Ir para conteúdo

Impressões sobre @ROK


carlos eduardo

Postagens recomendadas

Naldim, qualquer processo de preparação de espresso requer os mesmos cuidados da ROK, é necessário acertar moagem, socamento e dosagem para cada grão e torra diferentes, e são necessários ajustes ao longo do uso de um mesmo grão, do mesmo lote de torra, conforme varia a umidade do ambiente e conforme o mesmo vai envelhecendo. O único "extra" da ROK é a manipulação das alavancas, que determinarão a pressão e o tempo de extração. Tem grãos que, pra ficarem bons, exigem uma força hercúlea na hora da extração.

 

Eu mesmo fui desanimando e acabei vendendo a minha porque sou preguiçoso :rolleyes: , mas é excelente máquina, fica muito bonita na bancada e além do sabor final ficar excelente, seu uso é uma "aula" por si só, pois dá pra sentir a extração. Literalmente ;)

 

Não deixe de comprar por achar que é mais difícil do que com as outras, porque não é. É mais trabalhoso, mas acho que é até mais fácil, pois com controle manual da pressão, dá pra salvar erros de moagem e socagem que em outra máquina não daria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Cabral , nos primeiros shots parece dificil , mas lá pelo sexto vc vai avaliar a força necessaria e o grau correto de moagem , a ajuda do Cabral e do pessoal do CDC poupou um tempo enorme e muito café , ao inves de fazer 20 shots ate acertar bastou 6 .

Uma vez sabendo o ponto do moedor e a força , não tem muito o que dar errado ,  unica coisa chata é acertar a razão de preparo , obrigatoriamente precisa de uma balança com a xicara , no olhometro a variação é grande.

 

Ele realmente é muito bonito , a primeira vez que meu irmão me viu tirar o ROK do latão ele perguntou se aquilo era um troféu  :lol: .

 

Quanto a ser trabalhoso , naldim vc tem aeropress , o trabalho é o mesmo do aeropress , a unica diferença é que no ROK vc vai usar mais força.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D

 

Acabei de me imaginar subindo na Aerobie :lol::D:lol:

 

Comecei a rir em voz alta. Como sou um indivíduo de elevada massa e com centro de gravidade bastante próximo do solo :rolleyes: , a imagem mental ficou hilária...

 

:D

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

De vez em quando eu faço uma experiencia com o ROK , essa extração ficou perfeita com um pouco menos de crema , mas o gosto ficou excelente , no ponto .

 

CEB 16g com 30 seg a 44% .

 

Escaldei antes o PF e copo e a extração feita com a Bonavita a 95ºC .

 

Difícil vai ser acertar todas essa variáveis de novo , o ROK é muito legal , mas cada extração é diferente da anterior , ate a pressão aplicada no tamper faz uma grande diferença no sabor .

 

 

 

17152815391_683594f981_z.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 months later...

Chegou o PF naked do ROK .

 

Assim que eu descobrir um suporte para a camera filmar essa extração vou postar .

 

25402989246_5e7bc1413c_z.jpg

 

A intenção e conseguir uma extração parecida com essa.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Domingo é dia de mexer no hobby do hobby , extração no ROK, a extração naked nele ficou maisw complicada do que parecia , o PF naked fabricado pela espresso unplugged do canada , tem um problema , a abertura não é total , a comparacão com o PF naked da ECM deixa isso claro.

 

 

26330554456_5e2b126b5d_z.jpg

 

Conversando com o pessoal do Blog do ROK , muita gente teve o mesmo problema , quando usando um tamper plano se a extração começa pelas bordas ele tende (efeito da tensão supercial) a vazar pelas bordas do PF , estragando a extração.

 

Duas soluções apareceram , levar ele em um torneiro e deixar igual aos outros PF naked ou tentar um tamper convexo de forma a iniciar a extração pelo centro.

 

Resolvi tentar a solução elegante do tamper novo , como o temper que a whole latte love me indicou para o ROK quando eu comprei ele tem uma folga enorme (tamper de 49mm) eu já ia mesmo comprar um tamper novo de diametro maior .

Essa era a folga do tamper de 49mm .

 

26330551576_228862f014_z.jpg

 

Depois de alguma pesquisa e medidas cheguei a conclusão que o melhor tamper seria um convexo (Eurocurve que possui maior corda) com um diâmetro bem especifico 50mm , eu tinha um tamper velho de plastico de 51mm que não entrava no filtro fui lixando ele ate conseguir um diâmetro que entrasse justo passando pela virola do filtro raspando , deu 50mm .

