendo o portafiltro. Após alguns segundos o manômetro começa a subir até marcar a pressão desejada e fica marcando ela o tempo que eu desejar até parar a bomba.

 

Eu entendo assim,após atingir o bolo,a OPV mantem a pressão naquele valor que eu regulei, fazendo a extração no valor regulado.

 

Vc acha então que eu devo adicionar 0,5 ou 1 bar para atingir a pressão real?

 

Pergunto isso, porque ao medir na Gaggia Baby Twin que vem com a OPV em 11 bar, o manometro marcou exatamente 11 bar. Ou seja, nesse caso o café estaria sendo extraído a 10 - 10,5 bar e não a 11?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo.

 

Para fazer uma regulagem mais correta deve-se adicionar uma válvula agulha ou esfera mesmo (controle fino mais difícil) para simular o fluxo do café. Abro a válvula para sair aproximadamente 1 ml/s, para simular principalmente o início da extração. Essa pressão deve ser a mais próxima do que sairá no café. Provavelmente quando o fluxo aumenta a pressão cai mais um pouco ainda, é o normal em qualquer máquina de bomba vibratória.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo.

Márcio.

 

Márcio,

 

sugestões aceitas.

 

Regulei pra mostrar 10 bar no manometro.

 

Amanhã experimentarei e digo como ficou.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que na bomba rotatória não dá muita diferença. A relação entre fluxo e pressão nas vibratórias é bem inclinada, já nas rotatórias não, elas tem uma capacidade maior de volume. Mas sua máquina não tem o manômetro que mostra a pressão durante a extração?

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Complementando, você pode encaixar o manômetro no porta-filtro, na rosca 3/8 BSP, e medir sem o filtro. Se puder fazer uma montagem com uma válvula agulha ou esfera mesmo, aí pode simular o fluxo de água.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que muita Silvia vem com a pressão maior, lá pelos 11 ou mais.

 

Acho que li em algum lugar que as Silvia novas vem reguladas em 11bar pra poder usar com adaptador de sachês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os amigos que tem OPV como estão fazendo? Onde estão medindo a pressão? O que preferem?

 

Meu manômetro está instalado depois da bomba com um T dividindo a linha. Durante a extração, o ponteiro oscila (por causa da vibração) entre 8 e 9 bar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...