Ir para conteúdo

Impressões sobre @ROK


carlos eduardo

Postagens recomendadas

Estou sentindo que esse ROK vai ter uma curva de aprendizado bem loooooooooooooonga :)

 

Vou precisar da ajuda do pessoal das Manuais , segui as instruções , mas estou sentindo que ............................não estou entendo nada do resultado.

 

Primeiro o equipamento , muito bonito , bem acabado , bem embalado , vem com o capuccinador manual (que não serve para nada) um spout duplo de acrilico e um tamper colher plastico (que eu achava que não servia para nada , já estou na duvida) , eu comprei tambem um tamper de 49mm para ela , mas ainda não achei ele na bagunça das malas.

 

O ROK usa um PF de 49mm , no HB falaram que poderia aceitar filtros La Pavoni , depois vou ver se isso é verdade , comparando com o PF da ECM.

 

 

 

 

15996834646_f2e48873cd.jpg

Preparei a maquina como mandam pre aqueci com a bonavita a 95C , e aqueci junto a xicara.

 

 

 

 

16022616565_4b3c3325ee.jpg

Como o manual manda , moí no forte 16g do blend do alexandre que ontem com a mesma granulometria produziu na ECM esse café :

 

 

 

 

15989927516_169d38e982_n.jpg

Calcei bem forte com o tamper de plastico ,coloquei a agua a 95C , subi a alavanca , abaixei ate sentir uma resistencia e esperei uns 15 seg (chutei 15) para a pré infusão , e então abaixei , estava muuito duro , chocou e não produziu quase café.

 

Moí de novo mais de 16g , e engrossei 10 micro clicks no forte, repeti tudo igual com a exceção que eu calquei beeem mais de leve , abaixei ate o fim e em seguida subi e abaixei de novo , produziu isso , 50ml de um café com pouquissima crema (considerando que é o blend do alexandre) , parecia coado , mas bem , bem doce .

 

 

 

 

15402974743_dcc8992528.jpg

Depois de extraido a gente coloca um recipiente e sobe desce a alavanca ate secar o bolo , se abrir sem fazer isso , cai agua , faz uma melequeira , e o bolo estará cheio de agua .

 

 

 

 

16021922022_171699bd79_n.jpg 15836562309_4791edd716_n.jpg

Minhas duvidas :

 

qual seria uma boa temperatura para jogar a agua com o conjunto pre aquecido ?

 

quanto tempo de pre infusão eu devo esperar ?

 

é para calcar forte ou fraco ?

 

é correto a granulometria ser bem mais grossa ?

 

espresso manual produz menos crema assim ?

 

No geral o café estava gostoso , mas não era um espresso , parecia um coado bem doce com pouca crema , é isso mesmo ?

 

Claro que o ROK não é exatamente uma maquina manual , mas eu creio que as regras gereis se apliquem a ele.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu tentaria no teu lugar:

Se o filtro permitir eu aumentaria a a dosagem e o ainda mais a granulometria.

Água como sempre, torra clara mais quente, 94-93, escura por volta dos 90.

Pouca crema, neste caso, pareceria sinal de pó fino e muito calcado. Capricha na dosagem, nivelamento e calca com os dedos. Se necessário podes calçar um pouco mais forte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visualmente, pelo tamanhos das alavancas e pontos de pivotamento, provável que a pressão que consiga seja baixa, talvez 4-5 bar. Daria para medir extraindo com a máquina em cima de balança e fazendo umas continhas.

 

Mas 4-5 bar constante faz crema legal sim. A Mini, sem ajudar a alavanca, começa em 5 e vai caindo até 1-2 bar...

 

Deve ser bem importante pré-aquecer o cilindro!

 

Depois é o de sempre, acertar a moagem para que o fluxo fique no padrão que prefere quando há uma bela força nas alavancas.

 

Altere só a moagem, mantenha a dose e calce como sempre faz para a ECM. Quando acertar acho que vai ficar legal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vendi minha ROK pra um amigo que pirou quando a viu (depois de 6 meses guardada na latinha, com ele me enchendo, vendi...).

 

Se não ficar duro que parece que engasgou, não vai fazer crema... hehehe. Não é pros fracos nem pros muito leves... :ph34r:

 

Eu tava moendo com a mesma regulagem que uso na BDB com filtro VST, mas em vez de calcar com 15~20 Kg de pressão, tava usando de 10 a 12Kg. Fazendo antes WDT e depois Nutation durante o tamping, com um tamper idêntico ao seu (aço, 49mm, flat).