No blog do ROK ninguém tinha experimentado um tamper de diametro especifico.

Nessa hora entra a nossa vantagem aqui no CDC , falei com o JC e pedi uma base de  tamper eurocurve com 50mm , no dia seguinte ele estava pronto e no outro o JC já tinha despachado para mim.

 

Na foto da para ver o tamper de 49mm  o meu do JC de 58mm e na nova base para ele de 50mm.

 

25753753513_8120c498c6_z.jpg

 

A folga agora é nenhuma  :)

 

25753754273_07be3eb25e_z.jpg

 

Como problema do tamper resolvido a extração melhorou muito , não sei porque surgiu mais crema  :)

Assistir os videos em HD

 

Extração normal :

 

 

 

A extração naked , eu fiz como no video da espresso unplugged , foi por aproximação , engrossando aos poucos a granulatura .

Esse video que esta no Vimeo não passa aqui , tem de ir no site para assistir. 

 

http://blog.espressounplugged.com/2014/09/26/naked-and-dangerous-the-bottomless-portafilter/

 

Foram 3 tentativas para ficar perfeito na ultima ficou uma extração linda , mas (sempre tem um mas  :P ) na ultima eu apertei o botão errado da camera e tirei uma foto ao inves de filmar , o melhor video é da segunda tentativa , ainda estava um pouco fino , foi preciso engrossar 2 microclicks no Forté para ficar ok . Mesmo assim já dá para ter uma ideia de como engrossando ela ficou.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O esforço ocorre porque para filmar embaixo do ROK dá um trabalhão , o ROK fica na borda da mesa , o tripé com a câmara encostado na borda da mesa , e eu sentado na cadeira atrás de tripé , vendo a tela da câmera e acionando a alavanca.

 

Se for fazer a extração em pé jogando o peso do corpo fica bem fácil, os estalidos são normais durante a extração , não significam sobrecarga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Heh... B)

 

Só pra relatar que voltei a ter um(a) ROK... :ph34r: durante meu sumiço, tive várias laricas de usar o(a) ROK e me arrependi de ter vendido. TIve oportunidade de trazer um(a) e aproveitei (tava baratinho(a) na Black-Friday de 2015). Cá estou eu com meu(minha) segundo(a) ROK!

 

Agora procurando fita-termômetro pra faixa de "fervura" e marcada em Celsius, tentando bolar a compra de um PF naked (graças ao CaÊ) e esperando a oportunidade de trazer um "kit de reparo" (quando voltar a ter na unplugged), pois nem me toquei que o que eu tinha comprado foi junto com o(a) ROK anterior, que vendi... :rolleyes:

 

OBS: Como é uma máquina de café, ou uma cafeteira, ou um equipamento, ou um dispositivo, fiquei em dúvida se devemos articular masculina ou femininamente o tratamento. Chamamos nossas máquinas como "elas": "uma ECM", "uma Rocket", "uma Gaggia", "uma Poemia"... Não sei por que chamamos, inclusive eu mesmo o fiz algumas vezes, de "o ROK"... não faz sentido, né? Em geral chamo de "a ROK"... mas nem sempre. Por isso usei os parênteses, pra nossa reflexão...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A ROK ? certo , eu chamava de o ROK , porque essa é um cafeteiro para macho , mas vc quer emboiolar minha máquina de café. :(

 

Certo Cabral vamos atender o seu TOC de concordância de gênero , mas vamos ser PC , nesses tempos de diversidade eu vou mudar o nome do tópico para o(a) ROK. :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Olá sou novo no universo de cafés. adorei o tema e agradeço ao que contribuíram.

poderiam me ajudar com informações sobre a ROK. comprei a minha em uma viagem a itália e venho tendo dificuldades de extrair grandes cremas. Levei a Daniele do AMIKA CAFÉ de fortaleza e ela me ajudou um pouco porem também sinalizou que precisaria de tempo pra entender a mesma.

 

Eu tenho um moedor porlex. se poderem me ajudar a entender o processo inteiro agradeceria para tentar chegar no mesmo resultado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Talvez preaquecer melhor máquina e/ou melhorar o moedor...

O que imagino com porlex e afins é estar muito grosso e fluxo rápido, aí logo no próximo ponto fica menos pior mas no próximo já fica muito fino... Se acontecer isso, estiver fino e a extração pinga-pinga, tente diminuir a dose ou compactar mais leve e começar a extração com a mão leve na preinfusao.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...