 

Pre aquecimento com água a 98C (medido na Bonavita eletrônica), e 92C para extração de cafés torra média (Frutado do Mario, Vento Norte da Terroa etc.)

 

Pré-infusão de 10 segundos, pressão aplicada inicialmente perto de 70 Kg na balança da bancada. É isso mesmo, 70 Kg pra sair café bom, com crema. Depois que abaixa um pouco as abas a pressão fica "vetorial" pra dentro, então a marcação da balança cai até marcar uns 58Kg. O café fica muito bom, faz quase tanto crema quanto na BdB, com aroma parecido e até mais doce, mas raramente com notas de chocolate e muito pouco sabor de amêndoas, mesmo em cafés que na BDB e na Baby Class ficam bem amendoados. E a crema tende a ser um pouco mais clara e menos "duradoura", mas não some por completo nem fica "ralinha". Só decanta uma boa parte de volta pro café... Na minha opinião, é uma máquina pra quem gosta de café mais adocicado sem acentuar as notas cítricas. E pra fazer "pressão" (pun intended  :rolleyes: ) na hora de fazer café pros amigos... hehehe... todo mundo "paga sapo"... :P

 

Espero ter ajudado.

 

Carpe Coffea!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois eu estraguei as primeiras 5 ou 6 extrações com medo de quebrá-la também... Mandei às favas e taquei força com as condições que descrevi. Começou a funcionar que foi uma beleza! :D  Mas que ela range e estala, isso ela faz... Dá um medinho :ph34r:  e não sei se ela dura muito... E só use tanta força se estiver desencanado para a possibilidade de quebrá-la: pra mim, se o equipamento não cumprir sua tarefa minimamente direito, nem adianta o troço existir.

 

O único "cuidado extra" que tive foi usar aquele lubrificante DC111 nas articulações, pois a minha veio seca. Parou de ranger tanto, mas o "copinho" de plástico sempre me deixou ansioso com seus estalidos durante a extração.

Boa Sorte e Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente , mas se quebrar é barato , tem uma loja (infelizmente no Canadá) que vende o reparo completo por , 28 dolares e ela fica nova .

Só não comprei porque eles eram enrolados , e quando eles conseguiram responder o email já estava esgotado.

 

http://espressounplugged.com/rok-refurbishment-kit

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, Sérgio!

 

É pressão pacas!

 

Meu treinamento: quando usava só a Gaggia e ainda comprava cafés mais "comerciais" (America e afins), precisava moer grosso pra não ficar com gosto demais de cinzas, então compensava no tamping pra aguentar aquela regulagem (11 BAR) compatível com ESE Pods: perto de 40Kg. Peguei o "jeito" de fazer força e com a ROK foi só usar as duas mãos... Mas, como eu peso mais de 110Kg, é mais "fácil" pra mim...  :ph34r:  Daí minha frase: não é pros fracos, nem pros leves... :P

 

Carpe Coffea, Rotundi Huomi!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que ainda não acabei de reformar minha Enrico manual (faz mais de ano que a estou restaurando, e agora empaquei com a fabricação das gaxetas do cilindro - nem a Orphan tem, então mandei fazer <_< ), senão você teria um exemplo até melhor de como nossos antepassados faziam espresso... Kkkk...

 

Puxa, ainda bem que foi uma boa venda, senão eu já estaria arrependido de ter vendido a ROK... :rolleyes:

 

Carpe Antiquo Coffea!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como diria o japones ,no,no,no

 

O ROK foi inventado em 2002 (é o que esta escrito na lata) , não tenho nada contra metodos nenhum , senão não teria FP , AP , V60 e Nespresso.

 

Nunca tive nada contra manual , tanto é que minha ideia original era comprar uma Strietman (não ocupa espaço) , mas esses suecos pentelhos só vendem ela na suecia , cingapura e australia , essa é uma maquina impossivel de ser comprada , falei com  os caras da suecia são uns pentelhos , não conseguem se entender, ela é sueca feita na holanda e eles nunca tem maquina disponivel.

 

A La Pavoni era impossivel , não tem mais espaço na cozinha e na sala minha mulher deu um ultimato ........."essa bomba dagua de filme de cowboy de jeito nenhum"

A Nomad eu testei aqui no Rio , era perfeita , adorei a maquina , ia comprar , mas , ela tomou Doril , não tem como comprar nos EUA .

 

Eis que surge o ROK , renascido , pequeno , barato,  minha mulher achou bonito e ele vai ocupar o espaço da Gaggia no armario , ate agora estou gostando .

 

Agora quanto a moer café como no sec. XIX , isso eu não tenho interesse, mas respeito quem gosta .

 

A unica excessâo seria o Gil 1, mas para motorizar com  um motor de cc de baixa rotação.

 

Eu vou tirar um dia dessa semana para só fazer espressos no ROK , se o moedor fosse manual ao inves de um dia de testes eu ia precisar de 2 meses :)

 

Se vc colocar as mós de ceramica no Vario , em um mes vc vende o Pharos.  :D  e baratinho  :lol:

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Se vc colocar as mós de ceramica no Vario , em um mes vc vende o Pharos.  :D  e baratinho  :lol:

 

Abs

C. Eduardo

 

Acontece que meu Vario está com mós de cerâmica, original. Vou trocar pelas de aço, mas antes vou fazer uma bateria de testes. Infelizmente ainda não tive tempo de fazer as degustações comparadas que pretendo. Mas farei. O fato é que o Pharos não está a venda, e nem vai estar.

 

E lhe digo que com o Pharos moo quase tão rápido quanto o Vario a dose de um espresso duplo, e certamente mais rápido que uma extração do ROK ou qualquer máquina. É uma equívoco achar que toda moagem com manuais é demorada. Exige força, sim, o que pode ou não ser um problema, dependendo do caso.

 

Voltemos ao ROK, que é legal. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Não tem nada que a gente não  resolva no CDC , se não fosse o fórum eu ia gastar muuuuuito café e tempo ate acertar as extrações .

 

Segui os conselhos do pessoal , aumentei a força nas alavancas , usei a mesma granulometria do café da ECM , usei o tamper de 49mm , aumentei a temperatura  da bonavita para 97C , ao invés do becker eu usei uma xícara boa pré aquecida , coloquei a xícara mais alta para evitar respingos.

 

A extração melhorou muito , bem mais crema , sabor de espresso , doce  :)

 

Na próxima eu vou aumentar a pressão nas alavancas e no tamper (eu ainda maneirei na força) , reduzir um pouco a água , afinar um pouco mais (2 microclicks no forté) o café e calcular a razão de preparo.

 

15424976493_f63995c5e2_n.jpg   15857181178_629fcf9909_n.jpg   15857179988_180e530635_n.jpg

 

 

O café foi um blend de cafés do Quênia chamado "Ubuntu" da Allegro coffee , torra de 08/12 .

 

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Deixa eu ver se entendi vc achou complicado esse espresso , as suas receitas de pão que exigem telha , deixar o fermento na encruzilhada para o santo benzer , cobrir com pano umido , bater na massa ate exaustão , esperar , esperar e esperar mais ainda , isso é que é simples  :lol:  :lol:  :lol:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Não tem nada que a gente não  resolva no CDC , se não fosse o fórum eu ia gastar muuuuuito café e tempo ate acertar as extrações .

 

Segui os conselhos do pessoal , aumentei a força nas alavancas , usei a mesma granulometria do café da ECM , usei o tamper de 49mm , aumentei a temperatura  da bonavita para 97C , ao invés do becker eu usei uma xícara boa pré aquecida , coloquei a xícara mais alta para evitar respingos.

 

A extração melhorou muito , bem mais crema , sabor de espresso , doce  :)

 

Na próxima eu vou aumentar a pressão nas alavancas e no tamper (eu ainda maneirei na força) , reduzir um pouco a água , afinar um pouco mais (2 microclicks no forté) o café e calcular a razão de preparo.

 

     

 

 

O café foi um blend de cafés do Quênia chamado "Ubuntu" da Allegro coffee, torra de 08/12 .

 

 

Abs

C. Eduardo

Folgo em saber Carlos.

Sou fanzaço dessa traquitana.

ela está na minha mira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar dos pesares , não acho que importar ela via courier seja um preço exorbitante , no WLL ela esta 169 dolares , por courier ela chega em 10dias por algo em torno de 1000 reais , é caro , mas quando comparado com uma maquina manual de verdade como uma La Pavoni (1000 dolares) fica menos doloroso.

 

Marcia compra uma e venda o Latão para Anita , ela vai poder guardar uns 3 panettones lá dentro :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...